esporte sergipano, sendo em seguida enviado pelo Capitão João Correia.
Foi nomeado a 2ª Classe do Regimento de Cavalaria no dia😄 18 de agosto de 1891, no comando do capitão Manoel Francisco de Almeida.
Recebeu a ordenação do 1° Batalhão de Caçadores,😄 em 31.de agosto.
Na praça Coronel destacou-se diante da tropa, tendo o seu lado o do marechal Francisco de Assis de😄 Oliveira, que ao ocupar as praças de São Luiz e Porto, teve o direito, no dia seguinte, de ter-se destacado😄 para aquele setor.
A 5 de outubro de 1891 o Regimento de Cavalaria sofreu violento violento
incêndio, tendo sido obrigado a retirar-se,😄 ao que se seguiram as últimas duas batalhas, as de 25 de novembro e 26 de novembro de 1891.
O fogo😄 deflagrou por volta das 18 horas do primeiro dia.
O incêndio foi causado por uma série de erros cometidos, deixando diversas😄 vítimas feridas, além de terem destruído vários veículos.
Os principais eram as metralhadoras e as munições.
Como as metralhadoras não tinham muita😄 finalidade, o fogo acabou explodindo as granadas, acertando o veículo gravemente, até que as chamas fossem drenadas para as paredes😄 da casa.
O comandante do fogo, Francisco Mendes de Almeida,
disse ao jornal "A Noite", que a ação foi realizada por "três😄 tenentes": o coronel José Francisco de Sousa, segundo o Capitão-de-Campo Luís Alves Guimarães Pinto e a tenente Francisco Manoel de😄 Almeida.
Os tiros acertaram o veículo de fogo ao pé direito, atingindo um dos cavalos, que fugiu de cena e foi😄 perseguido por três homens de infantaria.
O Regimento participou no assalto ao Palácio da Justiça.
Em 9 de outubro o Regimento da😄 Infantaria, que tinha pelo menos um pelotão morto para se defender, foi para as fortificações da cidade, para serem reforçadas,😄 e para a operação de
assalto ao Palácio da Justiça.
Pelo que se sabe, o Regimento sofreu um ataque muito forte a😄 8 de outubro e ficou ferido por mais de 10 horas.
O corpo de José Francisco de Almeida foi retirado do😄 Palácio da Justiça e enviado para a reserva.
Em 17 de novembro, foi transferido para o Quartel General, assumindo, no dia😄 22, o comando do Regimento de Campo, no dia 4 de dezembro, e no dia 7 do mesmo mês assumiu😄 o comando do Regimento de Cavalaria, no comando do coronel.
Depois de ser nomeado alferes da companhia, o coronel José Francisco
de😄 Almeida iniciou a instrução de infantaria geral e integrou ao exército da Província do Rio Grande do Norte.
Com a formação😄 de oficiais na Escola Prática do Exército - que funcionava em território federal - iniciou-se a construção da Escola de😄 Cavalaria de Artilharia, recebendo treinamento prático e militar.
O coronel José Francisco Almeida destacou-se por integrar a Companhia de Artilharia, sendo😄 promovido a alferes em 21 de outubro de 1895.
No mês de novembro de 1898, como aspirante ao posto de cadete,😄 solicitou transferência para o Campo do Rio de Janeiro e iniciou a campanha de guerra no
território do Forte de Santo😄 Ângelo - cerca de 7 quilômetros a montante da cidade - para fazer frente à Armada Brasileira.
Em 1898, após receber😄 o posto de coronel, voltou para o quartel general da atual 1ª Brigada de Infantaria, onde passou a comandar o😄 Batalhão de Artilharia.
Em 20 de dezembro de 1899, por deliberação de um do comandante da 1ª Brigada de Infantaria, Coronel😄 Francisco de Almeida foi promovido a tenente-coronel, voltando a comandar o Batalhão de Infantaria na ocasião.
Em 1906, foi promovido a😄 brigadeiro e, no dia 18 de agosto, tornou-se o primeiro comandante do
4º Batalhão de Caçadores do Rio Grande do Norte😄 de São José dos Índios.
Participou na Campanha da Serra do Paióis, no interior paulista, onde foi ferido e morto a😄 uma tiro à bala no segundo dia do ataque a Forte de Santo Ângelo.
Em 1907, comandou o Batalhão de Infantaria😄 no contexto da Campanha da Serra do Paióis, no interior paulista.
Por ocasião da retirada aliada da República, se fez ajudante😄 de ordens do major João Antônio Pinto.
Em 1909 assumiu a direção do 7º Regimento de Infantaria de São José de😄 Itanhaém, quando se preparava para atacar o
forte do Seridó, que estava sendo invadido por tropas federais.
Porém, já se encontrava sob😄 o comando dos índios Pajuçara do Canto do Sertão e por este motivo ficou desmoralizado e foi dispensado do posto😄 em 15 de agosto de 1912.
Em 1912 a pedido da República, recebeu o encargo de preparar a divisão da 1ª😄 Brigada Mista de Infantaria formada e encarregada do exercício da atividade defensiva no território brasileiro.
Neste mesmo ano, passou à frente😄 do 5º Batalhão de Caçadores de Riachuelo, e em 1913, ficou ferido na Batalha de Obligolândia, na Bahia.
Ao morrer, foi😄 homenageado no
Estado do Rio Grande do Norte pela cidade de Obligolândia.
Em 1918, o tenente-coronel Francisco de Almeida, assumiu a direção😄 da 6ª Companhia de Infantaria e passou a comandar a companhia até 1919.
Foi nomeado chefe do Estado-Maior do Exército, em😄 fevereiro do ano seguinte