Existe relativo consenso na produção científica brasileira que as características modernas do esporte podem ser identificadas a partir das escolas🌝 públicas inglesas no final do século XIX.
Porém, pouco se sabe sobre o contexto da transformação das práticas para o esporte🌝 e seus novos significados sociais, que inclusive influenciaram Pierre de Coubertin na "recriação" dos Jogos Olímpicos modernos.
Por isso, o objetivo🌝 deste artigo é aglutinar subsídios da produção acadêmica em inglês sobre o contexto no qual se deu a transformação das🌝 práticas esportivas nas escolas públicas inglesas no século XIX, bem como sobre os novos significados que essas práticas passaram a🌝 ter e suas influências em Pierre de Coubertin.
Argumentamos que as condições sociais dessa fase de transição influenciaram diretamente nos novos🌝 significados que o esporte passou a adquirir, provocando significativos impactos para o desenvolvimento do fenômeno esportivo no século XX e🌝 XXI.
INTRODUÇÃO
Na produção científica brasileira dos estudos socioculturais do esporte, existe uma ampla aceitação e reprodução do entendimento que a "origem"🌝 do esporte moderno se deu nas grandes escolas públicas inglesas no final do século XIX.
A incorporação dessa compreensão pode ter🌝 se dado de maneira significativa pela dificuldade de acessar fontes primárias nesses locais e de uma ausência de estudos que🌝 refutem essa tese.
Outro fator relevante pode ser a influência de autores como Norbert Elias - especialmente na produção com Eric🌝 Dunning - e Pierre Bourdieu nos estudos socioculturais do esporte no Brasil (MEDEIROS; GODOY, 2009MEDEIROS, C.C.C.de; GODOY, L.
As referências de🌝 Pierre Bourdieu e Norbert Elias na: Revista Brasileira de Ciências do Esporte mapeando tendências de apropriação e de produção de🌝 conhecimento na área da Educação Física (1979-2007).
, Revista Brasileira de Ciências do Esporte São Paulo,v.30, n.2, p.199-214, 2009.
; DIAS, 2010DIAS,🌝 C.
A sociologia figuracional e os estudos do esporte.
Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Porto Alegre,v.31, n.2, p.155-169, 2010.
), que corroboram🌝 essa origem e tornam-se referências diretas para esse argumento.
Por exemplo, Bourdieu argumenta sobre a necessidade de se conhecer a genealogia🌝 dos objetos de estudo para compreender o alcance de pixbet 2024 especificidade na sociedade, mas o próprio autor alega parecer ser🌝 "indiscutível" que a transição entre jogo e esporte aconteceu nas escolas públicas inglesas.
Ainda conforme pixbet 2024 descrição, nesses locais existiram uma🌝 "mudança de significado e função" mais apropriadas aos valores (ou melhor, ao ethos, para sermos compatíveis com pixbet 2024 conceituação) da🌝 aristocracia burguesa (BOURDIEU, 1983BOURDIEU, P.
Como é possível ser esportivo? In:BOURDIEU, P.
Questões de Sociologia.
Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.p.136-153.).
Embora devamos fazer🌝 justiça à Bourdieu, cujo objetivo não foi realizar uma abordagem histórica do esporte naquele momento, ainda assim torna-se necessário aos🌝 demais investigadores em estudos do esporte, no mínimo, buscar mais subsídios para compreender esse "surgimento" - ou melhor, as modificações🌝 que distanciam o fenômeno tal como é compreendido na contemporaneidade das práticas anteriores.
Como pretendemos mostrar na sequência, as condições sociais🌝 dessa fase de transição influenciam diretamente nos novos significados que a prática passa a adquirir, provocando significativos impactos para o🌝 desenvolvimento do fenômeno esportivo no século XX e XXI e influenciando, inclusive, Pierre de Coubertin no "renascimento" dos Jogos Olímpicos🌝 modernos.
Assim, levantamos as seguintes questões como norteadoras do estudo: de acordo com a revisão da produção acadêmica publicada em inglês,🌝 qual foi o contexto de transformação das práticas que passaram a ser designadas como esporte nas escolas públicas inglesas no🌝 século XIX? Ligados a esse contexto, quais novos significados que essas práticas passaram a ter e quais suas influências em🌝 Pierre de Coubertin para a "recriação" dos Jogos Olímpicos modernos?
Esse artigo tem como principal objetivo aglutinar subsídios da produção acadêmica🌝 em inglês sobre o contexto no qual se deu a transformação das práticas que passaram a ser designadas como esporte🌝 nas escolas públicas inglesas no século XIX, bem como os novos significados que essas práticas passaram a ter e suas🌝 influências em Pierre de Coubertin para a "recriação" dos Jogos Olímpicos modernos.
Os autores aqui eleitos são majoritariamente britânicos e foram🌝 mobilizados, primeiro, pela possibilidade de acesso às suas produções na biblioteca de uma universidade inglesa e, segundo, pelas suas análises🌝 do esporte a partir de olhares sociais e históricos, inclusive sobre os Jogos Olímpicos.
Realizamos buscas de livros que incluíam como🌝 temas esporte, história e Jogos Olímpicos, com especial interesse sobre aqueles que traziam subsídios para pensar a "gênese" desses fenômenos.
Reconhecemos🌝 que este estudo não é uma revisão exaustiva da literatura científica publicada em inglês sobre o tema, pois é muito🌝 provável que outras produções tenham sido significativas e contributivas para uma análise daquele período histórico.
Porém, apesar dos impeditivos de acesso🌝 em números absolutos da produção, não nos furtamos em apresentar uma contribuição de pesquisas da genealogia do esporte na Inglaterra🌝 por autores que têm mais acesso a fontes históricas que os pesquisadores brasileiros, possibilitando assim o acesso a novas informações🌝 antes indisponíveis em português.
Dessa forma, o estudo está estruturado a partir de uma apresentação sobre o entendimento do esporte como🌝 fenômeno moderno a partir de uma perspectiva histórica e social, seguido de algumas das condições e condicionantes para pensá-lo em🌝 suas características ou propriedades estruturais que tem como raiz mais amplamente aceita as grandes escolas inglesas no final do século🌝 XIX.
Num segundo momento, relacionamos esse surgimento à inauguração do movimento olímpico, através da criação do COI e dos chamados primeiros🌝 Jogos Olímpicos da era moderna.
Para considerar seu crescimento e seu processo de internacionalização, abordamos algumas das teorias do esporte que🌝 subsidiam esse debate para pensar o fenômeno esportivo e especificamente os Jogos Olímpicos em pixbet 2024 proporção atual.
Por último, recuperamos os🌝 principais dados levantados para a composição de uma resposta às perguntas norteadoras e possíveis impactos dos dados nos estudos de🌝 cunho social e histórico do esporte no Brasil.
O esporte e pixbet 2024 "gênese" na Inglaterra
Para iniciar com a abordagem do que🌝 é o esporte, podemos partir do conceito tradicional que geralmente considera que "esportes são atividades competitivas institucionalizadas que envolvem esforço🌝 físico rigoroso ou utilizam habilidades físicas relativamente complexas por participantes motivados por recompensas internas e externas" (COAKLEY; PIKE, 2009COAKLEY, J.;🌝 PIKE, E.
Sport in society: issues and controversies.
Berkshire, UK: McGraw Hill, 2009., p.5, tradução nossa).
Porém, a utilização de conceitos tradicionais tende🌝 a limitar a interpretação e as possibilidades de uso, visto que somente as práticas de grupos muito específicos estariam contempladas,🌝 invariavelmente privilegiando aqueles que têm recursos, vontades e mesmo habilidades e capacidades físicas para se engajar em práticas competitivas e🌝 institucionalizadas (COAKLEY; PIKE, 2009COAKLEY, J.; PIKE, E.
Sport in society: issues and controversies.
Berkshire, UK: McGraw Hill, 2009.).
Se isso é válido para🌝 o tempo presente, a complexidade de se estabelecer um conceito único para diferentes grupos, sociedades e momentos históricos é ainda🌝 maior, levando em consideração que o "esporte" não pode possuir um significado único, fixo, no entendimento sociológico e histórico.
Sendo assim,🌝 tal significado só pode ser entendido a partir da análise sob uma perspectiva sociocultural, enquanto uma construção social (HORNE; TOMLINSON;🌝 WHANNEL, 1999HORNE, J.; TOMLINSON, A.; WHANNEL, G.
Understanding sport: an introduction to the sociological and cultural analysis of sport.
London: E&FN SPON,🌝 1999.).
Os exemplos fornecidos por McIntosh (1979)MCINTOSH, Peter.
Fair play: ethics in sport and education.
London: Heinemann, 1979.
auxiliam nessa compreensão histórica e social.
Segundo🌝 esse autor, o uso do termo esporte na linguagem comum variou entre todas as atividades humanas que "não eram sérias"🌝 no século XII, passando pela apropriação do termo, que por vezes antecedia a expressão "de campo", pela aristocracia inglesa da🌝 era Vitoriana por volta dos anos 1837 até 1901 quando buscavam descrever as atividades de caça, tiro e pesca (HUGGINS,🌝 2004HUGGINS, M.
The victorians and sport.
London: Hambledon and London, 2004.
), até a instauração do entendimento tácito recente que o confina entre🌝 as atividades físicas competitivas, inaugurado por Johan Huizinga no livro Homo ludens.
Na obra, Huizinga (2000HUIZINGA, J.Homo ludens.4.ed.Trad.
João Paulo Monteiro.
São Paulo:🌝 Perspectiva, 2000.
) entende que o jogo é elemento integrante da, e não na, cultura.
A Inglaterra, por possuir características geográficas e🌝 sociais específicas, teria possibilitado no final do século XIX que os jogos tivessem se modificado e se tornado esportes, com🌝 a perda de parte das suas características lúdicas em razão da inclusão de regras e sistematização das atividades.
Se, de acordo🌝 com McIntosh (1979)MCINTOSH, Peter.
Fair play: ethics in sport and education.
London: Heinemann, 1979.
, foi a partir de Huizinga que esse entendimento🌝 de esporte foi articulado e mais evidente na produção científica contemporânea, Huggins (2004HUGGINS, M.
The victorians and sport.
London: Hambledon and London,🌝 2004.
) aponta que o esporte significando uma atividade física ou jogo competitivo que exigia uma demanda física mais intensa já🌝 existia no dicionárioOxford da língua inglesa no ano de 1863 e nos anos 1890 tinha esse sentido moderno mais amplamente🌝 adotado.
Defendendo que a interpretação do esporte tal qual se apresenta na pixbet 2024 forma moderna deve ser entendida a partir de🌝 um contexto social, cultural e histórico mais amplo, uma maneira de compreendê-lo se dá a partir da visualização das diferenças🌝 entre suas formas antigas ou iniciais.Bell (2009BELL, B.Sport studies.
Exeter: Learning Matters, 2009.
) propõe um quadro em que é possível visualizar🌝 alguns dos principais temas e períodos históricos do esporte, tomando como base a Inglaterra.
Como é de se esperar, ao sintetizar🌝 e expor as informações de maneira mais objetiva, alguns pontos são passíveis de crítica, como as definições temporais e a🌝 generalidade do papel e objetivos do esporte naquele momento.
Apesar dessas limitações, o quadro é acessível para localização temporal ordinal e🌝 para identificação de aspectos mais gerais para cada fase, conforme o contexto britânico.
Quadro 1
Temas e períodos na história do esporte
Para🌝 atender a abordagem de nosso interesse, enfocamos a partir da notável e mais amplamente aceita ruptura entre o esporte antigo🌝 e o moderno de meados ao final do século XIX, a partir do chamado atleticismo aos tempos atuais.
Isso não significa🌝 que nas décadas precedentes não existisse práticas similares às atuais, tampouco elas sejam menos importantes.
Pesquisadores indicam que características modernas como🌝 a presença de espectadores em eventos, as formas mais básicas de comercialização e alguns princípios de institucionalização existiam desde o🌝 século XVI (DUNNING, 1999DUNNING, E.
Sport matters: sociological studies of sport, violence and civilization.
Oxon: Routledge, 1999.
; MALCOLMSON, 2007MALCOLMSON, R.
Popular recreations in🌝 english society, 1700-1850.
Cambridge: University, 2007.).
Um exemplo dessa antecedência se reforça pela existência do livro de Joseph Strutt "The Sports and🌝 Pastimes of the People of England" (Esportes e passatempos do povo da Inglaterra, na tradução livre), datado de 1801 (BIRLEY,🌝 1993BIRLEY, D.
Sport and the making of Britain.
Manchester: Manchester University Press, 1993.
; BRAILSFORD, 1969BRAILSFORD, D.
Sport and society: Elizabeth to Anne.
London: Routledge,🌝 1969.
, 1997BRAILSFORD, D.
British sport: a social history.2nd.ed.
Cambridge: Lutterworth Press, 1997.
; HOLT, 1990HOLT, R.
Sport and the British: a modern history.2nd.ed.
Oxford: Clarendon🌝 Press, 1990.
; WIGGLESWORTH, 1996WIGGLESWORTH, N.
The evolution of English sport.
, London: Frank Cass 1996.).
No período de recorte temporal eleito, porém, é🌝 que são observadas variações mais evidentes nas formas de relacionamento (da tradicional à contratual), tempo (mais quantificado), espaço (racionalizado, funcional🌝 e preciso) e grupos sociais (conforme posição e divisão do trabalho) que influenciaram de forma primordial as características do esporte.
A🌝 vida urbana passou a ser o espaço dominante de relações sociais, o que gerou a transição demográfica e o declínio🌝 das relações comunais anteriores para as relações sociais mais especializadas, racionalizadas, burocratizadas e "civilizadas".
Nesse contexto, se o esporte não foi🌝 influenciado de forma imediatamente direta, é afetado por esses processos mais amplos e, por causa ou consequência, passa a ter🌝 mais importância como forma de expressão cultural, porém com significados distintos entre os diferentes grupos sociais (DUNNING, 1999DUNNING, E.
Sport matters:🌝 sociological studies of sport, violence and civilization.
Oxon: Routledge, 1999.
;HORNE; TOMLINSON; WHANNEL, 1999HORNE, J.; TOMLINSON, A.; WHANNEL, G.
Understanding sport: an introduction🌝 to the sociological and cultural analysis of sport.
London: E&FN SPON, 1999.).
Os praticantes e os eventos eram esporádicos e dispersos, até🌝 que o esporte passou a ter espaço nas escolas públicas inglesas.
Suas fundações datam de muitos séculos, como Winchester, por exemplo,🌝 que foi fundada em 1382.
Nos períodos iniciais, pixbet 2024 fundação tinha como objetivo educar os mais pobres e filhos de trabalhadores🌝 rurais.
Foi a partir dos anos 1860 que elas passaram a ser frequentadas pelas classes dominantes, alcançando o número de nove🌝 escolas nesse período: Winchester, Eton, Rugby, Harrow, Westminster, Charterhouse, Shrewsbury, St Paul's e Merchant Taylors', sendo que as três primeiras🌝 servem como estudos de caso mais comuns em relação ao esporte.
Entretanto, parte dessa elite ainda educava seus filhos através de🌝 tutores particulares, porque não viam nas escolas públicas um espaço privilegiado para a educação moral de seus descendentes.
Membros da aristocracia🌝 - a classe mais alta do período - ocupavam entre 5 e 20% das vagas em Rugby e Eton na🌝 primeira metade do século XIX (MANGAN; MCKENZIE, 2000MANGAN, J.A.; MCKENZIE, C.
The other side of the coin: victorian masculinity, field sports🌝 and English elite education.In: MANGAN, J.A.(Ed.
) Making European masculinities: sport, europe, gender.
european sports history review.
London: Frank Cass, 2000.v.2.p.62-85.).
Nesse ponto, o🌝 esporte viria a cobrir uma lacuna deixada pela educação formal daquela época, ainda que tenha sido incorporado ocasionalmente pelos alunos🌝 que adaptavam jogos locais ao espaço que ali existia.
Os jogos anteriormente possuíam regras ou entendimentos implícitos sobre seus funcionamentos ou🌝 requisitos para os participantes, que estiveram sujeitos a modificações apesar dos seus traços tradicionais (MCINTOSH, 1979MCINTOSH, Peter.
Fair play: ethics in🌝 sport and education.
London: Heinemann, 1979.).
Como afirma Huggins (2004HUGGINS, M.
The victorians and sport.
London: Hambledon and London, 2004.
), essa incorporação só foi🌝 possível porque já existia uma prática relativamente difundida e com adesão de praticantes em outros meios sociais, mas entendemos pela🌝 produção científica que as escolas públicas serviram como meio de difusão mais formal e, pela pixbet 2024 legitimidade institucional, para que🌝 essas práticas passassem a ser aceitas e mutuamente incorporassem e propagassem os valores sociais legítimos que permitiram uma maior posterior🌝 aceitação social especialmente entre os estratos dominantes.
Conforme Hargreaves (1986HARGREAVES, J.
Sport, power and culture: a social and historical analysis of popular🌝 sports in Britain.
Cambridge: Polity Press, 1986.
), as práticas existentes durante o período do "atleticismo" tinham uma função instrumental, que manifestavam🌝 a crescente demanda sobre saúde e forma física da nação e a existência de atividades de lazer complementando o trabalho🌝 pelos grupos dominantes; mas, acima de tudo, como um meio para educar os jovens homens para ocuparem seus espaços na🌝 sociedade moderna emergente.
O esporte funcionava como uma metáfora ao cotidiano social, em que as disputas eram regradas e ordenadas, resultando🌝 na existência de vencedores e perdedores.
O crescimento econômico naquele momento era especialmente relevante quando consideramos o período posterior da Revolução🌝 Industrial e o aumento territorial do império britânico.
Para o momento, interessa-nos localizar que a base de conceitos e ideológica da🌝 sociedade inglesa estava articulada sobre uma lógica racional de organização típicas de uma sociedade agora industrial, sendo que algumas características🌝 do esporte tinham notável relevância com essa forma de produção.
Guttmann (2004GUTTMANN, A.
From ritual to record: the nature of modern sports.
,🌝 New York: Columbia University Press 2004.
) aponta que a racionalização (padronização de regras para futura universalidade e a cientificidade no🌝 treinamento), a organização burocrática (existência de instituições e regulamentação de procedimentos com funções e papéis definidos) e a especialização (aperfeiçoamento🌝 em uma função específica) são categorias que diferenciam o que há de "moderno" no esporte, sendo elementos emergentes tanto nele,🌝 através da criação das entidades reguladoras, como de uma maneira distintiva na indústria capitalista (WEBER, 1978WEBER, M.
The origins of industrial🌝 capitalism in Europe.In: GRUNCIMAN, W.G.
Max Weber: selections in translation.Trad.Eric Matthews.
Cambridge: UniversityPress, 1978.p.331-340.).
Não por acaso, as características do processo de industrialização,🌝 que na visão de Kumar (1978KUMAR, K.
Prophecy and progress: the sociology of industrial and post-industrial.
London: The Penguin Press, 1978.
) são🌝 também os argumentos diretamente relacionados ao que se entende por "modernização", são utilizadas por Guttmann (2004GUTTMANN, A.
From ritual to record:🌝 the nature of modern sports.
, New York: Columbia University Press 2004.
) para designar as propriedades estruturais do esporte dito moderno.
Além🌝 de racionalização, organização burocrática e especialização, o autor inclui ainda como propriedades o secularismo (a religião como não sendo o🌝 objetivo final da ação esportiva), a igualdade (de oportunidade e condições para a competição), a quantificação (transformação de performances em🌝 números suscetíveis à comparação) e os recordes (registro para comparação do "melhor" desde o passado e o presente).
Como Guttmann (2004GUTTMANN,🌝 A.
From ritual to record: the nature of modern sports.
, New York: Columbia University Press 2004.
) admite, seu paradigma é uma🌝 ferramenta, abstrata e a-histórica, que pode ser útil como modelo para se pensar o fenômeno esportivo moderno.
Da mesma forma, é🌝 preciso relativizar a novidade desses elementos nas diferentes sociedades, já que elas não são inéditas na história econômica e social,🌝 mas devem ser localizadas na aglutinação, dessas e outras características, e na elevação de pixbet 2024 importância no capitalismo recente (WEBER,🌝 1978WEBER, M.
The origins of industrial capitalism in Europe.In: GRUNCIMAN, W.G.
Max Weber: selections in translation.Trad.Eric Matthews.
Cambridge: UniversityPress, 1978.p.331-340.).
Algumas dessas demandas e🌝 entendimentos - em que uma boa forma física era um pré-requisito para a moral e os bons costumes e deveriam🌝 ser preconizados na educação dos jovens - foram levantadas e sofreram ações estatais desde as primeiras décadas do século XIX.
Essas🌝 ideias na Inglaterra sofriam a influência de pensadores franceses e os pioneiros do movimento da ginástica em outros países europeus,🌝 mas no contexto inglês passou a sofrer novos delineamentos pelas tradições de jogos em equipe e das atividades de caça🌝 que eram considerados como esporte (MCINTOSH, 1979MCINTOSH, Peter.
Fair play: ethics in sport and education.
London: Heinemann, 1979.).
Sobre os esportes coletivos, por🌝 exemplo, Mangan (1998MANGAN, J.A.
The games ethic and imperialism: aspects of the diffusion of an ideal.
London: Frank Cass, 1998.
) cita que🌝 nas primeiras décadas do século XX o diretor de uma das escolas públicas afirmava que o críquete promovia uma nova🌝 forma de cavalheirismo e bravura, e o rúgbi o altruísmo, destemor e autocontrole, características necessárias para serem promovidas entre os🌝 jovens que tinham como papel dar continuidade à lógica imperialista, paradigmática e hegemônica naqueles ambientes.
Sendo assim, principalmente a manutenção dos🌝 esportes nas escolas públicas não se deu de forma ocasional, já que eles eram um meio para transmissão de valores🌝 propícios à manifestação da cultura dominante, elitista e masculina, que reproduzia e era reproduzida na agenda pública (HORNE; TOMLINSON; WHANNEL,🌝 1999HORNE, J.; TOMLINSON, A.; WHANNEL, G.
Understanding sport: an introduction to the sociological and cultural analysis of sport.
London: E&FN SPON, 1999.).
O🌝 atleticismo conquista Coubertin
Esses valores foram o objeto da atenção de Pierre de Coubertin para recuperar os Jogos Olímpicos.
O habitus nobre,🌝 que assim pode ser entendido pela descrição de MacAloon (1981), motivou a viagem de Coubertin para a Inglaterra para compreender🌝 o sistema educacional daquele país, sendo uma etapa de pixbet 2024 intenção de propor uma reforma educacional na França.
Esta seria necessária🌝 para se encontrar e implantar um novo entendimento sobre "nobreza", enquanto adjetivo, que ele posteriormente passou a identificar nas escolas🌝 públicas inglesas, especialmente em Rugby e com a "pedagogia esportiva" que ali era desenvolvida.
As visitas de Coubertin às escolas aconteceram🌝 em viagens durante os anos de 1883 a 1887, sendo compostas por conversas com estudantes e ocasionalmente com diretores.
Mas estudiosos🌝 da vida de Coubertin indicam que pixbet 2024 perspectiva sobre a possibilidade do esporte para a moral e a educação era🌝 largamente baseada no livro Tom Brown's Schooldays (A vida escolar de Tom Brown, na tradução livre), publicado em 1857 por🌝 Thomas Hughes (1823-1896) (LUCAS, 1980LUCAS, J.A.
The modern olympic games.
London: Thomas Yoseloff, 1980.
; MACALOON, 1981MACALOON, J.J.
This great symbol: Pierre de Coubertin🌝 and the origins of the modern olympic games.
Chicago: University of Chicago Press, 1981.
; TOMLINSON, 1984TOMLINSON, A.
De Coubertin and the modern🌝 olympics.In: TOMLINSON, A.; WHANNEL, G.
Five-ring circus: money, power and politics in the olympic games.
London: Pluto Press, 1984.p.84-97.).
O livro, ainda que🌝 não seja autobiográfico, teria sido escrito com base nas experiências do autor como aluno de Rugby entre os anos de🌝 1834 e 1842 (ELTON, 1957ELTON, L.Introduction.In: HUGHES, T.
Tom Brown's schooldays.
London: Collins, 1957.).
Outro livro baseado nas experiências em Rugby que teria🌝 influenciado Coubertin é o The life and correspondence of Thomas Arnold (A vida e as comunicações de Thomas Arnold, na🌝 tradução livre), de A.P.
Stanley, sendo Thomas Arnold o diretor de Rugby que seria o responsável por inserir o esporte na🌝 rotina escolar para a educação de seus alunos.
Para MacAloon (1981)MACALOON, J.J.
This great symbol: Pierre de Coubertin and the origins of🌝 the modern olympic games.
Chicago: University of Chicago Press, 1981.
, negligências e exageros na leitura dessas duas obras por parte de🌝 Coubertin, que por si eram referências secundárias, teriam resultado numa visão singular, em certa medida idealizada e equivocada, dos valores🌝 na educação para adoção de perspectivas morais, em que o esporte seria valiosa ferramenta.
Não por acaso, seus próprios valores e🌝 princípios morais delinearam pixbet 2024 interpretação sobre o sistema inglês e como ele deveria ser apropriado na reforma educacional francesa.
Nessa conjunção,🌝 o esporte passou a ser visto por ele como o mobilizador do sistema, como epítome da educação moral, física e🌝 intelectual.
E assim seus discursos adquiriram um caráter combinado, em que algumas das características do modelo grego de jogos e atividades🌝 físicas passam a ser tomadas como ferramenta pedagógica (MACALOON, 1981MACALOON, J.J.
This great symbol: Pierre de Coubertin and the origins of🌝 the modern olympic games.
Chicago: University of Chicago Press, 1981.).
Lucas (1980LUCAS, J.A.
The modern olympic games.
London: Thomas Yoseloff, 1980., p.
16, tradução nossa)🌝 descreve que "O conceito de filosofia ateniana de Coubertin, exemplificado pela trindade caráter, intelecto e corpo, era inexoravelmente fundido com🌝 a imagem de austeridade disciplinada e o sportsmanship da Escola Rugby inglesa".
O sportsmanship pode ser interpretado como um código de🌝 comportamento que mistura vitalidade, coragem, versatilidade e senso de proporção.
O Olimpismo surge, então, como uma atitude semelhante a esse comportamento🌝 ou da atitude da cristianidade muscular que regia, ao menos na visão idealizada de Coubertin, o funcionamento do esporte em🌝 Rugby (LUCAS, 1980LUCAS, J.A.
The modern olympic games.
London: Thomas Yoseloff, 1980.).
Uma mistura de nacionalismo e internacionalismo teria sido a raiz motivacional🌝 para o "reviver" dos Jogos Olímpicos.
O primeiro, porque a derrota militar francesa para a Prússia no ano de 1871 teria🌝 influenciado o entendimento de Coubertin que a preparação física e a disciplina eram virtudes a serem desenvolvidas em seu país🌝 e que o sistema de esportes da Inglaterra servia como um contraponto à cultura ginástica germânica (GUTTMANN, 1984GUTTMANN, A.
The games🌝 must go on: avery brundage and the olympic movement.
New York: Columbia University Press, 1984.).
Embora Coubertin tivesse apenas oito anos naquele🌝 momento, o insucesso na guerra afetou pixbet 2024 família e pixbet 2024 geração, consequentemente (LUCAS, 1980LUCAS, J.A.
The modern olympic games.
London: Thomas Yoseloff,🌝 1980.).
Ele teria se convencido que os métodos da educação esportiva inglesa, especificamente a de Rugby, seriam a razão para o🌝 desenvolvimento da Inglaterra como potência no século XIX.
Além disso, na nova era democrática que se apresentava, o esporte poderia ser🌝 um agregador de classes sociais (HILL, 1996HILL, C.R.Olympic politics.2nd.ed.
Manchester, UK: Manchester University Press, 1996.).
Sobre este ponto, são reconhecidas as controvérsias🌝 (HILL, 1996HILL, C.R.Olympic politics.2nd.ed.
Manchester, UK: Manchester University Press, 1996.
) e não existem evidências específicas sobre essa motivação, mas a proposta🌝 da conferência em Sorbonne em junho de 1894 com a presença de representantes de nove países mostram a intenção de🌝 tornar o evento internacional (GUTTMANN, 1984GUTTMANN, A.
The games must go on: avery brundage and the olympic movement.
New York: Columbia University🌝 Press, 1984.).
As exibições ou feiras internacionais organizadas na França nos anos de 1878 e 1889 também indicam uma perspectiva semelhante🌝 no contexto mais amplo nacional, em que elas serviriam como compensação do isolamento diplomático e a estagnação econômica do país🌝 naquele período (TOMLINSON, 1984TOMLINSON, A.
De Coubertin and the modern olympics.In: TOMLINSON, A.; WHANNEL, G.
Five-ring circus: money, power and politics in🌝 the olympic games.
London: Pluto Press, 1984.p.84-97.).
Para Paradis (2010PARADIS, L.
Manly displays: exhibitions and the revival of the olympic games, The International🌝 Journal of the History of Sport, Abingdon,v.27, no.16-18, p.2710-2730, dez.2010.
), em comparação aos outros eventos internacionais, os Jogos Olímpicos foram🌝 melhores sucedidos porque se mostraram não somente como exibição, mas promoviam elementos de masculinidade e heroísmo com foco nas capacidades🌝 e conquistas individuais, valores bem quistos pelo público em tempos de nacionalismo e imperialismo reinantes no ambiente europeu.
Inúmeros fatores da🌝 filosofia na qual os Jogos Olímpicos foram recuperados por Coubertin são controversos, tanto sobre os métodos e as consequências do🌝 esporte nas escolas públicas, quanto sobre as informações que historiadores mobilizam sobre os Jogos Olímpicos antigos na Grécia, sendo que🌝 essas más compreensões teriam resultado em um evento com base em falsas premissas ou uma invenção de valores que embasariam🌝 a versão moderna (HILL, 1996HILL, C.R.Olympic politics.2nd.ed.
Manchester, UK: Manchester University Press, 1996.
; TOMLINSON, 1984TOMLINSON, A.
De Coubertin and the modern olympics.In:🌝 TOMLINSON, A.; WHANNEL, G.
Five-ring circus: money, power and politics in the olympic games.
London: Pluto Press, 1984.p.84-97.
; YOUNG, 1985YOUNG, D.
The Olympic🌝 myth of Greek amateur athletics.
Chicago: Ares, 1985.).
Sem dúvidas, embora exista o reconhecimento do protagonismo de Coubertin na filosofia inaugural do🌝 Olimpismo, é preciso ressaltar a influência de outras pessoas nesse processo, como o grego Demetrius Bikélas (que se tornaria presidente🌝 do COI e responsável por levar pixbet 2024 primeira edição à Atenas), como também o professor William M.
Sloane, dos Estados Unidos🌝 (CLASTRES, 2004CLASTRES, P.
La renaissance des Jeux Olympiques, une invention diplomatique.Outre-terre, [S.l.], v.3, no.8, p.281-291, 2004.
; MACALOON, 1981MACALOON, J.J.
This great symbol:🌝 Pierre de Coubertin and the origins of the modern olympic games.
Chicago: University of Chicago Press, 1981.).
Depois de debates sobre exercícios🌝 físicos na Exposição Universal de 1889 e a proposta de reestabelecimento dos Jogos Olímpicos em um festival esportivo em Paris🌝 em 1892, no Congresso organizado por Coubertin em Sorbonne no mês de junho de 1894 foi quando houve a primeira🌝 discussão formal sobre o tema (CLASTRES, 2004CLASTRES, P.
La renaissance des Jeux Olympiques, une invention diplomatique.Outre-terre, [S.l.], v.3, no.8, p.281-291, 2004.
;🌝 TOMLINSON, 1984TOMLINSON, A.
De Coubertin and the modern olympics.In: TOMLINSON, A.; WHANNEL, G.
Five-ring circus: money, power and politics in the olympic🌝 games.
London: Pluto Press, 1984.p.84-97.).
De acordo com Tomlinson (1984TOMLINSON, A.
De Coubertin and the modern olympics.In: TOMLINSON, A.; WHANNEL, G.
Five-ring circus: money,🌝 power and politics in the olympic games.
London: Pluto Press, 1984.p.84-97.
), 2 mil pessoas estiveram no banquete de abertura, sendo 79🌝 delegados de 49 associações esportivas vindos de 12 países.
Naquela ocasião, foram estabelecidos alguns dos princípios do Olimpismo: os Jogos aconteceriam🌝 em intervalos de quatro anos em locais distintos a cada edição iniciando por Atenas em 1896, sendo contemplados esportes modernos,🌝 praticados por homens adultos e geridos por um Comitê Olímpico Internacional (CLASTRES, 2004CLASTRES, P.
La renaissance des Jeux Olympiques, une invention🌝 diplomatique.Outre-terre, [S.l.], v.3, no.8, p.281-291, 2004.
; TOMLINSON, 1984TOMLINSON, A.
De Coubertin and the modern olympics.In: TOMLINSON, A.; WHANNEL, G.
Five-ring circus: money,🌝 power and politics in the olympic games.
London: Pluto Press, 1984.p.84-97.).
Posteriormente, outros princípios foram estabelecidos e são mantidos até hoje, como🌝 a existência de competições preliminares nos países para que os Jogos agreguem os "verdadeiros campeões", o estabelecimento de Comitês Olímpicos🌝 Nacionais, os membros do COI como representantes do Olimpismo em seus países (e não dos seus países no COI); e🌝 também outros foram modificados, como a manutenção da sede do COI em Paris (posteriormente sendo movida para Lausanne, Suíça) e🌝 a mudança de seu presidente após cada edição do evento.
Este princípio terminou com o próprio Coubertin, que assumiu a presidência🌝 após os Jogos de Atenas 1896 (sucedendo Demetrius Bikelas, da Grécia, que havia sido eleito para os anos de 1894🌝 a 1896) e se manteve até 1925 (HILL, 1996HILL, C.R.Olympic politics.2nd.ed.
Manchester, UK: Manchester University Press, 1996.).
Partindo desse histórico, torna-se compreensível🌝 porque a criação do COI foi relativamente tardia em comparação ao surgimento de outras entidades esportivas reguladoras, cuja criação foi🌝 motivada principalmente pela organização de grandes competições entre as décadas de 1850 e 1870 (HARGREAVES, 1986HARGREAVES, J.
Sport, power and culture:🌝 a social and historical analysis of popular sports in Britain.
Cambridge: Polity Press, 1986.).
Os autores indicam que uma série de outros🌝 eventos com a alcunha de "Jogos Olímpicos" foram realizados em diversos países e com considerável frequência e público (HILL, 1996HILL,🌝 C.R.Olympic politics.2nd.ed.
Manchester, UK: Manchester University Press, 1996.
; TOMLINSON, 1984TOMLINSON, A.
De Coubertin and the modern olympics.In: TOMLINSON, A.; WHANNEL, G.
Five-ring circus:🌝 money, power and politics in the olympic games.
London: Pluto Press, 1984.p.84-97.).
Entretanto, Hill (1996HILL, C.R.Olympic politics.2nd.ed.
Manchester, UK: Manchester University Press, 1996.
)🌝 aponta que, para os delegados participantes do evento em Sorbonne, o motivo principal da congregação era o debate sobre o🌝 amadorismo, já que a ideia de reviver os Jogos Olímpicos não tinha levantado o interesse de participantes em outras ocasiões,🌝 tanto que o evento foi nomeado "Congresso Internacional de Paris para o estudo das questões do amadorismo e do reestabelecimento🌝 dos Jogos Olímpicos" (CLASTRES, 2004CLASTRES, P.
La renaissance des Jeux Olympiques, une invention diplomatique.Outre-terre, [S.l.], v.3, no.8, p.281-291, 2004., p.
283, tradução🌝 nossa).
Com grupos de trabalho divididos nos dois temas, o reestabelecimento dos Jogos Olímpicos contou com a coordenação de Demetrius Bikelas🌝 e participação de onze delegados franceses e seis ginastas universitários de países nórdicos e da Europa mediterrânea e oriental (CLASTRES,🌝 2004CLASTRES, P.
La renaissance des Jeux Olympiques, une invention diplomatique.Outre-terre, [S.l.], v.3, no.8, p.281-291, 2004.).
De todo modo, é relevante tratar do🌝 amadorismo porque, mesmo servindo como justificativa para reunir os delegados na primeira reunião de fundação do COI, foi um tópico🌝 relevante na história do esporte e dos Jogos Olímpicos.
O amadorismo deve ser entendido como uma série de ideais que compunham🌝 oethos dos praticantes de jogos/esportes que, salvo pequenas discordâncias, pode ser entendido como: jogar o jogo pelo jogo, não por🌝 motivos pessoais ou materiais; envolver-se intensamente durante a prática, mas contendo pixbet 2024 competitividade e não buscando chamar a atenção para🌝 si; respeitar as regras, nunca manipulando-as ou usando-as para levar vantagem; nunca deixar se levar pelos resultados que, no caso🌝 da vitória, o comportamento deveria ser gracioso e da derrota sendo um bom perdedor; dar preferência às modalidades coletivas ou🌝 pela prática de várias modalidades ao invés de especializar-se em uma função ou esporte (BAKER, 2004BAKER, N.
;Whose hegemony? The origins🌝 of the amateur ethos in nineteenth century English Society.
Sport in History, [S.l.], v.24, no.1, p.1-16, 2004.
; HOLT, 1990HOLT, R.
Sport and🌝 the British: a modern history.2nd.ed.
Oxford: Clarendon Press, 1990.).
Baker (2004BAKER, N.
;Whose hegemony? The origins of the amateur ethos in nineteenth century🌝 English Society.
Sport in History, [S.l.], v.24, no.1, p.1-16, 2004.
), na tentativa de localizar socialmente as origens do amadorismo com base🌝 em outras produções científicas, identifica na construção de novos valores da classe média, de meados ao fim do século XIX,🌝 diversos subsídios para esse ideal.
Vendo no crescimento econômico a força motora para o desenvolvimento social, pixbet 2024 influência foi aos poucos🌝 chegando nas outras classes, tendo nas escolas públicas relevante estrutura para reprodução e difusão.
Para esse fim, os valores que as🌝 novas lideranças deveriam incorporar eram a responsabilidade, a autodisciplina, a cortesia e a consideração por outrem, quaisquer que fossem suas🌝 áreas de atuação profissional, visando manter a ordem, a estabilidade e o bem da coletividade.
Aqui, é possível perceber que os🌝 ideais do amadorismo não haviam surgido ao acaso e nem eram isolados dos valores sociais buscados pela elite daquele período.
CONSIDERAÇÕES🌝 FINAIS
No presente artigo, apresentamos alguns dados expostos na produção acadêmica em inglês para contextualizar o cenário social no qual os🌝 esportes passaram a ser incorporados nas chamadas escolas públicas inglesas no final do século XIX e como Coubertin se apropriou🌝 das funções que o esporte tinha nesses locais, a partir de visitas e acesso a livros, para construir pixbet 2024 compreensão🌝 do movimento olímpico.
Quanto ao contexto da Inglaterra daquele período, devemos reforçar a existência de uma classe dominante que estava em🌝 ascendência econômica e política, num período em que o império britânico estava em ampliação no mundo.
Nesse contexto, alguns valores como🌝 cavalheirismo, bravura, altruísmo, destemor e autocontrole eram virtudes a serem promovidas entre os jovens, sendo o esporte regrado um meio🌝 para desenvolvê-las, destacando a noção de jogar o jogo sem se deixar levar pelas emoções (fair play).
Nessa circunstância, as atividades🌝 praticadas não eram inteiramente inéditas ou foram completamente inventadas, mas as apropriações de jogos populares em um local institucionalizado por🌝 praticantes das classes dominantes ganhavam relevância social a partir de significados e funções legítimas, reconhecidas, permitindo assim uma mudança no🌝 seu perfil a ponto de passar a ser entendida como esporte.
A perspectiva de que essas práticas corporais poderiam desenvolver o🌝 caráter a partir de virtudes bem quistas pela aristocracia "conquistaram" Coubertin, que buscava incrementar o sistema educacional francês e percebeu🌝 no ambiente escolar inglês que o esporte respondia parte de seus anseios.
A partir da revisão de autores que primordialmente estudaram🌝 a vida e as obras de Coubertin, evidenciamos que essa construção foi baseada em uma leitura idealizada do potencial do🌝 esporte para os jovens.
Ainda de acordo com esses autores, Coubertin teria certa resistência aos modelos ginásticos germânicos pelo trauma causado🌝 pela guerra entre França e Prússia, mas entendia que em seu país era preciso promover corpos mais fortes e com🌝 valores aristocráticos.
Por essa suposição, Coubertin mudou em parte seu foco de interesse no sistema educacional para vislumbrar que o modelo🌝 inglês se tornaria ótimo quando, em conjunto com a filosofia grega, pudesse se manifestar em versões modernas dos Jogos Olímpicos.
"Reviver"🌝 os Jogos Olímpicos serviam também a outros anseios típicos do final do século XIX, como a proposta de internacionalização e🌝 de ênfase no heroísmo a partir de conquistas individuais e masculinas.
Os dados apresentados neste artigo são úteis para aprofundamento do🌝 conhecimento relativamente difundido sobre a "origem" do esporte e dos valores pretensamente promovidos pelo esporte na ótica de Coubertin e🌝 do movimento olímpico.
Ao pensarmos o esporte pela perspectiva social, invariavelmente precisamos considerar seu significado para diferentes culturas em determinados períodos🌝 históricos (COAKLEY; PIKE, 2009COAKLEY, J.; PIKE, E.
Sport in society: issues and controversies.
Berkshire, UK: McGraw Hill, 2009.).
Sendo assim, conhecer o contexto🌝 da chamada genealogia do esporte é o início para qualificarmos nossa leitura e percepção sobre a sequência de rupturas e🌝 continuidades desse fenômeno até suas feições atuais.
Em especial, destacamos que este estudo contribui para compreender que o contexto social da🌝 "gênese" do esporte na Inglaterra e as apropriações feitas por Coubertin sobre as potencialidades do esporte estão localizadas temporalmente e🌝 espacialmente.
Em um período em que o esporte e os Jogos Olímpicos estão em evidência nos debates sociais e acadêmicos no🌝 Brasil, os dados aqui apresentados reforçam a necessidade de estarmos atentos para não cairmos em anacronismos, superficialmente discutindo os valores🌝 do esporte como imanentes à prática ou ainda como contribuição inequívoca de Coubertin, quando de fato se mostra como uma🌝 idealização de suas percepções individuais que supriam as pretensões de uma classe dominante via uma prática distintiva.