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Quem adentrar pela história da origem dos jogos e dos brinquedos certamente se deparará com algumas dificuldades, entre elas a 🫰 falta de registros, a pobreza de informações e até mesmo a compreensão sobre o significado do termo. Nesse sentido é 🫰 bom esclarecer qual é de fato o conceito que temos de jogo. Seria ele sinônimo de brincadeira? Quando e como 🫰 se originou na história? Qual a pôquer como jogar importância do ponto de vista cultural? Qual o valor no processo de desenvolvimento 🫰 e de socialização dos seres humanos?

Etimologicamente, o termo jogo advém do latim ludus, ludere, que designava movimentos rápidos, mas referia-se, 🫰 também, à representação cênica, aos ritos de iniciação e aos jogos de azar. Com tantos significados e aplicado o termo 🫰 em pôquer como jogar diferentes contextos, nesse particular tema de aula, a palavra jogo será utilizada como sinônimo de brincadeira, independentemente das 🫰 tênues diferenças existentes entre eles. Por outro lado, brinquedos são objetos que servem de aporte para as brincadeiras.

[bs_row class=”row”][bs_col class=”col-xs-2″][/bs_col][bs_col 🫰 class=”col-xs-10 azul”]Leia atividade didática de História inspirada neste texto

Anos do ciclo: 1° ao 3°

Tempo de duração: 5 aulas

Objetivos de aprendizagem: 🫰 identificar formas de convívio social nas brincadeiras em pôquer como jogar diferentes tempos[bs_citem title=”” id=”citem_5422-8f97″ parent=”collapse_e98f-4f2c”]

1. Por que alguns jogos e brincadeiras 🫰 conseguiram se perpetuar por tanto tempo?

2. Quais as brincadeiras que você se recorda de ter realizado quando criança? Com quem 🫰 e onde brincou?

3. Por que foram significativas para você? Podem, ainda, ser realizadas nos atuais espaços?

4. Pergunte a seus pais 🫰 e avós quais jogos eles se recordam de ter realizado quando crianças. Quais permaneceram e quais mudaram?

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Concordamos, portanto, com Victoria Mir, ao mostrar que o jogo é uma manifestação otimista, alegre e plena 🫰 da energia vital, uma atividade humana repleta de significados e que, além do desenvolvimento, favorece também a aprendizagem, o prazer, 🫰 a inserção na cultura, a solução de problemas e a socialização. A universalidade e a temporalidade do jogo e do 🫰 brinquedo os transformaram em pôquer como jogar atividades peculiares, comuns a inúmeras civilizações, independentemente das características observadas nos diferentes contextos.

Leia também: Jogos 🫰 na alfabetização: brincar para escrever

Culturas lúdicas em pôquer como jogar áreas ribeirinhas

Com tal perspectiva, neste tema de aula, consideramos o jogo como 🫰 sendo um processo dialético caracterizado por uma ação tanto física quanto mental, que ocorre dentro dos limites de um determinado 🫰 tempo e local, caracterizando-se por influenciar mudanças de comportamento similares às que ocorrem com o um pêndulo de um relógio. 🫰 Jogar permite ir da alegria à tristeza, do modelo à fantasia, da liberdade à regra, da imitação à criatividade. Pode 🫰 ou não ser enriquecido com brinquedos, mas essa não é a única condição para brincar.

Recuperar a história dos jogos consiste 🫰 em pôquer como jogar trilhar pelos caminhos percorridos pela humanidade, observando seus contextos, entendendo a maneira de ser e estar presente no 🫰 mundo em pôquer como jogar determinado momento. Entendendo que tais atividades nem sempre foram específicas de crianças ou de adultos, mas de 🫰 todo o grupo social dentro do qual ocorriam as interações, a socialização, a aprendizagem dos costumes e as práticas religiosas 🫰 e educacionais.

Decoração de túmulo mostra rainha Nefertari com um dos jogos do Egito, o Senet

Como as sociedades humanas a princípio 🫰 eram nômades, sabe-se que a dificuldade em pôquer como jogar diferenciar as atividades lúdicas por faixas etárias era complexa. Por essa razão 🫰 optamos por dividir este artigo em pôquer como jogar períodos históricos, como Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna. Outro aspecto a ser considerado 🫰 é o fato de que a infância é uma invenção da sociedade moderna, portanto, atividades lúdicas, na maioria das vezes, 🫰 não eram próprias a essa idade da vida, dificultando mais suas descrições pormenorizadas.

Portanto, parte das informações aqui descritas foi obtida 🫰 em pôquer como jogar fontes históricas e arqueológicas, buscando alinhavar e relacionar algumas especificidades que nos trouxessem pistas para as brincadeiras atuais. 🫰 Vale a pena ressaltar que as atividades lúdicas têm origem na cultura, porque consistem em pôquer como jogar representações das realidades de 🫰 onde se originaram, locais em pôquer como jogar que os adultos e crianças aprendiam conjuntamente.

Embora, atualmente, a ação de brincar seja considerada 🫰 natural da criança e um de seus principais direitos, ela parece ter se constituído em pôquer como jogar uma atividade própria da 🫰 infância a partir do Concílio de Trento (1545-1563), conselho de bispos que tornou os jogos pecaminosos, banindo-os da sociedade. A 🫰 obra de Huizinga, Homo Ludens, de 1943, mostrou que, antes de o homem se constituir na espécie homo faber, ele 🫰 já brincava.

As sociedades nômades não deixaram registros de suas vidas e de suas culturas. Havia poucas crianças, porque transportá-las diante 🫰 das adversidades não era fácil. Entre algumas civilizações clássicas foi possível obter mais informações sobre o assunto por meio de 🫰 objetos encontrados nas tumbas de adultos, em pôquer como jogar geral da nobreza ou dos mestres das crianças, que, ainda assim, nem 🫰 sempre se apresentavam completos.

Mais do que os próprios brinquedos muitos jogos retrataram atividades culturais e econômicas da época, como foi 🫰 o Jogo Real de Ur, de 3500 a.C., encontrado em pôquer como jogar um túmulo da nobreza. Na Mesopotâmia, foram encontrados quadrados 🫰 mágicos, utilizados mais tarde para a elaboração dos horóscopos.

Entre os fenícios, uma das heranças mais importantes foi o Jogo da 🫰 Trilha, um tabuleiro dividido em pôquer como jogar quatro áreas, representando cidades famosas pelo seu comércio, como Biblos, Sidon e Tiro, famosas 🫰 pelo seu comércio. Graças à escrita hieroglífica e aos pictogramas deixados pelos egípcios, conhecemos alguns de seus jogos, especialmente o 🫰 Senet, uma representação da passagem do mundo dos vivos para o dos mortos. Salienta-se mais uma vez, porém, que, em 🫰 pôquer como jogar pôquer como jogar grande maioria, as atividades lúdicas retratavam aspectos culturais de um determinado povo.

Outros objetos, brinquedos, também surgiram como aporte 🫰 para as brincadeiras, por exemplo, animais de madeira com a cabeça articulada e os olhos de vidro, além de bolas 🫰 de argila que continham pedras dentro para atrair a atenção dos pequenos.

Na Antiguidade, os gregos e os romanos deixaram grandes 🫰 legados na perspectiva da ludicidade, tais como a prática de atividades físicas e o uso de bonecas e animais de 🫰 barro, além de assobios como o Silreil existente ainda na Maiorca, ilha localizada no arquipélago das Baleares, norte da Espanha.

Os 🫰 gregos também nos deixaram bonecas e objetos de barro miniaturizados à semelhança do mundo adulto, para que as crianças brincassem. 🫰 Deles herdamos o “aro”, uma roda de ferro equilibrada por um bastão durante a corrida que servia para treinar equilíbrio 🫰 e delicadeza de movimentos.

Ao conquistarem a Grécia, os romanos incorporaram pôquer como jogar cultura, assimilando algumas práticas lúdicas como bonecos, utensílios domésticos 🫰 de barro, labirintos e até mesmo jogos de tabuleiro. Muitos brinquedos foram elaborados a partir de elementos da natureza, como 🫰 folhas e frutos, com os quais faziam bonecos, animais e outros utensílios usados nas práticas cotidianas. Um dos exemplos mais 🫰 interessantes foi encontrado em pôquer como jogar pisos de casas romanas confeccionado por mosaicos, formando desenhos de labirintos para entreter as crianças. 🫰 Talvez a atividade lúdica mais conhecida tenha sido o Jogo das Pedrinhas, ou Cinco Marias, chamado de “astrágalo”, nome atribuído 🫰 aos ossos das patas dos carneiros, que, por serem quadrados, auxiliavam as jogadas.

Outra prática comum entre aquele povo parece ter 🫰 sido a corda para desenvolver habilidades físicas. Há registros da Amarelinha, conhecida como Jogo de Odres, que possui um desenho 🫰 no piso do Fórum Romano. Sabe-se, por exemplo, que se realizava sobre a pele azeitada de um bode para desequilibrar 🫰 os jogadores.

Embora na Antiguidade tenham sido escassos os registros sobre brinquedos e brincadeiras, a situação não se modificou durante a 🫰 Idade Média, na qual a infância era desvalorizada em pôquer como jogar razão do alto índice de mortalidade infantil. Tanto a expansão 🫰 comercial na Europa quanto as mudanças religiosas alteraram a visão da infância, afastando-a dos padrões clássicos, tratando-a, por vezes, complacentemente, 🫰 caracterizando pôquer como jogar inocência.

Salienta-se também que, com a entrada dos muçulmanos na Europa, especialmente na Espanha, os jogos de dados se 🫰 espalharam, pois tornaram-se conhecidos graças à obra de Afonso X, O Livro dos Jogos, que os dividia em pôquer como jogar três 🫰 grandes categorias: azar, cartas e loterias. Com o tempo, porém, o catolicismo reprimiu tais atividades lúdicas, deixando com que a 🫰 obra do rei espanhol se constituísse em pôquer como jogar um dos poucos legados sobre os jogos de azar. Esses jogos tiveram 🫰 pôquer como jogar fabricação interditada logo após o quarto Concílio de Latrão. Tal fato contribuiu para que perdessem seu prestígio.

Embora em pôquer como jogar 🫰 diferentes contextos, alguns jogos apareceram simultaneamente, não havendo certeza de como se espalharam pelo mundo. Um dos exemplos mais famosos 🫰 foi o xadrez, conhecido como chaturanga, inventado por um sábio da corte indiana que nele representou os quatro elementos do 🫰 exército: carros, cavalos, elefantes e soldados comandados pelo rei e seu vizir. Da Índia o xadrez estendeu-se para a Pérsia, 🫰 a Arábia e a Europa.

Leia também: Brincar de roda

A importância de brincar sem brinquedo

Em 1960, Philipe Aries publicou uma obra 🫰 sobre a história da criança na Idade Média e princípio da Idade Moderna na Europa, fazendo pela primeira vez uma 🫰 análise séria dessa etapa da vida. O historiador francês sustentou que os europeus tradicionais não tinham uma visão clara da 🫰 infância como um estágio de vida e, comumente, marginalizavam-na da vida familiar.

No século XVII começou-se a perceber o valor educativo 🫰 do jogo, adotando-se medidas menos radicais em pôquer como jogar relação a ele. Isso fez com que fossem introduzidos e, por vezes, 🫰 oficialmente regulamentados nos colégios após as tarefas escolares como forma de relaxamento. Principalmente, os jogos que envolviam exercícios físicos foram 🫰 adotados. Portanto, os brinquedos parecem sempre ter existido como formas de inserção das crianças na vida adulta. Bonecas, bolas, animais 🫰 e carrinhos fizeram parte do universo lúdico, mediando a pôquer como jogar entrada nos diversos contextos.

Por volta dos séculos XVII e XVIII, 🫰 muitos artesões, especialmente na Alemanha, passaram a utilizar o excedente da matéria-prima para a confecção de brinquedos que fizeram a 🫰 alegria da criançada. No fim do século XIX início do XXI na Europa, tal fabricação passou a ser em pôquer como jogar 🫰 série, aumentando a produção e estimulando pôquer como jogar aquisição.

Entretanto, é preciso ressaltar que, embora o brinquedo seja um suporte para o 🫰 brincar, a atividade lúdica pode ser realizada sem ele e depende também de outros fatores, tais como interação adulto/criança e 🫰 criança/criança. Na realidade, quem transforma um objeto em pôquer como jogar brinquedo são os pequenos graças à imaginação e criatividade.

Portanto, concordamos com 🫰 Adriana Klisys, para quem o jogo é um mundo particular, regido por regras e interesses próprios das crianças. Com exceção 🫰 de um ou outro adulto mais inteirado das brincadeiras, poucos participam desse universo. Talvez venha daí também uma particularidade interessante 🫰 dos jogos: quem constrói e faz valer as regras é a criança. É um mundo de autoria infantil.

*Maria Angela Barbato 🫰 Carneiro é professora titular e coordenadora do Núcleo de Estudos do Brincar da PUC-SP

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