Futebol Gaélico
Partida de Futebol Gaélico Federação desportiva mais alta Gaelic Athletic Association (Associação Atlética Gaélica) Outros nomes Football, Gaelic, Peil Ghaelach, Peil Jogado pela primeira vez 1885 Características Membros de equipe 15 por time Equipamento Bola Duração 60 minutos com dois tempos de 30 minutos Pontuação Goal: 3 pontos
Point: 1 ponto Local Campo Presença País ou região Irlanda Olímpico Apenasjogo de aposta minimo 1 real1924 como um esporte de demonstração
O futebol irlandês (em irlandês Peil ou Caid), também chamado de futebol gaélico, é a forma de futebol mais jogada na Irlanda.
É, junto com o hurling, o esporte mais popular do país.[1]
Futebol Gaélico é jogado por times de 15 jogadoresjogo de aposta minimo 1 realgramado retangular com travesjogo de aposta minimo 1 realforma de H localizadas no fim do campo.
O objetivo principal é marcar gols,conduzindo a bola com chutes e socos.
O time com maior pontuação no fim da partida ganha.
Jogadores podem avançar no campo com uma combinação de carregar a bola, "soloiar" (fazer uma embaixada e pegar a bola novamente), chutando, e passando a bola com os pés ou mãos para os companheiros de time.
Futebol Gaélico é um dos quatro jogos Gaélicos que promove a GAA (Associação Atlética Gaélica), a maior e mais popular organização na Irlanda.
Ele tem regras rígidas sobre amadorismo e o principal evento do esporte é o inter-condade, o All-Ireland Football Final.
Acredita-se que o jogo descende do antigo Futebol Irlandês, conhecido como caid que remete ao ano de 1537, no entanto o jogo moderno tomou formajogo de aposta minimo 1 real1887.
Diagrama de um campo de futebol Gaélico
O gramado é retangular, mede 130 metros de comprimento e 90 de largura.
Os traves tem forma de H com uma rede na seção inferior.
As linhas são marcadasjogo de aposta minimo 1 realdistâncias de 13m, de 20m e de 45m de cada linha lateral.[2]
Os jogos de futebol gaélico duram 60 minutos, divididosjogo de aposta minimo 1 realdois tempos de 30 minutos, com a exceção de alguns jogos que podem durar 70 minutos.
Empates são decididosjogo de aposta minimo 1 realprorrogações de 20 minutos.
Os times consistem de 15 jogadores (1 goalkeeper, 2 corner backs, 1 fullback, 3 half backs, 2 mid fielders, 3 half forwards, 2 corner forwards e 1 full forward) mais até 15 reservas, sendo que até 5 podem ser usados.
Cada jogador é numerado de 1 a 15, começando pelo goleiro que possui vestimenta diferente.
Goleiro
Right Corner Back Full Back Left Corner Back
Right Half Back Centre Back Left Half BackMidfield Midfield
Right Half Forward Centre Forward Left Half Forward
Right Corner Forward Full Forward Left Corner Forward
A bola, feita pela companhia irlandesa O'Neills, usadajogo de aposta minimo 1 realpartidas de futebol gaélico.
A bola é no formato redondo, feita de couro similar a uma bola de futebol, sendo mais pesada com costuras horizontais similar a uma bola de vôlei.
Ela pode ser chutada ou esmurrada para o passe.
Abaixo, alguns atos que são considerados como faltas técnicas ("faltas com a bola"):
Pegar a bola diretamente do chão usando apenas as mãosArremessar a bola
Andar quatro passos sem soltar a bola, fazê-la quicar ou fazer jogadas individuais.
(Jogadas individuais envolvem esmurrar a bola pelo mesmo jogador duas vezes)
Petecar a bola duas vezes
Passar a bola sobre a cabeça de seu adversário e então dar a volta sobre ele e pegá-la do outro lado (como se fosse um "chapéu" do futebol)
Lançar a bola para o gol (a bola pode ser esmurrada para o gol no ar, entretanto)
Enquadrar a bola, uma rara regra controversa: se, no momentojogo de aposta minimo 1 realque a bola entra na pequena área, e já há um jogador de ataque dentro dela, então um lance livre é apontado à favor da equipe que estava defendendo.
Trocar de mão: levar a bola da mão direita para a esquerda ou vice-versa.
Se a bola passa sobre o travessão, um "ponto" é marcado e uma bandeira branca é erguida por um árbitro (chamado de umpire).
Se a bola passa por baixo do travessão, um "gol", que vale três pontos, é marcado, e uma bandeira verde é erguida por um umpire.
O gol é defendido por um goleiro.
Pontos são marcados no formato {total de gols}-{total de pontos}.
Por exemplo, a partida de 1991 All-Ireland semi-final terminou: Meath 0-15 Roscommon 1-11.
Desta forma, Meath venceu por "quinze pontos contra um gol-onze pontos" (1-11 totalizando 14 pontos do Roscommon).
Roubadas de bola [ editar | editar código-fonte ]
O nível de roubadas de bola permitido é mais duro do que no futebol association, mas menos duro do que no rugby.
A regra da roubada de bola tem sido criticada por ser muito vaga.
Jogo de corpo e tirar a bola das mãos do oponente utilizando a palma da mão aberta é permitido, mas as ações seguintes são todas faltosas:
usar as duas mãos para roubar a bola
empurrar um adversário
acertar um adversário
puxar um adversário pela camisa
bloquear um chute com os péscarrinhospassadas de perna
tocar no goleiro quando ele estiver dentro da pequena área
segurar a bola nas mãos do adversário
Recomeçando a partida [ editar | editar código-fonte ]
Uma partida começa com o árbitro lançando a bola para o alto entre os quatro meio-campos.
Após um atacante ter jogado a bola para fora, o goleiro deve cobrar um "tiro de meta" no chão dentro da pequena área.
Todos os jogadores devem ficar atrás da linha dos vinte metros.
Após um atacante ter marcado um ponto, o goleiro deve cobrar um "tiro de meta" no chão na linha dos vinte metros.
Todos os jogadores devem estar atrás da linha dos vinte metros e fora do semi-círculo.
Após um defensor ter colocalo a bola para fora na linha de fundo, um atacante deve cobrar um " 45 " no chão sobre a linha dos quarenta e cinco metros do ladojogo de aposta minimo 1 realque a bola saiu.
" no chão sobre a linha dos quarenta e cinco metros do ladojogo de aposta minimo 1 realque a bola saiu.
Após um jogador ter colocado a bola pela linha lateral, o outro time deve cobrar um "lateral" no lugar onde a bola saiu.
O "lateral" pode ser cobrado com os pés ou com as mãos.
Após um jogador ter cometido uma falta, o outro time deve cobrar um tiro livre no lugar onde a falta foi cometida.
Pode ser cobrado com os pés ou com as mãos.
no lugar onde a falta foi cometida.
Pode ser cobrado com os pés ou com as mãos.
Após um defensor ter cometido uma falta dentro da grande área, o outro time deve cobrar um pênalti no chão no centro da linha dos treze metros.
Somente o goleiro pode defender os gols.
no chão no centro da linha dos treze metros.
Somente o goleiro pode defender os gols.
Se muitos jogadores estão disputando a bola e a jogada não for clara sobre quem estava com a posse da bola primeiro, o árbitro pode optar por atirar a bola para o alto entre dois jogadores adversários.
Uma partida de futebol gaélico é acompanhada por oito árbitrosO árbitro centralDois bandeirinhas
Árbitro lateral/Árbitro reserva(somentejogo de aposta minimo 1 realjogos internacionais)
Quatro "umpires" (dois para cada linha de fundo)
O árbitro central é responsável por começar e parar o jogo; marcar os pontos; marcar faltas e advertir e expulsar jogadores.
Bandeirinhas são responsáveis por apontar a direção dos laterais para o árbitro central.
O quarto árbitro é responsável por supervisionar substituições, e também indicar o tempo extra (mostrado para ele pelo árbitro central) e os jogadores substituídos usando um mostrador eletrônico.
Os umpires são responsáveis por julgar os pontos.
Eles indicam para o árbitro central se um chute foi: fora (balançam ambos os braços), uma cobrança de 45m (levantam um braço), um ponto (levantam uma bandeira branca), uma bola enquadrada (cruzam os braços) ou um gol (levantam uma bandeira verde).
Todos os árbitros são também requisitados para indicar ao árbitro central, jogadas faltosas ou má condutas de jogadores, mas infelizmente essa é uma ocorrência rara.
O árbitro central pode anular qualquer decisão de um bandeirinha ou de um umpire.
Insatisfação com os árbitros é comum no Futebol Gaélico.
Árbitros são geralmente criticados por indulgência e inconsistência (particularmente por julgar as regras da "enquadrada", expulsar jogadores, e discordância), não ver faltas, e aumentar o tempo extra no final dos jogos (dizem ser a esperança do time perdedor conseguir um empate).
Uma comum (mas falsa) lenda urbana conta sobre um árbitro que foi trancado no porta-malas de um carro após um jogo Wicklow por jogadores insatisfeitos.
Referências
A Loteca, antigamente denominada Loteria Esportiva, é uma modalidade de loteria brasileira, mantida pela Caixa Econômica Federal, com o objetivo de prognosticar resultados de partidas de futebol.
Tal jogo inspirou a produção da comédia Como Ganhar na Loteria sem Perder a Esportiva do diretor J.B.Tankojogo de aposta minimo 1 real1971.
Um bilhete da Loteria Esportiva, da Caixa Econômica Federal, dos dias 25 e 26 de novembro de 1972.
A Loteca foi regulamentada no Brasiljogo de aposta minimo 1 real25 de março de 1970[1] e realizada desde 19 de abril, quando foi feita uma rodada experimental no estado da Guanabara com prêmio fixo de duzentos mil cruzeiros novos e cem mil bilhetes distribuídos.
[2] O jogo número 1 foi um Fla-Flu.
[3] As vendas de apostas foram feitasjogo de aposta minimo 1 real48 barracas improvisadas.
[3] Testesjogo de aposta minimo 1 realSão Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e outras cidades, no mesmo fim de semana, foram cancelados.[4]
Naquela época, era necessário acertar os resultados de treze jogos selecionados pela Caixa para ganhar o prêmio.
Durante a fase experimental, era possível até marcar treze palpites triplos (quando todas as colunas são marcadasjogo de aposta minimo 1 realuma linha), mas ninguém chegou a fazer os treze pontos[5] - as chances matemáticas eram de 1:1 594 323 para fazer os treze pontos.
Oito apostadores foram premiados com doze pontos[6] e dividiram o prêmio líquido, com cada um recebendo cerca de dez mil cruzeiros novos.
[4] Outras rodadas experimentais foram realizadasjogo de aposta minimo 1 real3 de maio, também na Guanabara, ejogo de aposta minimo 1 real17 de maio,jogo de aposta minimo 1 realSão Paulo, Belo Horizonte e Brasília.[2]
Oficialmente, os bolões começaramjogo de aposta minimo 1 real7 de junho, que foi também a primeira vezjogo de aposta minimo 1 realque foram acertados treze pontos.
[6] O futebol já era febre no país, antes mesmo de a seleção brasileira ter faturadojogo de aposta minimo 1 realterceira Copa do Mundo, o que gerou muitas filas nas casas de apostas.
[7] O jogo mínimo custava dois cruzeiros novos, com um duplo; o jogo com um triplo custava três cruzeiros novos.[2]
O apostador preenchia um cartão e entregava-o na lotérica, que usava uma máquina manual da IBM, chamada Port a Punch, para furar dois cartões, um dos quais ficaria como comprovante com o apostador.
[2] Ao final de todos os jogos de domingo, um computador da Caixa Econômica Federal processava as apostas,jogo de aposta minimo 1 real"apenas" dezessete minutos, de acordo com a revista Placar.
[2] O computador seguia lendo cartão por cartão até encontrar um com nove pontos (o mínimo para o prêmio ser rateado)[8] e, então passava a separar todos os cartões com nove pontos até achar algum com dez; a partir daí seguia o mesmo processo,jogo de aposta minimo 1 realbusca de cartões com onze, doze e, eventualmente, treze pontos.[9]
A escolha dos jogos de cada bolão era feita pela agência Sport Press, contratada pela Caixa.
[10] Essa escolha seguia alguns critérios:
Clássicos, desde que a diferença de pontos entre os times não fosse grande;
Dois times "médios" com campanhas parecidas;
Times grandes jogando fora de casa contra times pequenos;
Clássicos locais ou regionais.[ 10 ]
O primeiro apostador a ganhar sozinho foi Gilberto Furtado Medeiros, no teste número 5 (28 de junho), entretanto sem marcar os treze pontos.
[11] Em um teste que terminou com oito empates ele foi o único a errar apenas um jogo.
Esse teste já marcou um declínio nas apostas, pois foi o primeiro depois da Copa do Mundo de 1970, que gerou um volume maior por haver mais informações disponíveis sobre os times participantes, e também por marcar o início dos campeonatos estaduais, o que fazia com que muitos esperassem mais um pouco para ter uma ideia melhor de como estavam as equipes.[12]
No teste número 11, um maquinista de Barra do Piraí ganhou sozinho o prêmio de 2,5 milhões de cruzeiros, um grande valor à época, e ficou famoso.
[3] Para o teste seguinte, as apostas dispararam, assim como o valor do prêmio, mas quem fez os treze pontos saiu decepcionado, pois foram 4 175 ganhadores.[3]
Após um ano a loteria era considerada um sucesso, com os organizadores declarando que ela tinha superado "a mais otimista das expectativas": mesmo com vendasjogo de aposta minimo 1 realapenas seis estados, já haviam sido vendidos cerca de dez milhões de apostas, embora as previsões iniciais tenham falado que seriam apenas cerca de 2,5 milhões após um ano.[3]
O sucesso teve efeitos colaterais, como um protesto de lojistas no centro de São Paulo, que se sentiam prejudicados pelas longas filasjogo de aposta minimo 1 realcasas lotéricas, que obstruíam as portas de outras lojas, no períodojogo de aposta minimo 1 realque apenas poucas casas lotéricas podiam fazer as apostas.
[13] As soluções propostas para evitar o problema eram aumentar o número de casas lotéricas autorizadas a fazer as apostas e eliminar a necessidade de preenchimento de nome e endereço do apostador nos volantes, usando apenas o número do cartão, como já era feito na Loteria Federal.[13]
A Loteca passou a ser vendida no país inteirojogo de aposta minimo 1 real1972.
[3] O sucesso fez com que a loteria passasse a ser mencionadajogo de aposta minimo 1 realfilmes e contos, além de ter dado fama a professores de matemática que faziam cálculos simples de análise combinatória.[3]
Em maio de 1972, no teste 85, uma zebra inesperada no jogo entre Corinthians e Juventus, no Pacaembu, fez o primeiro milionário da modalidade: Eduardo Varela, mais conhecido como Dudu da Loteca, do então estado da Guanabara.
Ele foi o único apostador que cravou os treze pontos do concurso, incluindo este jogo,jogo de aposta minimo 1 realque o Corinthians tinha cerca de 95% das apostas, enquanto o Juventus vinha de cinco derrotas nas cinco primeiras rodadas e conseguiu vencer pelo placar mínimo, com gol de falta do meia Brecha.
Levou um total de mais de 11,6 milhões de cruzeiros.[7]
Em seus quatro primeiros anos, a Loteria Esportiva foi interrompida no fim do ano, devido ao recesso do futebol brasileiro.
[14] A partir de 1974, entretanto, jogos do exterior passaram a compor a programação desse período.
Em setembro de 1975, o goiano Miron Vieira de Sousa, da cidade de Ivolândia, no interior de Goiás, ganhou sozinho um prêmio de 22 milhões de cruzeiros, considerado à época "o maior prêmio da Loteca e do mundo,jogo de aposta minimo 1 realconcursos de prognósticos".[15]
Foijogo de aposta minimo 1 real1978 que surgiu um dos personagens mais famosos da Loteca, a Zebrinha do Fantástico, programa dominical da Rede Globo.
Desenhada por Borjalo, era dublada por Pedro Braga e Mara Lisi.
[16] No ano seguinte, as vendas semanais chegavam a dez milhões de apostas, mesmo patamar que só tinha sido alcançado após um ano de vendas.
[3] A Caixa já tinha tomado medidas para diminuir os custos, reduzindo o cartão pela metade.[3]
Caso da Máfia da Loteria Esportiva [ editar | editar código-fonte ]
Em 1979, Milton Coelho da Graça, então diretor da revista Placar, comentou com Juca Kfouri, então editor de projetos especiais e que cuidava da seção sobre a Loteria Esportiva, que vinha notando algumas coincidências quando poucas pessoas ganhavamjogo de aposta minimo 1 realum teste.
[17] A pedido de Milton, Juca foi a Brasília pedir para ver os bilhetes premiados, mas o pedido foi negado, com a alegação de sigilo bancário.[18]
Nesse mesmo ano, Milton deixou a Abril, e Juca foi promovido a seu posto.
Ainda com as suspeitasjogo de aposta minimo 1 realrelação à Loteria Esportiva, todo o fim de mês provocava a redação: "Quem é o macho para descobrir a sacanagem da Loteria Esportiva?" Mas ninguém se pronunciava.
[19] Em outra viagem a Brasília, pediu novamente para ver os cartões ganhadores.
Desta vez, mostraram-lhe alguns: "Nego colocava jogo triplojogo de aposta minimo 1 realpartida que se cravaria seco", conta Juca.
"Corinthians × Juventus, triplo.
Flamengo × Olaria, triplo.
Vasco × Botafogo, Vasco.
Atlético-PR × Coritiba, Coritiba.
Inter × Livramento, triplo.Não é possível.
Eles cravam triplojogo de aposta minimo 1 realjogo fácil e seco para jogo difícil.
Tem alguma coisa estranha nisso."[20]
Quando comentou suas suspeitas na redação, no dia seguinte, conseguiu um voluntário para a empreitada: Sérgio Martins.
Juca deu a ele prazo de um ano, cumprido à risca: no número 648, de 22 de outubro de 1982, foi publicada extensa reportagem sobre o caso, com denúncias de corrupção e manipulação de resultados.
"A Loteria Esportiva é séria até a bola rolar", admitiu o radialista Flávio Moreira, um dos envolvidos.
[21] Nenhum dos 125 denunciados, entre jogadores, dirigentes, árbitros, técnicos e personalidades, foi preso.
O gerente de Loterias da Caixajogo de aposta minimo 1 real1989, Juarez José de Lima, garantiu à época que o escândalo não chegou a abalar a loteria.[5]
A loteria perdeu credibilidade[22], que nunca mais recuperou.
A criação da Loto e da Sena também contribuíram para a decadência da loteria.
[5] Em dezembro de 1987, a forma de apostas mudou: passaram a ser dezesseis jogos, sendo que era obrigatório acertar os treze primeiros para ter direito a um prêmio.
Quem acertasse catorze ou quinze pontos também levava prêmios menores, desde que tivesse acertado os treze primeiros jogos.
[5] A loteria ganhou o apelido de "Gorda".
[5] Na época da mudança a arrecadação despencou para um décimo do que a loteria arrecadava najogo de aposta minimo 1 realmelhor fase.
[5] A média de apostas semanais entre 1972 e 1980 era de dezessete milhões, número que cairia no fim dos anos 1980 para menos de cinco milhões.[5]
A fórmula com dezesseis jogos durou até agosto de 1989, quando a loteria voltou a ter treze jogos e mudou de nome para Loteca[21], que já era um apelido consagrado.
[5] No fim do ano anterior a Loteca tinha começado a dar prejuízo.
[5] O número dos concursos também foi zerado, começando novamente do número 1.
A fase anterior teve 976 testes.
[5] No novo formato, foi mantida a obrigatoriedade de acertar os primeiros jogos, no caso dez, o que já garantiria um prêmio menor.
Cada um dos treze jogos acertados além dos dez primeiros garantiria um prêmio maior.
[5] Mas a maior mudança foi a instituição de apenas palpites simples, acabando com palpites duplos e triplos.[5]
Hoje é necessário acertar catorze pontos para faturar o prêmio maior.
A aposta mínima é de três reais (um duplo), e a aposta mais cara é de 1.
296 reais (três triplos e cinco duplos).
As chances matemáticas de acertar catorze pontos com o jogo mínimo são de umajogo de aposta minimo 1 real2 391 485.
A Loteca está, atualmente, arrastando-se no cenário de loterias.
Sua arrecadação está longe da de quarenta anos atrás.
No teste 256, de março de 2007, a Loteca pagou o menor prêmio da história de seu novo formato, quando,jogo de aposta minimo 1 realuma rodada "lógica", 7 792 apostadores fizeram os catorze pontos e levaram um prêmio de 32,67 reais - quem fez treze pontos levou oitenta centavos.
[23] Em 2008 o Governo Federal lançou a Timemania, loteria que viabiliza ajuda aos cofres dos clubes das séries A, B e C do Campeonato Brasileiro.
Probabilidade de acerto [ editar | editar código-fonte ]
Fazendo a aposta mínima, a probabilidade de acerto é:[24]
14 placares: 1 chancejogo de aposta minimo 1 real2.391.485
13 placares: 1 chancejogo de aposta minimo 1 real85.410