

Áreas de atuação
As áreas de atuação da Psicologia do Esporte são: no esporte de alto rendimento, nas práticas de tempo livre, nos projetos sociais, na iniciação esportiva e na reabilitação.
Esporte de rendimento.
A Psicologia do Esporte nos esportes de rendimento com certeza é a área mais divulgada e conhecida, tanto do ponto de vista acadêmico, quanto do ponto de vista prático.
O trabalho desenvolvido pelo psicólogo nessa área pode contribuir para atletas, técnicos, demais integrantes da comissão técnica e para os dirigentes esportivos.
As estratégias utilizadas visam o desenvolvimento da performance atléticasite de apostmodalidades individuais e também nos esportes coletivos, como por exemplo: na redução de ansiedade e estresse, no autocontrole, na melhora da autoconfiança, na intensificação da concentração, no treinamento de atenção, na motivação, entre outros aspectos.
Nos esportes coletivos, além dos exemplos citados, podemos trabalhar no desenvolvimento do grupo, na coesão da equipe, na solução de conflitos, na transição na/da carreira, no uso eficaz do tempo de treinamento e descanso, na transferência de desempenho dos treinos para as competições, entre outros.
Práticas de tempo livre.
O papel do psicólogo do esporte nesse contexto visa, auxiliar as pessoas que fazem exercícios físicos buscando melhorar a qualidade de vida até as pessoas que competem de maneira amadora.
O objetivo da psicologia do esporte nesse contexto é de promoção e prevenção da saúde facilitanto os processos de adesão e aderência as atividades físicas, seja,site de apostum indíviduo que inicia uma aula numa academia, parque, clube ou assessoria esportiva até o executivo que nas horas vagas pratica triatlon como uma equipe, por exemplo.
Esse é o maior "nicho" de trabalho do psicólogo do esporte, é onde há maior demanda de pessoas e pouca intervenção prática e acadêmica.
Projeto social.
Nesse contexto o psicólogo do esporte visa trabalhar a prática de esporte para o desenvolvimento humano e para o complemento da educação.
Tem como objetivo promover a inclusão social através de estrategias pedagógicas que pretendem desenvolver o lazer e a aquisição de hábitos e práticas esportivas saudáveis que possam ser incorporadas emsite de apostformação como cidadão.
É uma das áreassite de apostque o psicólogo do esporte têm se inserido no mercado de trabalho, já que muitas iniciativas do terceiro setor e de ongs estão sendo criadas com o foco voltado para a educação pelo esporte.
Iniciação esportiva.
Consistesite de apostauxiliar juntamente com outros profissionais no desenvolvimento de métodos adequados para crianças e jovens que iniciam nas atividades físicas e esportivassite de apostclubes ou instituições, respeitandosite de apostfase de desenvolvimento físico e psicológico.
Esporte escolar.
Ainda pouco desenvolvido no Brasil, visa colaborar com as instituições escolaressite de aposttodas as suas etapas, desde a ensino básico até o ensino superior.
Sendo,site de apostnível competitivo, recreativo e lúdico.
Reabilitação.
A Psicologia do Esporte na reabilitação possui duas frentes de intervenções.
A primeira visa reabilitar o atleta ou o praticante de esporte lesionado.
Geralmente a lesão não traz consigo somente sofrimento e dor física, possui um componente emocional e psicológico de grande repercussão.
O trabalho ésite de apostequipe com médicos e fisioterapeutas para amenizar o sofrimento emocional e suas possíveis consequencias psicológicas.
O segundo tipo de intervenção consiste na reabitação atráves do esporte, ou seja, desde auxiliar na reintegração social e inclusão de deficientes fisicos e mentaissite de apostprogramas de praticas esportivas exaltando seu efeito terapêutico e lúdico, até trabalhar com pessoas que necessitam da atividade física como prescrição médica para promoção e prevenção da saúde e para melhorar o estilo de vida.
Nesse grupo temos os obesos, os cardíopatas, os diabéticos entre outros.
Referências:
Da Psicologia do Esporte que temos à Psicologia do Esporte que queremos, Rubio, K.
Revista Brasileira de Psicologia do Esporte, 2007.
Fundamentos da Psicologia do Esporte e Exercício; Weinberg, Robert e Gould, Daniel; Artmed; 2001.
Importância da psicologia no processo de treinamento esportivo para o atleta; Gomes, Coimbra, Bara, Miranda e Garcia – Revista Digital EfDeportes – www.efdeportes.com
Curtir isso: Curtir Carregando...