O Grêmio Recreativo Cultural e Escola de Samba Gaviões da Fiel Torcida (G.R.C.E.S.
Gaviões da Fiel Torcida) é a maior torcida 🔑 organizada do Sport Club Corinthians Paulista e também uma escola de samba da cidade de São Paulo.
Fundada em 1969, localiza-se 🔑 no bairro do Bom Retiro, contando com mais de 140 mil associados.
Foi a primeira torcida organizada do Brasil a ter 🔑 uma estrutura administrativa interna regida por regras estatutárias.
[3] Na Gaviões os departamentos de Carnaval e os ligados ao futebol fazem 🔑 parte de uma mesma entidade.
A torcida teve um grande crescimento, e muitos de seus membros se envolveram em brigas de 🔑 torcedores, o que chegou a levar o Ministério Público a pedir a extinção da entidade[4] em 1997.
A agremiação chegou a 🔑 ter suspensas por liminar as suas atividades como torcida.[5][6]
A Gaviões foi criada em 1969,[7] mas desde 1965 já vinham sendo 🔑 realizadas reuniões entre torcedores corintianos com o objetivo de criar uma entidade que pudesse não apenas atuar como uma torcida 🔑 organizada, mas também tivesse atuação na área político-administrativo do Corinthians.
[6] Seu principal objetivo, à época, era o de derrubar o 🔑 dirigente Wadih Helu, presidente do clube desde 1961.[7]
Flávio La Selva foi o sócio número um dos Gaviões da Fiel.
[8] Desde 🔑 o começo, integrantes da agremiação participavam ativamente dos desfiles de escola de samba, inicialmente como uma ala da Vai-Vai,[9] escola 🔑 que também possui as mesmas cores do Corinthians.
No início, a sede era numa garagem na Zona Norte, sendo transferida posteriormente 🔑 para a Rua Santa Efigênia, no ano de 1974, sendo esta a primeira sede social da entidade.
[7] Em 1975 a 🔑 torcida passou a desfilar no desfile oficial de blocos da cidade de São Paulo, desfile este que venceria doze vezes, 🔑 em treze anos de disputa.
No ano de 1978 foi inaugurada a quadra atual, no Bom Retiro.[7]
A Gaviões passou a desfilar 🔑 como escola de samba em 1989, ficando em segundo lugar no grupo 1 (atual grupo de acesso).
Em 1990, terminou a 🔑 disputa em nono lugar, entre dez escolas, e foi rebaixada.
Porém em 1991 ganhou o Grupo de Acesso, ficando em oitavo 🔑 Lugar no Grupo Especial de 1992.
Em 1993, a escola ficou em quinto lugar com o enredo A Chave do Tempo, 🔑 e em 1994 a escola foi vice campeã só atrás da Rosas de Ouro campeã naquele ano.
No ano seguinte sendo 🔑 campeã pela primeira vez em 1995, com um enredo que até hoje é lembrado por muitos e também entre os 🔑 sambistas de São Paulo, Coisa Boa é pra Sempre.
Graças ao inusitado fato de até então ser ao mesmo tempo uma 🔑 escola de samba e uma torcida, a Gaviões ganhou muita visibilidade no Carnaval, não só em São Paulo, mas também 🔑 atraindo a curiosidade de gente de outros estados, como o Rio de Janeiro, por exemplo, bem como ganhando a simpatia 🔑 também dos torcedores do Corinthians, mesmo os que torciam para outras escolas.
Em 1996 a escola foi a quarta colocada com 🔑 enredo "Quem Viver Verá o Vinte Virar" assinado pelo carnavalesco Raul Diniz.
Em 1997 a Escola foi a quinta colocada com 🔑 o enredo "Mundo da Rua".
Já em 1998 a escola fez uma de suas muitas homenagens ao Corinthians.
Bandeirão dos Gaviões, na 🔑 última partida oficial do Corinthians realizada no Estádio do Pacaembu em 2014.
Em 1999, vence novamente o Carnaval com o enredo 🔑 "O Príncipe Encoberto ou a busca de S.
Sebastião na Ilha de São Luís do Maranhão", terminando empatada com a Vai-Vai.
Nesse 🔑 ano, teria vencido sozinha se houvesse critérios de desempate.[10]
No ano 2000 a escola foi a última a desfilar naquela noite, 🔑 apresentando o enredo "Um Voo Para a Liberdade", no Carnaval temático dos 500 anos de Descobrimento do Brasil.
Em 2001 a 🔑 escola apostou num investimento muito grande sobre o seu carnaval,com carros alegóricos e fantasias com um ótimo acabamento e muito 🔑 com muito luxo,além de ter sido a escola que teve o abre-alas na época mais caro do que de todos 🔑 as outros escolas adversarias.
"Mitos e Magias na Triunfante Odisseia da Criação" que fala da origem da criação do mundo foi 🔑 a aposta da escola de samba com o carnavalesco que daí então era Jorge Marcos Freitas a escola só consegui 🔑 novamente um quarto lugar.
Mesmo assim do título ficou com a Nenê de Vila Matilde
Em 2002, a escola teve como seu 🔑 tema , Xeque-Mate, que fazia uma homenagem ao jogo de xadrez e ainda aproveitava para fazer duras críticas políticas e 🔑 sociais, foi inclusive usado no horário político,assim tornou-se campeã novamente do carnaval paulistano.
Saindo praticamente campeã do Anhembi.
Bateria da Gaviões, em 🔑 apresentação no mundo árabe
No ano de 2003 a escola sagrou-se bi-campeã do carnaval paulistano com enredo que falava sobre as 🔑 cinco regiões do Brasil.
"As Cinco Deusas Encantadas na Corte do Rei Gavião" Novamente com a assinatura de Jorge Freitas.
Para 2004, 🔑 quase dez anos após o seu primeiro título no Grupo Especial e já consolidada como uma das maiores escolas de 🔑 samba de São Paulo, a Gaviões da Fiel era favorita para um tricampeonato consecutivo, quando, em meio ao seu desfile 🔑 sobre os 450 anos da cidade de São Paulo, um carro alegórico que falava sobre a "revolução corintiana" teve problemas 🔑 no seu eixo, tendo uma alegoria que representava um jogador do Corinthians ficado presa na caixa de som e no 🔑 relógio do Sambódromo, chegando até mesmo a derrubar este último.
Isso fez a escola estourar o tempo em cinco minutos, perdendo 🔑 oito pontos no total, além de levar algumas notas baixas no quesito evolução, terminando aquele desfile em último lugar.[11]
Em 2005, 🔑 a Gaviões teve alguns problemas novamente na saída do desfile, mas contou com a ajuda da Liga que permitiu-lhe mais 🔑 tempo para começar o desfile, fazendo assim com que a escola vencesse novamente o Grupo de Acesso.[12]
O ano de 2006 🔑 foi o primeiro em que duas escolas ligadas à torcidas organizadas estiveram ao mesmo tempo no Grupo Especial: a Gaviões 🔑 (primeira a desfilar na sexta-feira) e a Mancha Verde (penúltima da madrugada de sábado para domingo).
A Gaviões, porém, ganhou na 🔑 Justiça o direito de participar normalmente do campeonato no Grupo Especial e a Mancha Verde então disputou sozinha durante dois 🔑 anos o grupo das escolas desportivas.
Nesse ano, havia um temor entre alguns sambistas de que brigas entre torcidas organizadas pudessem 🔑 atrapalhar o espetáculo.
Por isso, o regulamento passou a prever que as escolas de torcida deveriam desfilar num dia em separado 🔑 (no caso, a madrugada de domingo para segunda), disputando assim, num grupo à parte, o Grupo Especial das Escolas de 🔑 Samba Desportivas.
Porém, faltando menos de uma semana para o carnaval, a Gaviões da Fiel conseguiu uma liminar que garantia que 🔑 ela disputasse o título do Grupo Especial, abrindo o desfile de sexta-feira.
Este deveria ser um desfile de recomeço, porém a 🔑 escola acabou estourando o tempo regulamentar, causando perda de pontos.
Na apuração, a escola ainda foi punida em mais pontos: por 🔑 mostrar o escudo do Corinthians em um de seus carros alegóricos (mesmo tendo ganho na justiça o direito de exibi-lo), 🔑 e por uma suposta propaganda em outro carro alegórico (a marca da empresa de geradores apareceu durante o desfile, quando 🔑 deveria ter sido escondida), perdendo no total quatro pontos.
A isto, somado ao fato de os jurados terem dado notas muito 🔑 baixas a escola, como, por exemplo, no quesito Bateria, resultou em outro rebaixamento.
A diretoria da escola, chegou a afirmar que 🔑 abandonaria os desfiles de escola de samba da Liga-SP.[13]
Em 2007, a Gaviões da Fiel desfilou pelo Grupo de acesso com 🔑 quatro carros alegóricos e 3.000 componentes.
O enredo dedicado ao padre José de Anchieta[14] contribuiu para que a Gaviões da Fiel 🔑 se sagrasse novamente campeã da Categoria de Acesso.
Para 2008, inicialmente havia duas possibilidades: a Gaviões deveria participar do Grupo Especial 🔑 das Escolas Esportivas juntamente com a Mancha Verde, ou poderia haver a possibilidade de a escola competir no tradicional Grupo 🔑 Especial, resguardada pela mesma liminar que lhe garantiu este direito em 2006.
No entanto, em julho de 2007, após uma nova 🔑 reunião da LigaSP, ficou decidido que tal divisão seria extinta, voltando as escolas participantes desse grupo a disputar o Grupo 🔑 Especial.
Para o carnaval daquele ano, a Gaviões teve como tema a cidade de Santana do Parnaíba, que fica na região 🔑 metropolitana de São Paulo.
Como então campeã do grupo de acesso, foi a primeira escola a desfilar.
A escola impressionou com suas 🔑 alegorias e fantasias luxuosas, porém, apresentou um nível abaixo em relação a outras agremiações e, até mesmo, em relação a 🔑 desfiles seus anteriores.
Novamente, seus integrantes tiveram que correr no final do desfile para não ultrapassar o tempo máximo (65 min), 🔑 o que resultou na perda de pontos nos quesitos evolução e harmonia.
O resultado foi um tímido 11° lugar.
Para o carnaval 🔑 2009, a Gaviões trouxe o carnavalesco Zilkson Reis, vindo da Mocidade Alegre e o diretor de carnaval Igor Carneiro.
Nesse ano, 🔑 o enredo "O sonho comanda a vida, quando o homem sonha,o mundo avança", a escola falou da invenção da roda 🔑 e homenageou seu torcedor mais ilustre e mais amado: o piloto brasileiro Ayrton Senna, que é até hoje, homenageado pelo 🔑 clube, classificando-se em 4° lugar, retornando ao desfile das campeãs após 5 anos.
Mestre Sala e Porta Bandeira em 2010
Em 2010, 🔑 a escola homenageou o centenário do Corinthians, com o enredo "Corinthians...
Minha vida, minha história, meu amor!".
Além disso, houve a troca 🔑 de madrinha de bateria, saindo Lívia Andrade e entrando Sabrina Sato.
Durante a apuração, os torcedores, revoltados com as notas do 🔑 quesito Enredo, jogaram garrafas na pista do Sambódromo, após a revolta dos dirigentes da escola.
[15] A escola terminou em 5º 🔑 lugar.[16]
Em 2011, apresentou como enredo a cidade de Dubai.
Mesmo não apresentando um enredo que tenha caído ao gosto da torcida, 🔑 a escola fez um desfile técnico e ficou novamente com a 5ª colocação.
No ano de 2012, a escola homenageou o 🔑 ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.
O homenageado que se recuperava de um tumor na laringe, por recomendação médica, 🔑 não participou do desfile, assistindo-o pela televisão em jogo que ganha dinheiro de graça residência.
Gravou, no entanto, um vídeo agradecendo a homenagem da escola, vídeo 🔑 este que foi reproduzido em um telão no último carro alegórico, onde desfilou jogo que ganha dinheiro de graça mulher.
A bateria desfilou fantasiada de Lula 🔑 operário e, ainda no recuo, se transformou em presidente.
Apesar da escola ter vindo com luxo e com um enredo bem 🔑 desenvolvido, teve problemas em jogo que ganha dinheiro de graça evolução, obtendo uma nota 8.
9, obtendo nota máxima somente em bateria e enredo.
Antes do clássico 🔑 contra o Palmeiras no dia 25 de março de 2012, torcedores corintianos e palmeirenses, brigaram na Avenida Inajar de Souza, 🔑 e dois palmeirenses morreram.
A Federação Paulista de Futebol proibiu a Gaviões da Fiel e a Mancha Alviverde de entrarem nos 🔑 estádios da cidade com qualquer material que levasse o nome dessas duas torcidas, até que o caso da briga das 🔑 torcidas fosse apurado.
O presidente da Gaviões, Donizete, passou 18 dias preso, acusado de omissão.[17]
Em 2013, a escola abordou a história 🔑 da propaganda e da publicidade brasileira no enredo: "Ser Fiel é a alma do negócio", desenvolvido pelo mago das cores 🔑 Max Lopes.
Diferente de outros anos a escola veio muito colorida.
Empatou em número de pontos com a Nenê de Vila Matilde 🔑 e com a X-9 Paulistana.
No desempate, obteve a 9ª posição.
Ainda em fevereiro de 2013, torcedores corintianos, membros da agremiação, foram 🔑 presos na Bolívia, após a tragédia no estádio de Oruro na Bolívia, onde um adolescente boliviano foi morto por um 🔑 sinalizador disparado pela torcida.
Em abril de 2013, a Gaviões elegeu novo presidente.[18]
No Carnaval de 2014 homenageou um dos grandes ídolos 🔑 do futebol mundial: Ronaldo Fenômeno, relembrando a história de vida do ex-atleta, jogo que ganha dinheiro de graça infância pobre em Bento Ribeiro.
Para o Carnaval 🔑 de 2015, a agremiação apresentou o enredo "No jogo enigmático das cartas, desvendem os mistérios e façam suas apostas, pois 🔑 a sorte está lançada!", onde contou a história do baralho, levando truques e magias para o desfile.
A escola empolgou o 🔑 público e permaneceu em primeiro lugar durante metade da apuração, mas perdeu pontos nos quesitos Mestre-Sala e Porta-Bandeira, Fantasia e 🔑 Evolução, caindo para o 9º lugar.[19]
Em 2016 a escola levou ao Anhembi o enredo "É fantástico! Imagine, admire e sinta".
A 🔑 tradicional escola mostrou um belo desfile ao responder a pergunta: "o que é fantástico?".
Com um grande desfile a escola levantou 🔑 as arquibancadas lotadas de torcedores que esperavam ansiosos, na apuração a escola obteve algumas notas baixas principalmente em Evolução e 🔑 Harmonia terminando em 7º lugar.[20]
Para 2017, a Fiel escolheu para seu desfile, retratar os migrantes que foram para São Paulo 🔑 e ajudaram no desenvolvimento da cidade.
A escola mostrou como os povos de outros estados chegaram à capital paulista e fizeram 🔑 da cidade seu novo lar, lembrou as dificuldades, as conquistas e a superação do povo que mesmo com o coração 🔑 cheio de saudades fez de São Paulo a grande metrópole que ela é hoje.
[21] A escola terminou a apuração em 🔑 9º lugar chegando a estar entre as 5 primeiras colocadas, mas com alguns erros em seu desfile a Gaviões ficou 🔑 fora das campeãs.
Os Gaviões da Fiel apresentaram o enredo que será levado para o Anhembi em 2018: "Guarus – Na 🔑 Aurora da Criação, a Profecia Tupi...
Prosperidade e Paz aos Mensageiros de Rudá" que contou, sob a visão da mitologia tupi, 🔑 a saga dos índios Guarus, que deram origem ao nome do município de Guarulhos, importante cidade da região metropolitana de 🔑 São Paulo.
[22] A escola fez um desfile com uma estética renovada em relação aos anos anteriores, característica do novo carnavalesco 🔑 Sidnei França, já na apuração perdeu pontos em fantasias que eram esperados devidos a alguns problemas no desfile terminando assim 🔑 na sétima posição na classificação final.
A escola de samba vai levar para a avenida em 2019 o enredo "A saliva 🔑 do santo e o veneno da serpente", que conta a história, lendas, benefícios e malefícios do tabaco.
A Fiel vai reeditar 🔑 o enredo de 1994 e apresentar no próximo carnaval, no ano que foi apresentado deu para a escola o vice-campeonato.
[23] 🔑 Com um desfile apoteótico a agremiação obteve bom desempenho na pista e o principal a festa nas arquibancadas, com um 🔑 desfile histórico a escola esbanjou luxo nas fantasias, mas em alegorias houve falhas de acabamento, provocadas pelas fortes chuvas daquela 🔑 semana.
Com uma comissão de frente impactante e uma boa evolução os Gaviões fizeram um desfile não apenas histórico mas também 🔑 premiado, porém acabou na nona colocação.
Para 2020, chamou a atenção por contratar o badalado carnavalesco carioca Paulo Barros, o que 🔑 certamente credenciava a Gaviões ao título ou senão ao desfile das campeãs.
[24] Fez uma grande apresentação, com uma plástica belíssima 🔑 e conjuntos de fantasias primorosos, no entanto, a comissão de frente, em que as fantasias dos componentes pegariam fogo,[25] deu 🔑 problema e um deles não incendiou.
No entanto, para muitos, aquele seria o único ponto negativo de um desfile arrebatador.
Porém, durante 🔑 a apuração, a escola, mais uma vez, foi julgada com um rigor acima da média e viu a chance do 🔑 título escapar logo nos primeiros quesitos.
Acabou ficando com um injustíssimo 11º lugar.
A agremiação chegou a renovar com Paulo Barros,[26] o 🔑 que animou jogo que ganha dinheiro de graça torcida.
Só que, de forma inesperada, o carnavalesco foi substituído por Zilkson Reis tempos depois.
[27] Passado esse período 🔑 de troca-troca, a Gaviões anunciou que em 2021 teria o enredo "BASTA", que falaria sobre as injustiças e protestaria sobre 🔑 o preconceito.
[28] Com o adiamento dos desfiles para abril de 2022, por conta da COVID-19, os Gaviões sofreram uma baixa 🔑 após as agressões ao carnavalesco responsável pelo projeto, que foi brutalmente atacado por um membro da escola.
[29] Passado o choque, 🔑 no dia 23 de abril, a escola, que foi a segunda a desfilar e estava sob a desconfiança dos amantes 🔑 do samba e de torcedores por conta das recentes polêmicas envolvendo Zilkson e uma possível crise financeira, fez um desfile 🔑 surpreendente,[30] mas pecou na plástica de suas alegorias.
[31] Na apuração, perdeu pontos principalmente no quesito em que era julgado os 🔑 carros alegóricos e ficou em 8º lugar.Mandato Nome Ref.
1969 – 1971 Flávio Tadeu Garcia La Selva 1971 – 1973 Alcides 🔑 Jorge de Souza Piva (Joca) 1973 – 1975 Andres Moreno Castilho 1975 – 1977 Júlio César de Toledo 1977 – 🔑 1979 Roberto Daga 1979 – 1981 Tadeu Aparecido de Souza Piva 1981 – 1983 Luiz Antônio Achôa Mezher (Magrão) 1983 🔑 – 1985 Avelino Leonardo Gomes (Bigode) 1985 – 1987 José Lucas Amaral da Silva 1987 – 1989 Ariovaldo Aparecido da 🔑 Silva 1989 – 1991 Luiz Antônio Achôa Mezher (Magrão) 1991 – 1993 Alex Simão Araújo 1993 – 1995 José Cláudio 🔑 de Almeida Moraes (Dentinho) 1995 – 1997 Paulo Eduardo Romano (Jamelão) 1997 – 1999 Douglas Deungaro (Metaleiro) 1999 – 2001 🔑 José Cláudio de Almeida Moraes (Dentinho) 2001 – 2003 Marcelo Caetano Carreiro (Pantcho) 2003 – 2005 Ronaldo Pinto 2005 – 🔑 2007 Wellington Rocha Jr.
(Tonhão) [ 32 ] 2007 – 2009 Herbert César Ferreira 2009 – 2011 Eduardo Araújo Fontes (Pantchinho) 🔑 2011 – 2013 Antonio Alan Souza Silva (Donizete) [ 18 ] 2013 – 2015 Wagner da Costa (BO) [ 18 🔑 ] 2015 – 2018 Rodrigo Fonseca (Diguinho) [ 33 ] 2018 –2021 Rodrigo Gonzalez Tapia (Digão Vila Moraes) [ 34 🔑 ] [ 35 ] 2021-atual Amilton Alves Brito (Padinho)
Período Diretores de Carnaval Diretores de Harmonia Mestre de Bateria Ref.
2009-2010-2011-2012 Igor 🔑 Carneiro Comissão de Harmonia Mestre Pantchinho [ 36 ] 2013 Dentinho e Miranda Comissão de Harmonia Mestre Pantchinho 2014-2015 Comissão 🔑 de Carnaval Comissão de Harmonia Mestre Pantchinho 2016 Wagner da Costa, Márcio de Souza e Milton Silva Regina Dercoli, Ricardo 🔑 Amorim, Márcio Rodrigues e Milton Silva Mestre Pantchinho 2017 Wagner da Costa, Márcio de Souza e Milton Silva Regina Dercoli, 🔑 Ricardo Amorim e Jorge Setin Mestre Pantchinho 2018- Wagner da Costa e Márcio de Souza Regina Dercoli, Ricardo Amorim, Jorge 🔑 Setin, Rogério Lencione,
Maicon Oliveira e Wilton Ferreira Mestre Ciro CastilhoPeríodo Nome Ref.
2006-2008 Oyama Queiroz 2009-2015 Helena Figueira [ 37 ] 🔑 [ 38 ] 2016 Roberta Melo 2017 Helena Figueira 2018-2020 Edgar Júnior 2022-atual Sérgio Cardoso
Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira [ 🔑 editar | editar código-fonte ]
Corte da Bateria [ editar | editar código-fonte ]
Da esquerda para a direita: Tatiane Minerato, Thainara 🔑 Primo e Sabrina Sato em 2016
Títulos Gaviões da Fiel Divisão Total Ano Grupo Especial 4 1995, 1999, 2002 e 2003 🔑 Grupo de Acesso 3 1991, 2005, 2007 Bloco Especial 12 1976, 1977, 1978, 1979, 1981, 1982, 1983, 1984, 1985, 1986, 🔑 1987, 1988Notas
categoria com imagens e outros ficheiros sobre Commons possui umacom imagens e outros ficheiros sobre
Ano Prêmio Categoria / premiados 🔑 Ref.
2018 Estrela do Carnaval Melhor Samba-enredo
("Guarus – Na aurora da criação, a profecia Tupi.
.
.
Prosperidade e paz aos mensageiros de Rudá"
- 🔑 Compositores: Luciano Costa, Bruno Muleki, Totonho, Alex, Fabio Palácio, Neto, Reinaldo Jr.e Fadico.
) [ 76 ] 2019 Estrela do Carnaval 🔑 Desfile do Ano [ 77 ] Melhor Samba-enredo
("A Saliva do Santo e o Veneno da Serpente" - Compositores: Grego e 🔑 Magal.
) Prêmio SASP Carnaval Melhor Desfile [ 78 ] Comissão de frente Samba-enredo
("A Saliva do Santo e o Veneno da 🔑 Serpente" - Compositores: Grego e Magal.
) Prêmio SRzd Carnaval Comunicação com o Público [ 79 ] Comissão de frente Samba-enredo
("A 🔑 Saliva do Santo e o Veneno da Serpente" - Compositores: Grego e Magal.
) 2020 Estrela do Carnaval Conjunto de Alegorias 🔑 [ 80 ] Prêmio SASP Carnaval Desfile do Ano [ 81 ] Comissão de frente Ala das Baianas