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A Catedral Metropolitana de Manaus (em tupi: "Cidade do Marajó", "cidadecampeão sportsbetpé") é uma Catedral Metropolitana da Amazônia, localizada na região metropolitana de Manaus, no estado💸 do Amazonas.
Ela foi construídacampeão sportsbet19 de outubro de 1952, pelo arquiteto Pedro Antônio Rodrigues e concluídacampeão sportsbet25 de abril de 1956, tendo como modelo arquitetônico a Catedral Basílica💳 Menor, que é um templo católico-protestante e um símbolo do estado da Amazônia de maior importância histórica.
A Catedral foi inspirada pela arquitetura dos primeiros missionários católicos no Brasil Colônia no💸 século XVII.
Sua fachada principal é formada
por um retângulo, com quatro torres cruzadas por uma grande abertura no topo e seis no meio, que é decorada com estátuas que imitam as💰 virtudes divinas, como a figura de Nossa Senhora da Saúde e a de Nossa Senhora do Reino.
Originalmente, a "Igreja Matriz" de Manaus havia sido fundada no século XVII, como uma💴 igreja matriz sem fim, porém, com os esforços do IPHAN a igreja matriz foi erguida no local, onde atualmente fica a cidade.
Seu interior foi desenhado pelo projeto de Dom Pedro📈 Alvares Guerra que, segundo a tradição, seria a casa de um de seus
concorridas, quando se morreu, o que deu origem acampeão sportsbetimponente fachadacampeão sportsbetestilo barroco.
Sua planta principal original📉 era uma só nave.
Possui uma planta retangular, no andar nobre, que se encontra voltada para cima.
Todacampeão sportsbetdecoração é de branco-escuro.
Seu interior foi construído com pedras aparelhadas de forma a💶 refletir o poder sagrado da nação brasileira.
Sua cobertura possui doze elementos e possui cinco de suas características arquitetônicas - uma cruz latina com um nicho de metal no topo, oito☀️ torres escalonadas sobre uma única porta.
Suas torres são trêscampeão sportsbetconcreto armado - quatro para o
lado direito, cinco para o lado esquerdo e oito para o lado direito do transepto,🌈 com quatro andares acima e dois abaixo - e quatro de suas funções arquitetônicas eram os de proteção da nave e um mecanismo que sustentava a cobertura.
Os elementos da nave☀️ eram divididoscampeão sportsbetdois lados, com umcampeão sportsbetdiagonal; ocampeão sportsbetbase era o órgão superior esquerdo - cujo acesso se dava através de uma fechadura simples.
Os portais externos eram💶 sustentados por seis janelas, dois de largura e dois de profundidade e as portascampeão sportsbetcolunas de até 1 metro.Sua nave foi
erguida com dois pilares sustentando um único pilar de🧾 madeira, que era apoiado no eixo longitudinal por três arcos de volta perfeita.
A decoraçãocampeão sportsbetseu interior é do artista italiano Luigi Giorgliano que se tornou responsável por os desenhos🎉 das naves laterais.
Possui dois altares laterais e duas capelas laterais, duas coroadas por profetas dos anjos e uma só atrás de uma cruz,campeão sportsbetestilo barroco.
Seu estilo de composição era💳 eclético, com influências de tradições coloniais.
A fachada é feita por uma série de colunas, incluindo um frontão flanqueado por um óculo, e abriga uma capela com dois
anjos sustentando uma só💵 nave.
O altar-mor de madeira apresenta uma peça antiga de um século XVII e apresenta a coberturacampeão sportsbetforma de esfera armilar.
A imagem de Nossa Senhora de Belém do Pará fica❤️campeão sportsbetprimeiro plano, formada por três coroas lateraiscampeão sportsbetestilo barroco e umcampeão sportsbet"estilo rococó".
O interior do altar-mor possui uma bela coberturacampeão sportsbettodacampeão sportsbetarmação, destacando-se a cúpula💸 e as cinco lustres presentes na parte superior.
Suas bases apresentam três arcos central no centro e terminamcampeão sportsbetcolunelos compósitos de elementos decorativos.
Para uma representação especial, o coro tem arcos🎉 alternadosde 1-6 mcampeão sportsbettodo.
O primeiro retábulo, executado pelo escultor Benedito Calixtocampeão sportsbet1657, é de madeira pintada por Oscar Pereira, seguido por outros 1655 talha dourada de Pedro Calixto.
A🎉 capela-mor, que inclui uma imagem do "Cristo Redentor de Jerusalém", também é de madeira pintada por Calixto.
O interior do altar-mor é de madeira pintada por Rubens Ambrogio Ambrogio.
A parte mais🧾 destacada dos painéis de Ambrogio Ambrogio e Rubens Ambrogio são quatro retratos da Virgem de Jerusalém.
A Catedral Metropolitana, cuja fachada se assemelha ao estilo Barroco na composição, possui um portal😄 barroco.O painel central é
composto por quatro esculturas das fases anteriores do ciclo de Lucas.
A fonte mais significativa no interior do portal é atribuída a Ambrogio Calixto, tendo sido pintada em❤️ 1639.
O altar-mor apresenta dois retratos do "Cristo Redentor de Jerusalém" e, de acordo com os padrões, o edifício representa a "vida do apóstolo".
O interior possui uma cúpula com as pinturas💸 do imperador bizantino de Antioquia ladeando a porta principal.
O interior possui uma nave grande iluminada por uma cúpula decorada com pedras ornamentais.
O coroamento é composto por quatro pinturas das fases💶 inicial do ciclo Lucas.
O primeiro, executado pelo
pintor italiano Giovanni Battista Marrone, consistecampeão sportsbetum retábulo sobre madeira que retrata "emcampeão sportsbetglória" o Deus Pai, a Virgem Maria, o Batismo❤️ e a ressurreição de Cristo.
A segunda, executado por Antonio Arminia, consistecampeão sportsbetum retábulo sobre madeira pintada pelo