Nota: Para outros significados, veja Para outros significados, veja Sonic the Hedgehog
(desambiguação)
Sonic the Hedgehog[a] é uma franquia de mídia 🌞 criada e administrada por
Yuji Naka e Naoto Oshima da equipe Sonic Team, da Sega. O primeiro jogo da série 🌞 Sonic,
lançado em previsões de jogos 1991, foi concebido pela divisão da Sega, Sonic Team após um pedido
para um novo mascote. 🌞 O título foi um sucesso, e foi renovado para várias sequelas, que
levaram a Sega a liderança no rumo dos 🌞 consoles de video-game da era 16-bit do começo
até a metade dos anos 90.[1]Atualmente, é uma das franquias mais famosas 🌞 e mais
lucrativas da indústria dos videogames.[2]A franquia é protagonizada por Sonic, o
Ouriço, que normalmente junto com seus amigos 🌞 como a raposa Tails e o equidna Knuckles,
tem que parar os planos de dominação mundial do vilão Dr. Eggman.
Enquanto 🌞 os primeiros
jogos da série eram jogos de plataforma em previsões de jogos side-scrolling, posteriormente os jogos
da série foram expandidos em 🌞 previsões de jogos vários outros gêneros e sub-séries, como o jogo de
esporte Mario & Sonic at the Olympic Games (desenvolvido em 🌞 previsões de jogos parceria com a
Nintendo), a série Sonic Boom. e o jogo de corrida Sonic & Sega All-Stars Racing. Até
🌞 2024, a série vendeu mais de 80 milhões de cópias físicas de jogos,[3] e mais de 350
milhões de unidades 🌞 quando combinados com relançamentos e downloads para celulares.[4]
Fora dos video-games, a franquia também já foi divulgada em previsões de jogos outras 🌞 mídias,
incluindo desenhos animados, anime e uma longa série de histórias em previsões de jogos quadrinhos,
que foi reconhecida como a mais 🌞 longa história em previsões de jogos quadrinhos baseada em previsões de jogos um
video-game já publicada pelo Guinness World Records.[5]
Quase todos os jogos da 🌞 série
apresentam um ouriço antropomórfico azul chamado Sonic como o personagem do jogador
central e protagonista. Os jogos detalham a 🌞 tentativa de Sonic e seus aliados de salvar
o mundo de várias ameaças, principalmente o gênio do mal Dr. Ivo 🌞 "Eggman" Robotnik, o
antagonista principal da série. O objetivo principal de Robotnik é governar o mundo;
para conseguir isso, ele 🌞 geralmente tenta destruir Sonic e adquirir as poderosas
Esmeraldas do Caos.
Na série principal, a jogabilidade dentro dos jogos é dividida 🌞 em
previsões de jogos duas: 2D (geralmente em previsões de jogos plataforma) e 3D. Na jogabilidade 2D, predominante
nos jogos mais antigos do mascote, 🌞 você controla o Sonic horizontalmente e pula nos
inimigos para destruí-los, além disso, os jogos ainda tem como elemento recorrente 🌞 os
anéis, que são fonte de energia ao personagem. Quando é pego um determinado número
deles, o jogador poderá acessar 🌞 os Special Stages, fases bônus onde é possível coletar
6/7 pedras mágicas, chamadas de Esmeraldas do Caos, que são responsáveis 🌞 por dar super
poderes ao ouriço, o transformando em previsões de jogos Super Sonic, que tem a habilidade de voar,
correr mais 🌞 rápido, e ser invencível apenas sendo derrotado ao cair em previsões de jogos um buraco,
afogado ou sendo pressionado contra dois espinhos/plataformas 🌞 que movem se. Se o
jogador coletar todas elas, será contemplado com o final verdadeiro.
Outro elemento na
jogabilidade recorrente nos 🌞 jogos antigos são os itens: monitores capazes de dar
poderes para Sonic, como um escudo protetor, ou até uma vida 🌞 extra. O jogo também foi o
primeiro na história dos videogames a estabelecer o sistema de salvar o jogo, os
🌞 chamados save states, onde o jogador, quando morre ou é derrotado, volta ao ponto onde
parou.[carece de fontes] O jogador 🌞 terá 10 minutos para terminar de fase, caso ao
contrário, será dada a tela de Time Over. No início, o 🌞 jogador tem 3 chances para
completar a fase, mas é possível ganhar mais vidas, já que a cada vez que 🌞 são pegos 100
anéis, uma vida é dada ao jogador, outro modo também é de pegar um monitor de vida. 🌞 O
jogador também tem um contador de pontos, pegos quando se mata um inimigo, passando em
previsões de jogos um limite estipulado 🌞 de tempo, ou pelo número de anéis que é multiplicado por 100
pontos. Porém, Sonic não é invencível, ele pode 🌞 ser morto se: for esmagado, cair em
previsões de jogos um abismo, afogado (somente possível em previsões de jogos fases aquáticas, onde o jogador 🌞 pode
se manter vivo usando bolhas de ar presentes em previsões de jogos vários pontos da fase), e ser
tocado por um 🌞 inimigo, neste caso, se tiver um monitor de escudo, ele será
desprotegido, se tiver com anéis, perderá todos eles, com 🌞 a chance de recuperar alguns,
e se não tiver nenhum, morrerá, perdendo uma vida. Quando o contador de vidas chegar 🌞 a
0, será dada a tela de Fim de jogo, excetuando se ele tiver conseguido um continue, que
são 3 🌞 vidas extras conseguidas após pegar 50 anéis em previsões de jogos um Special Stage ou ganhando
30 mil pontos.
Sonic também é capaz 🌞 de atacar fazendo o pulo supersônico, o giro
supersônico, que pode ser executado após correr em previsões de jogos alta velocidade e 🌞 apertando
para baixo, e por fim, o spin dash, que faz Sonic disparar rolando em previsões de jogos alta
velocidade, destruindo tudo 🌞 o que há em previsões de jogos previsões de jogos frente.
Na jogabilidade 3D, Sonic
agora é capaz de fazer mais ataques especiais como o 🌞 Homming Attack, Light Speed Dash,
Boost, entre outros. Agora a visão é em previsões de jogos um mundo aberto em previsões de jogos 3D 🌞 com vários
caminhos alternativos, as tradicionais fases, chamados de Action Stages. Há também os
Adventures Field, onde o jogador pode 🌞 acessar as fases e interagir com pessoas, seja
fazendo missões ou até mesmo procurando itens como medalhas e emblemas que 🌞 desbloqueiam
extras do jogo, além de achar "power ups" que dão novas habilidades.
Lista de
personagens [ editar | editar código-fonte 🌞 ]
A série tem diversos personagens, entre
eles Sonic, Tails, Amy, Metal Sonic, Cream, Silver, Shadow e muitos outros.
O primeiro
jogo 🌞 do Sonic, Sonic the Hedgehog, era um jogo de plataforma lançado em previsões de jogos 1991[6]
que apresentava o protagonista Sonic correndo 🌞 pelos níveis do jogo para impedir os
planos do Doutor Robotnik de dominar o mundo.[7] O jogo se focava na 🌞 habilidade de
Sonic de correr e pular a altas velocidades com o uso de springs, slopes e
loop-the-loops.[7] Sua sequência, 🌞 Sonic the Hedgehog 2, um jogo de plataforma de
1992,[8] aumentou a variedade e a velocidade da jogabilidade da série[9] 🌞 e foi o
segundo jogo mais vendido do Mega Drive de todos os tempos.[10] O jogo introduziu o
parceiro de 🌞 Sonic, Miles "Tails" Prower, que seguia Sonic pelo jogo,[9] e o movimento
"spin dash", que permitia a Sonic ganhar propulsão 🌞 rapidamente quando parado.[9] A
próxima sequência, Sonic the Hedgehog 3, foi lançado em previsões de jogos 1994.[11] O jogo
introduziu um movimento 🌞 de defesa temporária,[12] adicionou novos tipos de escudo,[13]
e permitia que Tails voasse sendo controlado pelo jogador.[13] O jogo também 🌞 introduziu
um novo personagem, Knuckles the Echidna, que serviu como um antagonista adicional ao
lado do Doutor Robotnik.[13] Sonic & 🌞 Knuckles, lançado em previsões de jogos 1994,[14] introduziu
Knuckles como um personagem jogável com habilidades de voo planado e escalada de
parede.[14] 🌞 e permitiu aos jogadores conectar Sonic the Hedgehog 3 no topo do cartucho
de Sonic and Knuckles. Isso permitia que 🌞 se jogasse o jogo como ele foi desenvolvido
originalmente;[14] os jogos eram para ser um só, mas foram separados por 🌞 problemas de
espaço e tempo.[15][16]
Sonic 3D Blast, um jogo de plataforma de 2.5D isométrico[17]
lançado em previsões de jogos 1996[18] apresenta Sonic 🌞 correndo em previsões de jogos ambientes pseudo-3D enquanto
tenta resgatar Flickies do Doutor Robotnik.[17]
Sonic CD, lançado para Mega-CD/Sega CD
em previsões de jogos 1993,[19][20] 🌞 introduz a personagem Amy Rose[21] e possui níveis que se
modificam dependendo se o Sonic está no passado, presente ou 🌞 futuro.[19]
Sonic Chaos,
lançado em previsões de jogos 1993 para Master System,[22] apresentava Tails como um personagem
jogável.[23] A sequência, Sonic Triple Trouble, 🌞 lançado em previsões de jogos 1994 para Game Gear
introduz um novo personagem, Nack the Weasel, que, assim como Knuckles e Doutor
🌞 Robotnik, deseja coletar todas as Esmeraldas do Caos.
Um dos últimos jogos para Game
Gear, Sonic Blast, lançado em previsões de jogos 1996 🌞 possuía sprites pré-renderizados.
Sonic
Labyrinth, lançado para Game Gear em previsões de jogos 1995, possuía uma visão isométrica e uma
jogabilidade com uma 🌞 exploração mais lenta como consequência do Robotnik ter trocado os
sapatos de Sonic por "Speed Down Boots."
Muitos jogos do Sonic 🌞 não são plataforma
42.[carece de fontes]
Tails recebeu dois spin-offs para Master System. Tails'
Skypatrol, lançado em previsões de jogos 1995, permitia aos 🌞 jogadores controlarem um Tails que voava
o tempo todo. Tails Adventure, também de 1995, era um jogo de plataforma com 🌞 elementos
de RPG.
Knuckles' Chaotix, lançado em previsões de jogos 1995 para Sega 32x,[24] apresenta Knuckles e
um novo grupo chamado Chaotix enfrentando 🌞 Doutor Robotnik.[25] O jogo apresentava um
sistema de dois jogadores cooperativos em previsões de jogos que os personagens eram conectados por
anéis 🌞 mágicos.[25]
Sonic the Hedgehog Spinball, lançado em previsões de jogos 1993 nos jogos
eletrônicos, é um simulador de pinball modelado com base nas 🌞 zonas Spring Yard e Casino
Night dos primeiros dois jogos de Sonic.[26] O jogo, diferente dos simuladores de
pinball em 🌞 previsões de jogos geral, tem como objetivo principal coletar todas as esmeraldas do caos
em previsões de jogos cada nível e derrotar os chefes 🌞 do nível.[26] Foi um dos poucos jogos a possuir
elementos dos desenhos Sonic the Hedgehog and Adventures of Sonic the 🌞 Hedgehog, apesar
das referências serem apenas visuais.
Dr. Robotnik's Mean Bean Machine é um jogo de
quebra-cabeça similar a Puyo Puyo[27] 🌞 que se passa no universo de Adventures of Sonic
the Hedgehog.[carece de fontes]
Sonic Eraser, um jogo de quebra-cabeça lançado
exclusivamente 🌞 para Meganet, que requer o uso do modem do sistema.[carece de
fontes]
Sonic Drift é um jogo de corrida de kart 🌞 lançado em previsões de jogos 1994. Recebeu uma
sequência, Sonic Drift 2, lançada em previsões de jogos 1995.
Sonic R, um jogo de corrida a 🌞 pé foi o
primeiro jogo a ser totalmente em previsões de jogos 3D,[28] sendo lançado para Sega Saturn em previsões de jogos
1997.[29]
São os 🌞 itens mais comuns nos jogos do Sonic. Esses anéis contêm uma energia
chamada Chaos. Eles têm o poder de defender 🌞 os personagens. Se um personagem for
atacado, ele não receberá dano, em previsões de jogos compensação, perderá todos os anéis ( ou 🌞 apenas
10 no caso dos jogos Triple Trouble e Blast). Se um personagem não tiver nenhum anel
ele morrerá, perdendo 🌞 assim o jogo. Eles também têm o poder de desbloquear a super
forma dos personagens junto com as Esmeraldas do 🌞 Caos. As Esmeraldas do Caos junto com
50 anéis podem desbloquear a super forma de um personagem, assim como aconteceu 🌞 com
Sonic, Tails, Knuckles, Mecha Sonic, Shadow, Blaze e Silver. Nos primeiros jogos, eram
perdidos todos os rings e, ainda 🌞 por cima, não era possível recuperar todos os anéis
perdidos. Atualmente, são perdidos apenas 25 anéis e é possível recuperá-los. 🌞 Nos jogos
atuais, os anéis também servem para Sonic utilizar a habilidade de "Boost" e melhora um
pouco o salto 🌞 e outras habilidades.
Algumas causas de morte não podem ser prevenidas
utilizando os anéis como ser esmagado, cair de um abismo 🌞 e se afogar.[30]
Chaos
Emeralds (Esmeraldas do Caos) [ editar | editar código-fonte ]
As sete Esmeraldas do
Caos.
As Esmeraldas do Caos, 🌞 na história do jogo, são antigos artefatos mágicos com um
poder surreal. O poder quando bem manipulado pode lhe dar 🌞 habilidades inimagináveis,
além de servir de fonte de energia para qualquer ser ou máquina. Elas existem desde o
primeiro jogo 🌞 do Sonic. Diferente dos anéis, elas contêm grande valor de Energia Chaos.
São no total 7 Esmeraldas, que são neutralizadas 🌞 pela Esmeralda Mestre, uma Esmeralda
verde e grande e que tem um poder infinito. Elas podem transformar-se nas Super
Esmeraldas 🌞 e dar mais poder a quem as possui. Nos primeiros jogos, as Esmeraldas eram
colecionadas em previsões de jogos fases especiais. Nos 🌞 jogos atualmente, elas são conseguidas ao
passar da história. Elas contêm um valor positivo e negativo. Quando o Sonic usa 🌞 o
poder positivo, ele transforma-se no Super Sonic. Quando usa o poder negativo, ele
transforma-se no Dark Sonic.
Normalmente, Fases Especiais 🌞 (ou Special Stages) aparecem
no jogo como forma de ganhar as Esmeraldas do Caos.[31] Essas fases normalmente ocorrem
em previsões de jogos 🌞 ambientes surrealistas e apresentam mecanismos de jogabilidade alternativos
comparado com a plataforma padrão dos principais níveis. O primeiro jogo consiste 🌞 em
previsões de jogos um labirinto giratório com imagens de peixes e pássaros no fundo, onde o jogador
tem que pular para 🌞 chegar até a esmeralda sem cair nos Goals.[32] Nos demais jogos as
fases consistem em previsões de jogos coletar um certo número 🌞 de itens até ganhar a esmeraldas. Em
previsões de jogos Sonic the Hedgehog 2 o jogador percorre um túnel em previsões de jogos 3D 🌞 coletando anéis e
tendo cuidado para não ser acertado pelas bombas no caminho. Em previsões de jogos Sonic 3 & Knuckles
o 🌞 jogador percorre um cenário em previsões de jogos 3D atravessando orbes azuis as fazendo mudar de
cor para vermelho, embora com cuidado 🌞 para não encostar nas orbes vermelhas. Em previsões de jogos
Sonic CD o jogador pode correr livremente por um cenário cheio de 🌞 água (que diminuem o
tempo) destruindo OVNIs.
Desde Sonic the Hedgehog 2, Sonic pode transformar-se em previsões de jogos
Super Sonic (foi confirmado 🌞 que esta transformação é uma referência à transformação em
previsões de jogos Super Sayajin ocorrida no anime Dragon Ball Z).[33]
Referências