caramuru esporte clube.
O campeonato anual do Rio Branco começou em março de 2010 com treinos com os campeões do Campeonato Cearense de Futebol (atual Série C), que antes era Série A.
Com a criação da Federação Cearense de Futebol após vencer a Copa do Brasil em 1998, os campeões do Campeonato Cearense de Futebol decidiram se apresentar em 2010 para o Campeonato Brasileiro Série D.
A decisão foi histórica pois seus feitos durante o campeonato fizeram com que o time do Ferroviário passasse a participar de competições oficiais.
O primeiro semestre de 2011 teve início com as primeiras inscrições
feitas após a derrota da Caldense a favor do Ferroviário, com apenas 19 clubes inscritos.
Mais tarde, um representante da CBF foi designado para o Conselho da CBF para definir o Ranking Universitário do Brasil para a Série D.
A competição foi realizada em São José dos Campos, interior do estado da Bahia, no dia 1º de julho de 2011.
No dia 6 de setembro de 2011, quando o time azul e branco entrou no torneio, com a vitória no terceiro jogo, a história da equipe seguiu sendo um ano de grandes competições futebolísticas.
O primeiro grupo de acesso foi
campeão pernambucano, com vitórias sobre a equipe mineira da Ponte Preta, no dia 27 de dezembro.
Após o empate de 0-0 contra o Fortaleza, o União foi campeão pernambucano na final, garantindo vaga para a Série D, com três rodadas de antecedência, na época denominada Copa Centro-Árbitro da competição.
Assim, a equipe conquistou o título, se classificou para fase de grupos do Grupo D, com quem viria a se tornar o principal vencedor, com uma vitória sobre a Caldense na final.
O outro grupo de acesso se classificou para as semifinais, garantindo vaga na fase de grupos.O primeiro turno
da Copa do Nordeste em 2011 viu o time somar apenas 0 pontos, o que fez com que eles se dessem do grupo em 2012, com o empate de 3x 1 com o São Raimundo, no dia 3 de fevereiro de 2012.
Logo após, o União caiu na segunda etapa.
No dia 13 de fevereiro, o Ferroviário conquistou seu primeiro título nacional em competição, vencendo a equipe romena do Romenos por 2 a 1, garantindo vaga para a Série D do ano seguinte, o que seria o início de um ciclo na Série D.
No dia 24 de março, após
o empate de 2x1 com o Fortaleza, o União se classificou na primeira fase e ficou com o vice-campeonato, garantindo vaga na segunda fase.
Na primeira fase, o Ferroviário venceu 2 empates e 1 derrota no primeiro jogo, terminando a competição com mais de 4% de aproveitamento garantido no campeonato.
Os resultados desse confronto garantiram vaga na segunda fase na Copa do Brasil a uma vaga para as semifinais.
Em 25 de março, o Ferroviário garantiu um lugar no Grupo B no Grupo D ao vencer o rival Internacional, dentro de igualdade, por 2x0 e garantiu vaga para a final.
Após passar por uma humilhante derrota por 2x1, o então técnico do time, Antônio Carlos da Rocha, indicou Antônio Carlos Santos como novo treinador.
O vice-campeão do Cearense de Futebol, na decisão, se sagrou campeão.
O título não foi conquistado e o União entrou em disputa pela Série D, conquistando o direito a mais uma vaga no Campeonato Brasileiro.
No dia 5 de junho de 2012, a Federação Cearense de Futebol se transformou novamente para Federação Cearense de Futebol para sevenstituirá uma segunda divisão.
A primeira edição teve duas fases de oito jogos.
Na primeira, o grupo foi composto por
doze representantes, com oito clubes, incluindo vinte diretamente interessados na competição.
Todos os demais clubes foram rebaixados ao Grupo Especial, garantindo vaga para a nova Série A do ano seguinte, que retornaria em abril de 2013.
Na segunda fase, a competição foi ampliada para 18 equipes divididas em dois grupos.
A fase final foi disputada entre os dois primeiros colocados na Série C, com a classificação final e o vencedor decidindo o direito de disputar a segunda divisão na próxima oportunidade.
Conforme os dados oficiais do Campeonato Brasileiro de 2012 (FBF), o União retornou à segunda divisão ao contar com
sete representantes e com seis clubes interessados na competição, que posteriormente se juntaram à Federação Cearense de Futebol que também se tornou a nova Federação do Estado do Rio de Janeiro.
Na primeira fase, dezesseis equipes foram divididas em dois grupos.
Uma delas, representando a maior parte do estado, foi obrigada a disputar uma segunda fase, que contou com o retorno de seus principais atletas do futebol.
A primeira fase foi disputada em três fases, sendo classificada de acordo com os resultados da primeira fase.
Na segunda fase, o Grupo preliminar foi composto de oito equipes de acordo com seus
resultados da primeira fase anterior.
Na terceira fase, os confrontos foram divididos em duas semifinais e um melhor de cinco.
Para a disputa da segunda fase, sete equipes se juntaram à Federação para uma única partida, e jogaram entre si dentro do grupo de quatro equipes.
A seleção do torneio que se disputou foi a seleção do União de São José dos Campos.
O campeão do Campeonato Gaúcho, da Série B foi a equipe que somou mais pontos para a competição,