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Arquibancada EI es un proyecto de Esporte Interativo (Turner/WarnerMedia) en Brasil, que transmite, con estilo radial, partidos de fútbol de 😄 diferentes ligas a través de Facebook Live y YouTube Live, pero sumándole componentes visuales e interactivos que enriquezcan la transmisión.

La 😄 elección de los contenidos se basa en priorizar aquellos partidos que, por motivos de derechos, no están fácilmente accesibles para 😄 el público brasileño, permitiendo entonces que el público pueda acceder a ellos, al menos en un formato radial, en un 😄 show digital vía plataformas sociales, con interactividad y con un flujo de producción ágil.

En este tipo de formato de radio 😄 por live-streaming, todo el contenido gráfico pasa a tomar mayor protagonismo, ya que debe acompañar el relato del partido con 😄 datos e información dinámica que se va actualizando minuto a minuto, para mantener al público entretenido.

La plataforma de Cloud Graphics 😄 de Flowics le permite a los editores de gráfica crear todo el paquete gráfico que es utilizado durante las transmisiones, 😄 integrando al aire formaciones, sustituciones, resultados, amonestaciones, expulsiones, zócalos con títulos y todo tipo de información relevante.

Gracias al soporte de 😄 Google Sheets como fuente de datos externos, la producción puede manejar todo este contenido e información desde un Google Sheet 😄 en forma remota.

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Peça aos estudantes que analisem as características das modalidades: Quem se recorda destes esportes? Como se marca pontos nele? Lembram-se ❤️ dos esportes de rede? Quem poderia dizer algumas características desses esportes? Quais os principais movimentos que fazemos nesses esportes? É ❤️ necessário algum equipamento específico para jogar? Não é necessário anotar as respostas.

O propósito da análise das imagens e questionamentos é ❤️ verificar aquilo que os estudantes já sabem, o que é preciso revisar ou mesmo apresentar.

É importante ajudá-los a recordar, por ❤️ exemplo, a lógica de funcionamento dos esportes de rede, isto é, derrubar a bola ou peteca nos espaços vazios da ❤️ quadra oposta ou fazer com que o jogador adversário cometa um erro.

Em sala comente os objetivos da aula com os ❤️ estudantes e resgate o conceito de esportes de rede.

Para isso, sugere-se a utilização de uma imagem da modalidade voleibol e ❤️ tênis.

Se for preciso, use imagens ampliadas, vídeos legendados ou outro tipo de material adequado às necessidades dos estudantes.

Atividade

Voleibol com rede ❤️ viva

Peça aos estudantes que se organizem em três equipes equilibradas e com aproximadamente o mesmo número de integrantes.

Desafie-os a organizar ❤️ um jogo com as características dos esportes de rede onde as três equipes jogam ao mesmo tempo.

Talvez os estudantes tenham ❤️ alguma dificuldade.

Nesse caso, ajude-os questionando sobre qual a principal característica das modalidades esportivas que estão estudando, isto é, a rede.

Questione-os ❤️ também acerca dos movimentos possíveis de serem realizados e os segmentos corporais utilizados para jogar.

Na sequência, desafie-os novamente a realizar ❤️ um jogo onde a rede seja formada por uma das equipes: Como fariam?

A ideia central da atividade é que a ❤️ equipe que atua como rede se desloque apenas sobre a linha que divide a quadra ao meio, de um lado ❤️ para outro.

A equipe também pode saltar para interceptar a bola no momento em que é enviada de um lado para ❤️ outro.

Quando ocorre a interceptação a equipe que perdeu a bola torna-se a rede.

Ajude-os a estabelecer regras básicas como: qual será ❤️ o espaço de jogo, qual equipe começa sendo a rede, quais ações podem ser realizadas pela rede, como as equipes ❤️ pontuam, quantos contatos são permitidos antes de enviar a bola ao outro lado da rede, se é permitido a bola ❤️ tocar uma vez no chão.

Como sugestão, proponha que os estudantes realizem as mais variadas formas de contato com a bola, ❤️ de modo a ampliar as possibilidades até chegar no movimento de rebatida.

O jogo se inicia com um saque.

Se necessário, permita ❤️ que seja realizado a uma distância que os estudantes consigam enviar a bola para o outro lado.

Uma equipe pontua quando ❤️ consegue derrubar a bola na quadra adversária.

Nesse caso, tem o direito de reiniciar o jogo com um novo saque.

Para esta ❤️ atividade você pode utilizar uma bola de vôlei, de borracha ou quaisquer outros tipos de bolas, de diferentes tamanhos e ❤️ pesos.

Por mais tempo, contudo, é possível utilizar uma bola de vôlei ou de borracha.

Desafio com bexigas

Entregue uma bexiga para cada ❤️ estudante e explique que no voleibol uma das ações é não deixar a bola cair do seu lado da quadra.

Assim ❤️ o desafio é manter a bexiga no ar durante o maior período de tempo usando diferentes movimentos com diferentes partes ❤️ do corpo.

Quem consegue? A seguir, argumente que no voleibol, por exemplo, as ações são realizadas majoritariamente com os membros superiores.

Desse ❤️ modo, o novo desafio é rebater a bexiga com os membros superiores, isto é, com as palmas das mãos, pontas ❤️ dos dedos, antebraços, cotovelos, ombros, sempre variando os lados direito e esquerdo, sem deixá-la tocar o chão.

Quem consegue? Na sequência, ❤️ aumente o desafio: explique que no voleibol não se joga parado, então devem realizar a mesma atividade em movimento, andando ❤️ para frente, para trás, para os lados, sobre linhas, realizando giros no próprio eixo, sentando, levantando, correndo.

O passo seguinte é ❤️ solicitar que realizem o desafio em duplas, trios, rebatendo a bexiga (uma ou mais) antes que ela toque o chão.

Aumente ❤️ o desafio propondo que utilizem movimentos mais parecidos com os usados no voleibol.

Posteriormente, repita os desafios usando bolas de vôlei ❤️ ou de borracha.

Solicite que os estudantes estejam atentos aos movimentos realizados: quais movimentos são mais efetivos para manter a bola ❤️ no ar, se é mais fácil executá-los em posição estática ou em movimento, quais partes do corpo são melhores para ❤️ rebater a bola.

Ao final da atividade, proponha uma reflexão: Qual dos objetos foi mais fácil manter no ar? Por quê? ❤️ Quais foram as habilidades mais utilizadas na atividade? Qual movimento foi mais efetivo para manter a bexiga no ar? E ❤️ a bola? Com quais partes do corpo foi mais fácil rebater a bola e a bexiga?Mini voleibol

Prepare antecipadamente o espaço.

Questione ❤️ os estudantes sobre quais materiais podem ser usados para construir a rede e como fixá-los, assim como a altura ideal ❤️ para jogarem.

Por exemplo: usando um elástico, corda ou barbante (ou outro material disponível) entre as duas traves da quadra de ❤️ futsal.

Se for o caso, utilize outro ponto de ancoragem no local onde as aulas de Educação Física acontecem e ajude-os ❤️ a montar a rede.

É importante que a rede fique numa altura em que consigam enviar a bola por cima.

Explique que ❤️ deverão construir mini quadras.

Oriente para que delimitem o espaço de jogo usando as linhas laterais da quadra de futsal como ❤️ linhas de fundo da mini quadra (utilize giz, fita crepe, cones ou outro objeto para construir as linhas de fundo, ❤️ caso não seja possível usar as marcações de futsal) e marque as linhas laterais usando cones, giz ou fita crepe.

É ❤️ possível também adaptar a quadra de jogo ao espaço disponível da mizuno wave creation 21 escola.

De acordo com a mizuno wave creation 21 turma verifique se ❤️ é necessário usar outro tipo de marcação do espaço, seja em relevo, usando cordas, por exemplo, ou empregando materiais com ❤️ cores contrastantes que facilitem a visualização.

Incentive os estudantes a estabelecerem algumas regras básicas, de acordo com as características dos esportes ❤️ de rede: o jogo começa com um saque ou lançamento da bola para a quadra adversária.

A bola deve ser enviada ❤️ para o outro lado da rede e, se cair no lado oposto, a equipe que a lançou ganha um ponto.

Lembre-os ❤️ de que a bola deve ser enviada ou derrubada sempre dentro dos limites da mini quadra.

Importante destacar que nem sempre ❤️ os estudantes conseguirão enviar a bola de um lado para o outro ou realizar os passes aos companheiros.

Neste caso, permita-lhes ❤️ explorar variadas formas de manipulação que lhes permita jogar a bola para o outro lado da rede.

Não é necessário limitar ❤️ o número de contatos com a bola, apenas orientar que a cada vez que a equipe estiver com ela, três ❤️ jogadores diferentes devem participar da jogada.

O jogo se inicia com um saque.

Se necessário, permita que seja realizado a uma distância ❤️ que os estudantes consigam enviar a bola para o outro lado.

Uma equipe pontua quando consegue derrubar a bola na quadra ❤️ adversária.

Nesse caso, tem o direito de reiniciar o jogo com um novo saque.

Estimule-os a observar o posicionamento dos jogadores adversários ❤️ e assim pensar estratégias que facilitem derrubar a bola na quadra oposta.

Observe atentamente os jogos e visite os grupos, faça ❤️ pequenas pausas e, como sugestão, pergunte-lhes: Qual é o objetivo do jogo? (Rebater a bola por cima da rede e ❤️ derrubá-la no lado oposto).

O que a equipe de posse da bola deve fazer? (Rebater a bola para os espaços vazios ❤️ da quadra oposta).

O que a equipe sem a posse da bola deve fazer? (Proteger os espaços vazios da mizuno wave creation 21 quadra).

Quando ❤️ a bola é lançada para o nosso lado da quadra é adequado enviá-la para a quadra adversária diretamente? Por quê? ❤️ (Não.

Porque assim dificilmente vamos acertar os espaços vazios).

Então o que se deve fazer? (Passar a bola para três companheiros e ❤️ então enviá-la à quadra adversária).

Por quê? (Assim temos mais tempo para preparar o ataque e dificultar a defesa do adversário).

Durante ❤️ a pausa para questionamentos é necessário perspicácia para aproveitar as respostas dos estudantes e dar seguimento ao diálogo.

Ao surgirem respostas ❤️ que não sejam adequadas, valorize-as e conduza os estudantes para que alcancem as respostas corretas.

Se achar necessário, permita que experimentem ❤️ o jogo mais uma vez.

Mini voleibol 2

Nesta atividade será utilizada a estrutura e organização do jogo anterior, porém com algumas ❤️ modificações.

Sugere-se a utilização de uma bola grande e leve que flutue por mais tempo.

Caso não seja possível, utilize aquela que ❤️ estiver disponível.

É importante que você estabeleça todas as regras.

A ideia é que os estudantes não tenham muito espaço para organizar ❤️ adaptações de regras ou modos de jogo.

Nesta atividade toda a organização do jogo será predefinida como no esporte de rendimento

Organize ❤️ a área de jogo utilizando as marcações da quadra de voleibol (ou construa as marcações usando giz, fita crepe ou ❤️ outro objeto no espaço disponível).

Novamente, verifique se é necessário usar outro tipo de marcação do espaço, seja em relevo ou ❤️ materiais coloridos que facilitem a visualização.

Solicite aos estudantes que se organizem em três equipes com aproximadamente seis a oito integrantes.

Peça-lhes ❤️ para decidir quais equipes iniciam o jogo e qual ficará "de fora".

A equipe A inicia o jogo com um saque ❤️ por baixo.

Importante: se necessário, permita que os estudantes realizem o movimento a uma distância que possibilite que a bola seja ❤️ passada para o outro lado por cima da rede.

A equipe B deve recepcionar a bola realizando três contatos, não sendo ❤️ permitido segurar a bola.

Caso esteja utilizando uma bola que não tenha grande flutuabilidade, permita que a bola toque no chão ❤️ uma vez antes de ser recepcionada, ou faça outra adaptação que julgar necessária.

A equipe que conseguir derrubar a bola na ❤️ quadra contrária ou forçar o adversário a cometer um erro marca um ponto.

Quando uma equipe sofre um ponto, é substituída ❤️ imediatamente pela equipe que está "de fora".

Sugere-se permitir que as equipes se reúnam para traçar suas estratégias de ataque e ❤️ defesa.

Observe atentamente o jogo e registre, se necessário.

Lembre-se de que é importante que as práticas levem os estudantes a perceber ❤️ e reconhecer as suas potencialidades.

Devem explorar diferentes maneiras de executar a tarefa e resolver problemas motores.

Porém, é importante que todos ❤️ cumpram o que foi proposto.

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