a importância do esporte no estado de Minas Gerais e em outros países.
Também em 2015 o Instituto Brasileiro de Psicologia (IBPS) deu nota oficial ao esporte brasileiro e o prêmio "Educação do Futebol Brasileiro".
No ano de 1964 o campeonato foi organizado pelo Esporte Interativo Interativo do Estado de Minas Gerais no Estádio do Mineirão, no bairro do Campo Belo, na cidade de Ouro Preto.
Logo após se iniciar a temporada de 1966, o campeonato foi patrocinado pela Associação Desportiva Ferroviária do Rio de Janeiro, e contou com a presença do Esporte Clube Vitória, da Portuguesa de Desportos, do
Guarani e da Federação Mineira de Futebol.
A conquista foi fundamental para a conquista do titulo, já que nos anos 64 e 70, o campeonato foi transmitido ao vivo pela Rede Globo e pelo TV Excelsior.
Em 1967, o Campeonato Nacional de Clubes Estaduais foi instituído durante o segundo governo de Tancredo Neves, com a reformulação Administrativa Estadual, de caráter estadual, para ser disputado em todos os estados do interior, exceto Minas Gerais: As edições de 1972, 1973, 1975 e 1976, realizadas em todas as regiões, receberam o nome de "Campeonato Nacional de Clubes Estaduais" e foram consideradas edições oficiaise/ou finalistas.
Já em 1980, a edição de 1981 e 1983 foram oficialmente consideradas como "Campeonato Nacional de Clubes Estaduais", e a edição de 1984 se sagrou vice-campeã estadual.
O Campeonato Nacional de Clubes Estaduais (ou Campeonato de Clubes da Sociedade Brasileira de Desportos) foi criado pela Federação Mineira de Futebol e passou a se chamar, oficialmente, Campeonato Nacional de Clubes Estaduais.
Sua origem foi um acordo firmado com o conselho estadual de futebol da época, presidido por Alfredo Volpi, o que gerou na época, uma cisão da entidade em caráter temporário entre a antiga Divisão de Acesso (DAT) e
a antiga Liga A de Clubes.
No primeiro ano, não há acesso à elite do futebol.
Entretanto, o clube ficou apenas com a quinta colocação na elite, quando passou a receber novos membros para uma nova formação.
Com isso, passou a ser chamado de "Campeonato Mineiro" devido ao fato da liga ter sido substituída pela primeira divisão nacional do esporte.
O fato ocorreu em 1984, com a participação de apenas um representante - o União Bandeirante - no certame estadual do futebol de Minas Gerais.
O nome proposto era a de Atlético Clube, do Rio de Janeiro, e, posteriormente, transferiu-se
para o profissionalismo.
O processo de transição se deu através da criação da Copa Federação Mineira de Desportos.
Após disputar o Campeonato Nacional, o clube passou a participar de competições com clubes do interior, como a Associação Atlética Ponte Preta, o Esporte Clube Ponte Preta e o Esporte Clube Araxá.
Em todas as fases, ficou fora do primeiro semestre sendo rebaixado à Segunda Divisão de Profissionais em 1985 e voltou a subir novamente, à Terceira Divisão do campeonato seguinte.
O Campeonato de 1971 foi o primeiro campeonato mineiro a contar com o profissionalismo.
Já em 1972, o Esporte Clube Vitória
disputou o Campeonato de 1970, um campeonato disputado até então da Série B do Campeonato Mineiro.
A partir de 1988, o futebol profissional começou a voltar a ser disputado no Campeonato Nacional da Terceira Divisão.
Em 1993, o Esporte Clube Vitória não consegue mais evitar o acesso direto à Série D da Primeira Divi..
Até 2007, o Clube Vitória disputava a Série B.
Somente em 2017 houve a participação do Independente-MG, com o "Leão B", um dos melhores times do interior com o nome "Leão da Ponte", por duas rodadas.
Ao longo de roleta de 1 a 20 existência conquistou a terceira colocação da
Série C em 2018 e o acesso à Série B em 2019, e novamente rebaixado à Segunda Divisão de 2019.
Até 2013 o Esporte Clube Vitória era considerado a pior equipe do interior do Brasil, tendo sido rebaixado à Série A em 2013.
A equipe já havia se classificado em penúltimo da 1 divisão em 2014.
Em 2017, o clube anunciou o retorno do Atlético Clube Araxá para a Terceira Divisão do Campeonato Mineiro.
O clube havia acabado de subir para a terceira posição, depois de perder para o Operário Ferroviário.
Ao todo, o Estádio do Mineirão foi palco de
cerca de cinco jogos.
Dentre os quatro jogos da Série B, um foi marcado pelo Esporte Clube Vitória, contra o Vitória e o Atlético Clube Araxá.
O Módulo Verde começou a ser disputado em 2019.
O Módulo Verde consiste um grupo de sete (sete) equipes com sede no Estádio da Mineirão nas cidades de Belo Horizonte, Ipatinga e Vitória que são divididos em dois grupos.
Os quatro primeiros colocados, chamados de "clubes", e as demais equipes, chamadas de "sub-ba", são promovidos para a Segunda Divisão do Campeonato.
Em 2018 o clube só retornou a elite após várias passagens por diferentes
clubes em 2017 e 2018.
Em meados de 2017, o campeonato nacional retornou ao futebol profissional, com o retorno do Atlético Clube Araxá para a Segunda Divisão, onde disputou a Segundona 2019.
O Atlético Clube Araxá foi eliminado na primeira fase, após cinco vitórias, pelo Clube Atlético Mineiro.