A primeira prova oficial do esporte aconteceu com a disputa entre Paris e Rouen, em uma distância percorrida de aproximadamente 😆 123 Km.
Já a primeira participação do ciclismo em Jogos Olímpicos aconteceu em Atenas no ano de 1896.
No entanto, o primeiro campeonato 😆 mundial de pista já havia acontecido na Alemanha, em 1895.
Entre as modalidades do esporte estão o ciclismo de pista, de 😆 estrada, o mountain bike e o BMX.
Pista
O ciclismo de pista é uma modalidade para quem gosta de adrenalina, pois as 😆 suas bicicletas não possuem freios.
Para parar as bicicletas, os atletas precisam diminuir a velocidade com o uso dos pedais.
As provas 😆 desse ciclismo classificam-se de acordo com a velocidade:
- Velocidade / Sprint: nessa competição os ciclistas partem de dois em dois, 😆 fazendo uma análise do seus adversários.
Essa é uma prova que exige mais velocidade e para completá-la, os ciclistas precisam realizar 😆 três voltas cronometradas.
- Velocidade por equipe / Team Sprint: essa prova reúne o maior número de participantes com equipes de 😆 três ciclistas posicionadas em cada lado.
A cada volta realizada, os integrantes da competição precisam abrir caminho para o colega de 😆 trás passar à frente.
Vence a equipe que concluir o circuito em menos tempo.
- Perseguição por equipes / Team Pursuit: essa 😆 prova é similar ao "Team Sprint", mas com 4 participantes ao invés de 3.
Durante a competição os ciclistas alternam a 😆 posição entre eles, ficando na frente o atleta que possuir maior resistência ao vento.
O objetivo é alcançar o grupo adversário 😆 ou terminar a prova em menos tempo.
Moutain Bike
O mountain bike surgiu como uma reinvenção do ciclismo de estrada, sendo idealizado 😆 por jovens americanos.
Eles tiveram a ideia de transformar o esporte, antes praticado nas trilhas de terra da Califórnia, em um 😆 estilo mais radical, podendo ser praticado em terrenos irregulares e estradas montanhosas.
O responsável por adequar as bicicletas do ciclismo de 😆 estrada para as pistas mais irregulares foi o americano Gary Fisher.
A diferença entre as duas modalidades está na qualidade dos 😆 pneus.
Nas pistas irregulares as bicicletas precisam de amortecedores traseiros e dianteiros e os pneus usados possuem uma resistência maior.
Além disso, 😆 o peso das bicicletas variam entre 8Kg e 9Kg.
Geralmente, 85% das pistas são de elevações e declives, restando uma pequena 😆 porcentagem para a área plana.
Isso faz com que os atletas se esforcem um pouco mais para conseguir concluir a prova, 😆 que tem uma duração de aproximadamente 1h30.
O mountain bike foi inaugurado durante as Olimpíadas de Atlanta nos Estados Unidos e, 😆 atualmente, está presente em diversas disputas espalhadas pelo mundo.
Ciclista se preparando para iniciar uma competição de mountain bike.
(Foto: Wikipédia)Ciclismo de 😆 estrada
A primeira modalidade de ciclismo a ser disputada no mundo foi o ciclismo de estrada (tradicional), pois as que vieram 😆 depois se inspiraram nela.
A primeira competição aconteceu em Paris, no parque Saint Cloud, já no Brasil, o ciclismo de estrada 😆 ficou popularmente conhecido quando aconteceu a primeira prova oficial do esporte no velódromo brasileiro (São Paulo), em 1895.
O ciclismo de 😆 velocidades estreou um ano depois, em 1896, no Jogos Olímpicos de Atenas, durante a primeira edição do Era Moderna.
Nessa época, 😆 os ciclistas partiram da capital grega e realizaram uma volta de 87 km, retornando ao local de partida.
No ciclismo de 😆 estrada, as bicicletas possuem os guidões mais baixo, o que obriga o atleta a se curvar dos obstáculos.
Ao contrário das 😆 outras modalidades, as bicicletas usadas na competição possuem um peso de aproximadamente 7 Kg, devido a presença do material composto 😆 de carbono.
As provas mais conhecidas dessa modalidade são: "resistência", que diferencia a distância entre homens e mulheres, e a "contra 😆 o relógio", o qual os ciclistas partem de dois em minutos, vencendo aquele que terminar o circuito em menos tempo.
BMX
Essa 😆 modalidade é uma variação do ciclismo, só que praticada sobre terrenos irregulares.
Pois, o Bicycle Moto Cross ou BMX oferece mais 😆 adrenalina para o público, já que os participantes realizam saltos impressionantes durante a realização da prova.
Vence a competição quem conseguir 😆 concluir a prova e, ao mesmo tempo, vencer os obstáculos presentes na pista.
As primeiras manobras do BMX surgiram na Holanda, 😆 no final da década de 50, por influência do esporte realizado com motos (motocross).
Os jovens holandeses queriam criar algo parecido, 😆 mas que pudesse ser praticado com as bicicletas.
A partir disso, os jovens realizaram os primeiros experimentos que foram as corridas 😆 em pistas de terra.
Auxílio da respiração: o ciclismo é muito indicado para as pessoas que desejam melhorar o condicionamento físico, 😆 pois ele auxilia a manter uma respiração constante e equilibrada, favorecendo o bombeamento do sangue;
Fortalecimento da musculatura: pedalar requer um 😆 grande esforço dos músculos da perna, por isso, o ciclismo ajuda bastante no fortalecimento dessa região.
Além disso, ele trabalha músculos 😆 estratégicos como glúteos e coxas, diminuindo as chances de lesões durante a prática de outros exercícios;
Auxílio do controle de doenças: 😆 a prática do ciclismo contribui para o aceleramento do metabolismo.
Dessa forma, realizar 30 minutos da atividade todos os dias auxilia 😆 na redução de glicemia do corpo e mantém o controle da diabetes.
O esporte ajuda na perda de gordura e redução 😆 do colesterol, diminuindo as chances de infarto para o atleta.