Vários brinquedos, aparelhos eletrônicos de crianças, jogos de plataforma, e o jogos eletrônicos foram desenvolvidos, publicados, e vendidos.
O objetivo desta proposta é ajudar a trazer com uma definição do que faz um brinquedo, jogo, ou jogo eletrônico notório além das guias geraisjogos de roletas gratisWP:N e WP:CORP.
Essas guias também se aplicam a expansões de jogos.
Ajogos de roletas gratisentrada é bem-vinda.
Por favor sinta-se livre de discutir modificações na página de discussão, ou até ser AUDAZ e editar com brainstorming as guias abaixo.
Um brinquedo ou jogo são geralmente notáveis se ele encontrar verificabilidade através de fontes fiáveis, um ou vários dos critérios seguintes:
O jogo ou brinquedo que foram sujeitos [ 1 ] de múltiplos, trabalhos publicados não-triviais [ 2 ] cujas fontes são independentes do jogo ou tópico, [ 3 ] com pelo menos alguns desses trabalhos que servem a um público geral.
Isto inclui trabalhos publicadosjogos de roletas gratistodas as formas, como artigos de jornal, outros livros, documentários de televisão, revistas e websites.
Alguns desses trabalhos devem conter o comentário crítico suficiente para permitir que o artigo para além de um sumário de regras ou informação do jogo.
[ 4 ] O critério precedente imediato exclui reimpressões de meios de comunicação de lançamentos de imprensa, cópia da capa e/ou encarte, ou outras publicações onde o autor, o seu publicador, agente, ou outros partidos de auto-interesse que anunciam ou falam sobre o jogo porque a auto-promoção e a colocação do produto não são vias a ter um artigo de enciclopédia.
Os trabalhos publicados devem ser por outra pessoa que escreva sobre o brinquedo ou jogo.[ 5 ]
A cobertura de um review online (escrito ou por vídeo) um website pode ser considerada não-trivial para o critério prévio se a cobertura incluir trabalho por pelo menos um revisor profissional ou escritor da equipe do site.
Múltiplos reviews de um website único não comunica a notabilidade adicional, portanto os reviews online devem vir de múltiplas fontes ou ser apoiadas por cobertura adicional.
O mesmo para os previews.
O brinquedo ou jogo que ganharam um prêmio notável ou elogio de educadores nacionais ou internacionais reconhecidos, pais, médicos, ou grupo de consumidores ou algum outro corpo semelhante.
[ 6 ] Uma cópia do brinquedo ou jogo está incluída na coleção de qualquer galeria notável, museu, ou outra instituição educativa como o Smithsonian ou Museu Britânico.
O brinquedo ou o jogo que representam um marco significante no desenvolvimento de brinquedos ou jogos, ou demonstraram alguma forma de significação histórica, cultural, ou técnica, ou tiveram um impacto principal na cultura ou na cultura pop, como referido por um documental notável ou retrospetivo.
[ 7 ] Este critério inclui o primeiro jogo a usar uma mecânica de jogo que foi depois largamente adotado; o primeiro a ser publicado de certo modo, por exemplo online ou lançamentojogos de roletas gratisdemanda; ou que é de outra maneira descrito como um marco significante por múltiplas fontes fiáveis.
Artigos de brinquedos e jogos eletrônicos devem ser editados de acordo com as outras políticas da Wikipedia e manuais.
Especialmente, todo o conteúdo deve ser verificável por fontes fiáveis.
Um brinquedo ou jogo não são simplesmente notáveis com basejogos de roletas gratisser produzido, divulgado, ou vendido.
Sem cobertura significante, pode ser eliminado pelo processo de proposta de eliminação, ou se não for caso claro de PE que seja via artigos da eliminação.
Contudo, alguns brinquedos e jogos que não passam os testes mencionados acima ainda podem ser notáveis, e devem ser avaliados nos seus próprios méritos.
Alguns critérios inclusionistas para considerar são dados abaixo.
Brinquedos e jogos não-eletrônicos [ editar código-fonte ]
Isto inclui tabuleiro, carta, dados e jogos de miniaturas inclusive wargames, bem como RPGs tradicionais e LARPs.
É provável que um brinquedo ou jogo são notáveis se:
O brinquedo ou o jogo estiveramjogos de roletas gratisprodução e comercialmente disponíveis durante 20 anos ou mais.
O brinquedo ou jogo foram produtos de alta vendagem durante um ano ou feriado documentadojogos de roletas gratisfontes secundárias.[ 8 ]
Graças ao grande volume de cobertura dada para lançamentos de consoles, qualquer jogo autorizado para console que foi publicado e largamente lançado provavelmente será notável, mas essa cobertura ainda deve ser encontrada para o artigo.
Os jogos não autorizados com menor probabilidade de receber a cobertura necessária, mas aqueles que o fazem são supostamente notáveis.[9]
Diferentemente de jogos de console, onde uma licença do fabricante de console deve tipicamente publicar um jogo najogos de roletas gratisplataforma proprietária, os jogos de sistemas de computador caseiro podem ser programados literalmente por qualquer um, e por isso as exigências da inclusão devem ser examinadas mais estritamente.
Os jogos multi-plataforma lançados para uma plataforma de computador pessoal bem como um consolo principal provavelmente serão notáveis, mas tipicamente todos os lançamentos do mesmo jogo devem estar incluídos no mesmo artigo a menos que o lance do enredo ou jogabilidade na versão do computador sejam substancialmente diferentes da versão console, e ambas as versões são verificáveis detalhadamente por citações a fontes fiáveis.
Os jogos online provavelmente serão notáveis se eles tiverem una grande base de assinantes.
[10] os jogos à base de Browser, como os que utilizam o Adobe Flash Player, improvavelmente serão notáveis.
As versões online genéricas de jogos de quebra-cabeça não são notáveis.
Jogos feitosjogos de roletas gratiscasa, shareware ou os jogos gratuitos, cabines individuais de MAME, e jogos "tipo" caça-níqueis (contendo vários jogos como Pôquer, Reversi e Tetris) provavelmente não serão notáveis.
É um consenso geral na Wikipedia que os artigos não devem ser desmembradosjogos de roletas gratistratamento de minúcias, com cada divisão que normalmente abaixa o nível da notabilidade.
Enquanto um jogo pode ser notável, não é normalmente aconselhável ter um artigo separado do(s) seu(s) personagem(ns) ou guidebook/rulebook.
As colocações fictícias, os personagens e outros elementos não herdam tipicamente a notabilidade do jogo no qual eles aparecem; eles devem ser tratados segundo as guias de notoriedade de ficção.
Isto não impede ajogos de roletas gratismençãojogos de roletas gratisum artigo do próprio jogo; ele só aplica à oferta deles aos seus próprios artigos.
[11] Assim como com as expansões de jogos eletrônicos, é apropriado criar redirecionamentos para elementos imaginários não-notáveis, e criar sumários concisos de elementos da notabilidade limitada.
Em algumas situações, onde um jogo não se ajusta nos critérios de notoriedade estabelecidos mas o desenhista ou distribuidor tem um artigo na Wikipedia, pode ser melhor apresentar a informação do jogo naquele artigo, antes que criar um artigo separado do jogo.
Contudo, o jogo não deve ser mencionado excessivamente fazendo o conteúdo se desgarrar do artigo.
De modo inverso, se um rulebook realmente tem sinais de notoriedade mas o jogo tem um artigo na Wikipedia, pode ser melhor apresentar o material sobre o rulebook no artigo do jogo, antes que criar um artigo separado do rulebook.
Publicações próprias [ editar código-fonte ]
A auto-publicação e/ou a publicação por uma gravadora autônoma são indicativas, mas não o determinante da falta de notabilidade.
Justamente por isso, ele sempre deve pesar contra a inclusão de um artigo se o autor ou outra parte interessada forem o criador do artigo na Wikipedia.
Ver Wikipedia:Conflito de interesse e Wikipedia:Autobiografia para mais informação.
Contudo, nem todos os jogos auto-publicados são não-notáveis, e alguns jogos primeiros independentemente publicados são notáveis precisamente porque eles estiveram entre o primeiro a ser publicado independentemente.
Lojas online [ editar código-fonte ]
A listagem de um jogojogos de roletas gratislojas online como Barnes & Noble.com ou Amazon.
com não é por si mesmo uma indicação de notoriedade pois tais não são exclusionistas, inclusive grandes números de publicações de publicações autônomas Não há nenhum acordo presente sobre o quanto um livro deve cair na listagem da fila comercial da Amazona ("na seção" de detalhes de produto da listagem de um livro) para fornecer evidência dajogos de roletas gratisnotoriedade.
Expansões de jogos [ editar código-fonte ]
As publicadoras de jogos às vezes lançam pacotes de expansão de jogo.
Para determinar a notoriedade deles, esses devem ser tratados como jogos separados; eles não herdam a notoriedade do seu "pai".
Se a expansão não se encontrar nos critérios mencionados acima independentemente do jogo "pai", então é o melhor criar um redirecionamento e cobrir o tópico da expansãojogos de roletas gratisuma seção do artigo do jogo.
Se a expansão for independentemente notável, é apropriado criar um artigo separado para ele, deixando um sumário conciso no artigo "pai".
Ver Wikipedia:Estilo sumário para saber mais como criar tais sumários.
Remakes de jogos notáveis não são notáveis se falta conteúdo único que requeira seus próprios artigos.
Este conteúdo deve ter uma significância considerável no mundo real e não estar limitado a novas características e regras.
As novas versões de jogos notáveis não são notáveis se eles necessitarem de bastante conteúdo único que necessitaria que eles tivessem os seus próprios artigos.
Este conteúdo deve ter significação mundial verdadeira e não ser limitado a novas características em-jogo ou regras.
Além disso, "escrever" sobre as modificações da regra baseada na experiência ao jogar entre o jogo original e a nova versão constitui uma pesquisa original, enquanto listar diferenças menores do jogo menores qualifica como seção curiosidades; ambos devem ser estritamente evitados.
Já que a Wikipédia não é uma bola de cristal artigos de jogos que não foram publicados ainda são desencorajados.
Porém jogos eletrônicosjogos de roletas gratiscasos raros são totalmente cancelados (a maioria das vezesjogos de roletas gratisum console ou região(ões) apenas).
Jogos que não foram lançados ainda só são notáveis se: o título do jogo ejogos de roletas gratisdata de publicação foi anunciada, o jogo estájogos de roletas gratisuma fase pré-produção, produção ou pós-produção por um(a) estúdio/desenvolvedora aclamada, e esses fatos possam ser documentados por fontes fiáveis.
Wikipédia:Critérios de notoriedade/Empresas, produtos e serviços - critério de notoriedade mais geral, sobre produtos.
Discussões irmãs
Foto de uma máquina de pinball.
O jogador está à esquerda e pode-se ver todo o gabinete ao lado direito.
Pinball, flipper,[1] fliperama,[2] ou flíper[3][4] é um jogo eletromecânico onde o jogador manipula duas ou mais 'palhetas' de modo a evitar que uma ou mais bolas de metal (geralmente mais bolas aparecemjogos de roletas gratis"modos missão no jogo") caiam no espaço existente na parte inferior da área de jogo.
A bola, quando entrajogos de roletas gratiscontato com certos objetos espalhados pela área de jogo, aumenta a pontuação do jogador.
As primeiras máquinas eram mecânicas e ao longo das décadas foram se sofisticando.
Na segunda metade dos anos 70, incorporaram importantes avanços, passando a apresentar painéis de pontuação digitais (displays de LEDs), efeitos sonoros e visuais mais interessantes e maior complexidade de jogo.
No início dos anos 80, passaram a incorporar fala sintética.
A Taito foi uma notável fabricante de máquinas de pinball.
São exemplos Shock (1979), Meteor (1980), Fire Action e Cavaleiro Negro (1981), Sure Shot, Hawkman, Oba Oba, Titan, Vortex, Rally,jogos de roletas gratismeio a tantas outras.
Outras fabricantes importantes foram a Gottlieb, a Williams, a Flippermatic, LTD, Data East (que mais tarde tornou-se Sega Pinball), Capcom e a Stern.
Nos anos 80, os chamados fliperamas (casas de jogos eletrônicos) eram uma coqueluche nos centros das grandes cidades.
Aos poucos, a reputação destas casas (outrora ruim) foi melhorando e elas invadiram os shoppings centers e endereços mais nobres.
Hoje, no início do Século XXI, ainda que com menos glamour, as máquinas ainda existem e têm seus adeptos, mesmo com a concorrência dos jogos de computador.
No bairro do Tatuapéjogos de roletas gratisSão Paulo, na Rua Coelho Lisboa, próximo à Praça Silvio Romero e Metrô Tatuapé, há um Fliperamajogos de roletas gratispleno funcionamento.
É o famoso há décadas Lords Tatuapé.
Funciona todos os dias de manhã até à noite.
Aos Sábados à noite pode-se ver Famílias inteiras, várias gerações incluindo as meninas que também curtem Fliperama.
Máquina de 1750.
A evolução dos jogos outdoor [ editar | editar código-fonte ]
As origens do pinball se misturam com a história de muitos outros jogos.
Jogos de arremessar bolasjogos de roletas gratisum campo como a bocha, praticadosjogos de roletas gratisambientes abertos, naturalmente evoluíram para jogos de baterjogos de roletas gratisbolas com bastões com o objetivo de lança-las contra obstáculos.
O críquete e o Shuffleboard são exemplos de tais jogos.
Com o tempo, surgiram versões destes jogos que eram praticadasjogos de roletas gratismesas, como o bilhar ou o Carrom, oujogos de roletas gratispistas como o boliche.
Estes jogos de mesa acabaram por se transformar nas máquinas de pinball modernas.
Há registros históricos da existência de jogos de mesa desde o século XV.
Ao mesmo tempo que alguns jogos transformaram os gols do críquete nas caçapas dos jogos de bilhar modernos, algumas mesas diminuíramjogos de roletas gratistamanho e os buracos foram colocadosjogos de roletas gratisposições estratégicas no meio da mesa.
Na França, durante o reinado de Luís XIV, alguém criou uma mesa de bilhar menor que o usual e colocou pinosjogos de roletas gratisuma das extremidades da mesa enquanto o jogador ficava na outra extremidade atirando bolas com um bastão com o intuito de derrubar os pinos.
Os pinos levavam muito tempo para serem reerguidos após derrubados, portanto, uma evolução natural foi fixar os pinos na mesa e buracos na mesa se tornaram os alvos.
Os jogadores podiam ricochetear a bola nos pinos para acertar os buracos mais difíceis de se alcançar.
Em 1777 houve uma festa para o rei ejogos de roletas gratisesposa no Chateau D'Bagatelle, castelo do irmão do rei.
A sensação da festa era um novo jogojogos de roletas gratisque a mesa era estreita e inclinada e se utilizavam tacos com os quais os jogadores atiravam bolas de marfim para a parte mais alta da mesa.
O irmão do rei deu o apelido "Bagatelle" ao jogo quejogos de roletas gratispouco tempo se difundiu pela França.
Alguns soldados franceses levaram suas mesas de Bagatelle favoritas para a América enquanto ajudavam a combater os ingleses na Guerra Revolucionária Americana.
O jogo tornou-se tão popular nos Estados Unidos a ponto de se ver a figura de Abraham Lincoln jogando bagatellejogos de roletas gratisuma charge de 1863.
O nascimento do Pinball [ editar | editar código-fonte ]
Em 1869, um inventor britânico chamado Montegue Redgrave veio à América e construiu mesas de bagatelle emjogos de roletas gratisfábrica na cidade de Cincinnati, Ohio.
Em 1871 Redgrave recebeu a patente americana número 115 357 pelos seus "Aperfeiçoamentosjogos de roletas gratisBagatelle", que substituíam o taco por um lançador com mola.
O jogador arremessava as bolas na mesa inclinada utilizando o lançador, algo que existe nas máquinas de pinball até hoje.
Essa inovação tornou o jogo mais agradável aos jogadores.
O jogo também diminuiu de tamanho e passou a caberjogos de roletas gratiscima de balcões de bar.
As inovações de Redgrave no design do jogo são reconhecidas como o nascimento do pinball emjogos de roletas gratisforma moderna.
A depressão econômica [ editar | editar código-fonte ]
Em 1930, estavam sendo fabricadas versões de bagatelle operadas por moedas, agora conhecidas como "marble games" ou "pin games".
A mesa ficava debaixo de um vidro e usava o lançador de Redgrave para atirar a bola para o topo da mesa inclinada.
Em 1931, "Baffle Ball" de David Gottlieb se tornou o primeiro grande sucesso desta era.
Vendido pelo preço de US$ 17,50 (a mesa), o jogo liberava ao jogador 5 bolas por 1 centavo de dólar.
O jogo conquistou um público sedento por diversão baratajogos de roletas gratisuma época de depressão econômica.
A maioria das farmácias e tavernas nos Estados Unidos possuía máquinas de pinball e muitos destes lugares conseguiam o retorno financeiro para pagar o preço da máquinajogos de roletas gratisquestão de apenas alguns dias de diversão de seus clientes.
Baffle Ball vendeu cerca de 50 mil unidades e estabeleceu Gottlieb como o primeiro grande fabricante de máquinas de pinball.
Em 1932, Ray Moloney, distribuidor da Gottlieb, começou a achar difícil conseguir mais vendas de Baffle Ball.
Frustrado, ele fundou a Lion Manufacturing para produzir um jogo com seu próprio design, a "Ballyhoo", nome de uma revista popular da época.
O jogo também foi um grande sucesso.
Comjogos de roletas gratismesa maior e seus dez buracos tornando-o mais desafiador que "Baffle Ball", vendeu 50.
000 unidadesjogos de roletas gratis7 meses.
Moloney mudou o nome da companhia para Bally refletindo o sucesso deste jogo.
Estas primeiras máquinas eram relativamente pequenas, mecanicamente simples e desenhadas para caber no topo de um balcão.
Nos anos 30 viram muitas inovações no design do pinball com a introdução da eletricidade.
Uma companhia chamada Pacific Amusementsjogos de roletas gratisLos Angeles, Califórnia, produziujogos de roletas gratis1933 um jogo chamado "Contact".
A máquina tinha um solenoide usado para ejetar a bola para fora de um buraco no meio da mesa.
Outro solenoide tocava um sino.
O designer de "Contact", Harry Williams, formoujogos de roletas gratis1944jogos de roletas gratisprópria companhia, a Williams.
Outros fabricantes logo seguiram a moda com funcionalidades similares.
Luzes elétricas logo se tornaram um padrão para todas as máquinas de pinball subsequentes, com a intenção de atrair a atenção das pessoas para as mesas.
Ao fim de 1932 existiam aproximadamente 150 companhias fabricando máquinas de pinball, a maioria delas na cidade de Chicago, Illinois.
Chicago foi o centro de fabricação de pinballs desde então.
A competição entre as companhias era brutal, entretanto, ejogos de roletas gratis1934 restavam apenas 14 companhias.
Durante a Segunda Guerra Mundial, todas as grandes companhias de jogos operados por fichas se voltaram para a produção de equipamento de guerra numa atitude de reforço aos EUA.
Algumas companhias como a Williams compraram jogos e adicionaram novas imagens com temas patriotas.
Ao fim da guerra, uma geração de norte americanos procurava por diversãojogos de roletas gratisbares e cervejarias.
O pinball viveu outra era de ouro.
Surgiram inovações como o mecanismo de tilt e os jogos gratuitos, conhecidos como "replays".
A mesa "Humpty Dumpty" da Gottlieb, lançadajogos de roletas gratis1947, foi a primeira a ter flippers controlados pelo jogador adicionando um fator de habilidade ao pinball.
Esta grande inovação foi uma das muitas feitas pelo designer Steve Kordek, que também recebe os créditos pela introdução do primeiro "drop target" (em "Vagabond" 1962) e pelo "multiball" (em "Beat The Clock" 1963), conceitos que são considerados fundamentais no pinball.
Os primeiros pinballs chegaram no Brasil por meio de importação direta por um empresário do setor hoteleiro de Poços de Caldas, MG,jogos de roletas gratis1940.
Em 1946 o Presidente Dutra proibiu o jogo e consequentemente a operação destas máquinas de diversões provavelmente por confundí-las com as máquinas de jogos de azar, como caça-níqueis.
Em 1969 empresários de São Paulo que atuavam basicamente no setor de bilhares iniciaram a importação de pinballs usados dos Estados Unidos de forma independente e capilar.
Em 1970, observando que seria um ótimo negócio, o argentino Tadeo Roman vendeu ajogos de roletas gratisparticipaçãojogos de roletas gratisum hotel e criou uma pequena fábrica chamada Diverama na rua Guaianases, estrategicamente próxima à região da rua Santa Efigênia, centro antigo de São Paulo.
Provavelmente as máquinas chegavam no Brasil por meio de importação direta ou eram montadas no Brasil (regime conhecido como CKD).
Em 1971 a Taito do Brasil entrou no mercado inicialmente importando máquinas e comprando empresas concorrentes e posteriormente instalando numa enorme fábrica no bairro de Santo Amaro,jogos de roletas gratisSão Paulo, com aproximadamente dez mil metros quadrados.
O elevado custo de importação por ser classificado como um produto supérfluo tornou economicamente inviável a importação de máquinas e leva a Taito a produzir máquinas no Brasil mudando o foco do negócio da empresa que globalmente se concentravajogos de roletas gratisoperação de lojas de diversões eletrônicas.
Seu primeiro projeto foi um pinball eletrônico que usava tecnologia TTL, isto é, embora digital, não utilizava microprocessador, fortemente inspirada num fabricante espanhol chamado Playmatic.
Este sistema apresentou vários inconvenientes técnicos (dificuldade de manutençãojogos de roletas gratiscampo, dificuldade de treinar uma rede enorme de equipes de manutenção e - o pior problema - centelhas elétricas fortes próximas à porta da máquina faziam a máquina conceder créditos, o que representava uma violenta perda de arrecadação).
No final dos anos 70 um novo projeto desenvolvido no Brasil e, já sob a lei de reserva de mercado, colocou as máquinas da Taito no mesmo nível dos fabricantes americanos do ponto de vista de hardware e software.
Este sistema usava um microprocessador 8080 da Intel e apresentava vários recursos e facilidades muito avançadas para a época, como levantamento estatístico de dados (tempo médio de jogo, tempo total de horas que a máquina está ligada, quantas vezes a máquina foi desligada etc.
) Até o final das atividades da Taito este sistema foi usado, embora um novo projeto, usando o microprocessador Z80 chegou a ser implantado nas últimas máquinas da linha de produção, provavelmente para testesjogos de roletas gratiscampo.
Os avanços principais na parte eletrônica praticamente se concentraram na placa de som, que no início sequer existia e, nos modelos mais sofisticados, usava um microprocessador Motorola 6800, Sintetizador de voz Votrax SC-01 e dois geradores de som GI modelo AY-3-8910.
Externamente a Taito basicamente reproduzia as máquinas norte-americanas de sucesso, principalmente da Willians e da Bally.
A LTD, sediadajogos de roletas gratisCampinas, SP, também produzia principalmente réplicas das máquinas americanas Williams, Bally e Gottlieb desde os anos 70 e o projeto da parte eletrônica também era próprio, usando um microprocessador Motorola 6802 nas primeiras máquinas (por exemplo: Space Poker, cópia da Williams Alien Poker) e um 6803 nas últimas máquinas, de meados dos anos 80 (exemplo Pec Man, cópia da Bally Pac Man e Haunted Hotel, cópia da Gottlieb Haunted House).
O curioso é que como ambas copiavam modelos do mesmo fabricante, surgiram cópias do mesmo modelo da Taito e da LTD, como a clássica Bally Xenon, que serviu de inspiração para a Taito Zarza e também para a LTD Zephy.
Nos anos 80 surgiram mais três fábricas com uma produção consideravelmente menor: Fliperbol, Rowamet (ambas sediadas no estado de SP).
Referências
Nitrini, Dácio (10 de julho de 1977).
«Fliperama apossa-se do mercado de lazer».São Paulo.O Estado de S.Paulo.37 páginas
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