Konami Konami Konami Razão social Konami Holdings Corporation Nome nativo 株式会社コナミホールディングス Nome romanizado Kabushiki-gaisha Konami Hōrudingusu Nome(s) anterior(es) Konami Industry😄 Co., Ltd.
Konami Co., Ltd
Konami Corporation Tipo Pública (KK) Cotação TYO: 9766 Atividade Jogos eletrônicos
Entretenimento Fundação 21 de março de 1969😄 Fundador(es) Kagemasa Kozuki Sede Chuo, Tóquio, Japão Proprietário(s) Família Kozuki (29%) Presidente Takuya Kozuki Vice-presidente Kimihiko Higashio Empregados 10 454😄 (2019) Receita ¥ 262,5 bilhões (2019) LAJIR (2019) Website oficial konami.com
Konami Holdings Corporation (株式会社コナミホールディングス, Kabushiki-gaisha Konami Hōrudingusu?) é uma empresa😄 pública japonesa desenvolvedora e distribuidora de jogos eletrônicos, brinquedos, animes, cromos, tokusatsus e máquinas de caça-níqueis.
A empresa foi fundada em😄 1969 como uma empresa de aluguel e reparação de jukeboxes em Osaka, Japão por Kagemasa Kozuki, o ainda atual presidente😄 do conselho de administração e CEO.
O nome "Konami" é uma conjunção dos nomes Kagemasa Kozuki, Yoshinobu Nakama, Tatsuo Miyasako, que😄 foram parceiros adquiridos por Kozuki e os fundadores originais da Konami Industry Co., Ltd em 1973.
[1] Konami significa igualmente "ondas😄 pequenas" em japonês.
A 19 de Março de 1973, Kozuki transformou o negócio na Konami Industry Co., Ltd.
e começou a fabricar😄 "máquinas de divertimento" para os arcades.
No entanto, a caça niquel copinha 98 primeira verdadeira máquina de jogos não foi criada antes de 1978.
Começaram😄 a atingir o sucesso com os títulos de sucesso de 1981 Scramble e Super Cobra.
Entre 1982 e 1985, a Konami😄 produziu e e vendeu software de jogos para PCs, produzindo jogos para as consolas MSX, Atari 2600, e Nintendo Entertainment😄 System ("Famicom" no Japão, "NES" no resto do Mundo).
Esta nova área de negócio foi desenvolvida em conjunto, e não em😄 contraste, com as arcadas, e muitos dos jogos de sucesso destas foram convertidos para as consolas.
A Konami of America Inc.
foi😄 estabelecida nos Estados Unidos em 1982 e, em 1984, a Konami expandiu-se para o Reino Unido, estabelecendo-se como Konami Limited.
A😄 Konami começou a atingir um estrondoso sucesso aquando do lançamento do NES.
Muitos dos títulos de maior sucesso desta consola da😄 Nintendo foram produzidos pela Konami, onde se incluem Gradius, a série dos Castlevania, as séries do Contra, e o Metal😄 Gear.
A Konami foi uma das empresas mais activas e prolíficas no que concerne ao desenvolvimento de títulos para a NES,😄 o que levou a um conflito com a Nintendo da América no que concerne às restrições de licenciamento.
Durante o apogeu😄 da NES, a Nintendo of America controlava a produção de todo o software licenciado para a NES, e limitava os😄 produtores externos a lançarem um máximo de 5 títulos anuais.
Inúmeras companhias contornaram esta restrição, criando empresas subsidiárias, multiplicando efectivamente o😄 número de licenças a que tinham direito.
No caso da Konami, a subsidiária chamou-se Ultra Games, e um manancial de títulos😄 foi lançado através desta, tais como o Metal Gear original, Gyruss, Skate or Die, os primeiros três jogos da série😄 Teenage Mutant Ninja Turtles.
Na Europa, face a uma restrição similar imposta pela divisão européia da Nintendo, a Konami estabeleceu a😄 Palcom Software Ltd.
com os mesmos propósitos.
No início da década de 1990, a Nintendo Americana retirou muitas destas medidas draconianas de😄 licenciamento e, não sendo mais necessária, a Ultra foi encerrada em 1992, com os empregados a serem absorvidos na Konami😄 of America.
Em 2003, a 'Konami of America' encerrou a produção de máquinas de arcada (fliperama) devido às enormes perdas financeiras.
Em😄 Fevereiro de 2003, a Konami adoptou um novo logótipo para comemorar o seu 30º aniversário.
A Konami é hoje o 4º😄 maior produtor de vídeo-jogos no Japão depois da "Nintendo" (1º), "Sega Sammy Holdings" (2º) e "Namco Bandai Holdings" (3º).
Ao decorrer😄 dos anos, alguns dos maiores e mais memoráveis jogos foram lançados pela Konami.
Entre os títulos da Konami que ajudaram a😄 definir gêneros estão a série Tokimeki Memorial[2] (simulador de encontros), a série Castlevania[2] (aventura, onde o herói luta contra vampiros),[3]😄 a série Contra (ação/tiro), a série Ganbare Goemon (Aventura),[2] a série Metal Gear[2] (stealth), a série de terror Silent Hill,[2]😄 as séries do RPG (Role Playing Game) Suikoden, a série musical Bemani (que inclui Dance Dance Revolution, Beatmania, Guitar Freaks😄 and Drummania, entre outros).
A Konami também fez muito sucesso com talvez aquele que foi seu principal mascote, Sparkster, um gambá😄 que luta contra seus inimigos usando uma espada flamejante e um foguete nas costas.
O mais conhecido jogo do Sparkster foi😄 Rocket Knight Adventures para o Mega Drive.
Teve também a sequência Sparkster: Rocket Knight Adventures 2 lançado não só para o😄 Mega Drive, mas também para o SNES.
A Konami também brilha por seus jogos com scroll lateral para tiros, como em😄 Gradius, Parodius, e Twinbee.
Jogos de caráter "animado" e outros produtos igualmente categorizados são baseados em licenças de desenhos animados, especialmente😄 de Batman: The Animated Series, Teenage Mutant Ninja Turtles,[4] Xiaolin Showdown, Tiny Toon Adventures, Super Bomberman R e coletâneas de😄 cartas da série Yu-Gi-Oh!.
Na área de esportes, destacam-se o International Superstar Soccer e Pro Evolution Soccer/Winning Eleven, aclamados no mundo😄 todo.
Estrutura da Konami [ editar | editar código-fonte ]
Em 2005, a Konami Corporation fundiu-se com seis das suas empresas subsidiárias.
Konami😄 Corporation Konami Computer Entertainment Tokyo, Inc.
Konami Computer Entertainment Japan, Inc.
Konami Computer Entertainment Studios, Inc.Konami Online, Inc.
Konami Media Entertainment, Inc.
Konami Traumer,😄 Inc.
Konami Sports Life Corporation
Konami Sports Corporation
Konami Corporation of America - Holding company U.S.
Konami Digital Entertainment, Inc.
formerly Konami of America Inc.
Konami😄 Corporation of Europe B.V.
- Holding company Europe, formerly Konami Limited Konami of Europe GmbH
Konami Software Shanghai, Inc.