Morre Pelé: como nasceu a rivalidade com Maradona — e o que há de verdade nela
Thais Carrança
Da BBC News Brasil ⚾️ em placard aposta desportiva São Paulo
29 dezembro 2024
Crédito, Reuters Legenda da foto, Relação entre Pelé e Maradona foi marcada por trocas de ⚾️ farpas e declarações de admiração mútua
Eternizada em placard aposta desportiva gritos de torcida, como o argentino "Brasil, decime qué se siente" e ⚾️ o brasileiro "Mil gols, só Pelé", a rivalidade entre os dois maiores ídolos do futebol dos países vizinhos atravessou décadas, ⚾️ alimentada pela imprensa esportiva.
Marcada pela troca de farpas através das páginas dos jornais, mas também por declarações de admiração mútua, ⚾️ a relação entre os dois gênios da bola teve idas e vindas.
Mas na relação entre Pelé, que morreu nesta quinta-feira ⚾️ (29/12) aos 82 anos, e Maradona (1960-2024), prevaleceu o afeto.
"Que notícia triste. Eu perdi um grande amigo e o mundo ⚾️ perdeu uma lenda", escreveu Pelé em placard aposta desportiva suas redes sociais quando Maradona morreu. "Ainda há muito a ser dito, mas ⚾️ por agora, que Deus dê força para os familiares. Um dia, eu espero que possamos jogar bola juntos no céu."
Origem ⚾️ da rivalidade
Estudiosos da história do futebol divergem sobre as origens da rivalidade entre os jogadores.
"Até 1998, essa rivalidade não existia. ⚾️ Na imprensa argentina, Pelé era tratado indiscutivelmente como o maior da história e Maradona como seu herdeiro", diz Ronaldo George ⚾️ Helal, sociólogo e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), que estudou a cobertura da imprensa portenha ⚾️ das Copas do Mundo de 1970 a 2006.
Crédito, EPA Legenda da foto, Estudiosos da história do futebol divergem sobre as ⚾️ origens da rivalidade entre Pelé e Maradona
Segundo o pesquisador, a rivalidade em placard aposta desportiva 1982 — ano em placard aposta desportiva que a ⚾️ Copa foi realizada na Espanha, e a Itália foi campeã — era entre Maradona e Zico.
E, mesmo em placard aposta desportiva 1990, ⚾️ quando Pelé foi colunista do jornal argentino Clarín durante a Copa daquele ano, o brasileiro era apresentado pelo jornal argentino ⚾️ como "aquele que foi o melhor da história do futebol".
Conforme Helal, a rivalidade entre os jogadores ganha força com a ⚾️ eleição pela Fifa, em placard aposta desportiva dezembro de 2000, do melhor jogador do século 20. Na disputa, Pelé venceu entre especialistas ⚾️ escolhidos pela entidade. Já Maradona foi o eleito no voto popular, pela internet.
"Ao receber o seu prêmio, Pelé convidou o ⚾️ rival para subir ao palco, mas ele havia ido embora, revoltado", lembra o jornalista Alex Sabino, em placard aposta desportiva reportagem da ⚾️ Folha de S. Paulo publicada em placard aposta desportiva 2024.
À espera do messias
Para Celso Unzelte, jornalista da ESPN Brasil e pesquisador da ⚾️ história do futebol, a rivalidade tem origens muito mais remotas.
"Essa rivalidade vem desde antes de o Maradona nascer", brinca Unzelte. ⚾️ "Quando aparece no Brasil um menino negro de 17 anos, ganhando a Copa do Mundo de 1958, os argentinos passam ⚾️ a esperar o seu messias."
Crédito, Getty Images Legenda da foto, Jornalista diz que toda vez que aparecia na Argentina um ⚾️ jogador habilidoso, ele era automaticamente comparado a Pelé; o mesmo ocorreu com Maradona
Segundo o jornalista, desde então, toda vez que ⚾️ aparecia na Argentina um jogador habilidoso, ele era automaticamente comparado a Pelé.
"A grande maioria naufragou", recorda, lembrando ainda que, antes ⚾️ de Maradona, o ídolo brasileiro era comparado com o também argentino Di Stéfano.
"Quando Maradona aparece, a imprensa esportiva brasileira da ⚾️ época já dizia: 'Está pintando mais um que a Argentina espera que seja o seu Pelé'."
Semelhanças e diferenças
Unzelte lembra que, ⚾️ na Copa de 1978, realizada na Argentina durante a ditadura militar, Maradona tinha 17 anos — a mesma idade de ⚾️ Pelé em placard aposta desportiva 1958. Mas, na ocasião, o ídolo argentino não foi convocado pelo técnico César Luis Menotti.
"E aí começam ⚾️ as comparações, embora, do ponto de vista futebolístico, eles tenham sido muito diferentes", diz Unzelte.
"Maradona era genial, mas tinha praticamente ⚾️ só a perna esquerda. Não cabeceava e não tinha outras valências como as do Pelé. Maradona não era propriamente um ⚾️ artilheiro, esteve longe dos mil gols."
Ao mesmo tempo, diz o jornalista, havia características que os aproximavam.
"Se Pelé ajudou a mudar ⚾️ a história do Santos, Maradona, depois de um certo fracasso no Barcelona, ajudou a mudar a história do Napoli na ⚾️ Itália."
A questão dos afetos
Para Helal, a principal diferença entre o brasileiro e o argentino está no que ele chama de ⚾️ "a questão dos afetos".
"O brasileiro não admite nenhuma comparação do Pelé com ninguém. O Pelé foi o maior da história ⚾️ e ponto. Mas aqui não há tanto afeto pelo Pelé como os argentinos sentem pelo Maradona", avalia.
Crédito, EPA Legenda da ⚾️ foto, Para sociólogo, brasileiro não admite comparação do Pelé com ninguém
Pule Podcast e continue lendo BBC Lê Podcast traz áudios ⚾️ com reportagens selecionadas. Episódios Fim do Podcast
"Nas ruas de Buenos Aires, se vê o Maradona em placard aposta desportiva bancas de jornais, ⚾️ junto com Che Guevara. Em placard aposta desportiva livrarias de ciências sociais, junto com Jorge Luis Borges e Julio Cortázar. No passeio ⚾️ público do Caminito, há uma estátua do Maradona junto a Perón e Evita", destaca.
Para o sociólogo, tudo isso indica que ⚾️ Maradona está numa categoria de afeto na Argentina que Pelé nunca teve no Brasil.
"Pelé sempre foi visto como muito atrelado ⚾️ ao poder e sempre foi muito criticado", diz, citando, por exemplo, as cobranças feitas ao brasileiro por não se posicionar ⚾️ claramente em placard aposta desportiva relação ao racismo.
Unzelte concorda com a avaliação.
"Em termos de idolatria, acho que Maradona está mais próximo do ⚾️ Ayrton Senna. Maradona hoje acaba de entrar no altar da pátria argentina, ao lado de Carlos Gardel e Evita Perón. ⚾️ Aqui não. Infelizmente para o Pelé, ele mesmo considera que é mais reconhecido no exterior do que aqui. No Brasil, ⚾️ ele é mais contestado."
O encontro do 'Rei com Deus'
Ambos os pesquisadores lembram de um episódio que revela o afeto que ⚾️ existia entre os dois jogadores.
Em 2005, Maradona recebeu o brasileiro na estreia do programa La Noche del Diez, um talk-show ⚾️ apresentado pelo ídolo argentino. O programas foi anunciado pela TV argentina à época como o encontro "do Rei com Deus". ⚾️ Rei era o Pelé.
Crédito, EPA Legenda da foto, Em placard aposta desportiva 2005, Maradona recebeu o brasileiro na estreia do programa "La ⚾️ Noche del Diez"
"Aí, nós ficamos sabendo que, nos anos 1990, Pelé tentou trazer o Maradona para o Santos. Alguma coisa ⚾️ deu errado, mas o Pelé tentou", conta Helal. "Então, acredito que eles tinham uma relação bastante complicada em placard aposta desportiva alguns ⚾️ momentos, mas depois apararam as arestas."
Unzelte lembra ainda que, na ocasião, Pelé tocou no violão uma música que dizia: "Quem ⚾️ sou eu, Maradona? Quem é você? Você quer ser eu, e eu quero ser você."
"Acredito que a rivalidade entre eles ⚾️ era uma coisa muito menos pessoal, e muito mais entre os dois países", avalia o jornalista.
Ao fim do programa, lembra ⚾️ o professor da Uerj, perguntaram ao argentino quem era o melhor: ele ou Pelé.
Ao que Maradona respondeu: "Minha mãe acha ⚾️ que sou eu, e a mãe dele acha que é ele."