A Loteca, antigamente denominada Loteria Esportiva, é uma modalidade de loteria brasileira, mantida pela Caixa Econômica Federal, com o objetivo 👄 de prognosticar resultados de partidas de futebol. Tal jogo inspirou a produção da comédia Como Ganhar na Loteria sem Perder 👄 a Esportiva do diretor J.B. Tanko em polêmica casa de apostas 1971.
Um bilhete da Loteria Esportiva, da Caixa Econômica Federal, dos dias 25 👄 e 26 de novembro de 1972.
A Loteca foi regulamentada no Brasil em polêmica casa de apostas 25 de março de 1970[1] e realizada 👄 desde 19 de abril, quando foi feita uma rodada experimental no estado da Guanabara com prêmio fixo de duzentos mil 👄 cruzeiros novos e cem mil bilhetes distribuídos.[2] O jogo número 1 foi um Fla-Flu.[3] As vendas de apostas foram feitas 👄 em polêmica casa de apostas 48 barracas improvisadas.[3] Testes em polêmica casa de apostas São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e outras cidades, no mesmo fim 👄 de semana, foram cancelados.[4]
Naquela época, era necessário acertar os resultados de treze jogos selecionados pela Caixa para ganhar o prêmio. 👄 Durante a fase experimental, era possível até marcar treze palpites triplos (quando todas as colunas são marcadas em polêmica casa de apostas uma 👄 linha), mas ninguém chegou a fazer os treze pontos[5] — as chances matemáticas eram de 1:1 594 323 para fazer 👄 os treze pontos. Oito apostadores foram premiados com doze pontos[6] e dividiram o prêmio líquido, com cada um recebendo cerca 👄 de dez mil cruzeiros novos.[4] Outras rodadas experimentais foram realizadas em polêmica casa de apostas 3 de maio, também na Guanabara, e em 👄 polêmica casa de apostas 17 de maio, em polêmica casa de apostas São Paulo, Belo Horizonte e Brasília.[2]
Oficialmente, os bolões começaram em polêmica casa de apostas 7 de junho, 👄 que foi também a primeira vez em polêmica casa de apostas que foram acertados treze pontos.[6] O futebol já era febre no país, 👄 antes mesmo de a seleção brasileira ter faturado polêmica casa de apostas terceira Copa do Mundo, o que gerou muitas filas nas casas 👄 de apostas.[7] O jogo mínimo custava dois cruzeiros novos, com um duplo; o jogo com um triplo custava três cruzeiros 👄 novos.[2]
O apostador preenchia um cartão e entregava-o na lotérica, que usava uma máquina manual da IBM, chamada Port a Punch, 👄 para furar dois cartões, um dos quais ficaria como comprovante com o apostador.[2] Ao final de todos os jogos de 👄 domingo, um computador da Caixa Econômica Federal processava as apostas, em polêmica casa de apostas "apenas" dezessete minutos, de acordo com a revista 👄 Placar.[2] O computador seguia lendo cartão por cartão até encontrar um com nove pontos (o mínimo para o prêmio ser 👄 rateado)[8] e, então passava a separar todos os cartões com nove pontos até achar algum com dez; a partir daí 👄 seguia o mesmo processo, em polêmica casa de apostas busca de cartões com onze, doze e, eventualmente, treze pontos.[9]
A escolha dos jogos de 👄 cada bolão era feita pela agência Sport Press, contratada pela Caixa.[10] Essa escolha seguia alguns critérios:
Clássicos, desde que a diferença 👄 de pontos entre os times não fosse grande;
Dois times "médios" com campanhas parecidas;
Times grandes jogando fora de casa contra times 👄 pequenos;
Clássicos locais ou regionais. [ 10 ]
O primeiro apostador a ganhar sozinho foi Gilberto Furtado Medeiros, no teste número 5 👄 (28 de junho), entretanto sem marcar os treze pontos.[11] Em polêmica casa de apostas um teste que terminou com oito empates ele foi 👄 o único a errar apenas um jogo. Esse teste já marcou um declínio nas apostas, pois foi o primeiro depois 👄 da Copa do Mundo de 1970, que gerou um volume maior por haver mais informações disponíveis sobre os times participantes, 👄 e também por marcar o início dos campeonatos estaduais, o que fazia com que muitos esperassem mais um pouco para 👄 ter uma ideia melhor de como estavam as equipes.[12]
No teste número 11, um maquinista de Barra do Piraí ganhou sozinho 👄 o prêmio de 2,5 milhões de cruzeiros, um grande valor à época, e ficou famoso.[3] Para o teste seguinte, as 👄 apostas dispararam, assim como o valor do prêmio, mas quem fez os treze pontos saiu decepcionado, pois foram 4 175 👄 ganhadores.[3]
Após um ano a loteria era considerada um sucesso, com os organizadores declarando que ela tinha superado "a mais otimista 👄 das expectativas": mesmo com vendas em polêmica casa de apostas apenas seis estados, já haviam sido vendidos cerca de dez milhões de apostas, 👄 embora as previsões iniciais tenham falado que seriam apenas cerca de 2,5 milhões após um ano.[3]
O sucesso teve efeitos colaterais, 👄 como um protesto de lojistas no centro de São Paulo, que se sentiam prejudicados pelas longas filas em polêmica casa de apostas casas 👄 lotéricas, que obstruíam as portas de outras lojas, no período em polêmica casa de apostas que apenas poucas casas lotéricas podiam fazer as 👄 apostas.[13] As soluções propostas para evitar o problema eram aumentar o número de casas lotéricas autorizadas a fazer as apostas 👄 e eliminar a necessidade de preenchimento de nome e endereço do apostador nos volantes, usando apenas o número do cartão, 👄 como já era feito na Loteria Federal.[13]
A Loteca passou a ser vendida no país inteiro em polêmica casa de apostas 1972.[3] O sucesso 👄 fez com que a loteria passasse a ser mencionada em polêmica casa de apostas filmes e contos, além de ter dado fama a 👄 professores de matemática que faziam cálculos simples de análise combinatória.[3]
Em maio de 1972, no teste 85, uma zebra inesperada no 👄 jogo entre Corinthians e Juventus, no Pacaembu, fez o primeiro milionário da modalidade: Eduardo Varela, mais conhecido como Dudu da 👄 Loteca, do então estado da Guanabara. Ele foi o único apostador que cravou os treze pontos do concurso, incluindo este 👄 jogo, em polêmica casa de apostas que o Corinthians tinha cerca de 95% das apostas, enquanto o Juventus vinha de cinco derrotas nas 👄 cinco primeiras rodadas e conseguiu vencer pelo placar mínimo, com gol de falta do meia Brecha. Levou um total de 👄 mais de 11,6 milhões de cruzeiros.[7]
Em seus quatro primeiros anos, a Loteria Esportiva foi interrompida no fim do ano, devido 👄 ao recesso do futebol brasileiro.[14] A partir de 1974, entretanto, jogos do exterior passaram a compor a programação desse período.
Em 👄 setembro de 1975, o goiano Miron Vieira de Sousa, da cidade de Ivolândia, no interior de Goiás, ganhou sozinho um 👄 prêmio de 22 milhões de cruzeiros, considerado à época "o maior prêmio da Loteca e do mundo, em polêmica casa de apostas concursos 👄 de prognósticos".[15]
Foi em polêmica casa de apostas 1978 que surgiu um dos personagens mais famosos da Loteca, a Zebrinha do Fantástico, programa dominical 👄 da Rede Globo. Desenhada por Borjalo, era dublada por Pedro Braga e Mara Lisi.[16] No ano seguinte, as vendas semanais 👄 chegavam a dez milhões de apostas, mesmo patamar que só tinha sido alcançado após um ano de vendas.[3] A Caixa 👄 já tinha tomado medidas para diminuir os custos, reduzindo o cartão pela metade.[3]
Caso da Máfia da Loteria Esportiva [ editar 👄 | editar código-fonte ]
Em 1979, Milton Coelho da Graça, então diretor da revista Placar, comentou com Juca Kfouri, então editor 👄 de projetos especiais e que cuidava da seção sobre a Loteria Esportiva, que vinha notando algumas coincidências quando poucas pessoas 👄 ganhavam em polêmica casa de apostas um teste.[17] A pedido de Milton, Juca foi a Brasília pedir para ver os bilhetes premiados, mas 👄 o pedido foi negado, com a alegação de sigilo bancário.[18]
Nesse mesmo ano, Milton deixou a Abril, e Juca foi promovido 👄 a seu posto. Ainda com as suspeitas em polêmica casa de apostas relação à Loteria Esportiva, todo o fim de mês provocava a 👄 redação: "Quem é o macho para descobrir a sacanagem da Loteria Esportiva?" Mas ninguém se pronunciava.[19] Em polêmica casa de apostas outra viagem 👄 a Brasília, pediu novamente para ver os cartões ganhadores. Desta vez, mostraram-lhe alguns: "Nego colocava jogo triplo em polêmica casa de apostas partida 👄 que se cravaria seco", conta Juca. "Corinthians × Juventus, triplo. Flamengo × Olaria, triplo. Vasco × Botafogo, Vasco. Atlético-PR × 👄 Coritiba, Coritiba. Inter × Livramento, triplo. Não é possível. Eles cravam triplo em polêmica casa de apostas jogo fácil e seco para jogo 👄 difícil. Tem alguma coisa estranha nisso."[20]
Quando comentou suas suspeitas na redação, no dia seguinte, conseguiu um voluntário para a empreitada: 👄 Sérgio Martins. Juca deu a ele prazo de um ano, cumprido à risca: no número 648, de 22 de outubro 👄 de 1982, foi publicada extensa reportagem sobre o caso, com denúncias de corrupção e manipulação de resultados. "A Loteria Esportiva 👄 é séria até a bola rolar", admitiu o radialista Flávio Moreira, um dos envolvidos.[21] Nenhum dos 125 denunciados, entre jogadores, 👄 dirigentes, árbitros, técnicos e personalidades, foi preso. O gerente de Loterias da Caixa em polêmica casa de apostas 1989, Juarez José de Lima, 👄 garantiu à época que o escândalo não chegou a abalar a loteria.[5]
A loteria perdeu credibilidade[22], que nunca mais recuperou. A 👄 criação da Loto e da Sena também contribuíram para a decadência da loteria.[5] Em polêmica casa de apostas dezembro de 1987, a forma 👄 de apostas mudou: passaram a ser dezesseis jogos, sendo que era obrigatório acertar os treze primeiros para ter direito a 👄 um prêmio. Quem acertasse catorze ou quinze pontos também levava prêmios menores, desde que tivesse acertado os treze primeiros jogos.[5] 👄 A loteria ganhou o apelido de "Gorda".[5] Na época da mudança a arrecadação despencou para um décimo do que a 👄 loteria arrecadava na polêmica casa de apostas melhor fase.[5] A média de apostas semanais entre 1972 e 1980 era de dezessete milhões, número 👄 que cairia no fim dos anos 1980 para menos de cinco milhões.[5]
A fórmula com dezesseis jogos durou até agosto de 👄 1989, quando a loteria voltou a ter treze jogos e mudou de nome para Loteca[21], que já era um apelido 👄 consagrado.[5] No fim do ano anterior a Loteca tinha começado a dar prejuízo.[5] O número dos concursos também foi zerado, 👄 começando novamente do número 1. A fase anterior teve 976 testes.[5] No novo formato, foi mantida a obrigatoriedade de acertar 👄 os primeiros jogos, no caso dez, o que já garantiria um prêmio menor. Cada um dos treze jogos acertados além 👄 dos dez primeiros garantiria um prêmio maior.[5] Mas a maior mudança foi a instituição de apenas palpites simples, acabando com 👄 palpites duplos e triplos.[5]
Hoje é necessário acertar catorze pontos para faturar o prêmio maior. A aposta mínima é de três 👄 reais (um duplo), e a aposta mais cara é de 1.296 reais (três triplos e cinco duplos). As chances matemáticas 👄 de acertar catorze pontos com o jogo mínimo são de uma em polêmica casa de apostas 2 391 485.
A Loteca está, atualmente, arrastando-se 👄 no cenário de loterias. Sua arrecadação está longe da de quarenta anos atrás. No teste 256, de março de 2007, 👄 a Loteca pagou o menor prêmio da história de seu novo formato, quando, em polêmica casa de apostas uma rodada "lógica", 7 792 👄 apostadores fizeram os catorze pontos e levaram um prêmio de 32,67 reais — quem fez treze pontos levou oitenta centavos.[23] 👄 Em polêmica casa de apostas 2008 o Governo Federal lançou a Timemania, loteria que viabiliza ajuda aos cofres dos clubes das séries A, 👄 B e C do Campeonato Brasileiro.
Probabilidade de acerto [ editar | editar código-fonte ]
Fazendo a aposta mínima, a probabilidade de 👄 acerto é:[24]
14 placares: 1 chance em polêmica casa de apostas 2.391.485
13 placares: 1 chance em polêmica casa de apostas 85.410