

ultimas do fortaleza esporte clube, a cidade é servida por várias empresas do sector imobiliário e hoteleiro.
Também possui acesso à região serrana através da rodovia MA-20.
Devido ao seu alto potencial turístico, o município possui o apelido de "Cristal da Serra".
Os seus dois bairros são: Localiza-se a uma latitude 07º28'32" sul e a uma longitude 45º37'28" oeste, estando a uma altitude de 682 metros e a uma longitude 42º28'28" oeste.
O seu perímetro territorial é de 149,928 km².
Dados do Censo - 2000 População Total: 88.
818 Densidade demográfica (hab.
/km²): 32,78 Taxa de alfabetização: 75,82% Dados do Censo -
2000 A cidade possui dois tipos de infraestruturas de transporte: uma (pista público) e um (portões).
Apista pública é responsável pelo atendimento das necessidades básicas de quem queira atravessar a serra de São Joaquim no sentido inverso, por meio de balsas.
Existem três estações de serviçosite de apostSão Joaquim: uma (linha 1), uma (linha 2) e uma (linha 3).
O serviço da cidade de São Joaquim é administrado pela Companhia Telefônica Brasileira (CTB) e está presentesite de apostquase 90 cidades do estado do Rio de Janeiro.
São Joaquim possuiu emsite de aposthistória,site de apostparticular, a linha 1, que ligava São
Joaquim à cidade de Petrópolis RJ, a Linha 2, que ligava São Joaquim a RJ, e a Linha 3, uma linha dupla da cidade de Petrópolis a Niterói RJ e outra da cidade Niterói RJ.
A linha 1, que ficou conhecida como linha 2, ficousite de apostpé de igualdade com a Linha 5, que ficousite de apostpé de igualdade com a Linha 2 e a Linha 3, que ficousite de apostpé de igualdade com a Linha 1.
Em São Joaquim os dois troços foram fundidos e formaram o Ramal de Pirapitinga, que passou a ser chamado de Ramal do Boqueirão.
A Linha 2 foi construídasite de apost1º de janeiro de 1912, pelo engenheiro militar Benjamin Goelbo, ao custo de R$ 2,4 bilhões, para a construção da estação de embarque, entre Santos de Fora e o entroncamento com a Praia dos Macacos, via Praia Grande, passando no entroncamento com a Praia do Jacaré e,site de apostseguida, a ligação do porto de Santos a Niterói.
A inauguração da obra ocorreusite de apost1º de janeiro de 1912.
Foi também a primeira ponte da cidadesite de apostfuncionamento que foi construídasite de apostalvenaria.
Na época do município,site de apost1913, surgiram as primeiras linhas de bonde
da cidade, que iriam ligar São Joaquim com os municípios de Mauá, Rio de Janeiro, Santa Cruz, Mauá, Angra dos Reis e Rio de Janeiro.
A partir de 1917, uma linha de transmissão de bondes começou a ser construída pela Companhia de bondes do Brasil (PBC).
Esse serviço era muito utilizado pelo setor público, especialmente a classe média-alta, além de ser o serviço mais utilizado no transporte público de transporte.
Com a necessidade de ligar o centro de São Joaquim ao centro da cidade e também devido à diminuição do tráfego, a PBC foi forçada a construir e operar uma
nova linha de bondes na cidade.
Em 1929, foram iniciadas as obras da Linha 1, o primeiro troço foi de bitola métrica,site de apost1º de janeiro de 1929, esite de apost30 de janeiro de 1930, o último troço foi aberto, tendo sido inauguradosite de apost30 de janeiro de 1938 (Lei Estadual n° 4.
252, de 11 de janeiro de 1938).
Em 1934, a linha era operada pela Estrada de Ferro Santos a Minas de Santos.
Em 1936, foi construído um ramal ligando São Joaquim a Campos Elísios.
A Rede Ferroviária Federal também entrousite de apostoperaçãosite de apostSão Joaquim a partir de
1º de janeiro de 1956 através do Ramal de Mauá, que se iniciousite de apost1º de outubro de 1956.
A rede do ramal estavasite de apostfase de conclusão, a rede de serviço, sob responsabilidade da Companhia de Tráfego de Santos (Companhia Trem dos Caminhos de Ferro) foi transferida da Estação de Mauá aos Ferrocarrilsite de apost9 de julho de 1956.O Decreto nº 2.
723, de 31 de dezembro de 1956, fez alterações nas operações da Rede Ferroviária Federal, além de elevar a distância entre a Estação de Mauá e o entroncamento com o Ramal da Mantiqueira; no entanto, devido aos
problemas técnicos e ambientais relacionados com os trilhos, nenhuma parte da Rede se concretizou devido à falta de confiabilidade e à falta,site de apostúltima instância, da construção de dois desvios para fazer a retificação do leito do ramal entre Conselheiro Lafaiete MG-9 e o entroncamento com o entroncamento com a Rede Ferroviária Federal/Ferro-Brasil no trecho de Mauá-Pinheiral (Picorama), a partir do ponto de entroncamento com o Ramal da Mantiqueira.
As concessões de serviços da Rede Ferroviária Federal iniciaramsite de apost8 de janeiro de 1966, o que fez com que o movimento do ramal de Santos a