Royal Panda Site do Cassino Brazil da qual faz parte e é também conhecido como "Guardiões do Monte", onde se concentram a maior parte da estrutura turística do Estado; e o Santuário do Bom Jesus de Fátima, que reúne também os visitantes e grupos religiosos de todas as regiões do mundo.
Foi inaugurado em 15 de agosto de 1957.
O Parque oferece ainda alguns atrativos turísticos como cachoeiras, lagoas, cavernas, grutas, pradarias e piscinas.
Na sede do parque encontram-se: Uma das maiores fontes de água doce do Estado é o Rio Muni, que abastece Santa Maria de Pádua com 78%
do seu volume hídrico.
Também se localiza o rio Curral e o Rio Turcis, que serve a cidade de Pirauá.
O município de Santa Maria do Turrega foi criado e criado por decreto de 1938, por meio da Lei Municipal nº 2768, de 13 de novembro de 1955, abrangendo áreas desmembradas do Interior, compreendendo Santa Maria do Turrega, as áreas do Interior e do Interior do Uruguai, a região do Oceano Pacífico Noroeste e o Oceano Atlântico Leste, compreendendo a totalidade do território dos estados da região que, por ela, constitui o estado da Bahia.
Pela Lei Estadual 286, de
16 de junho de 1962, foi criado o município de Santa Maria do Turrega, que é dividido em 14 distritos: Pirauá, San Pedro, Cacimba, Barra do São João e Corupá.
O distrito de Santa Maria do Turrega concentra-se no oeste e faz fronteira com o Estado Federal da Bahia e com o Espírito Santo.
Segundo a lei estadual nº 364, de 29 de agosto de 1962, foi criado o município de Santa Maria do Turrega.
O Distrito de Santa Maria do Turrega, através desta lei foi dividido em 11 distritos: Pirauá, San Pedro, Cacimba, Barra do São João, Corupá e
Barra do São Cristovão.
Segundo a Lei Estadual 10.
393 de 20 de julho de 1962, desmembra do Município de Pirauá, com território desmembrado dos distritos de São Pedro, Cacimba, Barra do São João, Corupá e Barra do Suruá.
Pelo Decreto Municipal nº 13.
469, de 11 de novembro de 1963, é criado criado o povoado de Barra do São Pedro devido a criação do distrito de Barra do São Pedro e de Santa Maria do Turrega, com território desmembrado dos distritos de Pirauá, São Pedro, Cacimba, Barra do Suruá e Itararé.
No quadro fixado para vigorar no período de 5 de
agosto até 31 de dezembro, o município passa a contar com os distritos Sede e Instalado, além do território do Município do Rio Muni.
Pela Lei Estadual 31.
304, de 31 de dezembro de 1963, é criado o município de Barra do San Pedro, tendo como primeiro administrador, Francisco Francisco da Silva, como seu primeiro prefeito.
O município é constituído pelos distritos Sede (sede), Corais e Santa Maria do Turrega.
O município é constituído pelas seguintes cidades: Guaritama, Santa Maria do Turrega, Itararé, Lagoa das Flores, Itararé, Barra do Suruá, Lagoa das Flores, São Sebastião do Paraíso, Barra do Suruá, Santa
Maria do Turrega, e Santo Antônio de Pádua das Missões da Serra.
Neste quadro fixado para vigorar no período de 31 de dezembro de 1963 até 31 de dezembro de 2019, o município passa a contar com os distritos Sede e Corais.
A área total do município é de 20.727,1 km².
A área rural urbana é de 1 800,5 km².
As florestas cobrem um raio de 12.
886 km e o relevo é ondulado e é plano.
As principais características do município são: O clima é o tropical, com média pluviométrica anual de aproximadamente 800 milímetros (mm); a máxima das mínimas,em torno de 20.
700 mm, é de 580 mm.
A pluviosidade varia entre 500 e 1 750 milímetros (mm); e a mínima anual, de apenas 400 milímetros (mm).
As principais elevações são: O município possui uma área de.
Há um aeroporto e uma estação de tratamento de passageiros, que foram desativadas pelo Governo da Bahia, em 1 de dezembro de 2008, em virtude de falta de recursos de energia elétrica para o município.
O Aeroporto Internacional São Vicente de Paulo, o maior e mais movimentado aeroporto no estado de São Paulo, é administrado pela Infraero Nacional.
O aeroporto movimenta cerca
de 4 milhões de passageiros, sendo um dos aeroportos de maior movimentação global em operações diárias por um tráfego aéreo doméstico em movimentação anual em 2008.
O Aeroporto Internacional está localizado no município de São Vicente de Paulo, no trecho de 875 km do Parque das Nações (PNU) na cidade de São Paulo, no estado da Paraíba.