faculdade ciências do esporte feminino, como por exemplo a participação de mulheres na Olimpíada Brasileira de Ciclismo e a participação de mulheres no Campeonato Mundial de Ciclismo (CMB).
Além dos esportes masculinas, a Federação do ciclismo do Estado de Minas Gerais (FEFEMA) mantém, também, o Comitê Olímpico Brasileiro de Ciclismo (COB) e o Comitê Olímpico Brasileiro de Tênis (COBT), também por meio da Federação Brasileira de Tênis (FIB), o Comitê Olímpico Brasileiro de Vôlei e Voleibol Feminino e o Comitê Olímpico de Futebol de Salão de Esportes.
O Conselho Federal de Desportos dos Estados de Minas Gerais mantém um órgão
para gestão e supervisão de todas as competições em nível nacional e o órgão foi criado na década de 80 para monitorar e controlar as atividades no Estado.
Em 2012, o órgão responsável pela gestão dos eventos esportivos no estado chegou a entrar em acordo com um documento da Confederação Nacional de Desportos, firmado em 2004, que previa que o esporte fosse representado nos campeonatos estaduais pela Federação Mineira de Desportos, órgão vinculado à Confederação Nacional de Desportos.
Para atender as determinações da Confederação, o Conselho Federal de Desportos passou a considerar a possibilidade de criação de campeonatos estaduais ou
regionais e, em 2015, assumiu o local de disputas estaduais e intermunicipais, para realização de palestras, debates e debates.
Este ano é o ano de instalação do primeiro campeonato interestadual no estado.
À medida que a Federação Minas Gerais se consolida como uma entidade reconhecida pelo esporte, a cidade-sede de mais eventos do país passa a oferecer treinamentos em cadeira de rodas e um sistema de enxurradagem de eventos de todos os tipos e modalidades.
A principal cidade do estado é Belo Horizonte, onde o esporte é praticado, mas outros estados no país também oferecem atividades extracurriculares.Em 2002, a
Associação Desportiva Ferroviária Federal concedeu o nome de Campo de Marte aos atletas que passaram pelo esporte no estado.
A estrutura administrativa de Minas Gerais teve início com a criação do Clube Atlético Mineiro de Esportes (GCMA) em 1962, que começou com uma disputa por duas agremiações locais, o Clube Atlético Mineiro de Esportes e Atlético Clube Atlético de Minas Gerais.
Ambas as agremiações se enfrentaram no Campeonato Mineiro de Futebol de 1962, sendo ambas goleadas por 5 a 1.
O primeiro troféu de relevância veio no jogo realizado em Belo Horizonte no dia 8 de dezembro de 1963.Após
o título, o atual campeão ficou com o Clube Atlético Mineiro de Esportes.
Após o final do campeonato, a Federação Mineira de Desportos realizou algumas modificações, uma delas sendo a criação do Conselho Estadual de Desportos (CED).
Também nesse ano houve criação de dois clubes amadores, o Clube Atlético Mineiro de Esportes e Atlético Clube Atlético de Minas Gerais.
Até o ano de 2010, os torneios da modalidade eram disputados no sistema de enxurradagem de eventos locais por equipes que eram rivais do outro, que eram rivais do outro.
A Federação Mineira de Desportos reconhece a cidade de Minas Gerais
como a 2º representante estadual na Série B do Campeonato Brasileiro de Futebol, competição esta que será realizada em parceria com a sede nacional.
No ano de 2014, a cidade foi sede de duas competições importantes em âmbito nacional e estadual, o Campeonato Mineiro de Futsal, que é realizado no Estado de Minas Gerais e que foi disputado originalmente entre e e.
As partidas foram disputadas no Estádio da Boa Lavoura e o Conselho Nacional de Desportos aprovou o regulamento após analisar o regulamento geral das competições por duas vezes.
No retorno, esta vez as chaves foram alteradas e a
equipe da equipe que conquistou mais pontos terminou em terceiro lugar no Campeonato Mineiro de Futsal.
Com a conquista do título do Campeonato Mineiro de Futsal, o Clube Atlético Mineiro de Esportes, conquistou o título de campeão do Estado e ficou com o Clube Atlético de Minas Gerais Além disso, a cidade também contou com a construção de diversos estádios importantes no Estado de Minas Gerais, como o Estádio Mineirão, popularmente conhecido popularmente como Mineirão-MG.
O Campeonato Mineiro de Futebol de Salão de Esportes de MG foi sediado em 2013 na cidade de Belo Horizonte.
O primeiro campeonato oficial da
competição e o segundo campeonato internacional da modalidade foram realizadas entre e e, disputado na cidade do Rio de Janeiro e.
A Liga Mineira de Desportos (LMG) foi estabelecida em 2005 e mantém três equipes profissionais em atividade, as quais se juntaram à LMG na temporada seguinte.
Além disso, o Atlético Mineiro de Esportes, que foi campeão do Campeonato Mineiro de Futebol de 2012 e também o Campeonato Mineiro de Futebol de Salão do Estado de Minas Gerais.
De acordo com o Regulamento da Federação Mineira de Desportos, as equipes disputarão as duas maiores divisões regionais de cada uma: Primeira
Divisão, onde se localiza o município de Belo Horizonte; Segunda Divisão, onde se localiza o distrito de Ipatinga; e Terceira Divisão, onde se localiza o distrito de Carangola.
O campeonato foi realizado entre e e a equipe vencedora, que também foi campeã do Campeonato Mineiro de Futsal de 2012 e da Copa Ouro.
A equipe mineira e a equipe do vice-campeão foram convidados à Fifa 2016, para