Open Arena, exemplo de jogo de tiro em o login falhou por favor tente novamente mais tarde sportingbet primeira pessoa.
Tiro em o login falhou por favor tente novamente mais tarde sportingbet primeira pessoa, do inglês first-person shooter (ou 🫰 FPS), é um gênero de jogo de computador e consoles, centrado no combate com armas de fogo no qual se 🫰 enxerga a partir do ponto de vista do protagonista, como se o jogador e personagem do jogo fossem o mesmo 🫰 observador. É um subgênero de jogos de tiro.
Inicialmente jogos como simuladores de voo também eram considerados "tiro em o login falhou por favor tente novamente mais tarde sportingbet primeira 🫰 pessoa", mas nos anos 90 a nomenclatura passou a designar jogos em o login falhou por favor tente novamente mais tarde sportingbet que se controla um personagem livremente pelo 🫰 cenário, carregando armas e lançadores de projéteis. Nesse sentido, Wolfenstein 3D (1992) da ID Software foi considerado um dos primeiros 🫰 FPS para computador.[1]
O gênero também foi conhecido inicialmente por "estilo Doom" ou "tipo Doom", devido a popularidade do jogo Doom 🫰 (1993) (também da ID Software). O primeiro jogo FPS brasileiro foi o jogo Incidente em o login falhou por favor tente novamente mais tarde sportingbet Varginha, lançado em o login falhou por favor tente novamente mais tarde sportingbet 🫰 1998.
Inicialmente, havia jogos que simulavam uma perspectiva em o login falhou por favor tente novamente mais tarde sportingbet "primeira pessoa", mas os personagens não podiam se locomover autonomamente pelo 🫰 cenário. Um dos primeiros onde o jogador podia se locomover foi Battlezone (1980), um simulador de tanque da Atari, bastante 🫰 popular.
O gênero só começou a se definir no fim dos anos 1980, enquanto os gráficos 3D se aperfeiçoavam. Em o login falhou por favor tente novamente mais tarde sportingbet 🫰 1991, os futuros fundadores da id Software lançaram Hovertank 3D, um jogo de tanque com um complexo labirinto 3D. Após 🫰 isso lançaram Catacomb 3D, com várias melhorias nos gráficos e na jogabilidade.
Em 1992, a tecnologia fora aperfeiçoada com suporte para 🫰 gráficos VGA em o login falhou por favor tente novamente mais tarde sportingbet Wolfenstein 3D, lançado pela id Software, também trouxe a possibilidade de mudar de arma, coletar munições, 🫰 entre outras novidades. Wolfenstein 3D tornou-se um sucesso e é considerado o primeiro FPS de fato.
Em 1993 a id Software 🫰 lançou Doom. Com aperfeiçoamentos gráficos (texturas no teto e chão, paredes de tamanhos diferentes, níveis de altura diferenciados) e modos 🫰 multiplayer, tornou-se o título seminal do gênero, virando sinônimo de jogo FPS.
Em 1996, mais uma vez a id inovou o 🫰 gênero, com Quake, o primeiro FPS com gráficos totalmente tridimensionais, pois os títulos anteriores mostravam os inimigos e armas como 🫰 figuras bidimensionais. O seu motor de jogo foi vendido a várias empresas, dando origem a muitos títulos, como Half-Life e 🫰 Counter-Strike. No mesmo ano foi lançado Duke Nukem 3D, da 3D Realms, que também possuía os avanços gráficos de Quake 🫰 (ambientes destrutíveis, alturas variáveis para cômodos, salas-sobre-salas) e fez sucesso com seu caricato protagonista machão e sarcástico.
Haviam poucos títulos para 🫰 consoles, principalmente pelo motivo dos controles com joystick não serem tão precisos como o teclado e mouse, Os jogos em 🫰 o login falhou por favor tente novamente mais tarde sportingbet videogames só se popularizaram com GoldenEye 007 (1997) para o Nintendo 64, que incorporava inteligência artificial avançada, missões e 🫰 cenários fiéis ao filme lançado em o login falhou por favor tente novamente mais tarde sportingbet 1995, GoldenEye, um modo multiplayer em o login falhou por favor tente novamente mais tarde sportingbet tela dividida com muita variedade (até 🫰 quatro jogadores simultâneos) e um joypad com função analógica 3D e direcional digital, atuando sinergicamente, dando mais controle para o 🫰 jogo no console.
Os jogos de tiro nos consoles também se popularizaram na década de 2000 com a série da Microsoft, 🫰 Halo, com o primeiro jogo da série sendo o principal título no lançamento do Xbox, a sequência Halo 2 (2004) 🫰 sendo o título mais vendido do console e ajudando a popularizar o serviço online Xbox Live, e Halo 3 (2007) 🫰 sendo o título mais vendido do console seguinte, o Xbox 360.
Um dos cenários mais populares para jogos de tiro em 🫰 o login falhou por favor tente novamente mais tarde sportingbet primeira pessoa é o período da Segunda Guerra Mundial, tendo Wolfenstein 3D e Medal of Honor como os pioneiros. 🫰 Sequências de Medal of Honor, bem como Battlefield 1942 (2002) e as séries Call of Duty e Brothers in Arms 🫰 popularizaram os jogos de tiro com essa temática histórica.
Um dos FPS que ganhou maior fama a nível de jogadores foi 🫰 Counter-Strike. Este título começou como sendo apenas uma modificação de outro jogo (Half-Life) da Valve, tornou-se rapidamente um dos FPS's 🫰 mais conhecidos de sempre, havendo ainda hoje eventos de competições das versões mais antigas.
Atualmente, jogos de tiro em o login falhou por favor tente novamente mais tarde sportingbet primeira 🫰 pessoa se tornaram um gênero produtivo e lucrativo para produtores e empresas.[2] A subsérie contemporânea de Call of Duty, Modern 🫰 Warfare, quebrou recordes de faturamento.
Referências