Nota: Este artigo é sobre o primeiro jogo da série.
Para a franquia, veja Este artigo é sobre o primeiro jogo 🫦 da série.
Para a franquia, veja Call of Duty
Call of Duty é um jogo eletrônico de tiro em primeira pessoa[2] desenvolvido 🫦 pela Infinity Ward e publicado pela Activision.
Foi lançado em 29 de outubro de 2003 para Microsoft Windows.
O jogo foi idealizado 🫦 em 1999 sendo a primeira entrada da franquia Call of Duty.
O jogo simula combates de infantaria durante a Segunda Guerra 🫦 Mundial, usando uma versão modificada do mecanismo id Tech 3.
Muito do seu tema e jogabilidade é semelhante a série Medal 🫦 of Honor; no entanto, Call of Duty apresenta ações com infantaria em maior escala, e apresenta vários pontos de vista 🫦 encenados em teatros britânicos, americanos e soviéticos da Segunda Guerra Mundial.
O jogo introduziu uma nova visão dos aliados controlados por 🫦 inteligência artificial, que apóiam o jogador durante as missões e reagem às mudanças situacionais durante o jogo.
Isso levou a uma 🫦 ênfase maior no jogo baseado em esquadrões, em oposição à abordagem de "lobo solitário", frequentemente retratada em jogos de tiro 🫦 em primeira pessoa anteriores.
Grande parte da equipe de desenvolvimento da Infinity Ward era formada por membros que ajudaram a desenvolver 🫦 Medal of Honor: Allied Assault.
Call of Duty recebeu elogios da crítica e ganhou vários prêmios de Jogo do Ano dos 🫦 revisores.
Em 14 de setembro de 2004 foi lançado um pacote de expansão intitulado Call of Duty: United Offensive que utiliza 🫦 o mesmo motor gráfico id Tech 3.
Um porte aprimorado foi lançado para os sistemas PlayStation Network e Xbox Live Arcade 🫦 dos consoles PlayStation 3 e Xbox 360, intitulado Call of Duty: Classic.
Esta versão foi lançada mundialmente em novembro de 2009 🫦 com o lançamento de Call of Duty: Modern Warfare 2, estando disponível através dos códigos de resgate incluídos nas edições 🫦 "Hardened" e "Prestige" do jogo.[3]
Como um jogo de tiro em primeira pessoa, Call of Duty coloca o jogador no controle 🫦 de um soldado de infantaria que faz uso de várias armas de fogo autênticas da Segunda Guerra Mundial em combate.
Cada 🫦 missão apresenta uma série de objetivos que estão marcados na bússola da tela; o jogador deve completar todos os objetivos 🫦 para avançar para a próxima missão.
O jogador pode salvar e carregar a qualquer momento, em vez do sistema de ponto 🫦 de verificação (checkpoints) utilizado nos jogos posteriores da série Call of Duty.
O jogador tem dois slots principais para armas, um 🫦 slot para revólver e podendo transportar até dez granadas.
As armas podem ser trocadas com as encontradas no campo de batalha, 🫦 largadas por soldados mortos.
Diferentemente dos jogos posteriores da série Call of Duty, o primeiro permite ao jogador alternar entre diferentes 🫦 modos de disparo (tiro único ou disparo automático).
Call of Duty foi um dos primeiros shooters em primeira pessoa a apresentar 🫦 mira de ferro no jogo; pressionando a tecla correspondente, o jogador observa a mira de ferro da arma para aumentar 🫦 a precisão.
Além das armas transportadas pelo jogador, há metralhadoras montadas e outras armas fixas que podem ser controladas.
O jogo usa 🫦 um sistema de medkits padrão, com uma quantidade limitada de saúde refletida por uma barra de saúde.
Medkits espalhados pelos níveis 🫦 ou largados por alguns inimigos são usados para restaurar a saúde quando o jogador está ferido.
Call of Duty também apresentou 🫦 o "shellshock": quando há uma explosão perto do jogador, ele momentaneamente experimenta zumbido simulado, efeitos adequados de "abafamento" do som, 🫦 visão turva e também resulta no jogador desacelerando, incapaz de correr.
Como o foco do jogo é a simulação de um 🫦 campo de batalha real, a jogabilidade diferiu de muitos jogos de tiro da época.
O jogador se move em conjunto com 🫦 soldados aliados, em vez de sozinho; soldados aliados ajudarão o jogador a derrotar soldados inimigos e avançar; no entanto, o 🫦 jogador é encarregado de completar certos objetivos.
O jogo coloca forte ênfase no uso de cobertura, fogo supressivo e granadas.
Soldados controlados 🫦 por inteligência artificial se esconderão atrás de muros, barricadas e outros obstáculos quando disponíveis.
A campanha americana começa com o soldado 🫦 Martin, um membro recém-alistado do 506.
º Regimento de Infantaria Paraquedista, completando o treinamento básico no Campo Toccoa, Geórgia, Estados Unidos, 🫦 em 10 de agosto de 1942.
Depois, a ação muda para a noite de 5 para 6 de junho de 1944, 🫦 com Martin fazendo parte de um grupo de pára-quedistas desbravadores, forçado a empreender uma missão solo para estabelecer uma zona 🫦 de salto para pára-quedistas que participam da Operação Netuno, parte da Operação Overlord.
Sob fogo intenso, os pára-quedistas são espalhados pela 🫦 zona, deixando Martin em uma unidade mista formada por várias companhias da 101ª e 82ª Divisões Aerotransportadas.
Posteriormente eles são liderados 🫦 pelo Cpt.Foley.
A missão termina com Martin e seus aliados fora de uma vila próxima ocupada por forças alemãs.
Na segunda missão, 🫦 Martin e plataforma de jogos para ganhar dinheiro unidade são enviados para expulsar os restantes alemães da vila, identificada como sendo Sainte-Mère-Église.
Eles lutam para desativar 🫦 vários Flakpanzers (tanques panzers antiaéreos).
Durante o assalto, um pára-quedista é visto pendurado na igreja da cidade (alusivo a John Steele).
A 🫦 terceira missão ocorre no início da manhã, com as forças americanas repelindo um contra-ataque alemão.
A quarta missão tem Martin ajudando 🫦 o Sargento Moody dirigindo de Sainte-Mère-Église para Sainte-Marie-du-Mont ao longo da estrada N13 perto da Praia de Utah para entregar 🫦 uma mensagem importante, enquanto combatem os alemães.
Na quinta missão, é reproduzido um assalto fictício à Brécourt Manor, com a unidade 🫦 de Martin tomando trincheiras e destruindo posições de artilharia alemã atacando os desembarques na Praia de Utah.
Após a invasão da 🫦 Normandia, a unidade de Martin foi designada para várias missões secretas atrás das linhas inimigas.
A primeira ocorre na sexta missão, 🫦 com Martin participando de um ataque a uma prisão secreta alemã no porão de uma localidade na Baviera, para resgatar 🫦 dois oficiais britânicos, o capitão Price e o major Ingram.
Ele então descobre com Price que Ingram já havia sido transferido 🫦 para um campo de prisioneiros de guerra mais seguro para o interrogatório.
Assim, a sétima missão tem Martin, acompanhado por Price 🫦 e outros soldados, infiltrando-se no campo e resgatando Ingram em menos de dez minutos antes da chegada dos reforços alemães.
Na 🫦 missão final, a unidade de Martin participa da Batalha do Bulge, protegendo com sucesso documentos secretos de um bunker e 🫦 interrompendo uma tentativa dos alemães de reforçar suas tropas com tanques.
A primeira missão da campanha britânica tem o sargento Jack 🫦 Evans e uma unidade da 2nd Ox and Bucks da 6ª Divisão Aerotransportada que participa da Operação Tonga.
Logo após a 🫦 meia-noite de 6 de junho de 1944, a unidade é lançada em planadores Horsa ao lado do Canal de Caen, 🫦 perto da Ponte Pegasus, em Bénouville.
Liderados pelo capitão Price, Evans e suas tropas limpam a ponte dos soldados alemães.
Na segunda 🫦 missão, logo após o meio dia, a unidade de Evans consegue resistir à tentativa de um batalhão alemão, apoiado por 🫦 tanques, de retomar a ponte.
Eventualmente, reforços do 7º Batalhão de Paraquedistas chegam e os alemães recuam.
Na época da terceira missão, 🫦 em 2 de setembro, Evans foi transferido para o Serviço Aéreo Especial ou SAS.
Ele participa de uma missão para sabotar 🫦 a represa de Eder, destruindo as armas antiaéreas que a protegem.
Durante a Operação Chastise, o Esquadrão Nº 617 da RAF 🫦 destruiu a barragem, mas os alemães conseguiram restaurá-la.
Após extração por Price e Sgt.
Waters (dublado por Jason Statham), a quarta missão 🫦 começa com Evans lutando contra as tropas alemãs até que Waters as interrompe explodindo uma ponte.
A quinta missão vê a 🫦 equipe chegando em um aeroporto alemão para concluir plataforma de jogos para ganhar dinheiro fuga.
Evans usa uma arma antiaérea para cobrir Price e Waters dos 🫦 aviões alemães enquanto eles adquirem um Fw.
200, usando-o para voar em segurança.
Na sexta missão, Evans e Price se apresentam como 🫦 oficiais da marinha alemã para se infiltrar no navio de guerra Tirpitz, desativar suas defesas e roubar informações que a 🫦 RAF precisa para atacar o navio.
Price se sacrifica para ganhar tempo para Evans, que foge com Waters de barco.
A missão 🫦 final da campanha britânica mostra Evans, Waters e seu esquadrão perto de Burgsteinfurt, na Alemanha, com ordens para ajudar o 🫦 iminente ataque aliado à cidade.
Descobrindo planos para lançar foguetes V-2 nas forças aliadas, a unidade os destrói antes de se 🫦 juntar ao resto do exército.
A primeira missão da campanha soviética ocorre durante a Batalha de Stalingrado, em 18 de setembro 🫦 de 1942.
O cabo Alexei Ivanovich Voronin, um jovem voluntário soviético e seus companheiros recrutas são enviados através do Rio Volga 🫦 para a cidade de Stalingrado que está sitiada pelas tropas alemãs.
Muitos dos soldados soviéticos são posteriormente mortos quando a Luftwaffe 🫦 lança um ataque contra os barcos soviéticos, e aqueles que abandonam o barco desertando de plataforma de jogos para ganhar dinheiro posição são executados pelos 🫦 comissários soviéticos (Ver: Ordem número 227).
Depois de atravessar o rio, Voronin recebe um pequeno número de balas, que ele dá 🫦 a um colega soldado atirador para que ele possa cobrir um oficial soviético que convoca uma barragem de artilharia que 🫦 força os alemães a recuar para a Praça Vermelha.
A segunda missão começa na Praça Vermelha com comissários executando soldados soviéticos 🫦 que recuam (a abertura da campanha soviética é baseada no filme Enemy at the Gates).
Voronin coloca as mãos em um 🫦 rifle e mata vários oficiais alemães, interrompendo a ofensiva alemã por tempo suficiente para a artilharia soviética destruir seus tanques.
Na 🫦 próxima missão, Voronin se une aos seus aliados sobreviventes em uma estação de trem e deve guiá-los ao major Zubov, 🫦 da 13ª Divisão de Guardas.
Por suas ações, Voronin é promovido a sargento júnior.
A quarta missão, em 9 de novembro, faz 🫦 com que Voronin se mova pelos esgotos de Stalingrado para ajudar a retomar um prédio de apartamentos em mãos alemãs.
A 🫦 quinta missão a seguir tem a unidade de Voronin, liderada pelo sargento Pavlov, assaltando um prédio (ver: Casa de Pavlov).
Voronin 🫦 age como um contra-atirador enquanto outro soldado distraí o fogo dos atiradores alemães no prédio; a unidade limpa o prédio 🫦 dos alemães e o defende de um contra-ataque.
A sexta missão ocorre muito tempo depois, em 17 de janeiro de 1945, 🫦 com Voronin agora como sargento, servindo na 150ª Divisão de Fuzis do 3º Exército Soviético.
A unidade assegura uma instalação improvisada 🫦 de reparo de tanques na Alemanha em Varsóvia, no meio da Ofensiva Vístula – Oder.
A sétima missão acontece pouco depois, 🫦 com a unidade se movendo para se reagrupar com o 4º Exército de Tanques de Guardas.
Devido à escassez de soldados 🫦 experientes, a oitava missão, em 26 de janeiro, exige que Voronin comande um tanque T-34-85 para o 2º Exército de 🫦 Tanques de Guardas.
Em uma ofensiva em grande escala, os soviéticos capturam uma cidade perto do rio Oder.
A nona missão também 🫦 é centrada em um tanque, com Voronin eliminando todas as unidades alemãs sobreviventes na cidade.
Na missão final, em 30 de 🫦 abril de 1945, o sargento Voronin retorna à plataforma de jogos para ganhar dinheiro antiga unidade, a 150ª Divisão de Guardas.
Durante a batalha de Berlim, 🫦 ele e um pequeno grupo de soldados atacam o prédio do Reichstag e erguem a Bandeira da vitória no topo 🫦 do prédio, terminando a guerra na Europa.
Promoção do jogo na E3 2003
Call of Duty foi desenvolvido pela Infinity Ward, um 🫦 novo estúdio formado em 2002, originalmente composto por 21 funcionários, muitos dos quais foram desenvolvedores-chefe do bem-sucedido Medal of Honor: 🫦 Allied Assault lançado no mesmo ano.
Liderado pelo diretor de criação Vince Zampella, o desenvolvimento começou em abril de 2002 e 🫦 a equipe cresceu para 27 membros em maio de 2003.
Usando uma versão aprimorada do mecanismo de jogo id Tech 3 🫦 desenvolvido para o Quake III Arena e um sistema interno de animação esquelética chamado "Ares", a Infinity Ward decidiu desenvolver 🫦 um novo videogame da Segunda Guerra Mundial que, ao contrário de muitos de seus antecessores, enfatizava a jogabilidade baseada em 🫦 esquadrões, com assistência inteligente dos colegas de equipe durante batalhas em larga escala.
A equipe também pesquisou extensivamente armas, artilharia e 🫦 veículos da Segunda Guerra Mundial para melhorar a autenticidade das animações e sons usados ao longo do jogo.[4]
Outra área em 🫦 que a equipe de desenvolvimento se concentrou foi o componente de busca de inteligência artificial (IA), apelidado de "Conduit".
A capacidade 🫦 de suprimir o inimigo com fogo de cobertura e obstáculos claros, como cercas e janelas, foi fortemente integrada ao aspecto 🫦 de esquadrão das campanhas single-player.
A IA do jogo foi projetada para flanquear o oponente, arremessar granadas e passar de um 🫦 ponto de cobertura para outro.
O diretor de animação Michael Boon explicou que as ações que normalmente seriam roteirizadas em jogos 🫦 anteriores foram movidas para um ambiente de IA dinâmico, a fim de ajudar a criar uma experiência diferente cada vez 🫦 que os níveis são repetidos.
[5] Enquanto as campanhas eram o foco principal, o desenvolvimento dos modos multiplayer foi adaptado para 🫦 agradar modders.
Zied Rieke, o designer-chefe, esclareceu que a jogabilidade e os modos foram escritos em roteiro, tornando "extremamente fácil para 🫦 os jogadores fazerem suas próprias modificações no multiplayer de Call of Duty".[5]
Call of Duty recebeu "aclamação da crítica", de acordo 🫦 com o agregador de análises Metacritic.
Ele ganhou vários prêmios de "Jogo do Ano" em 2003 de vários revisores.
Foi o ganhador 🫦 do prêmio "Jogo do Ano" da Academia de Artes e Ciências Interativas de 2004.
O jogo também recebeu elogios como "Jogo 🫦 de Computador do Ano" e "Jogo de Ação em primeira pessoa em Computador do Ano" e foi nomeado para "Melhor 🫦 Inovação em Jogos de Computador", "Melhor Desempenho na Composição Musical Original" e "Melhor Desempenho no Som e Design" no Interactive 🫦 Achievement Awards.[12]
A Computer Games Magazine nomeou Call of Duty como o sexto melhor jogo de computador de 2003, e os 🫦 editores escreveram: "Este jogo aumenta a aposta na arena de tiro da Segunda Guerra Mundial e faz com que tudo 🫦 o que veio antes pareça tão desatualizado quanto o exército da França".
[13] Os editores da Computer Gaming World entregaram Call 🫦 of Duty com o prêmio "Shooter do ano de 2003".
Eles comentaram: "Call of Duty venceu esta categoria sem disparar um 🫦 tiro - simplesmente não houve debate".
[14] Também foi indicado para "Melhor Jogo" no Game Developers Choice Awards de 2004.
Embora não 🫦 tenha recebido esse prêmio, ganhou com a Infinity Ward sendo considerada "Estúdio Novato do Ano".
Chuck Russom também recebeu o prêmio 🫦 "excelência em áudio" por seu trabalho no jogo.[15]
A IGN classificou o jogo em 9.
3/10, com o revisor Dan Adams dizendo 🫦 "Você precisa amar um jogo que o cola no seu lugar e o mantém interessado...
Um software emocionante que os fãs 🫦 de ação devem agarrar e amar ferozmente.
" Sua única crítica negativa foi a curta duração da campanha do jogo, da 🫦 qual muitos revisores apontaram.[16]
A versão N-Gage do jogo recebeu "Críticas mistas ou médias" no site Metacritic.[17]