Estou socrática hoje, então vou propor uma pergunta que não responderei, mas que pode guiar a experiência cinematográfica de Um💯 Clássico Filme de Terror — e, a depender da casino br curiosidade, pode ser uma questão para toda a vida: Por💯 que assistimos filmes? Especificamente para este caso, podemos desdobrar a reflexão em casino br outros questionamentos como “o que é cinema?”,💯 “qual é o papel do cinema na casino br vida?”, “como você se coloca diante de um filme?”, “cinema é apenas💯 diversão ou uma obra de arte profunda e complexa?”.
Mais de um século de teoria do cinema e mais de dois💯 milênios de teoria da arte não serão respondidos em casino br uma crítica, claro, mas isso tudo é muito imprescindível para💯 notarmos que nossa relação com a arte não é de simples consumo, mas uma troca, mais ou menos como um💯 diálogo. Um Clássico Filme de Terror evoca tudo isso, mesmo que possa soar como mais um terror “jovem”, besta e💯 esquecível da Netflix. Penso, no entanto, que a plataforma de streaming tem se firmado no gênero da mesma forma como💯 falamos dos monstros da Universal, dos filmes de terror da Hammer, da Shudder ou da Blumhouse. Então por que são💯 tão desprezados?
Continua após a publicidade
Um Clássico Filme de Terror não apenas é ciente de toda essa reflexão, como também explora💯 isso com a leveza da cultura pop, mas sem deixar de demonstrar casino br amargura no formato de críticas metalinguísticas que,💯 através da ironia da autodepreciação, questionam a indústria cinematográfica e tentam cativar um público que se parece cada vez menos💯 com o apaixonado rato Remy, assumindo a postura crítica destrutiva do vilão de Ratatouille. Nesse cabaré filosófico-mainstream, penso que crítica💯 cinematográfica pode tentar surtir o efeito que o prato de ratatouille tem Anton Ego na animação da Disney.
Atenção! A partir💯 daqui, a crítica pode conter spoilers.
Continua após a publicidade
Bloodflix
As grandes obras-primas são geralmente chamadas assim pela virtuose do artista ou💯 pela casino br resistência ao tempo. Não podemos exigir, no entanto, que grandes obras-primas sejam feitas o tempo todo (muito menos💯 no ritmo das estreias da Netflix), sobretudo porque muitas delas são acidentais, independentemente do grau de trabalho e estudo empregado.
Além💯 disso, nem toda grande obra cinematográfica precisa ser um épico requintado e, acredito, Sharknado é tão obra-prima do trash de💯 tubarão quanto a Monalisa é uma obra-prima do Renascimento Italiano. Entre fãs do terror de Dario Argento (Suspiria), Wes Craven💯 (Pânico), Robert Eggers (A Bruxa), Ari Aster (Midsommar) e, sobretudo Sam Rimi (Evil Dead), é difícil não imaginar Um Clássico💯 Filme de Terror como uma obra-prima do gênero.
Continua após a publicidade
Mas nem todo mundo é fã nesse nível. E está💯 tudo bem. Mas é aí que o roteiro tenta quebrar as atitudes destrutivas habituais do público que converte não-entendimento em💯 casino br ódio: a arte demanda do seu espectador (assim como do artista) tempo, dedicação e empatia. O bom-senso de julgar💯 apenas depois de ver o filme todo também é evocado, nos fazendo lembrar que imagens fora de contexto nos dizem💯 muito pouco sobre a verdadeira essência da obra.
Tudo isso está na brevíssima sequência (meio) pós-crédito de Um Clássico Filme de💯 Terror, em casino br uma crítica metalinguística que acerta em casino br cheio na consciência do espectador Netflix, enquanto dá uma última💯 chance para que o hater reconsidere suas críticas. Ainda que tenha o tom jocoso da ironia, a sequência parece coroar💯 o pavio curto dos realizadores que já estão cansados de trabalhar tanto para ver seus trabalhos serem descartados antes mesmo💯 de terem a chance de provar que têm algo a dizer (e mesmo Ed Wood, considerado o pior diretor de💯 todos os tempos, tinha algo a dizer). Entre os ingredientes desse maravilhoso tiramisù de feira cinematográfico, o excelente uso do💯 recurso screen-life, o filho Geração Z do found footage.
Continua após a publicidade
Mais gialli e slashers
Aqui no Canaltech, comentamos com frequência💯 sobre como os filmes de terror da Netflix têm apresentado um padrão, com uma estética e uma trama que frequentemente💯 revisitam os giallos italianos e os slashers estadunidenses com um toque de Stranger Things, série original da plataforma que mostrou💯 o apelo sério-mas-não-tão-sério das produções Bloodflix (como podemos começar a chamar essa corrente do terror a partir da excelente sugestão💯 meio debochada de Um Clássico Filme de Terror).
O anúncio da Trilogia Rua do Medo mostrou que 1994, 1978 e 1666💯 tinham a potência de um novo Pânico, mas infelizmente algo aconteceu e, no terceiro filme, o maravilhoso pastiche que se💯 construía desanda nas mãos da diretora Leigh Janiak, enquanto Um Clássico Filme de Terror traz em casino br uma única obra💯 tudo o que os três filmes Rua do Medo se propuseram a fazer: homenagear a retroalimentação do giallo italiano e💯 do slasher estadunidense, enquanto faz uma análise (auto)crítica e metalinguística do formato, nos moldes dos ensinamentos de Pânico.
Continua após a💯 publicidade
Enquanto Janiak parece focar muito mais na atualização dos estereótipos do slasher, usando a crítica metalinguística para nos fazer refletir💯 sobre a relação entre espectador e os estereótipos dos personagens, Um Clássico Filme de Terror brinca com isso e consegue💯 ser um giallo/slasher ainda mais relevante para o público contemporâneo. Juntas, duas obras elevam bastante o nível da discussão e💯 aumentam a responsabilidade dos diretores Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett, que assumem a franquia Pânico a partir do novo filme.
Com💯 um pé cimentado em casino br Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio, Um Clássico Filme de Terror reverencia a raiz💯 e chega a citar Sam Raimi, mas estende suas referências e insere os pastiches de filmes como A Bruxa, Maria💯 e João: O Conto das Bruxas e Midsommar como 1666 não conseguiu fazer. O diretor Roberto De Feo vai além💯 das referências mais clássicas e faz uma referência à icônica sequência de Damiano (Carlos Francisco) em casino br Bacurau.
Imprevisível
Continua após a💯 publicidade
Essa constante reciclagem que existe no terror é uma importante ferramenta de análise de diversos aspectos da nossa cultura através💯 dos tempos. Quando repetimos formatos, como a clássica história de um grupo de jovens que acabam presos na floresta, ao💯 longo de décadas, podemos entender melhor como funciona o fluxo em casino br que a arte imita a vida e a💯 vida imita a arte.
Podemos invocar (mais uma vez!) o manual de Pânico para pensar também como esse processo ajuda a💯 acabar com o clichê: a sensação de déjà vu é constante em casino br Um Clássico Filme de Terror, mas raramente💯 isso nos revela o que vem a seguir. Quando um filme se assume como um grande pastiche, os clichês que💯 colecionamos ao longo de toda uma vida de histórias fictícias se aglomeram na nossa mente e começamos a brincar de💯 “qual será o clichê escolhido”, fazendo com que o clichê perca a casino br essência e se torne um elemento de💯 imprevisibilidade. Não raramente, porém, Um Clássico Filme de Terror consegue ser ainda melhor que isso, propondo novos clichês para os💯 conjuntos de expectativas.
Quem já viu O Segredo da Cabana (2011) pode antecipar com certa facilidade o plot twist de que💯 tudo é um filme dentro de um filme. Ainda assim, lá no início, a direção consegue manter muito bem a💯 sensação de que há algo metafísico, sobrenatural, místico ou paranormal acontecendo por ali.
Continua após a publicidade
Logo no início, quando entendemos💯 que é mais um filme de pessoas sendo massacradas no mato, a história toma rumos bastante originais ao inserir, por💯 exemplo, a ideia da estrada que desaparece, obrigando as vítimas a se abrigarem na cabana estranha, o que nos demais💯 filmes os jovens costumam fazer voluntariamente, testando o bom senso do espectador.
Um Clássico Filme de Terror é um tremendo filme💯 de terror. Nesse ponto, a Bloodflix já não tem mais nada a provar, ainda que tenha muito a ser desenvolvido💯 e, com isso, fica nas mãos dos espectadores a responsabilidade com a arte alheia e a curiosidade de conhecer e💯 refletir. Numa releitura do pensamento de Wes Craven, já podemos ver como o terror é capaz de tornar a filosofia💯 algo pop e divertido.
Continua após a publicidade
Um Clássico Filme de Terror está disponível no catálogo da Netflix.