VÂNIO LIMIRO
A Polícia Civil em Anápolis desmantelou um caça-níqueis com sete máquinas nesta segunda-feira (25).
Os jogos de azar funcionavam nos 🧲 fundos de uma lanchonete localizada na Av.
Mato Grosso, no bairro Jundiaí, zona sul da cidade.
Segundo o delegado Daniel Nunes, responsável 🧲 pela operação, uma denúncia anônima levou a polícia a deflagrar a operação.
"Eram dois cômodos, na parte da frente funcionava uma 🧲 lanchonete, e nos fundos do imóvel, camuflada, havia uma estrutura para a prática dos jogos de azar que funcionava há 🧲 três anos".
Nunes informou ainda que, no momento da abordagem todas as máquinas eram utilizadas por apostadores.
"Os valores oriundos dos jogos, 🧲 quase sempre são utilizados para lavagem de dinheiro e para financiamento de crimes mais graves.
Por isso a Polícia Civil segue 🧲 atuante no combate a essas práticas", disse.
O homem que gerenciava o local e outros seis apostadores foram conduzidos à delegacia.
Os 🧲 envolvidos foram liberados após assinarem um termo de ocorrência, com base na Lei de Contravenções Penais.
Vicio e engano
As máquinas caça-níqueis 🧲 não constituem apenas crime, mas um tremendo engano.
O perito criminal de Goiânia Thyago Mendes explica como se dá o funcionamento 🧲 das máquinas caça-níqueis e como elas são programadas para viciar.
Segundo ele, o equipamento funciona com componentes de um computador convencional, 🧲 entre eles, teclado, placa mãe e placa de memória, e com algumas peças especificas.
É o caso do dispositivo conhecido como 🧲 noteiro, que converte o dinheiro apostado em créditos para o jogo.
"A máquina funciona basicamente como um gerador de combinações de 🧲 figuras e algumas dessas combinações estão relacionadas a um prêmio em dinheiro", explica o perito.
De acordo com ele, diferente de 🧲 jogos como cartas, por exemplo, as máquinas caça-níqueis não exigem apenas sorte para que o apostador ganhe.
Normalmente, os resultados são 🧲 manipulados, o que configura por lei a contravenção penal e torna a prática da atividade "um caso de polícia".
"A curto 🧲 prazo, você sempre está ganhando, mas a máquina é programada de tal forma que, a longo prazo, ela irá reter 🧲 um valor muito maior do que ela libera para os apostadores", afirma Thyago Mendes.
Segundo ele, muitos jogadores sabem que as 🧲 máquinas são programadas para favorecer o dono do negócio, mas ainda insistem com o vício.
Para ele, a grande questão é 🧲 saber por que o apostador mantém o vínculo com o jogo mesmo em uma situação de desvantagem.
Psicologia
Para a psicóloga Mara 🧲 Suassuna, o jogador não insiste nas apostas pensando apenas em ganhar.
O hábito vira uma doença: "Na máquina caça-níquel o tempo 🧲 de estímulo e da resposta é muito curto.
Então, a pessoa deixa de jogar só para ganhar, até porque muitas vezes 🧲 ela não ganha, e passa a buscar o prazer que aquele jogo proporciona".
Para ela, pessoas que deixam a vontade de 🧲 apostar nas máquinas caça-níqueis falar mais alto devem procurar ajuda de um especialista.
"É uma questão orgânica também.
A pessoa precisa buscar 🧲 a ajuda de um médico psiquiatra ou apoio psicoterapêutico, ajuda de um psicólogo para que haja uma extinção de alguns 🧲 comportamentos".