Corrida profissional de ciclismo
O ciclismo é a prática de se usar uma bicicleta, seja como na modalidade ou na forma 🍏 de locomoção.[1]
Foi na Inglaterra, em meados do século XIX, que o ciclismo surgiu, época em que o aperfeiçoamento do veículo 🍏 possibilitou o alcance de maiores velocidades.
O ciclismo esportivo é regido por diversas regras, e geralmente enquadra-se em quatro categorias: provas 🍏 em estradas, provas em pistas, provas de montanha (Mountain Bike ou MTB) e BMX e é praticado com diversos tipos 🍏 e modelos de bicicletas.
Na modalidade de Mountain Bike existem várias categorias que são divididas em mais ou menos radicais, e 🍏 são elas: cross country, em todo o tipo de terreno, de preferência no monte, seja a subir, plano ou a 🍏 descer; o Freeride, com um andamento mais extremo em que se dá preferência a saltos e descidas; o Downhill, que 🍏 é a versão mais extrema e perigosa do MTB que consiste somente em descer, normalmente a velocidades altas, sendo este 🍏 praticado tanto no monte ou em cidade (o chamado downhill urbano ou DHU).
Em termos de saúde, o ciclismo é uma 🍏 atividade rítmica e cíclica, ideal para desenvolvimento dos sistemas de energia aeróbico e anaeróbico, dependendo do tipo de treinamento aplicado.
Desenvolve 🍏 o sistema cardiovascular dos praticantes, sendo ainda indicado por médicos especialistas como ótimo exercício para queima de gordura corporal e 🍏 desenvolvimento de resistência de força muscular de pernas, em treinamentos.
O mundo moderno inventou também o ciclismo estático, ou seja, a 🍏 prática do ciclismo em bicicletas ergométricas e em locais fechados, casa, academia, clube, etc.
, um exercício aeróbico alternativo e seguro 🍏 ideal para indivíduos que desejam maior segurança, sustentação e facilidade de manejo do que o ciclismo de estrada ou de 🍏 pista, e é indicado para pessoas que apresentam determinados tipos de lesões de joelhos, quadris, coluna e que não podem 🍏 caminhar.
História do ciclismo [ editar | editar código-fonte ]
O Ciclismo surgiu a partir de 1890.
Entre 1890 e 1900 nasceram grandes 🍏 provas, que ao longo dos anos se tornaram clássicos, alguns ainda existem hoje como o Liège-Bastogne-Liège.
Em 1891 acontece a primeira 🍏 grande prova de Audax, ou "Randonneurs", entre Paris e Brest (na França), ida e volta, num total de 1200 Km.
A 🍏 prova é a mais tradicional do ciclismo mundial e não tem caráter competitivo.
Os participantes correm contra o tempo, com diversas 🍏 regras, para chegar ao final em uma longa prova de logística e superação.
Atualmente, para poder participar dos 1200 Km, o 🍏 ciclista deve conseguir realizar num mesmo ano, as provas de 200, 300, 400 e 600 Km, ganhando o chamado "brevet" 🍏 para realizar o 1200 Km.
No Brasil essa prova é realizada desde 2003 com autorização do Audax Club Parisien.
Em 1893 foi 🍏 feito o primeiro Campeonato (CM) Mundial, com provas de sprints e meio fundo, exclusivamente para os corredores amadores do mundo.
O 🍏 ciclismo faz parte do programa olímpico desde a primeira edição moderna dos jogos de Atenas, em 1896, quando os eventos 🍏 realizados eram apenas em pistas, com bicicletas extremamente aerodinâmicas.
Até os Jogos de 1984 em Los Angeles teve apenas a participação 🍏 masculina.
As mulheres começaram a participar dos eventos de estrada nas Olimpíadas de Seul, em 1988.
Na Olimpíada de Atlanta, 1996, foi 🍏 adicionada a modalidade de ciclismo de montanha (cross-country), practicado em Mountain Bikes.
Nos Jogos Olímpicos de Pequim, 2008, foi adicionado outra 🍏 modalidade desta disciplina "BMX SX" (BMX Supercross), que incorpora novas dificuldades como uma rampa mais íngreme e com saltos maiores, 🍏 com uma velocidade considerável.
Paraciclismo é um esporte que deriva do ciclismo, destinado a pessoas com deficiência.
Sua prática é realizada com 🍏 a utilização de uma handbike, que é uma espécie de triciclo pedalado com as mãos.
No velódromo, as bicicletas não têm 🍏 marchas e a competição acontece em uma pista oval que varia entre 250 e 325 metros de extensão.
Velocidade em todas 🍏 as provas é fundamental.
Na estrada, os ciclistas de cada categoria largam ao mesmo tempo.
As competições são as mais longas da 🍏 modalidade, com até 120 km de percurso.
As disputas contra-relógio exigem mais velocidade que resistência.
Os atletas largam de um em um 🍏 minuto, pedalando contra o tempo.
Nesta prova a posição dos ciclistas na pista não diz, necessariamente, a colocação real em que 🍏 se encontram, pois tudo depende do tempo.
No Brasil, a modalidade é administrada organizada pela Confederação Brasileira de Ciclismo.
categoria com imagens 🍏 e outros ficheiros sobre Commons possui umacom imagens e outros ficheiros sobre