A Loteca, antigamente denominada Loteria Esportiva, é uma modalidade de loteria brasileira, mantida pela Caixa Econômica Federal, com o objetivo 💵 de prognosticar resultados de partidas de futebol. Tal jogo inspirou a produção da comédia Como Ganhar na Loteria sem Perder 💵 a Esportiva do diretor J.B. Tanko em promoções casas de apostas 1971.
Um bilhete da Loteria Esportiva, da Caixa Econômica Federal, dos dias 25 💵 e 26 de novembro de 1972.
A Loteca foi regulamentada no Brasil em promoções casas de apostas 25 de março de 1970[1] e realizada 💵 desde 19 de abril, quando foi feita uma rodada experimental no estado da Guanabara com prêmio fixo de duzentos mil 💵 cruzeiros novos e cem mil bilhetes distribuídos.[2] O jogo número 1 foi um Fla-Flu.[3] As vendas de apostas foram feitas 💵 em promoções casas de apostas 48 barracas improvisadas.[3] Testes em promoções casas de apostas São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e outras cidades, no mesmo fim 💵 de semana, foram cancelados.[4]
Naquela época, era necessário acertar os resultados de treze jogos selecionados pela Caixa para ganhar o prêmio. 💵 Durante a fase experimental, era possível até marcar treze palpites triplos (quando todas as colunas são marcadas em promoções casas de apostas uma 💵 linha), mas ninguém chegou a fazer os treze pontos[5] — as chances matemáticas eram de 1:1 594 323 para fazer 💵 os treze pontos. Oito apostadores foram premiados com doze pontos[6] e dividiram o prêmio líquido, com cada um recebendo cerca 💵 de dez mil cruzeiros novos.[4] Outras rodadas experimentais foram realizadas em promoções casas de apostas 3 de maio, também na Guanabara, e em 💵 promoções casas de apostas 17 de maio, em promoções casas de apostas São Paulo, Belo Horizonte e Brasília.[2]
Oficialmente, os bolões começaram em promoções casas de apostas 7 de junho, 💵 que foi também a primeira vez em promoções casas de apostas que foram acertados treze pontos.[6] O futebol já era febre no país, 💵 antes mesmo de a seleção brasileira ter faturado promoções casas de apostas terceira Copa do Mundo, o que gerou muitas filas nas casas 💵 de apostas.[7] O jogo mínimo custava dois cruzeiros novos, com um duplo; o jogo com um triplo custava três cruzeiros 💵 novos.[2]
O apostador preenchia um cartão e entregava-o na lotérica, que usava uma máquina manual da IBM, chamada Port a Punch, 💵 para furar dois cartões, um dos quais ficaria como comprovante com o apostador.[2] Ao final de todos os jogos de 💵 domingo, um computador da Caixa Econômica Federal processava as apostas, em promoções casas de apostas "apenas" dezessete minutos, de acordo com a revista 💵 Placar.[2] O computador seguia lendo cartão por cartão até encontrar um com nove pontos (o mínimo para o prêmio ser 💵 rateado)[8] e, então passava a separar todos os cartões com nove pontos até achar algum com dez; a partir daí 💵 seguia o mesmo processo, em promoções casas de apostas busca de cartões com onze, doze e, eventualmente, treze pontos.[9]
A escolha dos jogos de 💵 cada bolão era feita pela agência Sport Press, contratada pela Caixa.[10] Essa escolha seguia alguns critérios:
Clássicos, desde que a diferença 💵 de pontos entre os times não fosse grande;
Dois times "médios" com campanhas parecidas;
Times grandes jogando fora de casa contra times 💵 pequenos;
Clássicos locais ou regionais. [ 10 ]
O primeiro apostador a ganhar sozinho foi Gilberto Furtado Medeiros, no teste número 5 💵 (28 de junho), entretanto sem marcar os treze pontos.[11] Em promoções casas de apostas um teste que terminou com oito empates ele foi 💵 o único a errar apenas um jogo. Esse teste já marcou um declínio nas apostas, pois foi o primeiro depois 💵 da Copa do Mundo de 1970, que gerou um volume maior por haver mais informações disponíveis sobre os times participantes, 💵 e também por marcar o início dos campeonatos estaduais, o que fazia com que muitos esperassem mais um pouco para 💵 ter uma ideia melhor de como estavam as equipes.[12]
No teste número 11, um maquinista de Barra do Piraí ganhou sozinho 💵 o prêmio de 2,5 milhões de cruzeiros, um grande valor à época, e ficou famoso.[3] Para o teste seguinte, as 💵 apostas dispararam, assim como o valor do prêmio, mas quem fez os treze pontos saiu decepcionado, pois foram 4 175 💵 ganhadores.[3]
Após um ano a loteria era considerada um sucesso, com os organizadores declarando que ela tinha superado "a mais otimista 💵 das expectativas": mesmo com vendas em promoções casas de apostas apenas seis estados, já haviam sido vendidos cerca de dez milhões de apostas, 💵 embora as previsões iniciais tenham falado que seriam apenas cerca de 2,5 milhões após um ano.[3]
O sucesso teve efeitos colaterais, 💵 como um protesto de lojistas no centro de São Paulo, que se sentiam prejudicados pelas longas filas em promoções casas de apostas casas 💵 lotéricas, que obstruíam as portas de outras lojas, no período em promoções casas de apostas que apenas poucas casas lotéricas podiam fazer as 💵 apostas.[13] As soluções propostas para evitar o problema eram aumentar o número de casas lotéricas autorizadas a fazer as apostas 💵 e eliminar a necessidade de preenchimento de nome e endereço do apostador nos volantes, usando apenas o número do cartão, 💵 como já era feito na Loteria Federal.[13]
A Loteca passou a ser vendida no país inteiro em promoções casas de apostas 1972.[3] O sucesso 💵 fez com que a loteria passasse a ser mencionada em promoções casas de apostas filmes e contos, além de ter dado fama a 💵 professores de matemática que faziam cálculos simples de análise combinatória.[3]
Em maio de 1972, no teste 85, uma zebra inesperada no 💵 jogo entre Corinthians e Juventus, no Pacaembu, fez o primeiro milionário da modalidade: Eduardo Varela, mais conhecido como Dudu da 💵 Loteca, do então estado da Guanabara. Ele foi o único apostador que cravou os treze pontos do concurso, incluindo este 💵 jogo, em promoções casas de apostas que o Corinthians tinha cerca de 95% das apostas, enquanto o Juventus vinha de cinco derrotas nas 💵 cinco primeiras rodadas e conseguiu vencer pelo placar mínimo, com gol de falta do meia Brecha. Levou um total de 💵 mais de 11,6 milhões de cruzeiros.[7]
Em seus quatro primeiros anos, a Loteria Esportiva foi interrompida no fim do ano, devido 💵 ao recesso do futebol brasileiro.[14] A partir de 1974, entretanto, jogos do exterior passaram a compor a programação desse período.
Em 💵 setembro de 1975, o goiano Miron Vieira de Sousa, da cidade de Ivolândia, no interior de Goiás, ganhou sozinho um 💵 prêmio de 22 milhões de cruzeiros, considerado à época "o maior prêmio da Loteca e do mundo, em promoções casas de apostas concursos 💵 de prognósticos".[15]
Foi em promoções casas de apostas 1978 que surgiu um dos personagens mais famosos da Loteca, a Zebrinha do Fantástico, programa dominical 💵 da Rede Globo. Desenhada por Borjalo, era dublada por Pedro Braga e Mara Lisi.[16] No ano seguinte, as vendas semanais 💵 chegavam a dez milhões de apostas, mesmo patamar que só tinha sido alcançado após um ano de vendas.[3] A Caixa 💵 já tinha tomado medidas para diminuir os custos, reduzindo o cartão pela metade.[3]
Caso da Máfia da Loteria Esportiva [ editar 💵 | editar código-fonte ]
Em 1979, Milton Coelho da Graça, então diretor da revista Placar, comentou com Juca Kfouri, então editor 💵 de projetos especiais e que cuidava da seção sobre a Loteria Esportiva, que vinha notando algumas coincidências quando poucas pessoas 💵 ganhavam em promoções casas de apostas um teste.[17] A pedido de Milton, Juca foi a Brasília pedir para ver os bilhetes premiados, mas 💵 o pedido foi negado, com a alegação de sigilo bancário.[18]
Nesse mesmo ano, Milton deixou a Abril, e Juca foi promovido 💵 a seu posto. Ainda com as suspeitas em promoções casas de apostas relação à Loteria Esportiva, todo o fim de mês provocava a 💵 redação: "Quem é o macho para descobrir a sacanagem da Loteria Esportiva?" Mas ninguém se pronunciava.[19] Em promoções casas de apostas outra viagem 💵 a Brasília, pediu novamente para ver os cartões ganhadores. Desta vez, mostraram-lhe alguns: "Nego colocava jogo triplo em promoções casas de apostas partida 💵 que se cravaria seco", conta Juca. "Corinthians × Juventus, triplo. Flamengo × Olaria, triplo. Vasco × Botafogo, Vasco. Atlético-PR × 💵 Coritiba, Coritiba. Inter × Livramento, triplo. Não é possível. Eles cravam triplo em promoções casas de apostas jogo fácil e seco para jogo 💵 difícil. Tem alguma coisa estranha nisso."[20]
Quando comentou suas suspeitas na redação, no dia seguinte, conseguiu um voluntário para a empreitada: 💵 Sérgio Martins. Juca deu a ele prazo de um ano, cumprido à risca: no número 648, de 22 de outubro 💵 de 1982, foi publicada extensa reportagem sobre o caso, com denúncias de corrupção e manipulação de resultados. "A Loteria Esportiva 💵 é séria até a bola rolar", admitiu o radialista Flávio Moreira, um dos envolvidos.[21] Nenhum dos 125 denunciados, entre jogadores, 💵 dirigentes, árbitros, técnicos e personalidades, foi preso. O gerente de Loterias da Caixa em promoções casas de apostas 1989, Juarez José de Lima, 💵 garantiu à época que o escândalo não chegou a abalar a loteria.[5]
A loteria perdeu credibilidade[22], que nunca mais recuperou. A 💵 criação da Loto e da Sena também contribuíram para a decadência da loteria.[5] Em promoções casas de apostas dezembro de 1987, a forma 💵 de apostas mudou: passaram a ser dezesseis jogos, sendo que era obrigatório acertar os treze primeiros para ter direito a 💵 um prêmio. Quem acertasse catorze ou quinze pontos também levava prêmios menores, desde que tivesse acertado os treze primeiros jogos.[5] 💵 A loteria ganhou o apelido de "Gorda".[5] Na época da mudança a arrecadação despencou para um décimo do que a 💵 loteria arrecadava na promoções casas de apostas melhor fase.[5] A média de apostas semanais entre 1972 e 1980 era de dezessete milhões, número 💵 que cairia no fim dos anos 1980 para menos de cinco milhões.[5]
A fórmula com dezesseis jogos durou até agosto de 💵 1989, quando a loteria voltou a ter treze jogos e mudou de nome para Loteca[21], que já era um apelido 💵 consagrado.[5] No fim do ano anterior a Loteca tinha começado a dar prejuízo.[5] O número dos concursos também foi zerado, 💵 começando novamente do número 1. A fase anterior teve 976 testes.[5] No novo formato, foi mantida a obrigatoriedade de acertar 💵 os primeiros jogos, no caso dez, o que já garantiria um prêmio menor. Cada um dos treze jogos acertados além 💵 dos dez primeiros garantiria um prêmio maior.[5] Mas a maior mudança foi a instituição de apenas palpites simples, acabando com 💵 palpites duplos e triplos.[5]
Hoje é necessário acertar catorze pontos para faturar o prêmio maior. A aposta mínima é de três 💵 reais (um duplo), e a aposta mais cara é de 1.296 reais (três triplos e cinco duplos). As chances matemáticas 💵 de acertar catorze pontos com o jogo mínimo são de uma em promoções casas de apostas 2 391 485.
A Loteca está, atualmente, arrastando-se 💵 no cenário de loterias. Sua arrecadação está longe da de quarenta anos atrás. No teste 256, de março de 2007, 💵 a Loteca pagou o menor prêmio da história de seu novo formato, quando, em promoções casas de apostas uma rodada "lógica", 7 792 💵 apostadores fizeram os catorze pontos e levaram um prêmio de 32,67 reais — quem fez treze pontos levou oitenta centavos.[23] 💵 Em promoções casas de apostas 2008 o Governo Federal lançou a Timemania, loteria que viabiliza ajuda aos cofres dos clubes das séries A, 💵 B e C do Campeonato Brasileiro.
Probabilidade de acerto [ editar | editar código-fonte ]
Fazendo a aposta mínima, a probabilidade de 💵 acerto é:[24]
14 placares: 1 chance em promoções casas de apostas 2.391.485
13 placares: 1 chance em promoções casas de apostas 85.410