"Vai Malandra" é uma canção gravada pelos artistas musicais brasileiros Anitta e Zaac e pelo rapper estadunidense Maejor com a 💷 participação especial dos produtores brasileiros Tropkillaz e DJ Yuri Martins.
[6] A faixa foi lançada em 18 de dezembro de 2017 💷 como quarto e último single do projeto CheckMate – no qual Anitta lançou um novo single por mês.
[7][8] Seu vídeo 💷 musical foi dirigido pelo fotógrafo estadunidense Terry Richardson e gravado no Morro do Vidigal, no Rio de Janeiro; a produção 💷 apresenta os artistas em cenários diversos do Vidigal.
Em 2010, Anitta foi convidada pelo então produtor da gravadora independente Furacão 2000, 💷 Renato Azevedo (conhecido como "Batutinha"), para realizar alguns testes após ele ter visto conhecer um de seus vídeos.
Após ser aprovada, 💷 ela assinou com a Furacão 2000, uma das maiores produtoras de funk carioca no Brasil.
No mesmo ano, ela lançou quais as 5 melhores casas de apostas 💷 primeira música nas rádios do Rio de Janeiro, o single promocional "Eu Vou Ficar".
Em junho de 2012, a empresária Kamilla 💷 Fialho, vendo uma apresentação de Anitta no palco, resolveu a empresariar, pagando uma multa de duzentos e vinte e seis 💷 mil reais que a gravadora exigia para liberar a cantora.
[9] No início de 2013, a cantora popularizou a coreografia "quadradinho" 💷 nos grupos de funk.
[10] No mesmo ano, devido ao sucesso da música "Meiga e Abusada" no Rio de Janeiro, a 💷 cantora assinou um contrato com a gravadora Warner Music.
[9][11] Depois disso, Anitta começou quais as 5 melhores casas de apostas carreira como uma estrela pop.[12][13]
Em 9 💷 de setembro de 2014, Anitta deu seu primeiro passo em direção ao público fora do Brasil ao lançar uma versão 💷 em espanhol de "Zen" diretamente na América Latina, trazendo a participação especial do cantor espanhol Rasel e um novo videoclipe.
[14] 💷 Em 2015 a cantora iniciou o planejamento para uma futura carreira internacional, analisando os rumos da indústria fonográfica e chega 💷 a conclusão que a melhor forma de conquistar uma fatia do público estrangeiro seria ingressando pelo mercado latino.
[15] Em maio 💷 de 2016, Anitta gravou uma versão em inglês de "Bang" especialmente para Midem, um encontro mundial de empresários da indústria 💷 musical; a faixa, porém, não foi sido utilizada para nenhum outro fim desde então.[16]
Em agosto de 2017, a cantora foi 💷 vista filmando um vídeo musical para uma faixa não especificada na favela do Vidigal, Rio de Janeiro.
Posteriormente, a música foi 💷 intitulada "Vai Malandra", tento colaboração do Zaac, Maejor, DJ Yuri Martins e Tropkillaz; no entanto, nenhuma data de lançamento foi 💷 anunciada naquele momento.[17]
Poucos dias depois, Anitta anunciou um projeto intitulado CheckMate, no qual consistia em lançar uma nova música por 💷 mês, tanto em inglês, espanhol ou português, juntamente com o um videoclipe.
[1][18] Ela estreou o projeto com "Will I See 💷 You", produzido por Poo Bear, o qual se tornou seu primeiro single em inglês como artista principal.
[18] Em outubro, ela 💷 lançou o single "Is That for Me", uma colaboração com o DJ sueco Alesso.
[19] Para o lançamento de novembro, a 💷 cantora gravou "Downtown", uma colaboração com o cantor colombiano J Balvin.
Ela anunciou posteriormente que "Vai Malandra" seria o golpe "xeque-mate" 💷 e que iria concluir o projeto.[20]
Gravação e composição [ editar | editar código-fonte ]
Um rascunho da música foi escrito pelo 💷 Zaac e apresentado a Anitta, a qual gostou e decidiu juntar-se à produção.
Eles foram ao estúdio do DJ Yuri Martins, 💷 em São Paulo, no qual começaram imediatamente a trabalhar na demonstração da música, com Yuri fazendo a batida e o 💷 Zaac escrevendo quais as 5 melhores casas de apostas parte e mexendo na letra, terminando a primeira versão da composição.
A cantora sugeriu a inclusão de alguns 💷 novos elementos como o hip hop e trap, e, em seguida, mandou para o rapper Maejor, o qual foi fazendo 💷 algumas partes em Los Angeles, fazendo com que Tropkillaz se juntasse à equipe.
[1][20] De acordo com Anitta, quais as 5 melhores casas de apostas decisão de 💷 incluir esses novos elementos foi para que o prazo de validade de faixa fosse aumentado.
Apesar do seu título em português 💷 e ser cantado na mesma língua, a música também apresenta versos de rap em inglês realizados pelo norte-americano.
[20] Em relação 💷 ao refrão, Zaac contou que o já havia sido criado por ele.
"Era uma música que eu estava guardando há muito 💷 tempo, mas estava faltando alguma coisa, faltando ela, a cara da música.
Entrei em contato e [Anitta] topou.
Esse momento, hoje, está 💷 sendo um sonho para mim pois ver meu trabalho expandir é maravilhoso, ainda mais com ela".[21]
A cantora afirmou que a 💷 faixa significa muito em quais as 5 melhores casas de apostas carreira, pois, além de ser considerado por ela o "verdadeiro cheque-mate" do projeto,[21] teve a 💷 oportunidade de mostrar suas origens, "um pouco do que eu mesma curtia onde eu morava.
O bronze na laje, o baile 💷 funk, o mototáxi e a alegria, claro.
O clipe é pra cima, cheio de vida.
O funk mora em mim e faz 💷 parte de quem eu sou.
Sou apaixonada por funk, nunca vou fugir.
Sempre tive vontade de lançar um funk pesadão.
Se tiver uma 💷 música boa, eu vou".[21]
Em 17 de dezembro, Anitta apresentou-se no Festival de Verão Salvador, no qual cantou todas as músicas 💷 do CheckMate e falou que o lançamento de "Vai Malandra" ocorreria no dia seguinte.
[8] No dia do lançamento da canção 💷 e do videoclipe, a cantora realizou uma transmissão ao vivo em seu canal no YouTube – a qual teve mais 💷 de 100 mil visualizações–[22] com apresentação de Didi Wagner entrevistando os envolvidos no projeto, cenas dos bastidores e contando como 💷 havia sido a gravação.
[23] O Spotify criou uma campanha de lançamento do hit, que previa impactar que 14,8 milhões de 💷 fãs.
Com a entrada da música na plataforma, peças publicitárias com o rosto de Anitta foram distribuídas em vários os meios 💷 digitais.
A campanha foi criada pela agência CUBOCC.
Na página do Facebook na plataforma, a imagem de perfil e a cover foram 💷 trocadas por imagens da campanha.
Na foto de perfil da marca tem a animação 3D da cantora, em que ela balança 💷 a cabeça no ritmo do funk.[24]
No dia 21 do mesmo mês, Spotify pôs um ônibus personalizado nas rua da Barra 💷 da Tijuca, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro, para promover o single.
[25] No dia seguinte, a música ganhou 💷 um outdoor na Penn Station, em Manhattan, Nova Iorque.
A publicidade traz uma foto da cantora e a indicação de "new 💷 single" para ouvir no Spotify.[26]
A capa oficial do single é um trecho do vídeo musical no qual apresenta Anitta na 💷 garupa de uma motocicleta, cuja placa é "ANT 1256".
O nome da placa é uma abreviação de seu próprio nome, enquanto 💷 o número utilizado é uma referência ao projeto de lei 1256, que tenta criminalizar os bailes funk no Brasil, do 💷 qual a cantora é contra e chamou de "absurdo".
"O funk mora em mim e faz parte de quem eu sou...
Sempre 💷 esteve presente nos meus shows e em algumas faixas dos meus álbuns.
"Vai malandra" é bem raiz e eu amo isso.
Eu 💷 continuo a fazer, a gostar e a defender nossa cultura e me orgulho muito disso.
Não pretendo deixar, muito pelo contrário".[27]
Antes 💷 de completar suas primeiras 24 horas de lançamento mundial, "Vai Malandra" já entrou nas principais paradas do Spotify, obtendo 1.205.237 💷 execuções.
[28] No Brasil, a música substituiu a canção anterior de Anitta, "Downtown", que caiu para 2.
º no topo da Top 💷 50, garantindo o posto de primeiro hit nacional a conseguir mais de 1 milhão de plays no Spotify brasileiro em 💷 quais as 5 melhores casas de apostas estreia.
[28] Ainda no ranking das mais ouvidas entre os assinantes brasileiros, a cantora aparece em 19.
º com "Sua Cara" 💷 e em 31.
º com "Is That For Me".
Dois dias após lançamento, "Vai malandra" chegou à 18.
ª colocação na Top 50 💷 Global,[29] lista das mais tocadas no mundo, emplacando com "Downtown" na 23.
ª, tornando Anitta a primeira cantora do país a 💷 emplacar duas músicas dentro do Top 50[28] e a primeira canção em português a entrar no Top 20 global da 💷 plataforma de streaming.[29]
A música encontrou-se por um mês no topo do iTunes brasileiro, à frente apenas de "Downtown".
[30] A cantora 💷 também aparece no Top 15 com "Is That For Me", no Top 20 com "Você Partiu Meu Coração", no Top 💷 50 com "Paradinha".
"Vai Malandra" também apareceu no Top 10 do iTunes de Portugal e dentro do Top 200 da Suíça 💷 e no 206 no iTunes Global.
[31][32] Em 27 de dezembro, a música entrou no top 10 do ranking Social 50 💷 da Billboard, emplacando na quarta posição.
[33] Ela foi a música pop mais tocada das rádios brasileiras na primeira semana de 💷 2018.[34]
Desenvolvimento e filmagem [ editar | editar código-fonte ]
Capturas em ecrã de quatro momentos do videoclipe de "Vai Malandra".
O videoclipe 💷 foi gravado em 20 de agosto de 2017, dia da Meia Maratona do Rio de Janeiro, o que fez com 💷 que a produção tivesse que adiantar a entrada de toda a equipe no Morro do Vidigal, favela pacificada da cidade, 💷 para às 5 horas da manhã por conta dos bloqueios das ruas.
A direção ficou por conta do estadunidense Terry Richardson.
[17] 💷 O set de filmagem foi composto por cerca de 120 pessoas entre câmeras, produtores e figurantes, sendo que 60 figurantes 💷 selecionados eram moradores da comunidade, e 80% desses são mulheres de lá, pois a cantora dispensou modelos fotográficos.[35]
Ao todo foram 💷 quase 30 horas de produção, incluindo as montagens de composição dos cenários, como a piscina que foi construída em cima 💷 de um caminhão, que foi completada de água com a ajuda de um caminhão-pipa, e a instalação de sistema soundsystem 💷 com caixas de som de mais de 100 kg.
A produção também teve que lidar com a chuva durante a noite, 💷 que aparecem nas cenas noturnas.
"Não estava programada, mas tornou o clipe ainda mais real", comentou Felipe Tadeu, especialista em produção 💷 executiva e sócio da Mangaba Produções.
[36] Após a publicação de algumas imagens da produção na quais Anitta usava um biquíni 💷 feito com fita isolante, o jornal inglês Daily Mail destacou a boa forma da artista e o tamanho do figurino, 💷 chamando-a de bombshell.[37]
O videoclipe contou com a participação da modelo albina Goan Fragoso, da cantora Jojo Maronttini e dos modelos 💷 exóticos Elthon Charles e Pietro Baltazar – o "Justin Bieber do Vidigal" – ambos da Agência 40 Graus, conhecida por 💷 lançar para o mercado internacional rapazes que expressem a beleza típica das periferias brasileiras.
[38][39] O barman Rodrigo Motta, que apenas 💷 passava pelo local durante a gravação, foi abordado por Anitta e convidado por participar do vídeo, aparecendo passando óleo na 💷 cantora e dançando com ela.[40]
Conceito e figurinos [ editar | editar código-fonte ]
O conceito do vídeo é a exploração do 💷 baile funk e da cultura presente nas comunidades brasileira.
De acordo com a cantora, quais as 5 melhores casas de apostas intenção era mostrar a sensualidade e 💷 os diversos tipos de beleza das mulheres brasileiras, que foge ao padrão pregado pelas revistas e expande-se para as mulheres 💷 com curvas, plus size e de diversas etnias.
[41] Os trajes utilizados pela cantora foram inspirados nos que são usado pelas 💷 meninas que vivem nas comunidades, incluindo os shorts transpassados um por cima do outro, os biquínis e maios extremamente cavados, 💷 as blusas com decotes exagerados e as estampas de animais e cores florescentes, além dos cabelos com dreadlocks.
[17] A maioria 💷 das roupas utilizadas pela cantora eram encontradas na loja de departamentos da C&A – patrocinadora oficial do projeto CheckMate – 💷 sendo que com o lançamento do clipe a cantora passou a ter quais as 5 melhores casas de apostas própria linha assinada por ela nas sedes 💷 da marca.
[17] Esse projeto também foi criado pela agência CUBOCC.
A escolha das combinações foram feitas pelos consultores de moda da 💷 cantora, que, segundo ela, misturaram as roupas selecionadas com uma nova forma de combiná-las de forma mais conceitual.[17]
Em uma das 💷 cenas do vídeo, Anitta aparece enrolada apenas em um biquíni feito com fita isolante, técnica conhecida nas comunidades para conseguir 💷 um "bronzeado perfeito".
[17] A técnica foi criada pela empresária Erika Bronze, que já aplica há alguns anos em mulheres de 💷 toda capital carioca em um centro estético que mantém no Vidigal, no qual as mulheres são enroladas pela fita em 💷 forma de biquíni cavado e bronzeiam-se naturalmente na laje do local durante toda a manhã.[42]
Lançamento e desempenho [ editar | 💷 editar código-fonte ]
Originalmente planejado para ser lançado em setembro, o vídeo acabou sendo adiado após a imprensa internacional divulgar diversas 💷 acusações de assédio sexual do diretor em seus trabalhos anteriores, fazendo com que Anitta refletisse que não era o momento 💷 para liberar um trabalho que fosse associa-la ao profissional.
[43] Apenas no final de novembro a cantora se pronunciou, anunciando que 💷 liberaria o videoclipe em respeito aos profissionais envolvidos e ao potencial de sucesso da canção, porém que repudiava qualquer tipo 💷 de assédio ou machismo envolvendo o diretor ou qualquer outro caso.
[43] Em 14 de dezembro é liberada uma prévia do 💷 vídeo.[44]
O vídeo foi lançado no dia 18 de dezembro às 12 horas (horário de Brasília) em todas as plataformas digitais 💷 e o videoclipe estreou simultaneamente no canal do Youtube da cantora.
[45] Desde o início do mesmo dia, a hashtag VaiMalandra 💷 ocupava a primeira posição nos "Trending Topics" (temas mais citados) mundiais do Twitter.
Em 20 minutos após o lançamento, o clipe 💷 ultrapassou a marca de 500 mil visualizações.
[22][46] O vídeo atingiu a marca de 8 milhões de visualizações nas primeiras dez 💷 horas, batendo assim o recorde brasileiro de maior número de visualizações nas primeiras 24 horas, que até então era de 💷 Luan Santana com o vídeo "Check-in", que acumulava 7,7 milhões.[47]
Após o lançamento, o vídeo recebeu mais de 15 milhões de 💷 visualizações dentro de 24 horas no YouTube, consolidando o recorde brasileiro de maior número de visualizações em um dia e 💷 também o vídeo brasileiro mais rápido para receber 1 milhão de curtidas, quebrando o recorde anterior de "Corpo Sensual", de 💷 Pabllo Vittar.
[48][49] Dois dias após a estreia, o clipe acumulou mais de 23,4 milhões de acessos, atingindo a marca de 💷 30 milhões no dia seguinte.
[29] No dia 4 de janeiro de 2018, 17 dias desde o lançamento, o clipe ultrapassou 💷 100 milhões de visualizações.[50]
Após o lançamento, o videoclipe foi bem recebido pelo público, o qual elogiou principalmente o fato de 💷 as imagens, que mostram em close partes do corpo de Anitta, não terem passado por processo de edição no Photoshop, 💷 mostrando suas celulites.
[51] O Detran deu os parabéns para a cantora por ela usar capacete nas filmagens, escrevendo no Twitter: 💷 "Malandra que é malandra só vai de capacete".
[52] O clipe foi bem recebido pelo crítico Mauro Ferreira, do G1, que 💷 disse: "Vai malandra parte do Brasil, mais especificamente da cidade do Rio de Janeiro, para o mundo, sem lançar mão 💷 dos habituais cartões postais cariocas e sem veicular visão romantizada das comunidades.[...
] O clipe exporta a visão de uma comunidade 💷 sem maquiagem.
É a vida como ela é.Sem filtro.
Com corpos à mostra, pois a sexualização cada vez mais precoce de meninas 💷 e meninos é fato, é realidade.
A recusa do uso do photoshop não se limita às imagens da cantora, honesta ao 💷 se permitir mostrar com celulite.
A favela de Anitta não tem photoshop.
Aparecem lá as construções mal-acabadas, as meninas nas garupas dos 💷 mototáxis e, sim, corpos masculinos.
Exibidas na laje, as bronzeadas bundas femininas dominam a cena, mas rapazes sarados também enfeitam a 💷 paisagem sem retoques do clipe.
O que talvez incomode em "Vai malandra" é a exposição de realidade nua e crua em 💷 que muitas mulheres permitem a objetificação do próprio corpo – e às vezes com orgulho dessa exposição (atitude personificada pela 💷 personagem Carine, vivida pela atriz Carla Diaz no núcleo do morro fictício que agitava a trama da novela A Força 💷 do Querer).
A malandragem de Anitta é se apropriar dessa realidade, na qual emergiu, para alicerçar carreira que já alcançou picos 💷 de visibilidade mundial até então inimagináveis para uma funkeira.[53]
Escrevendo para o Extra, Mônica Raouf El Bayeh elogiou a coragem da 💷 cantora por não retocar seu corpo, dizendo: "Anitta, você me representa! Você representa a esperança de que todas as mulheres 💷 brasileiras que sofrem na busca de um corpo impossível possam reavaliar e se dar valor.
Anitta, cheia de celulite, linda, [...
] 💷 mostra para a mulherada que a vida é cheia de opção.
Que somos mais do que isso.
Podemos ir muito além.
Que o 💷 corpo bom é o que dá prazer", finalizando, "Parabéns, Anitta.
Muito mais importante que uma ter ou não celulite é o 💷 afeto e a inteligência.Aplaudo de pé.
[54] Algumas celebridades, como as atrizes Suzana Pires e Lívia Andrade, elogiaram o vídeo clipe, 💷 com a primeira escrevendo: "E que venham mais e mais bundas naturais, livres, verdadeiras, de mulheres autênticas! Viva as buzanfas!",e 💷 a segunda: "Diga não a qualquer tipo de preconceito! O funk é a voz de um povo que tira a 💷 criatividade da necessidade e da falta de oportunidade.
Deixa a molecada ganhar dinheiro em paz, com um som que ganhou o 💷 mundo.Aceita, bundão".[55][56]
Para O Globo, Bernardo Araújo elogiou a fotografia, publicando: "A gravação tem uma elegância e uma esperteza de que 💷 só uma artista estabelecida é capaz", mas não aprovou a composição, dizendo que "[ela] em si soa rasteira comparada a 💷 hits anteriores da cantora, como "Show das Poderosas" e "Bang".
A letra - sim, ela é parte da canção! -, mesmo 💷 divertida, não cabe a uma cantora vista como ícone feminista, com bobagens como 'brincando com o bumbum'".
Outro ponto criticado foi 💷 as partes em inglês: "O rapper Maejor preenche uma cota de rap gringo hoje desnecessária, principalmente para uma diva como 💷 Anitta", finalizando: "O clipe que acompanha a música de levada circular (quase circense) tem acertos, como o cenário do Vidigal 💷 e os biquínis de fita isolante, mas a sexualização exagerada faz Anitta avançar várias casinhas na escala Nicki Minaj de 💷 vulgaridade".[57]
Dom Phillips, do jornal britânico The Guardian, defendeu o clipe.
Intitulada "O clipe brasileiro toca no nervo sobre racismo, abuso sexista 💷 e desigualdade", a matéria trata sobre os pontos esmiuçados pela cantora no vídeo, dizendo: "O sucesso desencadeou um debate feroz 💷 no Brasil, expondo as falhas sociais do país, que lida com questões de desigualdade, racismo, abuso sexista e apropriação cultural 💷 [...
] Os brasileiros tem sido imperturbáveis quando à imagem altamente sexual usada no clipe, durante o qual Anitta em um 💷 momento usa um biquíni feito de fita isolante.
Muitos têm visto o uso impetuoso do estilo da favela como uma celebração 💷 dessas comunidades marginalizadas e de baixa renda, e observam que Anitta cresceu em um dos bairros mais pobres da cidade".
O 💷 jornal ainda chamou atenção para o fato de muitos brasileiros terem criticado a cantora por rebolar bastante no clipe, chamando 💷 a atenção para a quais as 5 melhores casas de apostas bunda.
O comportamento, no entanto, é visto como alinhado ao posicionamento que Anitta já vem apresentando 💷 em defesa do feminismo e da liberdade da mulher.
[58][59] A pastora Sarah Sheeva criticou o vídeo e a música, dizendo 💷 que não era malandra, mas que ela era uma princesa.
Disse também que não é uma mulher de expôr o seu 💷 corpo para que os homens venham a desejá-la sexualmente, mas mulher de expôr o seu corpo para o homem que 💷 a escolher.
Anitta rebateu a crítica em um vídeo postado no Instagram, onde pergunta para o seu marido e empresário se 💷 ela é malandra ou princesa, no que este responde que é princesa quando tem que ser princesa, e é malandra 💷 quando tem que ser malandra.[60]
Temas e análises [ editar | editar código-fonte ]
Críticos e acadêmicos fizeram diferentes interpretações do vídeo 💷 musical.
Victória Damasceno, da revista CartaCapital, notou os protestos presentes no vídeo musical, como a placa da moto "ANT 1256" que 💷 trata-se de uma referência ao projeto de lei de criminalização do funk (sendo essa dita referência uma "notícia falsa" uma 💷 vez que a sugestão de lei em questão, SUG 17/2017, não apresenta a sequência "1256" em qualquer parte)[61] e a 💷 sexualização tanto do corpo feminino, próprio funk ostentação, no qual cantores exibem condomínios de alto padrão, carros de luxo, dinheiro 💷 e jóias, como masculino: musculosos de sunga, molhados na piscina e com enquadramentos que privilegiam o formato de seus órgãos 💷 sexuais.
Em uma forma de subversão, a cantora utiliza estereótipos femininos colocados como negativos para reivindicar o poder sobre o próprio 💷 corpo, sendo que o protagonismo do filme é das mulheres do próprio Vidigal e de Anitta, que exigiu o fim 💷 de qualquer tratamento de imagem em relação à realidade de seu corpo, deixando à mostra as celulites, estrias e outros 💷 aspectos que o olhar (masculino) poderia enxergar como imperfeições.
[62] Maria Carolina Maia, da revista Veja, também reconheceu o empoderamento feminino, 💷 dizendo que, apesar dos tapinhas dados pelo Zaac em Anitta, é ela quem está no comando sempre, porque ela deixa, 💷 ela consente, ela quer, citando como exemplo a parte "Não vou mais parar, você vai aguentar", em que a cantora 💷 quase ordena, concluindo que "o posicionamento da mulher como sujeito da ação sexual, aliás, perpassa a obra da cantora, com 💷 letras que defendem a liberdade de a mulher fazer o que quer – rebolar, dançar, trair".[63]
O crítico Henrique Araújo, do 💷 jornal O Povo, viu o clipe mais como uma crítica social, no caso: O malandro, que é uma espécie de 💷 decalque do brasileiro, sobretudo do carioca, o malandro é um drible na norma.
É o nexo entre o Carnaval e o 💷 Estado.
O elo perdido entre nosso iberismo temperado com indianismo e o mundo inflexível do rito europeu, calcado em procedimentos cuja 💷 finalidade é traçar uma fronteira exata entre público e privado.
Ou entre a casa e a rua, como analisa Roberto DaMatta 💷 em Carnavais, malandros e heróis.
O malandro é transgressão, portanto.
Está para os arquétipos de rigor como Garrincha para os zagueiros.
Não à 💷 toa, uma das qualidades do futebol nacional reside precisamente na capacidade de ludibriar os adversários, seja de que maneira for.
Num 💷 esporte britânico marcado pela rigidez das regras e conformado ao espaço de quatro linhas, o brasileiro tropicalizou - mais que 💷 isso, devorou, no sentido antropofágico de Oswald de Andrade.
Pelé, Romário e Renato Gaúcho (o gol de barriga é exemplo claro 💷 de um certo caráter local) são mostras da vitória da criatividade sobre a regra.
Aqui, nosso corpo é espírito e vice-versa.
A 💷 malandra de Anitta, então, é um drible dentro do drible, um desvio no desvio, uma quebra na quebra.
Por isso o 💷 clipe foi gravado na quebrada do Vidigal, com mulheres de todo tipo, velhas e gordas, magras e peitudas.
E homens também, 💷 todos com pouca roupa, rebolando ao som de funk, reiterando o clichê gringo de que somos um pouco ainda como 💷 povos incivilizados: despidos, sem fé e sem lei, movidos apenas por uma lascívia atávica", finalizando: "Há nessa ética malandra da 💷 cantora, porém, um pulo do gato: como na metáfora oswaldiana, Anitta mastiga o bispo Sardinha.
Hiperssexualiza não para objetificar, mas para 💷 assumir o poder sobre como os outros a olham - não é você que decide o que vê, sou eu 💷 que escolho o que mostrar.
E ela mostra muito, mas, principalmente, mostra o que quer.
Cartão de visitas da música, a bunda 💷 com celulite é a tradução disso.
Onde querem o veto, a canota oferece o corpo real.
É como se dissesse: temos direito 💷 a tudo, inclusive a gozar com o clichê estrangeiro.
E é aí que a funkeira encontra o sociólogo.
Contra todo rigorismo e 💷 censura, tanto do machismo quanto do feminismo, ela responde da mesma maneira: na malandragem".[64]
Rodolfo Viana, pesquisador e autor da UFRJ, 💷 avaliou em entrevista ao POPline que é interessante como Anitta consegue emular tantos fãs e haters e que nos comentários 💷 ver-se o mais claro racismo do brasileiro e tudo que é tipo de preconceito disfarçado de bom gosto.
"Quando não gostam 💷 do que Anitta faz, fico me perguntando o que realmente estão rejeitando.
Parece que não importa o que alguém com a 💷 origem da cantora faça, sempre vai ter uma ressalva".
Ele questionou também o fato de que se uma diva pop internacional 💷 pode ir ao Rio de Janeiro e levar da favela o que quer, por que Anitta não pode fazer isso 💷 praticamente dentro de casa?, considerando que a brasileira tem muito mais propriedade para retratar uma comunidade, já que há um 💷 destaque na fiação confusa, chuteiras ou sapatos jogados e "coisas que passam despercebidas nas filmagens gringas", sendo que só o 💷 olhar de quem tá dentro capta esses detalhes.
"Isso não é escondido.
Isso aparece, óbvio que é o modelo de favela para 💷 exportação".
Notou a predominância hegemonia de um tipo de mulher que está a serviço do desejo do homem, quando o sujeito 💷 tem praticamente um harém só pra ele na laje, mas que também, em takes rápidos, é possível ver pessoas transexual, 💷 mulheres mais gordinhas e uma senhorinha.
Por fim, ele afirmou que não foi Carmem Miranda a última brasileira a cristalizar imagem 💷 do país no exterior, como Anitta costuma dizer, mas foi Gisele Bundchen, e fez ainda um paralelo entre o clipe 💷 e uma antiga publicidade de Gisele caminhando ao som de bossa nova nas praias cariocas.
"No entanto, Gisele é perfeita demais.
Aí 💷 Anitta repagina e bagunça esse lugar, caminhando com uma bunda imperfeita.Oh wait.
Uma bunda em condições normais de temperatura e pressão, 💷 que balança e tem celulites bem à mostra".[65]
A exibição das celulites de Anitta faz uma crítica aos padrões de beleza 💷 impostos pelas mídias e que todas as mulheres têm e ela é uma mulher como qualquer outra.
[54][66] A cantora relatou 💷 em diversas entrevistas que dispensou retoques na imagem, para mostrar um corpo real, com imperfeições, e que também recusou a 💷 contratação de modelos profissionais e usou como figurantes os moradores da comunidade.
[67] A intenção dela foi mostrar a realidade como 💷 ela é e quais as 5 melhores casas de apostas vontade era causar autoestima nas mulheres.
"Eu queria que todas entendessem que mesmo a pessoa sendo artista, 💷 ela é uma mulher como todas vocês, mulheres! Eu não quis me esconder por trás do Photoshop por causa disso.
Quero 💷 que o público veja mesmo a realidade".[66]
Lista de faixas [ editar | editar código-fonte ]
Isaac Daniel - composição e vocais
Larissa 💷 Machado - composição e vocais
Maejor - composição e vocais
Tropkillaz - produção geral
DJ Yuri Martins - produção geral
Prêmios e indicações [ 💷 editar | editar código-fonte ]