O Visual Memory Unit (VMU), chamado também de Visual Memory System (ビジュアルメモリ Bijuaru Memori) (VMS) no Japão e na Europa, é o principal cartão de memória da Sega para o console Dreamcast.
O dispositivo possui uma tela de cristal líquido (LCD), capacidade para jogos$5 minimum deposit online casinomultijogador (por vias da$5 minimum deposit online casinoentrada na parte superior), função de segunda tela, relógio de tempo real, gerenciador de arquivos, memória flash interna e capacidade sonora.
Antes do lançamento do Dreamcast, uma versão especial da franquia Godzilla, com um jogo de animal de estimação virtual, foi lançada$5 minimum deposit online casino30 de julho de 1998, no Japão.[1]
Por mais que$5 minimum deposit online casinofunção mais básica seja a de ser um dispositivo de armazenamento, o VMU também pode ser utilizado como uma tela auxiliar durante o gameplay e, por vias do uso de programas adicionais (distribuídos como extras nas GD-ROMs do Dreamcast), também funciona como um console portátil.
Funções similares a de um console incluem a tela, alto-falantes, um botão direcional, quatro botões de ação, a função de interagir com outros VMUs, e a habilidade de baixar jogos adicionais.
A cor padrão do VMU é branca, mas outras cores existem.
O Japão recebeu o lançamento de VMUs personalizados pela Sonic Team, Capcom e Hello Kitty.
A VMU é encaixada$5 minimum deposit online casinoum dos dois slots do controle; quando encaixado no primeiro slot, a tela se torna visível para o jogador.
Para ser usado como um memory card e segunda tela, o VMU é plugado diretamente$5 minimum deposit online casinoum dos dois slots de um controle do Dreamcast (duas VMUs podem ser plugadas$5 minimum deposit online casinocada controle, somando até oito VMUs por Dreamcast).
Logo que utilizado pela primeira vez, o jogador é solicitado a colocar a data e hora, e então selecionar uma das miniaturas para utilização de fundo da VMU (vários jogos de Dreamcast podem oferecer imagens de fundo diferenciadas para o aparelho).
Essa imagem é mostrada enquanto o Dreamcast está na tela de menu operacional de sistema.
Quando o VMU é utilizado independentemente do Dreamcast, o VMU funciona como um gerenciador de arquivos, relógio/calendário (com animações de relógio personalizadas) e como um console portátil.
VMUs podem ser conectados diretamente um com o outro para facilitar a transferência de arquivos, e para jogatina multiplayer.
O VMU funciona com duas baterias CR-2032 de lithium, das quais são colocadas na traseira do VMU, numa tampa fechada por parafusos.
Sem a bateria, a VMU ainda pode ser utilizada como um memory card e tela auxiliar, mas não pode jogar os minigames.
Além disso, o VMU sem bateria pode bipar quando o Dreamcast estiver ligado (desde que a VMU esteja conectada num controle de Dreamcast).
CPU: Sanyo LC8670 (CPU de 8-bit)
Memória: 128 KB de memória flash
Tela: 48 mm × 32 mm, LCDSom: 1-canal
Botões: Direcional digital, 4 botões de ação, 1 botão reset ..
Funções: Cartão de memória, segunda tela, minigames /aplicativos, calendário, transferência de arquivos
/aplicativos, calendário, transferência de arquivos Tamanho da tela: 37 mm × 26 mm (1,46 polegadas × 1,02 polegadas)
Dimensões (largura × altura × profundidade): 47 mm × 80 mm × 16 mm (1,85 polegadas × 3,15 polegadas × 0,63 polegadas)
Bateria: Duas baterias CR2032 com função auto-offPeso: 45 g
O VMU possui 128 KB de memória flash.
Todavia, 28 KB são reservados por padrão para uso do sistema, deixando 100 KB de armazenamento livre para dados, do qual é dividido$5 minimum deposit online casino200 "blocos" - um block equivale a 512 bytes.
Nos últimos anos, programas caseiros como o Dream Explorer (conhecido como VMU Tool) permitem os usuários a desbloquear 44 blocos extras (22 KB) de espaço reservado,[2] aumentando a capacidade geral do VMU para 244 blocos.
Não obstante, alguns jogos podem ficarem inaptos de reconhecer o memory card caso isso tenha sido feito, embora não exista algum relato além do DreamKey/DreamPassaport e o Metropolis Street Racer.
Minigames e funções durante o jogo [ editar | editar código-fonte ]
VMU acoplado a um controle de um Dreamcast.
Alguns jogos para Dreamcast possuem minigames que podem ser baixados para a VMU.
Por exemplo, a franquia Sonic Adventure inclui o minigame Chao Adventure (Chao Adventure e Chao Adventure 2, que inclui mais atividades e itens).
Nesses jogos, os jogadores podem transferir ovos de Chaos para a VMU, e participar de várias atividades para aumentar as estatísticas de seus ovos Chaos chocados, no qual eles podem transferir o Chao aperfeiçoado para o jogo do Dreamcast.
No jogo Sega GT tem o Pocket GT, um jogo de corrida visto de cima ao estilo dos jogos de 8-bit da série SpyHunter.
Em outros jogos, estatísticas como condição da saúde, são mostrados no VMU para comodidade (como nos jogos da série Resident Evil), ou para melhorar a jogatina multiplayer (por exemplo, NFL2K2 permitia o VMU mostrar jogos secretos não mostrados para outros jogadores).
Há ainda uma grande quantidade de jogos caseiros, sendo criações originais, ou adaptações de outros jogos, dos quais são distribuídos gratuitamente pela Internet.[3]Referências