Edward Oakley Thorp (Chicago, 14 de agosto de 1932) é um matemático, gerente de fundo de cobertura e jogador de👍 blackjack estadunidense.
Foi pioneiro em aplicações modernas da teoria das probabilidades, incluindo o aproveitamento de pequenas correlações para ganho financeiro confiável.
É👍 autor de Beat the Dealer, o primeiro livro a provar matematicamente,[carece de fontes] em 1962, que a vantagem da casa👍 no blackjack pode ser superada pela contagem de cartas.
Ele também desenvolveu e aplicou efetivamente técnicas de fundo de cobertura no👍 mercado financeiro, e colaborou com Claude Shannon na criação do primeiro wearable computer.[1]Thorp obteve o Ph.D.
na Universidade da Califórnia em👍 Los Angeles em 1958, e trabalhou no Instituto de Tecnologia de Massachusetts de 1959 a 1961.
Foi professor de matemática na👍 Universidade Estatal do Novo México de 1961 a 1965, e então da Universidade da Califórnia em Irvine, onde foi professor👍 de matemática de 1965 a 1977 e professor de matemática e finanças de 1977 a 1982.
Pesquisa do blackjack auxiliada por👍 computador [ editar | editar código-fonte ]
Ed Thorp usou um IBM 704 com o ferramenta de pesquisa, a fim de👍 investigar as probabilidades de ganho enquanto desenvolvendo cassino jogos online teoria do jogo blackjack, baseada no critério de Kelly, que ele estudou👍 no artigo de Kelly de 1956.
[2][3][4][5] Ele aprendeu Fortran a fim de programar as equações necessárias para seu modelo de👍 pesquisa teórico sobre a probabilidade de ganhar no blackjack.
Desta forma Thorp pode analisar o jogo profundamente, enquanto vislumbrava um esquema👍 de contagem de cartas com a ajuda do IBM 704, a fim de melhorar suas chances.[6]
Pesquisa aplicada em Reno, Lago👍 Tahoe e Las Vegas [ editar | editar código-fonte ]
Thorp decidiu testar cassino jogos online teoria na prática em Reno, Lago Tahoe👍 e Las Vegas.[7][4][6]
Thorp começou cassino jogos online pesquisa aplicada com US$ 10 000, com Manny Kimmel, um rico jogador profissional,[8] fornecendo o👍 capital de risco.
Primeiramente eles visitaram os estabelecimentos de Reno e Lago Tahoe, onde testaram a teoria de Thorp nas mesas👍 locais de blackjack.
[7] Os resultados experimentais foram um sucesso e cassino jogos online teoria foi comprovada, pois ele ganhou US$ 11 000👍 em um único final de semana.
[4] Ele poderia ter ganho mais durante cassino jogos online incursão inicial em Las Vegas caso sua👍 incrível capacidade de ganhar não tivesse despertado a atenção indesejada da segurança do cassino, o que levou a repetidas expulsões👍 dos vários locais que visitou aquela noite.
Os cassinos agora embaralham bem as cartas como contramedida a seus métodos.
Durante suas visitas👍 a cassinos em Las Vegas Thorp usou disfarces frequentemente, tal como óculos e barba falsa.
[7] Além de suas atividades com👍 o blackjack, Thorp montou uma equipe de bacará que também foi vencedora.[7]
A novidade rapidamente se espalhou pela comunidade do jogo,👍 que estava ansiosa por novos métodos de ganhar, enquanto Thorp tornou-se uma celebridade instantânea entre os aficcionados pelo blackjack.
Devido à👍 grande demanda gerada pela disseminação de seus resultados a uma ampla audiência de jogadores, ele escreveu o livro Beat the👍 Dealer em 1962, considerado o manual original da contagem de cartas,[9] que vendeu mais de 700 mil exemplares, um número👍 enorme para um livro deste tipo, que lhe valeu um lugar na lista de bestsellers do New York Times, para👍 grande desgosto de Kimmel, cuja identidade foi mau disfarçada no livro como Mr.X.[4]
A pesquisa de Thorp sobre o blackjack[10] é👍 um dos poucos exemplos onde resultados de tal pesquisa alcançaram o público diretamente, desviando completamente o processo acadêmico de revisão👍 por pares.
Além disso, Thorp tornou-se um dos poucos matemáticos aplicadas que arriscaram prejuízo financeiro em verificar uma simulação computacional.
Ele afirmou👍 que considerava todo o experimento como um exercício acadêmico.
[4] Foi a primeira vez na história da computação que um computador👍 foi usado como um auxílio de jogo.
Adicionalmente, Thorp, enquanto um professor de matemática do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, encontrou👍 Claude Shannon, levando ele e cassino jogos online mulher Betty Shannon como parceiros em incursões de final de semana a Las Vegas👍 Strip para jogar roleta e blackjack, sendo bem sucedido.
[11] A cassino jogos online equipe do jogo de roleta usou pela primeira vez👍 um wearable computer em um cassino - o que não é mais permitido.
[11][1] O wearable computer foi co-desenvolvido com Claude👍 Shannon entre 1960-1961.
A versão final do dispositivo foi testada no laboratório particular de Shannon no porão de cassino jogos online casa em👍 junho de 1961.
[1] Suas realizações o levaram a se tornar um membro inaugural do Blackjack Hall of Fame.[12]
Ele também criou👍 a "contagem Thorp", um método de calcular a probabilidade de ganhar em certas posições finais do Gamão.[13]
Mercado de ações [👍 editar | editar código-fonte ]
Desde o fim da década de 1960, Thorp usou seu conhecimento de probabilidade e estatística no👍 mercado de ações, descobrindo e explorando uma série de anomalias de preço no mercado de valores mobiliários, conseguindo fazer uma👍 fortuna significativa.
[3] O primeiro fundo de cobertura de Thorp foi o Princeton Newport Partners.
Ele é atualmente presidente do Edward O.
Thorp👍 & Associates, sediado em Newport Beach, Califórnia.
Em maio de 1998 Thorp informou que seus investimentos pessoais renderam em média 20%👍 anualmente durante 28,5 anos.[14]Referências
Edward Oakley Thorp (Chicago, 14 de agosto de 1932) é um matemático, gerente de fundo de cobertura👍 e jogador de blackjack estadunidense.
Foi pioneiro em aplicações modernas da teoria das probabilidades, incluindo o aproveitamento de pequenas correlações para👍 ganho financeiro confiável.
É autor de Beat the Dealer, o primeiro livro a provar matematicamente,[carece de fontes] em 1962, que a👍 vantagem da casa no blackjack pode ser superada pela contagem de cartas.
Ele também desenvolveu e aplicou efetivamente técnicas de fundo👍 de cobertura no mercado financeiro, e colaborou com Claude Shannon na criação do primeiro wearable computer.[1]Thorp obteve o Ph.D.
na Universidade👍 da Califórnia em Los Angeles em 1958, e trabalhou no Instituto de Tecnologia de Massachusetts de 1959 a 1961.
Foi professor👍 de matemática na Universidade Estatal do Novo México de 1961 a 1965, e então da Universidade da Califórnia em Irvine,👍 onde foi professor de matemática de 1965 a 1977 e professor de matemática e finanças de 1977 a 1982.
Pesquisa do👍 blackjack auxiliada por computador [ editar | editar código-fonte ]
Ed Thorp usou um IBM 704 com o ferramenta de pesquisa,👍 a fim de investigar as probabilidades de ganho enquanto desenvolvendo cassino jogos online teoria do jogo blackjack, baseada no critério de Kelly,👍 que ele estudou no artigo de Kelly de 1956.
[2][3][4][5] Ele aprendeu Fortran a fim de programar as equações necessárias para👍 seu modelo de pesquisa teórico sobre a probabilidade de ganhar no blackjack.
Desta forma Thorp pode analisar o jogo profundamente, enquanto👍 vislumbrava um esquema de contagem de cartas com a ajuda do IBM 704, a fim de melhorar suas chances.[6]
Pesquisa aplicada👍 em Reno, Lago Tahoe e Las Vegas [ editar | editar código-fonte ]
Thorp decidiu testar cassino jogos online teoria na prática em👍 Reno, Lago Tahoe e Las Vegas.[7][4][6]
Thorp começou cassino jogos online pesquisa aplicada com US$ 10 000, com Manny Kimmel, um rico jogador👍 profissional,[8] fornecendo o capital de risco.
Primeiramente eles visitaram os estabelecimentos de Reno e Lago Tahoe, onde testaram a teoria de👍 Thorp nas mesas locais de blackjack.
[7] Os resultados experimentais foram um sucesso e cassino jogos online teoria foi comprovada, pois ele ganhou👍 US$ 11 000 em um único final de semana.
[4] Ele poderia ter ganho mais durante cassino jogos online incursão inicial em Las👍 Vegas caso cassino jogos online incrível capacidade de ganhar não tivesse despertado a atenção indesejada da segurança do cassino, o que levou👍 a repetidas expulsões dos vários locais que visitou aquela noite.
Os cassinos agora embaralham bem as cartas como contramedida a seus👍 métodos.
Durante suas visitas a cassinos em Las Vegas Thorp usou disfarces frequentemente, tal como óculos e barba falsa.
[7] Além de👍 suas atividades com o blackjack, Thorp montou uma equipe de bacará que também foi vencedora.[7]
A novidade rapidamente se espalhou pela👍 comunidade do jogo, que estava ansiosa por novos métodos de ganhar, enquanto Thorp tornou-se uma celebridade instantânea entre os aficcionados👍 pelo blackjack.
Devido à grande demanda gerada pela disseminação de seus resultados a uma ampla audiência de jogadores, ele escreveu o👍 livro Beat the Dealer em 1962, considerado o manual original da contagem de cartas,[9] que vendeu mais de 700 mil👍 exemplares, um número enorme para um livro deste tipo, que lhe valeu um lugar na lista de bestsellers do New👍 York Times, para grande desgosto de Kimmel, cuja identidade foi mau disfarçada no livro como Mr.X.[4]
A pesquisa de Thorp sobre👍 o blackjack[10] é um dos poucos exemplos onde resultados de tal pesquisa alcançaram o público diretamente, desviando completamente o processo👍 acadêmico de revisão por pares.
Além disso, Thorp tornou-se um dos poucos matemáticos aplicadas que arriscaram prejuízo financeiro em verificar uma👍 simulação computacional.
Ele afirmou que considerava todo o experimento como um exercício acadêmico.
[4] Foi a primeira vez na história da computação👍 que um computador foi usado como um auxílio de jogo.
Adicionalmente, Thorp, enquanto um professor de matemática do Instituto de Tecnologia👍 de Massachusetts, encontrou Claude Shannon, levando ele e cassino jogos online mulher Betty Shannon como parceiros em incursões de final de semana👍 a Las Vegas Strip para jogar roleta e blackjack, sendo bem sucedido.
[11] A cassino jogos online equipe do jogo de roleta usou👍 pela primeira vez um wearable computer em um cassino - o que não é mais permitido.
[11][1] O wearable computer foi👍 co-desenvolvido com Claude Shannon entre 1960-1961.
A versão final do dispositivo foi testada no laboratório particular de Shannon no porão de👍 cassino jogos online casa em junho de 1961.
[1] Suas realizações o levaram a se tornar um membro inaugural do Blackjack Hall of👍 Fame.[12]
Ele também criou a "contagem Thorp", um método de calcular a probabilidade de ganhar em certas posições finais do Gamão.[13]
Mercado👍 de ações [ editar | editar código-fonte ]
Desde o fim da década de 1960, Thorp usou seu conhecimento de probabilidade👍 e estatística no mercado de ações, descobrindo e explorando uma série de anomalias de preço no mercado de valores mobiliários,👍 conseguindo fazer uma fortuna significativa.
[3] O primeiro fundo de cobertura de Thorp foi o Princeton Newport Partners.
Ele é atualmente presidente👍 do Edward O.
Thorp & Associates, sediado em Newport Beach, Califórnia.
Em maio de 1998 Thorp informou que seus investimentos pessoais renderam👍 em média 20% anualmente durante 28,5 anos.[14]Referências