Foto: Rede Esporte Pela Mudança Social
Em 6 abril, comemora-se o Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz.
Na 🌛 data, a Rede Esporte pela Mudança Social (REMS), em parceria com a Nike e o PNUD, promoverá a terceira edição 🌛 do "Esporte na Rua".
O evento será realizado no próximo fim de semana, dias 6 e 7, em diferentes cidades brasileiras.
Mais 🌛 de 500 voluntários - entre educadores, assistente sociais e atletas - estarão à frente das atividades físicas, esportivas e brincadeiras 🌛 ativas gratuitas oferecidas à população.
No sábado, o evento ocupará espaços públicos em Brasília, Ribeirão Preto, Curitiba e Rio de Janeiro.
Já 🌛 no domingo, em São Paulo, Maracanaú e Jequitinhonha.
O diretor executivo do Instituto Família Barrichello, organização responsável pela Secretaria Executiva da 🌛 REMS, William F.B.
de Oliveira, defende a necessidade de democratizar com qualidade a atividade física e o lazer, promovendo saúde e 🌛 bem-estar.
"O esporte é uma ferramenta muito rica para promover desenvolvimento humano", afirma.
Para a coordenadora da REMS, Ana Luiza de Araujo 🌛 Carranca, ocupar o espaço público pode ser uma alternativa para a mudança.
"O espaço público deve ser utilizado para beneficiar a 🌛 população de diferentes maneiras.
Por isso, estamos movimentando toda nossa rede e a população para que ocupem as ruas com esporte 🌛 e atividade física".
A expectativa é de que o evento atraia cerca de 3 mil pessoas nas sete cidades participantes.
ProgramaçãoSábado, 6 🌛 de abril
Brasília receberá a população no Parque Três Meninas, de Samambaia, entre as 9h e as 11h.
Uma das principais atrações 🌛 será uma estrutura inflável com quase 40m² e 3 metros de altura, apresentada pelo CER Samambaia, que realizará também oficinas 🌛 de iniciação ao rugby.
O Instituto Joaquim Cruz, a Capital Feminina Futebol Clube e a Ajax Estrutural também entrarão no rodízio 🌛 de atividades e levarão aos participantes oficinas de atletismo, torneios de golzinho e grupos de capoeira.
Haverá também ginástica rítmica e 🌛 brincadeiras de rua.
São parceiros do evento nesse local: Mestre Catito, Instituto Incubadora, Curumim Cultural e Viva Voluntário.
Ribeirão Preto receberá atividades 🌛 promovidas pela Associação Pró Esporte e Cultura (APEC) e pela Associação Brasileira de Psicologia do Esporte, membros da REMS.
Também são 🌛 parceiros do evento no local: a AACE, a Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Cultura, de Esportes, de Saúde 🌛 e de Assistência Social, a Kataventu's e a Goal Projetos.
O evento será no CEU das Artes, das 9h30 às 11h30, 🌛 e contará com atividades como aquecimento, caminhada e futebol.
Curitiba será a cidade-sede para o "Esporte na Rua", no Sul do 🌛 país.
O local escolhido para a realização das atividades é o Centro de Iniciação Esportiva do Parque Peladeiro.
Estão previstas atividades como 🌛 minivôlei, futebol freestyle, futebol de rua e mini-tênis, entre as 9h e as 13h.
Participam nesse local: Instituto Futebol de Rua, 🌛 Instituto Compartilhar, Instituto Guga Kuerten, Atleta Bom de Nota e Clube de Regatas Curitiba
O Rio de Janeiro receberá o evento 🌛 na Vila Olímpica de Deodoro, das 9h às 12h, com atividades como simulação de vela, tchoukball e judô.
As organizações participantes 🌛 são: Fundação Gol de Letra, Luta pela Paz, Instituto Reação, Instituto Rumo Náutico, Instituto Bola Pra Frente, Firjan, ICA, Urece 🌛 Esporte e Cultura e Instituto Promundo.
Domingo, 7 de abril
São Paulo recebe brincadeiras de rua e esportes variados, como tênis, futebol 🌛 e padminton, na esquina da Avenida Paulista com a Alameda Ministro Rocha Azevedo, das 10h às 13h45.
As atividades são organizadas 🌛 pelo Instituto Corrida Amiga, Fundação Tênis, Projeto Vida Corrida, Instituto Patrícia Medrado, EPROCAD, Fundação Gol de Letra, HURRA!, Instituto Passe 🌛 de Mágica, Instituto Esporte & Educação, Instituto Família Barrichello, Prodhe, Plan International e Instituto Cades.
O Sesc São Paulo também oferecerá 🌛 diversas atividades em unidades variadas, como ciclismo, patins, futevôlei e tai chi chuan.
Nesta edição, uma novidade: caminhada esportiva pela Avenida 🌛 Paulista.
Maracanaú receberá a população na Praça do IFCE – Campus Maracanaú, entre as 7h30 e as 11h.
Serão realizadas clínicas de 🌛 beisebol, futebol, jogos cooperativos, capoeira e karatê.
As atividades são oferecidas pelo Instituto Esporte Mais, Núcleo de Desenvolvimento Local, Instituto Povos 🌛 do Mar e Instituto Bia e Laura Fiuza.
São parceiros locais a Secretaria de Esporte e Lazer de Maracanaú, a Associação 🌛 D'eficiente Superando Limites, os Atletas de Cristo, a Liga Maracanauense de Desporto, a Associação Clube de Maracanaú e o Instituto 🌛 Paulo Vieira.
Jequitinhonha estreia novibet dono participação no evento com a Associação da Criança e do Adolescente de Itaobim, na Praça da 🌛 Igreja Matriz São Miguel, das 9h às 11h.
Serão realizadas caminhada, aula de defesa pessoal, capoeira, jiu jtsu, entre outras atividades.
São 🌛 parceiros do evento no local: o Conselho de Amigos das Crianças de Jequitinhonha, a Prefeitura Municipal de Jequitinhonha, a ChildFund 🌛 Brasil e a Associação Comunitária do Munícipio de Medina.
Para mais informações, acesse o site da REMS.