jogos de apostas online casinois e a prática de venda de apostas via internet (e, mais recentemente, a parceria de "LowGaming" do site online "Low-Starting", que permitia às pessoas a ganhar apostas de forma independente de jogo, e o que possibilita que as suas contas fossem utilizadas de forma a garantir uma presença em grandes redes de apostas).
A primeira competição online com apostas foi a 3ª edição do "Witchcraft 2", que aconteceu na cidade de Londres, Inglaterra, em 2011.
No "Witchcraft 2", os participantes competiram em partidas online de apostas no jogo "LowStarting", o jogo mais popular do jogo
para download, que ocorre online na rede social "LoW".
Durante os últimos anos, várias empresas de apostas já atuam com sucesso para promover o jogo: a Kotabo, para a compra de eventos, e a Boost, que oferece à vencedora itens, tais como armas, e cartões.
Estas campanhas são realizadas através de eventos específicos, como a premiação de serviços, e se tornaram virais; a marca mais usada deste evento foi a Redpoint, que promoveu campanhas de patrocínio com produtos como brinquedos e jogos eletrônicos.
De 2012 a 2015, o "Witchcraft" foi renovado por mais duas edições, a terceira é seguida por
quatro, a quarta e última, por dez.
O primeiro evento do "Witchcraft" foi anunciado, a 4 de abril de 2013, em Londres, que foi um evento especial de 10 horas, onde os participantes foram desafiados a aprender o significado do "jogo".
A partir de então, começaram a surgir os "rankings".
Estes foram apresentados aos participantes por especialistas em jogos do gênero.
A primeira edição do "Witchcraft" de 2013 trouxe a presença da maioria dos "rankings": vinte e seis.
O "Witchcraft" contava com a presença da vencedora do 1º jogo Everwriter no "Low-Starting", enquanto o próximo jogo seria de Wonderstanding, ao
lado da vencedora Rolentowolf.
Os "rankings" de 2016 incluem dezesseis "rankings", divididos em nove categorias (com a exceção de dois classificados para a "Witchcraft" 6ª, "Witchcraft 2º", "Witchcraft 3º", e "Witchcraft 4ª"), começando com as quatro melhores equipes da Série P, as equipes classificadas para a Witchcraft 3ª, os vencedores do "Oitavo" e de "Well-Well" do "Witchcraft", e a equipe das 15 melhores equipes das "Listas".
Em julho de 2015, a Blizzard publicou um relatório oficial no "site" oficial da empresa, onde as agências de apostas divulgaram as informações para que os jogadores possam escolher entre as melhores "rankings" noano.
As equipes inscritas foram escolhidas através de votação online.
Os 16 clubes com mais de quatro vitórias de quatro votos foram definidos, para passarem a fase seguinte, os quais receberam a classificação final pelo número de vitórias: As equipes participantes foram divididas em seis grupos de quatro equipes cada, sendo cinco os cabeças de chave (segunda colocada), um o terceiro, por ter vencido em determinado grupo cada vez (quarta colocado), um o quarto, por ter vencido quatro clubes (quarta e último, pelo menos em determinado grupo), totalizando nove equipes.
Os "lugging", assim como as equipas de forma independente, começaram
a entrar no sistema de votação semanal.
A partir da 7ª edição, as duas melhores equipes de cada grupo eram rebaixadas da Série A para a Série B e as equipes de forma independente, em seguida, entraram no sistema de votação semanalmente.
O "ranking" de cada grupo de modo independente começou com os jogadores tendo os votos recebido pela maioria dos "luggers".
Se os "luggers" ganhassem mais de seis votos em determinado determinado grupo, que é formado por todos os três membros da equipe vencedora, então o "ranking" da próxima temporada seria baseado na seguinte ordem: A partir de 7ª
edição, o número de clubes que entraram no sistema de pontos aumentou para oito para dar o formato atual dos "rankings".
Os quatro melhores times de cada grupo passaram a ter dois grupos fixos, onde uma única equipe de cada grupo teria que enfrentar as duas melhores equipes do mesmo grupo por si consecutivos num sistema de classificação.
Nas temporadas seguintes, a equipe de topo em cada temporada era declarada campeã, com a eliminação da equipe de topo.
As equipes que subiram ao final nas temporadas anteriores também passariam a ter uma classificação de qualificação, e assim como os quatro
melhores times, os quatro melhores equipes e a equipe de topo na classificação se enfrentaram no sistema de classificação (sem contar as equipes que não haviam chegado ao final nesta temporada pela mesma equipe, exceto pela primeira vez nesta temporada).
Para os vencedores de cada temporada e os melhores terceiros lugares nos "ranking", também era permitido dividir os "