Materiais sugeridos Bola de borracha de diferentes pesos e tamanhos.
Taco (bastão de madeira).
Garrafas de plástico (pet).
Equipamento de vídeo.
Imagens impressas.
Fita adesiva.
Giz.
Bambolês.
Caderno 💷 de registro.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais.
De acordo com a realsbet atendimento ao cliente realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a 💷 prática.
Conversa inicial Com os estudantes em roda de conversa, apresente os objetivos de aprendizagens previstos para esta aula, aproveite para 💷 discutir e relembrar com eles a definição de capacidades físicas e a diferença entre jogos e esportes.
Com o intuito de 💷 estimular a discussão/debate sobre o tema, realize um levantamento acerca do conhecimento prévio dos estudantes, para isso reproduza, por meio 💷 de um equipamento de vídeo, algumas imagens (imagem 1, 2, 3, 4 e 5) previamente selecionadas e pergunte-lhes quais dos 💷 esportes demonstrados eles conhecem/identificam.
Nos casos afirmativos, peça-lhes para que falem o que conhecem acerca da modalidade.
Caso não haja a possibilidade 💷 da reprodução em equipamento de vídeo, apresente-as de maneira impressa ou pelo celular.
Questione os estudantes se acreditam que as modalidades 💷 apresentadas têm realsbet atendimento ao cliente origem em nosso país.
Se não, qual país seria? Questione quais são as possíveis características em comum e 💷 distintas existentes entre elas.
Peça-lhes para analisar desde vestimentas, recursos materiais, espaço físico utilizados.
Como sugestão, proponha as seguintes indagações: Em quais 💷 das modalidades os jogadores usam um bastão (taco) para rebater a bola? Quem já praticou algum desses esportes? Sabem como 💷 é feita a contagem dos pontos em cada um deles? O que as equipes precisam fazer para evitar que o 💷 adversário marque pontos? Durante esse momento de questionamentos realizado junto aos estudantes, escreva no quadro as palavras/expressões/termos que mais se 💷 repetem a partir das respostas apresentadas.
Depois, explore as palavras-chave consignadas no quadro.
É importante garantir que todos possam se expressar e 💷 também ouvir os colegas.
Essas práticas são importantes para o desenvolvimento da oralidade e da escuta.
Imagens para reprodução e reflexão: Basebol: 💷 Campo de softbol: Hóquei sobre a grama: Golf: Críquete:
Atividade Atividade 1 - Jogo de taco (bets) Distribua a turma em 💷 grupos com quatro estudantes cada.
Dois deles atuarão como rebatedores e os outros dois como lançadores.
Entregue para cada um dos grupos 💷 uma bola pequena, duas garrafas de plástico (pet), que servirão de alvo, e ainda dois tacos de madeira ou de 💷 outro material resistente.
Marque no chão dois círculos com uma média de 50 cm de diâmetro em lados contrários da área 💷 do jogo e posicione o alvo no centro de cada círculo.
Por questão de segurança, marque também uma linha a 2 💷 metros de distância do centro de cada círculo para que os lançadores se posicionem.
Os estudantes (dupla) rebatedores precisam rebater a 💷 bola o mais longe possível da garrafa, protegendo-a dos lançamentos da dupla de lançadores, cujo objetivo é evitar que os 💷 rebatedores marquem pontos e "conquistem o taco" (o direito de rebater).
Sempre que a bola for rebatida para frente, a dupla 💷 rebatedora deve trocar de lado, marcando assim um ponto a cada troca.
Torna-se vencedor do jogo a dupla que marcar 12 💷 pontos.
Para os lançadores se tornarem rebatedores, eles precisam acertar a bola na garrafa pet, o que pode ser feito por 💷 meio de um arremesso direto ou quando os rebatedores estiverem correndo.
Os lançadores também se tornam rebatedores se a bola for 💷 rebatida para trás em duas ocasiões ou se ela for pega por eles antes de cair no chão.
É importante salientar 💷 que essas regras e modos de prática podem ser reajustados de acordo com a região em que esse jogo é 💷 praticado ou alterados a partir das características dos estudantes.
Proponha intervalos entre as práticas, solicitando aos estudantes que percebam os elementos 💷 comuns dos esportes de campo e taco.
Além disso, devem se reunir coletivamente para propor estratégias coletivas da equipe e verificar 💷 se precisam adaptar as práticas para que incluam todos.
Outro ponto é identificar as capacidades físicas e habilidades motoras requeridas pela 💷 modalidade.
Permita aos estudantes explorar os jogos e faça adaptações e reflexões no sentido de evidenciar os objetivos de aprendizagem para 💷 a aula.
Eles devem perceber, também, que, por ser um jogo, o taco permite a flexibilização e a adaptação das regras, 💷 ao contrário dos esportes.
Momento da reflexao Em roda, converse com os estudantes sobre as atividades realizadas, de modo que expressem 💷 o que sentiram durante a prática.
Questione-os sobre as impressões a partir das atividades, como foi realizar os diferentes tipos de 💷 movimentos, as dificuldades vivenciadas.
Pergunte aos estudantes: Quais as características dos esportes de campo e taco? Quais as capacidades físicas mais 💷 solicitadas nas modalidades estudadas? O que pode ser utilizado como recurso material adaptado na falta dos instrumentos oficiais para a 💷 prática dessas modalidades? Como pode ser adaptada, a prática é um jogo ou um esporte? É importante incentivar os estudantes 💷 a se expressarem, permitindo-lhes o livre apontamento do que experienciaram e não se preocupando com respostas certas e erradas.
Realize observações 💷 a partir das falas dos estudantes.
Mencione possíveis situações em que houve conflitos e exclusões e aquelas em que os estudantes 💷 apresentaram condutas positivas e inclusivas.
Observe se todos os estudantes participaram da reflexão.
Se necessário, utilize recursos adicionais, como textos escritos, imagens, 💷 ou direcione a fala especificamente para estudantes com dificuldade de compreensão.
Sistematizacao do conhecimento Organize com os estudantes sobre o que 💷 eles aprenderam nesta aula.
A partir das reflexões trazidas por eles na roda de conversa, reforce os elementos comuns dos esportes 💷 de campo e taco.
Confirme as hipóteses das discussões com os estudantes sobre os movimentos envolvidos nas modalidades dos esportes de 💷 campo e taco; quais as capacidades físicas mais utilizadas em cada momento de realsbet atendimento ao cliente prática; quais as adaptações poderiam ser 💷 realizadas para a prática dessas modalidades em ambientes sem recursos materiais e condições físicas oficiais.
Após esse diálogo, explane junto aos 💷 estudantes se já haviam praticado algum jogo que se aproxima de algum desses esportes de campo e taco.
Pontue sobre importantes 💷 elementos das competências que puderam ser desenvolvidos na aula, como a resiliência, a cooperação, o diálogo, a criação de soluções 💷 diante de desafios, a empatia, a ação pessoal em prol do coletivo, entre outros.
Registro e avaliacao Para avaliar a aprendizagem 💷 dos estudantes, sugerimos que dite ou escreva no quadro as questões a seguir e peça-lhes para responder no seu caderno 💷 como tarefa de casa: Quais são os movimentos que as equipes de defesa realizaram? Quais são os movimentos que as 💷 equipes de ataque realizaram? Quais são as capacidades físicas requeridas nas situações de defesa? Quais são as capacidades físicas requeridas 💷 nas situações de ataque? Quais jogos mais se assemelham às modalidades que praticaram? Justifique.
Combine com os estudantes que poderão responder 💷 as questões em casa e deverão trazê-las respondidas no próximo encontro.
Lembre-se de verificar a necessidade de permitir que os estudantes 💷 se expressem por meio de outras linguagens, além do texto escrito.
No próximo encontro, lembre-se de corrigir com eles as questões 💷 apresentadas, verificando os acertos e erros e procurando conversar com sobre o modo que os levaram a tais conclusões.
Barreiras Barreiras 💷 Utilizar regras rígidas para as práticas dos esportes de campo e taco.
Deixar de observar se os espaços possibilitam o acesso 💷 de todos os estudantes.
Exigir que os estudantes exerçam funções específicas nas práticas.
Sugestões para eliminar ou reduzir as barreiras Observar com 💷 cautela os materiais que serão utilizados, de modo que todos os estudantes possam participar da aula plenamente.
Possibilitar o registro da 💷 atividade da forma como o estudante se considera mais à vontade.
Incentivar os estudantes a incluírem todos os colegas nas atividades.