Na informática, o jogo online é um tipo de jogo eletrônico (videojogo) jogados via Internet, onde um jogador com um9️⃣ computador, vídeo game, gadgets, televisão ou outros tipos de aparelhos eletrônicos conectado à rede, pode jogar com outros jogadores[1] sem9️⃣ que ambos precisem estar no mesmo ambiente.
[2] Sem sair de casa, o jogador pode desafiar em tempo real adversários que9️⃣ estejam em outros lugares do mundo (como se estivessem lado a lado), abrindo novas perspectivas de diversão.
No entanto, atualmente alguns9️⃣ fatores dificultam jogo capetinha caça niquel disseminação: o alto preço da conexão de banda larga e das mensalidades que muitos jogos exigem.
Também há9️⃣ de considerar que muitos deles exigem atualização constante do equipamento, elevando o custo da diversão, a grande maioria dos jogos9️⃣ apresenta também moedas virtuais que podem ser adquiridas em troca de moeda real.
A história dos jogos online remonta aos primeiros9️⃣ dias da rede de computadores baseada em pacotes na década de 1970.
[3] Um dos primeiros exemplos de jogos online são9️⃣ os MUDs,[4] incluindo o primeiro, MUD1, que foi criado em 1978 e originalmente confinado a uma rede interna antes de9️⃣ se tornar conectado à ARPANet em 1980.
[5] Jogos comerciais seguiram na década seguinte, com Islands of Kesmai, o primeiro RPG9️⃣ online comercial,[6] estreando em 1984,[5] bem como jogos mais gráficos, como os jogos de ação MSX LINKS em 1986,[7] o9️⃣ simulador de voo Air Warrior em 1987 e o jogo Go online do Famicom Modem em 1987.[8]
Em 1991, foi criado9️⃣ o primeiro jogo on-line comercial: uma versão do jogo de xadrez da Apple para o computador Apple I que acompanhava9️⃣ a ferramenta Java Connect.
[9] Era jogado via ligação direta (local ou internacional) usando a linha telefônica convencional de um jogador9️⃣ à casa do "adversário" via modem do computador, tendo a desvantagem de ser jogado somente entre duas pessoas, recomendava-se este9️⃣ estar em uma região próxima devido o valor exorbitante da conta telefônica.[9]
Por volta de 1992, começaram a se popularizar jogos9️⃣ via sistema BBS (Bulletin Board System, em português Sistema de Boletins).
Um usuário se conectava a esse serviço e desafiava vários9️⃣ adversários em qualquer lugar do mundo, mas mesmo assim apenas poderiam jogar contra um adversário por vez, aquele que continha9️⃣ a máquina mais rápida.
Mas a possibilidade de participar de uma comunidade, bater papo e escolher com quem jogar abriu um9️⃣ novo mundo de diversão.
É nessa época que os primeiros jogos online começaram a fazer sucesso e atrair cada vez mais9️⃣ jogadores, como os jogos: em primeira pessoa Doom (em jogo capetinha caça niquel primeira versão), de nave Descent e o simulador de caça9️⃣ Jane's F-15.
Por volta de 1995 as vantagens que a Internet oferecia eram muito maiores e mais atraentes.
Alcance mundial, liberdade de9️⃣ jogar onde quiser e sem pagar.
Por volta de 1997, com a chegada das conexões de alta velocidade acessíveis ao público9️⃣ em geral os jogos online viraram coisa séria.
Eles agora tinham servidores e comunidades inteiras na rede dedicados só para jogar.
MMORPG9️⃣ (Massive Multiplayer Online Role Playing Game) são jogos do tipo RPG que reúnem multidões de jogadores numa mesma partida.
Cada jogador9️⃣ participa de um mundo virtual (frequentemente, com temática medieval) e joga com centenas ou mesmo milhares de outros jogadores.
Esses jogos9️⃣ geralmente são pagos mensalmente e costumam oferecer um meio de sociabilização virtual: os personagens se casam, constroem casas, arrumam trabalho,9️⃣ etc..
Jogos por Rede [ editar | editar código-fonte ]
Jogos por rede são jogos de computador que usam uma rede (internet9️⃣ ou intranet/rede local), geralmente através do protocolo de conexão TCP/IP, permitindo uma ligação de utilizadores simultaneamente em jogos multi-jogadores.
No tipo9️⃣ de jogo multiplayer (multi-jogador) podem ser encontrados jogos no estilo de first person shooter como por exemplo o Quake III9️⃣ ou páginas de internet que usam simplesmente a ligação de rede para promover os usuários com sistemas de pontuação.
O jogo9️⃣ do estilo multi-jogador tem chegado à atenção de empresas que patrocinam torneios no mundo pela internet, dando ao jogador a9️⃣ hipótese de se inscrever em jogos pela internet ou em lan party's.
O MMOGs e MMORPGs (Massively-multiplayer online games) Jogos online9️⃣ multi-jogador e jogo multi-jogador maciço (massively-multiplayer) em que o jogador desempenha o papel de uma personagem num mundo virtual e9️⃣ vai interagindo com outros utilizadores desse mundo trocando e vendendo objectos virtuais, lutam por terras e tesouros.
Na área dos videogames,9️⃣ em 1994 houve o aparecimento do XBAND, um acessório produzido pela empresa de software Arremesse Entertainment que possibilitava o jogo9️⃣ online dos consoles SNES e Mega Drive.
É o precursor dos modernos jogos online em redes sociais, visto atualmente nos videogames9️⃣ de sétima geração (Xbox, Wii, Playstation 2).
Fantasy games são jogos onde os jogadores montam times fictícios formados por jogadores da9️⃣ vida real.
No Brasil, o mais famoso é o jogo Cartola FC, organizado e mantido pelo canal de TV paga SporTV.
Browser9️⃣ game (mais conhecido como webgame, web game ou jogo on-line) é um jogo eletrônico que se utiliza de navegadores e9️⃣ da internet.
Eles se diferenciam dos videogames normais por ter de contexto a pequena (ou quase nenhuma) instalação de componentes e9️⃣ por necessitar de outros usuários para o transcorrer do jogo.
Eles podem usar tecnologias client-side, como browsers e plugins como Java9️⃣ ou Flash ou utilizar-se de Ajax, num caso server-side, por exemplo.
O gênero mais comum desses jogos são os (MMORPG).
Um jogo9️⃣ jogado especificamente no navegador é conhecido por browser-based game.