POKER FECHADO
Número de jogadores e de cartas
Nos Estados Unidos utiliza-se um baralho. No Brasil as cartas de valor mais baixo4️⃣ são retiradas, de acordo com o número de participantes. Com quatro ou menos participantes utilizam-se as cartas do 7 ao4️⃣ Ás; com cinco jogadores, do 6 ao Ás. Para cada jogador a mais no grupo, uma outra carta será acrescentada.4️⃣ Podem haver de dois até oito jogadores.
Valores das mãos
Os valores do jogos ou mãos, em p2w poker ordem decrescente, são os4️⃣ seguintes:
1) Straight Flush: cinco cartas do mesmo naipe, em p2w poker seqüência. O Straight Flush mais alto, chamado Royal Straight Flush,4️⃣ é formado por Ás, Rei, Dama, Valete e Dez. O menor, dependendo da menor carta utilizada (6 ou 7), é4️⃣ 10, 9, 8, 7 e Ás ou 9, 8, 7, 6 e Ás. Entre dois ou mais flusches, ganha o4️⃣ que for encabeçado pela carta mais alta.
2) Quadra: quatro cartas do mesmo valor - 4 Ases, 4 Reis etc. Entre4️⃣ duas ou mais quadras, ganhará a que for formada pelas cartas mais altas.
3) Flush: cinco cartas do mesmo naipe, que4️⃣ não formam seqüência. Se houver dois ou mais flushes, ganhará o que for encabeçado pela carta mais alta; se estas4️⃣ forem iguais, considerar-se-á a segunda maior, a terceira, se houver necessidade, e assim por diante. Só haverá empate se as4️⃣ cinco cartas de dois jogadores tiverem os mesmos valores.
4) Full hand, full house ou full: um terno (três cartas do4️⃣ mesmo valor) e um par. Exemplo: Dama, Dama, Dama, 9 e 9. Entre dois fulls ganhará aquele que tiver o4️⃣ terno maior.
5) Seqüência ou straight: cinco cartas em p2w poker seqüência, independentemente dos naipes. Entre duas seguidas, ganhará a que for4️⃣ encabeçada pela carta de maior valor. Exemplo: A, R, D, V, 10 e 10, 9, 8, 7, Ás (valendo como4️⃣ seis) - vence a primeira.
6) Trinca: três cartas do mesmo valor. Ganha a trinca mais alta.
7) Dois pares: duas cartas4️⃣ do mesmo valor, outras duas do mesmo valor e uma quinta carta qualquer. Exemplo: 10, 10, 7, 7 e Ás.4️⃣ Se dois jogadores tiverem dois pares, ganhará aquele que tiver o par maior. Se este empatar, considerar-se-á o segundo par.4️⃣ Se este também empatar, ganhará quem tiver a quinta carta maior.
8) Um par: duas cartas do mesmo valor e outras4️⃣ três cartas de valores diferentes entre si. Exemplo: Rei, Rei, 9, 7, 6. Quando dois jogadores tiverem um par, ganhará4️⃣ quem tiver o par de maior valor. Se ambos tiverem o mesmo par, serão consideradas as cartas restantes. Exemplo: 8-8-Ás,4️⃣ 10, 9 ganha de 8-8-Ás-10, 7. Se todas as cartas de duas mãos forem exatamente iguais, as fichas apostadas serão4️⃣ divididas.
Embaralhamento e distribuição
Antes de iniciar o jogo, os jogadores devem estabelecer o valor do cacife, ou seja, as fichas necessárias4️⃣ para as apostas que serão feitas no correr do jogo. O primeiro carteador será aquele que tirar a carta mais4️⃣ alta, sorteada apenas para efeito de distribuição das cartas. A seguir, será substituído a cada rodada pelo jogador mais à4️⃣ esquerda. Antes da distribuição as cartas devem ser embaralhadas no mínimo três vezes. Qualquer jogador pode participar do embaralhamento, desde4️⃣ que peça ao carteador que será, porém, o último a embaralhar. O baralho deve ser oferecido ao jogador da direita4️⃣ para o corte. Se este não quiser, qualquer outro jogador poderá cortar. As cartas serão cortadas uma única vez, a4️⃣ menos que ocorra alguma irregularidade. Se alguma carta virar durante o corte, as cartas deverão ser novamente embaralhadas e dadas4️⃣ a cortar. Se nenhum jogador cortar, o carteador não poderá mais embaralhar e deverá proceder à distribuição. A distribuição é4️⃣ feita no sentido horário, uma por vez, fechadas, cinco para cada jogador. As cartas que sobrarem ficarão ao lado do4️⃣ carteador, para serem usadas posteriormente.
Desenrolar do jogo
Antes de receber cartas, cada participante deposita um "pingo" no centro da mesa. Estas4️⃣ fichas serão disputadas durante o jogo. O jogo corre, como a distribuição de cartas, no sentido horário (da esquerda para4️⃣ direita). Assim, o jogador à esquerda do carteador será o primeiro a falar. As opções são as seguintes:
1) Pensa que4️⃣ não conseguirá formar um bom jogo e "passa" ou "sai" , pondo duas cartas fechadas sobre a mesa;
2) Diz "mesa",4️⃣ para verificar a situação dos demais, antes de apostar. Com isso, transfere o direito de falar em p2w poker primeiro lugar4️⃣ ao jogador à p2w poker esquerda, conservando o direito de falar posteriormente, se alguém "abrir";
3) gosta de seu jogo e faz4️⃣ uma aposta inicial.
Às vezes o limite das apostas não é estabelecido, mas em p2w poker geral as apostas são combinadas antes4️⃣ do início do jogo, fixando-se o limite mínimo e o máximo. Se o primeiro jogador "passar" ou disser "mesa", o4️⃣ segundo terá as mesmas opções, e assim por diante, até chegar ao carteador. Se todos passarem, as cartas serão reunidas4️⃣ e o segundo jogador da mesa procederá a nova distribuição.
As fichas continuarão na mesa e serão apontadas pelos novos "pingos".4️⃣ Se o primeiro jogador apostar, o segundo terá de decidir se acompanha, sai ou aumenta a aposta (repique). Se algum4️⃣ jogador repicar, qualquer outro poderá contra-repicar (aumentar novamente a aposta). Se alguém abrir e os outros apenas acompanharem, o abridor4️⃣ não poderá repicar a própria aposta inicial.
Se alguém repicar ou contra-repicar, os que já acompanharam terão de decidir se desejam4️⃣ completar suas apostas ou se desejam sair. Para participar, todos deverão ter apostado a mesma quantidade de fichas. Se algum4️⃣ jogador disse "mesa" inicialmente, após a "abertura" terá de decidir, na p2w poker vez de falar, se deseja acompanhar ou se4️⃣ prefere sair.
Quando as apostas terminarem os jogadores que continuarem no jogo poderão trocar cartas. Esta troca é feita uma única4️⃣ vez. É raro algum jogador desejar trocar quatro cartas, pois isto reduziria a possibilidade de melhorar a mão. Em p2w poker4️⃣ alguns lugares só se permite a troca de quatro cartas ao primeiro jogador. Em p2w poker geral os jogadores trocam uma,4️⃣ duas ou três cartas. Se alguém receber um jogo feito, não precisará trocar cartas.
O carteador distribuirá as novas cartas, utilizando4️⃣ as que haviam sobrado na distribuição inicial, mais as recolhidas dos que "saíram", embaralhando-as novamente e dando-as a cortar, sempre4️⃣ em p2w poker sentido horário, de acordo com o pedido de cada jogador. Na p2w poker vez de pedir, cada jogador deverá4️⃣ anunciar quanta cartas deseja, destacando de p2w poker mão igual número de cartas, jogando-as fechadas sobre a mesa, antes de receber4️⃣ as novas. Se as cartas não forem suficientes para as trocas, o carteador recolherá as cartas já descartadas, embaralhando-as, para4️⃣ distribuí-las aos que ainda não trocaram cartas.
Segunda rodada - Já com o novo jogo, o jogador que iniciou as primeiras4️⃣ apostas, isto é, quem abriu o jogo, deverá ser o primeiro a falar. Se houver repiques, o último repicador falará4️⃣ primeiro. Poderá dizer "mesa" ou apostar. O seguinte poderá dizer "mesa", se o primeiro também o fez, ou sair, acompanhar4️⃣ a aposta ou aumentá-la. Se todos disserem mesa, quem tiver o melhor jogo recolherá as fichas.
Se houver apostas (simples, repicadas4️⃣ ou contra-repicadas), os que ficarem no jogo verificarão entre si quem tem a melhor mão. Se algum jogador apostar e4️⃣ nenhum dos outros pagar , recolherá as fichas sem mostrar seu jogo. A abertura mínima, na primeira distribuição, é um4️⃣ par de Valetes; se todos passarem, na segunda, par de Damas, e assim por diante, até chegar a dois pares.4️⃣ Em p2w poker alguns círculos a abertura é livre.
O blefe é um recurso muito empregado no Poker, tendo por finalidade ganhar4️⃣ com jogo pequeno, fingindo ter um grande jogo. Isto é feito por meio de aposta elevadas; se os demais tiverem4️⃣ jogo fraco ou apenas razoável, não pagarão e, nesse caso, o blefador não precisará mostrar suas cartas. O blefe exige4️⃣ experiência e sangue frio.
O blefador sistemático, que fica conhecido por nunca blefar, também levará desvantagem, pois quando apostar, ninguém pagará,4️⃣ sabendo que seu jogo é muito grande. É preciso saber dosar e variar, não estabelecendo um padrão de jogo.
Variações
Escuro é4️⃣ uma variante no sistema de aposta. O "pingo" inicial é, por convenção, proporcionalmente crescente. O carteador põe uma ficha, o4️⃣ primeiro à p2w poker esquerda porá duas, o seguinte quatro etc. Para o jogo não ficar muito violento, o escuro geralmente4️⃣ é feito por três ou quatro jogadores apenas. O último a pingar é chamado de "dono do escuro" ou "escurante".
Ele4️⃣ terá o direito de aumentar as apostas, se quiser, antes da troca de cartas. Assim, distribuídas as cartas, o jogador4️⃣ seguinte ao escurante deverá decidir se acompanhará o jogo; se desejar fazê-lo, porá na mesa o mesmo número de fichas4️⃣ que o escurante. Da mesma forma agirão os outros. Os que já tiverem pingado uma ou duas fichas, deverão completar4️⃣ ou sair, perdendo o que já jogaram.
O carteador, antes de proceder à troca de cartas, deve consultar o escurante, pois4️⃣ este poderá aumentar as apostas. Após a troca, o dono do escuro será o último a falar e só terá4️⃣ direito a aumentar qualquer aposta que seja feita pelos demais. Se o escurante repicar, o contra-repique será livre.