PUBLICIDADETrekkingO que é Trekking
Caminhar por trilhas naturais, superando obstáculos e desfrutando do contato com a natureza, cercado de belas paisagens.
Quem ❤️ pratica o trekking, trilha a pé ou caminhada, tem esta oportunidade, e esse é sem dúvida o principal motivo que ❤️ faz do esporte um dos que mais cresce no país.
Os praticantes de trekking aliam o prazer em contemplar a natureza ❤️ com os benefícios da atividade física, aliviando o stress do dia-adia.
O baixo custo da atividade aliado a vários niveis de ❤️ dificuldade, permite ao trekker (termo usado para desginar os praticantes do esporte) desenvolver uma atividade de acordo com real ao vivo capacidade ❤️ física e com elevado grau de segurança.
Definição
O trekking é uma atividade física, aeróbica, com marcada presença no conjunto muscular das ❤️ pernas e quadril.
Na tradução para o português a palavra trekking nos remete a caminhar, trilhar, andar.
A mais remota e conhecida ❤️ forma de deslocamento desde que o homem ascendeu a qualidade de bípede.
A caminhada em si não faz sentido a não ❤️ ser que esteja acompanhada de alguma motivação, seja ela física ou psíquica.
Podemos ir mais longe e dizer que o ato ❤️ de caminhar também pode transcender estas questões e ser uma forma de relaxamento, prazer, convívio com a natureza ou consigo ❤️ mesmo.
Sendo uma atividade que pode ser praticada por qualquer pessoa em qualquer idade(ressalvo feito àqueles que estão há muito tempo ❤️ sedentários), o trekking é muito acessível do ponto de vista financeiro e muito seguro a nível físico.
Em qualquer lugar pode ❤️ se praticar o trekking.
Há belíssimos locais para a prática no Brasil, de norte a sul e de leste a oeste, ❤️ é uma atividade sem fronteiras (ou quase, pois a expansão urbana e as cercas são limitadores perigosos!) que poderá ser ❤️ praticada em qualquer época do ano sem a utilização de muitos acessórios.
História do Trekking
A história do trekking é antiga e ❤️ teve origem no início do Século XIX, através dos trabalhadores holandeses que colonizaram a África do Sul.
Eles utilizavam o termo ❤️ Trekken para designar sofrimento e resistência física.
Com a chegada dos ingleses ao local, a expressão foi adaptada e passou a ❤️ denominar as longas caminhadas realizadas pelos trabalhadores britânicos.
A palavra trek tem real ao vivo origem na língua africâner e passou a ser ❤️ empregada pelos VORTREKKERS, os primeiros trabalhadores holandeses que colonizaram a Africa do Sul.
O verbo TREKKEN significa migrar e carregava uma ❤️ conotação de sofrimento e resistência física, numa época em que o único meio de locomoção era a caminhada.
Quando os britânicos ❤️ invadiram a região, a palavra foi absorvida pela lingua Inglesa e passou a designar as longas caminhadas realizadas pelos exploradores ❤️ em direção ao interior do continente.
Atualmente utiliza-se a palavra também em português, significando caminhadas em trilhas naturais em busca de ❤️ lugares interessantes para conhecer.
Quando os britânicos invadiram a região e estabeleceram seu domínio político na África, a palavra foi absorvida ❤️ pela língua inglesa e passou a designar as longas e difíceis caminhadas realizadas pelos exploradores em direção ao interior do ❤️ continente, especialmente na busca de novos conhecimentos, como a nascente do rio Nilo e as neves do monte Kilimanjaro.
Hoje em ❤️ dia as pessoas buscam por aventura e a fuga da monotonia do dia a dia de uma cidade grande seja ❤️ o principal motivo.
O esporte em geral é um anti-stress urbano, geralmente originado por excesso de trabalho, má alimentação, violência e ❤️ trânsito.
A originalidade destes esportes associado à natureza contribui para isso, o sociedade está sempre buscando essa interação Homem e natureza ❤️ podendo juntar o radicalismo que alguns esportes proporcionam.
Todas atividades físicas, são necessárias somente que se comece aos poucos, respeitando-se os ❤️ limites de cada um, e sempre tendo por base uma orientação médica, seguindo essas recomendações, qualquer pessoa pode praticar.
Um dos ❤️ esportes que mais vêm crescendo em todo o mundo é o trekking, por não precisar de equipamentos especiais e poder ❤️ ser praticado em praticamente qualquer parte.
O Trekking trás a sensação de contato com a natureza descobrindo paraísos perdidos no meio ❤️ da adversidade da nossa fauna brasileira e com isso se faz ser um dos esportes mais procurados.
O medo é a ❤️ principal barreira psicológica encontrada nos esportes radicais, superar desafios, encontrar obstáculos sempre tendo contornar é que faz do desafio inicial ❤️ a emoção final de conseguir superar os desafios do esporte e principalmente.
Equipamentos para Trekkin
Os equipamentos necessários para o Trekking são ❤️ mais baratos que o de outros esportes de aventura mas, mesmo assim, precisam ser escolhidos com todo o cuidado, já ❤️ que podem ser tanto os melhores aliados como os maiores inimigos.
Por se tratar de uma caminhada, os calçados são de ❤️ fundamental importância.
As botas , por oferecerem segurança ao tornozelo nos diversos terrenos, são as mais recomendadas, devem ter uma constituição ❤️ firme, mas confortável e de preferência amaciadas previamente.
O ideal é que se utilize duas meias para diminuir o atrito dos ❤️ pés com o calçado, e utilizando os tecidos corretos, você também diminui a umidade nos pés.
Outro objeto indispensável é a ❤️ bússola.
Para garantir o sucesso na prova é recomendável que se leve mais de uma.
É necessário saber utilizar a bússola da ❤️ maneira correta, já que um erro de direção pode acabar com as chances da equipe.
Todo praticante vai ter sede e ❤️ precisa se hidratar durante a prova.
É por isso que um cantil, de no mínimo 1 litro, deve estar sempre com ❤️ o competidor.
Para calcular as distâncias entre os percursos são necessárias calculadoras.
É importante que a equipe possua mais de uma, em ❤️ caso de quebra.
As pilhas não podem ser deixadas de lado e o ideal é que se tenham pilhas reservas em ❤️ caso de falta.
Os relógios individuais são os maiores aliados para que o tempo estipulado em cada parte do percurso seja ❤️ cumprido.
Os modelos digitais facilitam a visualização e oferecem maiores possibilidades.
Os bonés ou chapéus também são de grande utilidade, pois protegem ❤️ do sol e da chuva, facilitando a leitura das planilhas durante o percurso.
Para a conservação e proteção dos objetos e ❤️ planilhas, os plásticos são fundamentais.
Além disso, para guardar todos os objetos acima, mais canetas, lanterna pequena, kit de primeiros socorros ❤️ e alimentos energéticos, é necessário uma mochila ou pochete.
Todo o praticante precisa se hidratar durante o percurso, mesmo que este ❤️ seja de curta duração.
Para isso o uso de cantil ou outros equipamentos de hidratação são necessários.
Nas trilhas longas ou médias ❤️ é necessário a ingestão de alimentos durante o percurso, como: barras de cerais, frutas desidratadas, proteína em barra, carboidrato em ❤️ gel, etc.
.
.
Bonés ou chapéus são de grande valia, pois protegem do sol e da chuva.
Mochilas
Não deve ser muito grande, que ❤️ dificulte a caminhada, nem muito pequena, que obrigue o trekker a pendurar suas coisas no lado de fora, enganchando em ❤️ todos os galhos do caminho.
Para um trekking de alguns dias, uma mochila de 55 litros é um bom tamanho.
O equipamento ❤️ deve ser acondicionado em camadas, colocando o material mais leve e volumoso embaixo e o mais pesado margeando as costas ❤️ do carregador.
Há tamanhos e modelos a escolher.
Fabricantes nacionais e importados chegam com facilidade ao conhecimento do consumidor, que tem de ❤️ avaliar qual volume que deseja, recortes adequados (bolsos externos, fitas para prender, espaço para capacete, roupa molhada, enfim) e armações.
Acondicione ❤️ tudo em sacos plásticos, para não molhar.
Uma capa que protege a mochila é uma opção e existe modelos que vem ❤️ com esta embutida.
Bastão de Caminhada (stake)
O bastão de trekking – telescópicos – é um ótimo recurso e utilizado principalmente nas ❤️ descidas, quando boa parte do peso do corpo – e da mochila – recai sobre os tornozelos e joelhos.
Pode ser ❤️ feito de um tronco fino e firme caído no chão, em meio à trilha, ou comprado em lojas especializadas.
É especialmente ❤️ recomendável nas seguintes situações:
Trekkers com idade avançada;
Corpo com excesso de peso;
Trekkers com problemas nas juntas ou na espinha;
Quando se está ❤️ carregando mochilas muito pesadas;
Quando caminhando em encostas nevadas ou úmidas;
Em caminhadas com pouca visibilidade.
Atenção: O bastão não deve ser utilizado ❤️ indistintamente, fazendo disto uma regra, especialmente por crianças e jovens, pois o uso contínuo do bastão de trekking faz a ❤️ pessoa diminuir suas habilidades de coordenação motora.
Cantis ou Hidrabaks
Levar água na mochila é sempre recomendável, mesmo que haja informação segura ❤️ de que há mais água no caminho.
Mas, onde? Pode ser em caramanholas, mas cantis e hydrapaks são mais indicados para ❤️ acondicionar junto ao resto do equipamento e, principalmente, manter a temperatura por algum tempo.
O Camelbak é o mais conhecido, uma ❤️ mochilinha que guarda um saco de plástico especial, que não deixa gosto na água e mantém a temperatura por até ❤️ quatro horas.
Para tornar a água coletada de rios potável, você pode usar comprimidos de cloro, comprados em farmácias, ou em ❤️ gotas, o Hidroesteril.
Se não encontrar, pode utilizar o hipoclorito de sódio (em desinfetantes e kiboa), com duas gotas para cada ❤️ litro dágua.
Lanternas e opções
A lanterna comum, de pilhas grandes e com reservas é sempre uma boa pedida.
Barata e simples de ❤️ encontrar é ideal.
Mas a tecnologia e o homem moderno invetaram uma alternativa bem melhor, as lanternas de cabeça.
.
.
As headlamps, com ❤️ uma ou duas lâmpadas e pilhas de reserva, estão sendo usadas cada vez mais pelos aventureiros.
Há muitas marcas e modelos, ❤️ e com certeza os da Petzl são os mais utilizados e facilmente encontrados, pois unem resistência à confiabilidade.
Pode ser de ❤️ um foco ou dois, dependo do modo de utilização e da quantidade de horas necessária.
A luz química – bastões que ❤️ são quebrados e usados só vez – iluminam muito pouco por 10 horas.
Servem para localização da barraca ou de um ❤️ bivaque, ou mesmo para serem amarradas na mochila no caso de um trekking noturno.
Já os lampiões a gás seriam excelentes ❤️ pela economia e boa luminosidade, se não fossem tão pesados para serem carregados na mohila e exigirem muito cuidado em ❤️ seu transporte e operação.
As lanternas a carboreto, presa à cabeça e com luz intensa, são muito utilizadas em cavernas, pois ❤️ não há necessidade do foco.
Trekking
Trekking significa: caminhar, andar, trilhar, migrar.
A palavra trek é possivelmente uma herança da colonização inglesa no ❤️ mundo, principalmente África e América do Norte, onde os trekkers viajavam meses em suas carruagens a boi, ou mesmo a ❤️ pé, carregando todos os seus pertences de um lado para outro, muito parecido com os nômades do oriente.
Andar é tão ❤️ antigo quanto o próprio homem.
Necessidade básica da vida, o homem andou para tudo ao longo da história: para atacar e ❤️ fugir.
Atualmente o trekking é definido como a arte de percorrer áreas selvagens a pé com um mínimo de infra-estrutura, o ❤️ que implica em carregar numa mochila às costas todo seu equipamento e, geralmente real ao vivo própria comida.
O trekking tão praticado nos ❤️ Estados Unidos e Europa, tem se popularizado no Brasil nos últimos anos.
É uma atividade que pode ser praticada por qualquer ❤️ pessoa de forma competitiva ou simples prazer.
As modalidades do trekking são
Trekking de regularidade: É realizado em uma trilha, com local ❤️ e tempo definidos.
Os participantes não conhecem o percurso, por isso o importante não é a velocidade, mas sim se manter ❤️ no caminho certo.
Trekking de velocidade: Vencem os competidores que finalizarem a prova em menor tempo.
A organização determina os locais dos ❤️ postos de controle e os participantes utilizam bússolas e cartas de navegação.
Trekking de longa distância: Não existe competição e o ❤️ objetivo final é atingir o local especificado.
Cada grupo precisa levar equipamentos e alimentação para vários dias.
Trekking de um dia: Tem ❤️ o percurso de aproximadamente 10 km, com início e fim bem definidos e poucas horas de duração.
O principal objetivo é ❤️ o lazer.
Trekking
Proximidade com a natureza, pouco investimento e curvas no lugar
Andar a pé em matas, florestas ou trilhas geralmente é ❤️ o primeiro passo para quem quer fazer esportes de aventura.
É bom começar com trajetos de curta duração.
Com o tempo, vale ❤️ a pena investir em percursos longos, que duram mais de um dia.
O trekking é perfeito para quem deseja proximidade com ❤️ a natureza e não está a fim de fazer grandes investimentos em equipamentos caros.
O esporte está dividido em três categorias:
Curto: ❤️ Pequenos trajetos e grau de dificuldade normalmente leve, com duração de menos de um dia.
Travessia: Longos percursos e variados graus ❤️ de dificuldade, com duração normalmente de mais de um dia.
Regularidade (enduro): Para quem gosta de competir, o percurso é predeterminado ❤️ e desconhecido pelos participantes, e precisa ser realizado no tempo estipulado pelos organizadores.
Saiba mais sobre o Trekking
Principais benefícios
Você trabalha as ❤️ coxas, glúteos e panturrilhas; ajuda a emagrecer e melhora o fôlego.
O colesterol bom (HDL) aumenta e o colesterol ruim (LDL) ❤️ diminui.
Como a caminhada rola no meio do mato, é tiro e queda para diminuir as tensões e ansiedades do dia-a-dia.
Seu ❤️ humor melhora e você ainda ganha um sono tranqüilo.
Equipamento básico
Cantil, roupas confortáveis e leves, além de um calçado já amaciado ❤️ que permita a respiração da pele e que tenha solado aderente em qualquer tipo de terreno.
Os mais prevenidos carregam bastão ❤️ de caminhada e GPS.
Os melhores points
Chapada Diamantina (BA), dos Veadeiros (GO) e dos Guimarães (MT); Serra dos Órgãos e do ❤️ Itatiaia (RJ); Ilha do Cardoso e Pico dos Marins (SP); Serra da Bocaina (SP e RJ); Serra do Cipó, da ❤️ Canastra e do Caraça (MG); Marumbi (PR); Cânions dos Aparados da Serra e da Serra Geral (RS e SC); Lençóis ❤️ Maranhenses (MA); Serra da Capivara (PI); Fernando de Noronha (PE).
Curiosidade
O termo trek surgiu da língua africâner (do ramo germânico) e ❤️ significa migrar.
Inicialmente tinha uma conotação de sofrimento e resistência física.
Difundiu-se pelo mundo graças aos operários holandeses que colonizaram a África ❤️ do Sul no início do século 19 e que caminhavam longas distâncias para trabalhar.
Onde praticar o Trekking
Hoje o Brasil oferece ❤️ muitos locais para a prática do trekking com segurança.
Já existem regiões onde o esporte é conhecido, e que conciliam a ❤️ atividade e belas paisagens.
O respeito ao ambiente e a conscientização são fundamentais para um bom trekker.
Lugares
Brotas – Uma das principais ❤️ cidades do esporte é Brotas, que fica no interior do Estado de São Paulo, a aproximadamente 261 km da capital.
O ❤️ destino já conhecido pelos aventureiros reserva grandes surpresas e todos os tipos de trilhas, desde a mais fácil até as ❤️ mais radicais.
Tudo isso com uma bela paisagem ao redor.
A cidade oferece trilhas que podem durar de 3 horas a um ❤️ dia inteiro.
Para escolher o melhor percurso, é necessário antes de tudo conhecer a real ao vivo resistência.
A Trilha do Rio do Peixe, ❤️ por exemplo, com 15 km, é indicada para pessoas que já fizeram algum outro percurso anteriormente, assim como a Trilha ❤️ do Bom Jardim.
Porém, outros caminhos oferecem ao iniciante a chance de desfrutar de belas paisagens e pouca dificuldade, como a ❤️ Trilha do Martelo e a de Santa Maria.
Outro diferencial da cidade é a infra-estrutura para os aventureiros.
Com muitas opções para ❤️ todos os gostos e bolsos, fica difícil não encontrar uma boa opção.
Como em Brotas todas as cachoeiras ficam em sítios ❤️ particulares, é necessário antes de se aventurar em uma trilha, agendar a visita.
Já que além de cobrar pela entrada, algumas ❤️ dessas fazendas só permitem a visita se marcada com antecedência.
Litoral – O Litoral de São Paulo também reserva ao trekker ❤️ diversas opções de trilhas.
Os municípios de Bertioga, São Sebastião, Ubatuba, Ilha Bela, Caraguatatuba e Cananéia, por terem um grande trecho ❤️ de Mata Atlântica preservada oferecem belos caminhos e paisagens.
O acesso é fácil e bem sinalizado.
Alguns caminhos preferidos dos aventureiros são: ❤️ A trilha de Itatinga, em Bertoga; A trilha da Praia Brava, em São Sebastião; As trilhas do Parque Estadual da ❤️ Serra do Mar, que abrange os municípios de Ubatuba e Caraguatatuba; a trilha da Água Branca em Ilha Bela; e ❤️ o Parque Estadual da Ilha do Cardoso, em Cananéia.
Campos do Jordão – Outro local ideal para a prática do trekking ❤️ é a região da Serra da Cantareira, principalmente no município de Campos do Jordão.
Com uma ótima infra-estrutura, a cidade é ❤️ um dos principais destinos dos aventureiros do Estado.
Algumas trilhas como a do Parque Estadual, do Tombo Certo e a do ❤️ Alto do Capivari, oferecem ao visitante a oportunidade de visitar uma das mais belas regiões do Estado.
Rio de Janeiro – ❤️ O Estado do Rio é um paraíso para os trekkers.
O município de Niterói surge como a principal opção no Estado, ❤️ com caminhos impressionantes e para todos os níveis de dificuldade.
As trilhas do Elefante, da Ilha Grande e do Costão e ❤️ Bananal, são algumas das opções.
A cidade histórica de Petrópolis conta com locais paradisíacos.
A Trilha do Morro do Açu, que já ❤️ serviu de rota de fuga para os escravos é hoje o principal destino do município.
O melhor período para visitar a ❤️ cidade é durante o inverno, já que no verão as fortes chuvas podem trazer transtornos aos visitantes.
O município de Angra ❤️ dos Reis, além de reservar ilhas encantadoras, oferece algumas opções para os trekkers.
As trilhas da Ilha Grande são as melhores ❤️ da cidade e dão um banho de beleza.
Apesar de serem de fácil dificuldade, é importante que antes de fazer as ❤️ trilhas consultar um agente de turismo local.
Bonito – O Estado de Goiás, guarda um dos locais mais bonitos do país.
É ❤️ o município de Bonito, com suas cavernas e rios de águas transparentes.
A organização para o turismo é o grande diferencial ❤️ do município.
Existem todas as opções possíveis, sendo o turismo a principal fonte de renda do município.
As principais trilhas são a ❤️ do Rio da Prata e a da lagoa Azul.
Nordeste – A Região Nordeste, com suas belezas naturais conhecidas mundialmente oferecem ❤️ muitas opções de trilhas.
Os estados da Bahia e do Ceará são os mais procurados pelos aventureiros.
Na Bahia a Chapada Diamantina ❤️ é o destino preferido.
Com paisagens maravilhosas, reserva aos visitantes momentos inesquecíveis.
No Ceará, a Trilha do Rio Guaiúba, na Serra da ❤️ Aranha, é o roteiro mais procurado do Estado.
Mas para fazer a trilha é importante a companhia de um guia local, ❤️ devido a falta de sinalização.
Região Sul – Os estados de Santa Catarina, Florianópolis e Rio Grande do Sul são outras ❤️ três opções de passeios.
A cidade de Florianópolis é a principal cidade da região.
As belezas da capital catarinense aliadas com a ❤️ infra-estrutura oferecem muitas facilidades aos trekkers.
A trilha do Caminho das Missões, no Rio Grande do Sul é a principal do ❤️ Estado.
Situada no Oeste do Estado, o percurso atravessa cinco municípios e traça o caminho percorrido pelos antigos povoados missioneiros.
No Paraná, ❤️ a Região do Parque Estadual do Pico Paraná, por suas paisagens e trilhas é a mais indicada aos trekkers.
Considerado o ❤️ ponto culminante do estado, oferece belas paisagens.Fonte: www.trilheirosdosultrk.com.br/360graus.terra.com.br