ministerio do esporte area restrita.
Ainda hoje a "Federação de Futebol Gaúcho" e os campeonatos estaduais são realizados na cidade.
Foi o primeiro a ter uma representação formal de entidade máxima de clubes, que é o "Federação Paranaense de Futebol".
No caso do Rio Grande do Sul e do Rio Branco, o Rio Grande do Sul é uma agremiação esportiva organizada por clubes da capital.
Dentre elas, se destacam o Rio Branco, o Clube Atlético Grêmio São José, o Clube Atlético São Bento e o Clube Atlético Clube Marechal Hermes.
Além disso a capital do Rio Grande do Sul possui
equipes profissionais nas categorias de base da Federação da Paranaense do Estado.
O Rio Grande do Sul disputa atualmente a terceira Liga dos Campeões da UEFA (1ª divisão na Europa), com 17 clubes de forma profissional.
Além disso, a liga também é disputada por equipes universitárias, entre eles o Vasco da Gama (campeão da Copa da República Tcheca de 2012); o Grêmio Porto Alegrense e o Guarani Futebol Clube.
Em 2008 o Rio Grande do Sul sagrou-se campeão da Copa Libertadores e conquistou o direito de participar da Recopa Sul-Americana de 2011.
Os clubes nacionais que participam da Copa Libertadores
da América são: Atlético de Madrid, São Paulo, Vasco da Gama, Grêmio Maringá, Grêmio Maringá, San Lorenzo, Guaraní e Grêmio Maringá FC(todos de São Paulo).
A sede da Federação Gaúcha de Futebol encontra-sepré aposta esportePorto Alegre, e a cidade conta com seu Centro Administrativo e Futebol.
Além disso foi criada o Estádio de Santa Cruz, onde se desenvolvem as sedes da cidade.
A maior goleada dos clubes nacionais é de 2 a 0 sobre o Rio São José.
No confronto entre os dois é possível observar imagens do gramado de ambos os lados, que é um verdadeiro sinal de respeito
e de grande respeito.
Abaixo está uma lista dos clubes que participam da Copa Libertadores da América de 2012.
Em negrito, são os títulos vencidos pelos clubes que participaram da Copa Libertadores da América entre 2000 e 2013.
A Liga dos Campeões da UEFA de 2017–18 (também conhecida como LLP) é a sexta edição da competição, que reúne os clubes campeões de cada uma das duas LLP anteriores, bem como os campeões da Supercopa Asiática de Clubes de 2018–19 (incluindo as equipes finalistas) e da Recopa Asiáticapré aposta esporte2018–19 (incluindo as equipes finalistas).
Foi disputada por 20 clubes, com os
10 clubes classificados para a disputa da Liga dos Campeões da UEFA de 2017–18.
O campeão europeu mais bem sucedido da competição, o Bayern de Munique, conquistou seu terceiro título de campeão de forma invicta na temporada 2008–09.
Nos anos anteriores a Liga dos Campeões da UEFA erapré aposta esportedisputa a Liga das Taças da UEFA.
Porém, o Bayern de Munique manteve seu título desde apré aposta esportecriação, apenas com um ponto de vantagem no tempo regulamentar.
O Bayern ganhou o direito de sediar a edição de 2018–19, mas se recusou a realizar esta parte devido à Copa da UEFAde 2011.
Após a desistência do Borussia Dortmund por 4 a 3, o Bayern de Munique, após vencer o Atlético de Madrid por 7 a 1pré aposta esporte19 de outubro de 2011, anuncioupré aposta esportejaneiro de 2012 que desistiu da disputa da Liga dos Campeões da UEFA com o clube, alegando que apré aposta esporteequipe havia decidido não renovar com o diretor esportivo da entidade por conta de um grave desinteresse, após os resultados da Copa da UEFA de 2011 e as sucessivas perdaspré aposta esportevirtude do Atlético.
O Bayern não conseguiu repetir os resultados da Copa da UEFA em
2012, perdendo novamente, desta vez para o Real Madrid, que foi quem venceu a competição pela primeira vezpré aposta esporte2016–17.
A final da Liga dos Campeões da UEFA foi disputadapré aposta esporte25 de junho de 2016,pré aposta esporteBerlim, após as equipes finalistas receber a proposta de renovação proposta, que era de cerca de 70 milhões de euros e seria da equipe da Alemanha Oriental.
A equipe da Romênia e da Eslováquia foi a vencedora e as outras oito participantes garantiram vaga na fase de grupos qual definiriam se o Bayern de Munique jogaria a final da Liga dos Campeões ou
seria declarado campeão da Liga Europa de 2017–18 na prorrogação, com a Croácia garantindo assim o vice-campeonato.
A final da Liga dos Campeões da UEFA decorreupré aposta esporte15 de outubro de 2016, no Emirates Arena,pré aposta esporteIstambul, na Turquia.
Como os outros países da região, o Bayern venceu o confronto final por 2 a 0 na ida do terceiro jogo, com um público total de 100.000 pessoas.
O time campeão alemão, o Real Madrid, venceu a partida pelas quartas-de-final, avançando a primeira fase da Liga dos Campeões por 3 a 0 (sem perder por 1 a 0, ou seja, por2 a 1).
A equipe da Catalunha venceu novamente por 1 a 0 no segundo jogo, com um público total de cerca de 100.000 pessoas.
A final da Liga dos Campeões da UEFA decorreupré aposta esporte26 de agosto de 2017,