A Série B do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2020 foi uma competição de futebol realizada no Brasil, equivalente à segunda divisão.
Foi disputada por 20 clubes, dos quais os quatro primeiros colocados tiveram acesso a Série A de 2021 e os quatro últimos foram rebaixados a Série C de 2021.
Originalmente, o torneio estava marcado para começarsite de apost2 de maio e com término previsto para 28 de novembro,[1] mas por conta da pandemia de COVID-19, seu início foi remarcado para 7 de agosto e o novo encerramentosite de apost29 de janeiro de 2021.
[2] Também por conta da pandemia, todos os 380 jogos do campeonato foram realizados com portões fechados ao público.[3]
Pelo quinto ano consecutivo, a Região Sul teve o maior número de representantes na Série B, com sete times: três catarinenses, dois paranaenses e dois gaúchos.
Na sequência, empatadas com seis clubes cada, estiveram as regiões Nordeste e Sudeste.
[4] Por outro lado, o Centro-Oeste contou com o menor número de participantes desde a implementação dos pontos corridos,site de apost2006, com apenas o Cuiabá representando a região, igualando as edições de 2012 e 2013, que contaram somente com Goiás e Atlético Goianiense, respectivamente.[5]
A promoção à Série A de 2021 começou a ser definida na 34ª rodada com os acessos de América Mineiro e Chapecoense: a equipe de Belo Horizonte confirmou o acesso, após empatar sem gols com o Náuticosite de apostRecife, enquanto que a equipe catarinense derrotou o Figueirense, por 2–1,site de apostChapecó,[6][7] faturando na última rodada o inédito título do torneio, após derrotar o Confiança, na Arena Condá (3–1), empatandosite de apostpontos esite de apostvitórias com o América, mas com vantagem no saldo de gols.
[8] Na penúltima rodada, o Cuiabá garantiu a inédita promoção, antes mesmo de entrarsite de apostcampo, beneficiado pelo empate entre CSA e Brasil de Pelotas (1–1), sendo a primeira aparição de uma equipe mato-grossense na elite do futebol brasileiro desde 1986.
[9] O Juventude fechou a lista de promovidos na última rodada, após derrotar o Guarani (1–0),site de apostCampinas, retornando à Série A depois de treze anos de ausência.[10]
Na parte de baixo da tabela, o primeiro clube rebaixado para a Série C de 2021 foi o Oeste, na 35ª rodada, antes mesmo de entrarsite de apostcampo, após a vitória do Figueirense sobre o Brasil de Pelotas por 3–0,site de apostFlorianópolis.
[11] Na rodada seguinte, o Botafogo-SP confirmou a queda, um dia após perder para o CSA por 3–1,site de apostpleno Santa Cruz, sendo prejudicado por resultados dos concorrentes diretos Vitória e Náutico.
[12] Na penúltima rodada, Paraná e Figueirense completaram a relação de rebaixados: a equipe de Curitiba sofreu um inédito descenso, sendo que não disputava a terceira divisão desde o ano seguinte a fundação do clubesite de apost1990, depois de ser derrotado pelo Oeste (1–0)site de apostBarueri, enquanto que a equipe catarinense, dentre necessitando vencer e depender de resultados paralelos, perdeu para o Juventude,site de apostCaxias do Sul (2–1) e viu a despromoção concretizada com o triunfo do Vitória sobre o também rebaixado Botafogo-SPsite de apostSalvador, pelo placar mínimo, sendo o primeiro retorno à Série C desde 1999.[13][14]
A Série B foi disputada por 20 clubes no sistema de ida e volta por pontos corridos.
Em cada turno, os times jogam entre si uma única vez.
Os jogos do primeiro turno são realizados na mesma ordem no segundo turno, apenas com o mando de campo invertido.
Não há campeões por turnos, sendo declarado campeão o time que obtiver o maior número de pontos após as 38 rodadas.
Ao final, os quatro primeiros times ascendem para a Série A de 2021, da mesma forma que os quatro últimos são rebaixados para a Série C do ano seguinte.
O campeão ingressa diretamente na terceira fase da Copa do Brasil de 2021.[nota 1] [16]
Critérios de desempate [ editar | editar código-fonte ]
Em caso de empate por pontos entre dois clubes, os critérios de desempate foram aplicados na seguinte ordem:[16]
Número de vitórias; Saldo de gols; Gols pró (marcados); Confronto direto; Menor número de cartões vermelhos; Menor número de cartões amarelos; Sorteio.
Além dos estádios de mando usual, outros estádios foram utilizados devido a punições de perda de mando de campo impostas pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva ou por conta de problemas de interdição dos estádios usuais ou simplesmente por opção dos clubessite de apostmandar seus jogossite de apostoutros locais, geralmente buscando uma melhor renda.
[19] Especificamente por conta da pandemia de COVID-19, as equipes podem mandar seus jogossite de apostoutra cidade caso não sejam asseguradas as questões sanitárias na praçasite de apostquestão.[20]
Regras para classificação: 1) pontos; 2) vitórias; 3) saldo de gols; 4) gols marcados; 5) confronto direto (somente entre duas equipes); 6) menos cartões vermelhos; 7) menos cartões amarelos; 8) sorteio
(C) Campeão; (P) Promovido; (R) Rebaixado.
Notas: Fonte: CBF Regras para classificação:Campeão;Promovido;Rebaixado.Notas: