A Série B do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2020 foi uma competição de futebol realizada no Brasil, equivalente à 💰 segunda divisão.
Foi disputada por 20 clubes, dos quais os quatro primeiros colocados tiveram acesso a Série A de 2021 e 💰 os quatro últimos foram rebaixados a Série C de 2021.
Originalmente, o torneio estava marcado para começar em 2 de maio 💰 e com término previsto para 28 de novembro,[1] mas por conta da pandemia de COVID-19, seu início foi remarcado para 💰 7 de agosto e o novo encerramento em 29 de janeiro de 2021.
[2] Também por conta da pandemia, todos os 💰 380 jogos do campeonato foram realizados com portões fechados ao público.[3]
Pelo quinto ano consecutivo, a Região Sul teve o maior 💰 número de representantes na Série B, com sete times: três catarinenses, dois paranaenses e dois gaúchos.
Na sequência, empatadas com seis 💰 clubes cada, estiveram as regiões Nordeste e Sudeste.
[4] Por outro lado, o Centro-Oeste contou com o menor número de participantes 💰 desde a implementação dos pontos corridos, em 2006, com apenas o Cuiabá representando a região, igualando as edições de 2012 💰 e 2013, que contaram somente com Goiás e Atlético Goianiense, respectivamente.[5]
A promoção à Série A de 2021 começou a ser 💰 definida na 34ª rodada com os acessos de América Mineiro e Chapecoense: a equipe de Belo Horizonte confirmou o acesso, 💰 após empatar sem gols com o Náutico em Recife, enquanto que a equipe catarinense derrotou o Figueirense, por 2–1, em 💰 Chapecó,[6][7] faturando na última rodada o inédito título do torneio, após derrotar o Confiança, na Arena Condá (3–1), empatando em 💰 pontos e em vitórias com o América, mas com vantagem no saldo de gols.
[8] Na penúltima rodada, o Cuiabá garantiu 💰 a inédita promoção, antes mesmo de entrar em campo, beneficiado pelo empate entre CSA e Brasil de Pelotas (1–1), sendo 💰 a primeira aparição de uma equipe mato-grossense na elite do futebol brasileiro desde 1986.
[9] O Juventude fechou a lista de 💰 promovidos na última rodada, após derrotar o Guarani (1–0), em Campinas, retornando à Série A depois de treze anos de 💰 ausência.[10]
Na parte de baixo da tabela, o primeiro clube rebaixado para a Série C de 2021 foi o Oeste, na 💰 35ª rodada, antes mesmo de entrar em campo, após a vitória do Figueirense sobre o Brasil de Pelotas por 3–0, 💰 em Florianópolis.
[11] Na rodada seguinte, o Botafogo-SP confirmou a queda, um dia após perder para o CSA por 3–1, em 💰 pleno Santa Cruz, sendo prejudicado por resultados dos concorrentes diretos Vitória e Náutico.
[12] Na penúltima rodada, Paraná e Figueirense completaram 💰 a relação de rebaixados: a equipe de Curitiba sofreu um inédito descenso, sendo que não disputava a terceira divisão desde 💰 o ano seguinte a fundação do clube em 1990, depois de ser derrotado pelo Oeste (1–0) em Barueri, enquanto que 💰 a equipe catarinense, dentre necessitando vencer e depender de resultados paralelos, perdeu para o Juventude, em Caxias do Sul (2–1) 💰 e viu a despromoção concretizada com o triunfo do Vitória sobre o também rebaixado Botafogo-SP em Salvador, pelo placar mínimo, 💰 sendo o primeiro retorno à Série C desde 1999.[13][14]
A Série B foi disputada por 20 clubes no sistema de ida 💰 e volta por pontos corridos.
Em cada turno, os times jogam entre si uma única vez.
Os jogos do primeiro turno são 💰 realizados na mesma ordem no segundo turno, apenas com o mando de campo invertido.
Não há campeões por turnos, sendo declarado 💰 campeão o time que obtiver o maior número de pontos após as 38 rodadas.
Ao final, os quatro primeiros times ascendem 💰 para a Série A de 2021, da mesma forma que os quatro últimos são rebaixados para a Série C do 💰 ano seguinte.
O campeão ingressa diretamente na terceira fase da Copa do Brasil de 2021.[nota 1] [16]
Critérios de desempate [ editar 💰 | editar código-fonte ]
Em caso de empate por pontos entre dois clubes, os critérios de desempate foram aplicados na seguinte 💰 ordem:[16]
Número de vitórias; Saldo de gols; Gols pró (marcados); Confronto direto; Menor número de cartões vermelhos; Menor número de cartões 💰 amarelos; Sorteio.
Além dos estádios de mando usual, outros estádios foram utilizados devido a punições de perda de mando de campo 💰 impostas pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva ou por conta de problemas de interdição dos estádios usuais ou simplesmente por 💰 opção dos clubes em mandar seus jogos em outros locais, geralmente buscando uma melhor renda.
[19] Especificamente por conta da pandemia 💰 de COVID-19, as equipes podem mandar seus jogos em outra cidade caso não sejam asseguradas as questões sanitárias na praça 💰 em questão.[20]
Regras para classificação: 1) pontos; 2) vitórias; 3) saldo de gols; 4) gols marcados; 5) confronto direto (somente entre 💰 duas equipes); 6) menos cartões vermelhos; 7) menos cartões amarelos; 8) sorteio
(C) Campeão; (P) Promovido; (R) Rebaixado.
Notas: Fonte: CBF Regras 💰 para classificação:Campeão;Promovido;Rebaixado.Notas: