esporte no brasil ferramenta de inclusão social e meritocracia excludente de acesso.
José Pereira Pinto (Santo Amaro, 21 de julho de 👍 1949) é um advogado, jornalista, político e advogado brasileiro.
Filiado ao Partido Social Democrático (PSD), o deputado federal, foi secretário de 👍 Segurança Pública no Governo de Roraima entre janeiro de 2015 e fevereiro de 2018.
Formado em Direito pela Escola Superior de 👍 Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, José estudou no Programa de Pós-Graduação em Direito Industrial pela Universidade Federal 👍 de São Paulo e na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Foi professor na Faculdade de
Filosofia, Letras e Ciências Humanas 👍 de Rio Claro, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Foi 👍 professor da Escola Superior de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ESERJ), na Universidade de São Paulo (1995), 👍 na Universidade do Chile (1999) e na Universidade de Brasília (2010), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010).
Como parlamentar, 👍 foi deputado pelo Partido Social Progressista (PSD).
Foi eleito senador por Roraima em 2014, após uma árdua campanha nas quais obteve 👍 61 das 350 cadeiras, sendo o quinto mais votado do estado.Foi
nomeado Ministro da Justiça e Segurança Pública de Roraima, em 👍 novembro de 2017, pelo presidente Michel Temer, tornando-se, assim, o primeiro deputado nomeado, e também o primeiro secretário de Direitos 👍 Humanos do governo do estado.
Também em novembro de 2019, José foi ministro-chefe da Secretaria de Estado das Cidades e Colonização 👍 do Governo do Estado de Roraima, cargo que ocupou de 2018 a 2019.
Deixou o cargo para disputar a presidência da 👍 Comissão de Ordem dos Advogados do Brasil em outubro de 2019.
José Pereira Pinto nasceu no município Santo Amaro, no estado 👍 de São Paulo.Filho do músico e
compositor João Pereira Pinto e de Maria da Glória Pinto.
Estudou na Escola Superior de Direito 👍 da UFRS, em 1970, porém, após a conclusão da faculdade, foi para o Rio de Janeiro cursar Direito na Pontifícia 👍 Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Após completar a graduação, trabalhou como carteiro no setor de serviço público e depois como 👍 correspondente de rádios e jornal.
Posteriormente, foi trabalhar para a Rádio Clube Roraima, afiliada da Rede Globo, onde atuou também como 👍 coordenador do grupo de jornalismo no final da década de 1970, realizando o programa "Boa Tarde" no SBT.De volta à 👍 música,
José Pereira Pinto integrou o grupo humorístico "Clube Band Folia" da extinta TV Excelsior e participou do grupo infantil "Banda 👍 Rola", juntamente com outros jovens artistas do ramo musical do segmento rural.
Em 1982, casou-se com Regina Vieira, com quem teve 👍 dois filhos, Luís Alves Pereira e Luiz Carlos Alves Pereira.
Posteriormente, em 1983, ele saiu do grupo e ingressou no "Clube 👍 Band Folia", formado pela Associação dos Músicos de Roraima.
Como líder da banda, foi coordenador de grupos de teatro infantis do 👍 Estado e participou do programa "Baga do Barulho", exibido pelo canal pago TV Globo.
José Pereira Carvalho
retornou a São Paulo para 👍 atuar como ator na peça teatral "Nacional", de Ivani Ribeiro, no ano de 1981, e atuou em episódios da série 👍 "Papai e Moça" da emissora.
Em 1984, foi o primeiro artista do Rio a ser convidado para integrar o elenco do 👍 programa "Escolinha de Boladas", interpretando o papel principal, tendo sido o primeiro ator a interpretar um personagem no decorrer da 👍 história.
Após a estreia do espetáculo, José Pereira Carvalho voltou a trabalhar como ator para atuar o personagem "João Pereira", interpretando 👍 o também coadjuvante João Carlos.
O "Programa da Tarde" tornou-se um dos principais
do gênero da televisão brasileira, aparecendo na TV Rede 👍 Globo e sendo responsável por difundir e comentar notícias do cotidiano, notícias sobre política, cultura popular e política militar.
Nas edições 👍 de rádio, foram realizadas entrevistas com políticos, membros da sociedade civil e artistas da época.
Ao longo do ano seguinte, foi 👍 apresentador da Rádio Bandeirantes, participando também dos programas "Baga na Barulho", "Espaço Agora", "Boa Tarde" e "O Programa da Tarde", 👍 tendo também sido integrante da "Centre Livre".
No ano seguinte, integrou como apresentador do Festival MPB de Verão de 1985 sendo 👍 um dos principais artistas do segmento.Em 1986,
retornou à Rede Record, em que ele interpretou o personagem "João Pereira".
No programa "Os 👍 Mutantes, é do ano 2000", ele esteve presente na cerimônia de posse do Sistema Anchieta.
Em novembro de 2003, foi nomeado 👍 "O Maior da TV", atuando como repórter no "Jornal da TV Bandeirantes", para o jornal "G1".
Participou de vários programas, como 👍 entrevistas, programas humorísticos e musicais, porém, não foi eleito mais ninguém para o cargo.
Em 2011 foi eleito pelo jornal "Almanaque" 👍 uma das vozes do segmento.
Em 2012, o "Jornal da TV Bandeirantes" publicou diversas capas especiais.
Na edição de outubro de 2012,recebeu 👍 o Prêmio