Winuniquecasino Csgo Esporão (Patos de São Luís, Bahia, 10 de julho de 1888 - São Paulo, 27 de novembro de 1948) foi um poeta brasileiro.
Nasceu na Fazenda Tabocas, com o nome de João Pinheiro dos Reis, filho de Joaquim Pinheiro de Carvalho e de Joaquina Pinheiro de Carvalho.
Formadoroleta brasileira blazerFilosofia, Letras, Ciências, e Letras,roleta brasileira blazer1899, passou a dedicar-se ao magistério.
Iniciou seus estudos, entretanto, colaborando para o periódico "A Província", do qual permaneceu apenas um curto período,roleta brasileira blazer1908.
Após a primeira edição, sob o título de "A Província", a "Gazeta das Letras" nomeou-o secretário.Posteriormente, foi
a redator e chefe regional da "Revista Brasileira de Letras", "Revista Norte-Brasileira", "Jornal da Província", "Folha de S.
Paulo", e "Jornal da Tarde".
Em fevereiro de 1910, foi nomeado sócio efetivo da Comissão de Instrução da Província, o que lhe permitiu a ascensão de seu cunhado a diretora daquela pasta.
Em 1912, foi nomeado secretário do "Diário de Notícias" e "A Província".
Em agosto daquele ano, foi escolhido presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, e do respectivo "Jornal da Tarde.
" Permaneceu neste periódico por dois anos.
Nesse tempo publicou sobre temas de interesse geral e de caráter nacional
e universal, além de alguns poemas, eroleta brasileira blazer1915 publicou ainda vários ensaios, como "O Caramurus Dolac", "O Caramuru", "Um Caramuru de Cordas", "Duas Almas", "Cinco Palavras de Antônio Marcos de Moraes".
Escreveu sobre "A Vida", contos de caráter político, e uma biografia da família de Cícero, a única pertencente à família Pinheiro de Carvalho, no "O Caramuru",roleta brasileira blazer1910.
Fundador e editor do jornal "Estado de São Paulo",roleta brasileira blazer1909, e de grande importância para a educação, foi um dos fundadores da revista "Na Província", também de viés nacionalista e social.
Escreveu também o "Jornal da Província", "Folha deS.
Paulo", "O Primeiro de Janeiro" e outros periódicos, além de uma tradução para o português da "Folha de S.
Paulo", que a era publicada entre 1916 e 1925.
Foi sepultadoroleta brasileira blazerSão Marcos, na cidade-natal deroleta brasileira blazerfamília, no cemitério Campo da Morte.
Em seu "O Caramuru", o escritor,roleta brasileira blazerseus escritos, exprime as tendências nacionalistas do café, da industrialização, da imigração e da decadência, e as críticas.
Para ele, essa era uma época da nação e seu estado.
Em suas composições, a classe média (que englobaia o norte de Minas Gerais e Minas Gerais) representava o que prevaleceria de formadiferente.
Ao longo das suas palestras, foi constantemente elogiada pela elite intelectual brasileira, a maioriaroleta brasileira blazergrande importância.
Emroleta brasileira blazerprodução literária, fez uso de técnicas modernas da tipografia, tipografia por baixo custo, recursos de edição e montagem de materiais, e criou o que hoje conhecemos como o "Caramuru".
Para o "Coenir da Bahia" o pensador foi o intelectual brasileiro José do Patrocínio Neto, que traduziu "O Caramuru", numa edição do então jornal Correio da Bahia, no início de julho daquele ano.
Para "Diário de Notícias", publicou artigos nos intervalos de 5 a 10 diasroleta brasileira blazermédia,roleta brasileira blazersessão, de
3 a 12 de agosto, masroleta brasileira blazergeral semanal, ao domingos, e ainda o "Jornal de Esportes" (Jornal do Comércio) e o "Diário de Notícias", com periodicidade variável.
A maioria dos seus livros foram traduzidos para o português (na língua materna) pela editora Companhia de Jesus de Jesus, do qual se destacou seu nome, embora também tenha divulgado alguns poemas, como, "Memórias de Minha Minha mãe", "Minha História", "Meu Sonho, Meu Trabalho", e "Minha Vida, Minha Hora, Minha Pobredade".
Para além de suas publicações no jornal, participou ainda de algumas palestras, como a da Sociedade Brasileira de Escritores,roleta brasileira blazer"Uma
Família Perdida",roleta brasileira blazer"O Brasil e a história da literatura", e o "Primeiro de Abril", organizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Brasileiros,roleta brasileira blazer"As Memórias de minha mãe".
Sua carreira literária e literária foi marcada por dois lançamentos: o de 1917, no qual apresentou contos e poesias, e, principalmente, de contos publicadosroleta brasileira blazerjornais alternativos.
Deixou também algumas contribuições para o periódico "A Província", também da companhia "O Caramuru", e o único periódico brasileiro, na área do teatro.
Por mais de 30 anos, recebeu homenagem de grande parcela da crítica literária e da academia da Universidade de Columbia.Em um
discurso entregue no Congresso de Matemáticos Franceses de Rio Brancoroleta brasileira blazer1920, publicou o "Manifesto sobre o Mundo Contemporâneo",roleta brasileira blazerreferência ao movimento nacionalista que surgiu na Europa na segunda metade dos anos 1960.
Também na década de 1920, foi agraciado por grandes jornais e intelectuais com o Prêmio Jabuti, por este autor.
Entre outras homenagens, foi a medalha de cavaleiro da Ordem