Trekking
Trekking é uma palavra de origem sul-africana que significa seguir um trilho[1] ou o chamado percurso pedestre e fazê-lo a🌟 pé.
Como desporto está inserido na modalidade de caminhada ou/e trilha.
Só há quem não lhe chame de caminhada porque é talvez🌟 mais competitiva, é longa e implica dormir "fora", em abrigos ou tendas, mudando de lugar como se de um excursionista🌟 ou um peregrino a pé se tratasse, enquanto numa vulgar ou mais comum se regressa ao ponto de partida para🌟 passar a noite[1], no fim, é um passeio na Natureza por mais que um dia seguido.
O prazer da caminhada proporcionado🌟 nas provas de trekking e a possibilidade de desfrutar paisagens inéditas, que não estão ao alcance de qualquer um; uma🌟 sensação de privilégio de ir a lugares aonde poucos chegam, o de ver coisas que poucos viram; o de superioridade,🌟 força, autoconfiança e autoconhecimento.(Beck, 1994).
Enduro a pé de regularidade [ editar | editar código-fonte ]
O Enduro a pé de regularidade🌟 é uma das formas de se praticar Trekking.
Este é um esporte constituído de provas onde se devem percorrer trilhas preestabelecidas🌟 em planilhas que fornecem informações como figuras representativas sobre o caminho, direções para navegação por bússola, velocidade de caminhada e🌟 comprimento dos trechos do percurso.
Os desenhos ajudam a identificar o percurso a ser seguido.
Esses desenhos podem representar árvores caídas, cercas,🌟 rios, mata-burros, porteiras, construções, etc.
A velocidade média em cada trecho geralmente é fornecida em metros por minuto e o comprimento🌟 de cada trecho em metros.
Em 1986, no estado de Minas Gerais, aconteceu a primeira prova de rally a pé de🌟 regularidade do mundo, que se chamava Rally Bamba.
A prova contou com a participação de mais de 1500 atletas e teve🌟 pixbet 2024 largada no sábado desde a praça do Papa, em Belo Horizonte, rumo a Macacos no município de Nova Lima🌟 e com retorno a praça do Papa no domingo.
Fonte: Globo Esporte (2013) e Iron Adventure
Em 1992, a modalidade [rally a🌟 pé] foi para São Paulo, com a Copa Paulista de Tracking e, a partir daí, passou-se a ter as competições🌟 no Rio de Janeiro, Espírito Santo e, depois Rondônia.
Fonte: Globo Esporte (2013)
As competições de Enduro a Pé acontecem baseadas nas🌟 regras dos outros tipos de enduros.
Todos os participantes têm que passar pelos postos de controle instalados no decorrer da prova.
Fonte:🌟 Globo Esporte (2013)
As equipes comumente utilizam equipamentos como bússola, calculadora, Palm top, equipamentos digitais ou analógicos para contabilizar passos durante🌟 a prova e também notebooks.
Geralmente proíbe-se o uso de equipamentos capazes de medir distâncias: canetas laser, ultra-som, trenas, réguas, GPS,🌟 entre outros.
Também se proíbe o uso de aparelhos ou recursos de comunicação como telefones celulares, rádio, internet, dentre outros.
Para a🌟 verificação da regularidade utiliza-se Postos de Controle - também conhecidos como PCs - posicionados aleatoriamente ao longo do percurso.
Os postos🌟 de controle podem operar de uma das seguintes formas:
equipamentos electrónicos de registo o quais se conecta um pequeno dispositivo que🌟 identifica a equipe (também conhecido como chip ) e que permite armazenar informações sobre o desempenho durante a prova.
Geralmente o🌟 chip é um Pendrive, isto é, uma Memória_Flash que se pode conectar a uma interface USB.
) e que permite armazenar🌟 informações sobre o desempenho durante a prova.
Geralmente o é um Pendrive, isto é, uma Memória_Flash que se pode conectar a🌟 uma interface USB.
receptores de GPS capazes de registar o horário de passagem de cada equipe em determinados pontos do percurso.
organizadores🌟 da prova que registam o horário de passagem da equipe.
Actualmente em desuso devido ao fato de os recursos electrónicos permitirem🌟 maior imparcialidade no registo e apuração das provas.
Os PCs podem ser dos seguintes tipos:
tempo: registam o horário de passagem da🌟 equipe;
virtual: a equipe deve informar a distância entre uma determinada referência do percurso e o ponto onde se encontra este🌟 PC;
roteiro: verifica se a equipe cumpriu precisamente o trajecto especificado na planilha;
erro: penaliza a equipe que descumprir o percurso informado🌟 na planilha.
As equipes podem ter de 3 até 6 membros que desempenham principalmente, mas não se limitando, a uma das🌟 seguintes actividades:
Navegação: interpretação das informações espaciais e temporais, fornecida pela organização por meio da planilha da prova e outros documentos,🌟 para se definir o processo de deslocamento do participante ao longo do trajeto planejado.
interpretação das informações espaciais e temporais, fornecida🌟 pela organização por meio da planilha da prova e outros documentos, para se definir o processo de deslocamento do participante🌟 ao longo do trajeto planejado.
Cálculo: realização das contas necessárias para que a equipe se mantenha na velocidade média exigida pela🌟 planilha e cronometragem do tempo utilizado para cumprir cada trecho do percurso.
realização das contas necessárias para que a equipe se🌟 mantenha na velocidade média exigida pela planilha e cronometragem do tempo utilizado para cumprir cada trecho do percurso.
Contagem de passos:🌟 determinação da distância percorrida e da velocidade ideal da caminhada.
Também cabe ao contador de passos juntamente com calculista controlar a🌟 velocidade das passadas, isto é, a velocidade média.
determinação da distância percorrida e da velocidade ideal da caminhada.
Também cabe ao contador🌟 de passos juntamente com calculista controlar a velocidade das passadas, isto é, a velocidade média.
Registo de tempo e distância nos🌟 postos de controle: marcação do horário em que a equipe está passando pelo PC (PC de tempo) ou da distância🌟 medida de determinado percurso (PC virtual).
O responsável por essa actividade é geralmente conhecido como chipeiro, pois é quem carrega o🌟 chip para o registo junto aos PCs.
Apuração de resultados [ editar | editar código-fonte ]
A pontuação geralmente é atribuída na🌟 forma de pontos cumulativos referentes ao atraso ou adiantamento durante o percurso.
Também se atribui pontos pelas marcações indevidas de PCs🌟 de erro, pela não marcação de PCs de roteiro ou por medida de distância errónea em PCs virtuais.
No Brasil, geralmente,🌟 penaliza-se com um ponto a cada segundo atrasado e/ou a cada metro a mais ou a menos medido em PCs🌟 virtuais ou dois pontos a cada segundo adiantado.
Ganha a prova a equipa que ao cumprir correctamente o percurso informado na🌟 planilha e no tempo esperado para as velocidades estipuladas, isto é, a equipa que obtiver o mínimo de penalidades.
Referências