Diferença entre rugby e futebol americano
Existe uma discussão recorrente no mundo do esporte e que, muitas vezes, pode causar confusão.
Trata-se das diferenças e semelhanças entre o rugby e o futebol americano.
E você, sabe diferenciar esses dois esportes?
O futebol americano surgiu em 1867 a partir de uma adaptação das regras do rugby, criado em 1823 na Rugby School, localizada em rugby, Inglaterra.
Por esse motivo, as práticas possuem pontos comuns e divergentes, alguns dos quais iremos conhecer nas linhas que seguem.
Similaridades e diferenças
O objetivo de ambos os jogos é muito parecido: no futebol americano os jogadores precisam avançar pelo território adversário passando a bola, até chegar à zona final do gramado (o touchdown); no rugby, o time também avança para o lado do adversário até ultrapassar a linha de gol, para colocar a bola no chão (o try).
Mas apesar dessas similaridades, as duas modalidades possuem diferenças marcantes.
O campo do rugby é maior, mede 150×90 metros, com postes no formato que lembra a letra "H", com o travessão ligando-os a 3 metros de altura.
O campo do futebol americano é menor, aproximadamente 110×49 metros, e as traves parecem a letra "Y" (os postes do topo são paralelos) e o travessão fica a exatos 3,048 metros do chão.
No Ruby, os jogadores usam proteções flexíveis, feitas de espuma, acompanhadas de scrum cap, ombreira e proteção bocal; a bola também é maior e mais pesada, de 410 a 460 gramas.
No futebol americano as proteções são feitas de materiais rígidos (plástico e alumínio), capacetes, shoulder pads e hip pads.
Usa-se uma bem mais leve (200 gramas).
A quantidade de jogadores e o tempo de jogo também mudam entre as duas práticas.
Uma partida de rugby possui dois times com 15 jogadores cada, que tanto atacam quanto defendem suas cores durante dois tempos de 40 minutos, totalizando 80 minutos de jogo.
Jogos de futebol americano apresentam equipes com 22 jogadores, 11 jogadores para defesa e 11 jogadores para ataque, alternando sempre que a posse da bola mudar.
A partida é dividida em 4 partes, cada uma de 15 minutos.
Durante o tempo de jogo de rugby, os passes realizados entre os jogadores só podem ser feitos para trás ou nas laterais, com bloqueios permitidos apenas nos jogadores que estão com a posse da bola e o chute é utilizado, assim como as mãos, como uma forma de passar a bola.
Nas competições de futebol americano, passes podem ser feitos para trás, pelas laterais e para a frente, e os bloqueios aplicam-se a todos os jogadores, mas apenas o atleta que estiver com a bola pode ser derrubado, sendo o chute um recurso unicamente empregado para aliviar a bola quando a equipe alcança a 4ª tentativa (down).
A principal jogada do rugby é o try (cinco pontos), marcado quando um jogador coloca a bola no chão após a linha de gol adversária.
Nesse mesmo ponto é batido o chute de conversão (dois pontos), quando a bola é chutada em direção aos postes, sendo necessário ela passar por cima da trave da equipe adversária.
Ao longo da partida pode-se tentar esse chute, e para isso a bola deve tocar no chão e, na sequência ser chutada (cada chute vale 3 pontos).
Em caso de falta, o time pode tentar chutar a bola entre os postes para marcar os 3 pontos.
A torcida do futebol americano delira quando presencia um touchdown, a principal jogada do esporte (6 pontos), marcada quando um jogador da equipe chega à endzone em posse da bola.
Daquele ponto ainda é possível um down curto (conversão de dois pontos, marcados quando o jogador consegue entrar na endzone pela segunda vez) ou extra-point (ponto extra marcado ao se acertar um chute entre as traves no formato de Y).
Se o time atacante não consegue chegar até a endzone ele pode tentar chutar na direção da trave para marcar 3 pontos (movimento conhecido como field goal).
Já o safety é a única pontuação feita pelos jogadores em posição de defesa, marcado quando um jogador de ataque é derrubado em champions league 2024 endzone (essa jogada vale 2 pontos).
Talvez a maior de todas as diferenças esteja no alcance de fãs e admiradores: enquanto o futebol americano praticamente está restrito aos Estados Unidos e Canadá, tendo seus campeonatos acompanhados ao redor do mundo por meio de transmissões feitas pelos canais de esporte, o rugby tem uma legião de apaixonados, e a prova disso é o fato de a Copa do Mundo de Rugby ser o terceiro evento esportivo mais visto do planeta, perdendo apenas para as Olimpíada e a Copa do Mundo de Futebol, além de ser um esporte olímpico.
É essa paixão que garante a disseminação do esporte no mundo, mas, e você, depois de ler essas linhas, gostou mais do futebol americano ou do rugby?