Estou socrática hoje, então vou propor uma pergunta que não responderei, mas que pode guiar a experiência cinematográfica de Um7️⃣ Clássico Filme de Terror — e, a depender da vulkan casino 25 euro curiosidade, pode ser uma questão para toda a vida: Por7️⃣ que assistimos filmes? Especificamente para este caso, podemos desdobrar a reflexão em vulkan casino 25 euro outros questionamentos como “o que é cinema?”,7️⃣ “qual é o papel do cinema na vulkan casino 25 euro vida?”, “como você se coloca diante de um filme?”, “cinema é apenas7️⃣ diversão ou uma obra de arte profunda e complexa?”.
Mais de um século de teoria do cinema e mais de dois7️⃣ milênios de teoria da arte não serão respondidos em vulkan casino 25 euro uma crítica, claro, mas isso tudo é muito imprescindível para7️⃣ notarmos que nossa relação com a arte não é de simples consumo, mas uma troca, mais ou menos como um7️⃣ diálogo. Um Clássico Filme de Terror evoca tudo isso, mesmo que possa soar como mais um terror “jovem”, besta e7️⃣ esquecível da Netflix. Penso, no entanto, que a plataforma de streaming tem se firmado no gênero da mesma forma como7️⃣ falamos dos monstros da Universal, dos filmes de terror da Hammer, da Shudder ou da Blumhouse. Então por que são7️⃣ tão desprezados?
Continua após a publicidade
Um Clássico Filme de Terror não apenas é ciente de toda essa reflexão, como também explora7️⃣ isso com a leveza da cultura pop, mas sem deixar de demonstrar vulkan casino 25 euro amargura no formato de críticas metalinguísticas que,7️⃣ através da ironia da autodepreciação, questionam a indústria cinematográfica e tentam cativar um público que se parece cada vez menos7️⃣ com o apaixonado rato Remy, assumindo a postura crítica destrutiva do vilão de Ratatouille. Nesse cabaré filosófico-mainstream, penso que crítica7️⃣ cinematográfica pode tentar surtir o efeito que o prato de ratatouille tem Anton Ego na animação da Disney.
Atenção! A partir7️⃣ daqui, a crítica pode conter spoilers.
Continua após a publicidade
Bloodflix
As grandes obras-primas são geralmente chamadas assim pela virtuose do artista ou7️⃣ pela vulkan casino 25 euro resistência ao tempo. Não podemos exigir, no entanto, que grandes obras-primas sejam feitas o tempo todo (muito menos7️⃣ no ritmo das estreias da Netflix), sobretudo porque muitas delas são acidentais, independentemente do grau de trabalho e estudo empregado.
Além7️⃣ disso, nem toda grande obra cinematográfica precisa ser um épico requintado e, acredito, Sharknado é tão obra-prima do trash de7️⃣ tubarão quanto a Monalisa é uma obra-prima do Renascimento Italiano. Entre fãs do terror de Dario Argento (Suspiria), Wes Craven7️⃣ (Pânico), Robert Eggers (A Bruxa), Ari Aster (Midsommar) e, sobretudo Sam Rimi (Evil Dead), é difícil não imaginar Um Clássico7️⃣ Filme de Terror como uma obra-prima do gênero.
Continua após a publicidade
Mas nem todo mundo é fã nesse nível. E está7️⃣ tudo bem. Mas é aí que o roteiro tenta quebrar as atitudes destrutivas habituais do público que converte não-entendimento em7️⃣ vulkan casino 25 euro ódio: a arte demanda do seu espectador (assim como do artista) tempo, dedicação e empatia. O bom-senso de julgar7️⃣ apenas depois de ver o filme todo também é evocado, nos fazendo lembrar que imagens fora de contexto nos dizem7️⃣ muito pouco sobre a verdadeira essência da obra.
Tudo isso está na brevíssima sequência (meio) pós-crédito de Um Clássico Filme de7️⃣ Terror, em vulkan casino 25 euro uma crítica metalinguística que acerta em vulkan casino 25 euro cheio na consciência do espectador Netflix, enquanto dá uma última7️⃣ chance para que o hater reconsidere suas críticas. Ainda que tenha o tom jocoso da ironia, a sequência parece coroar7️⃣ o pavio curto dos realizadores que já estão cansados de trabalhar tanto para ver seus trabalhos serem descartados antes mesmo7️⃣ de terem a chance de provar que têm algo a dizer (e mesmo Ed Wood, considerado o pior diretor de7️⃣ todos os tempos, tinha algo a dizer). Entre os ingredientes desse maravilhoso tiramisù de feira cinematográfico, o excelente uso do7️⃣ recurso screen-life, o filho Geração Z do found footage.
Continua após a publicidade
Mais gialli e slashers
Aqui no Canaltech, comentamos com frequência7️⃣ sobre como os filmes de terror da Netflix têm apresentado um padrão, com uma estética e uma trama que frequentemente7️⃣ revisitam os giallos italianos e os slashers estadunidenses com um toque de Stranger Things, série original da plataforma que mostrou7️⃣ o apelo sério-mas-não-tão-sério das produções Bloodflix (como podemos começar a chamar essa corrente do terror a partir da excelente sugestão7️⃣ meio debochada de Um Clássico Filme de Terror).
O anúncio da Trilogia Rua do Medo mostrou que 1994, 1978 e 16667️⃣ tinham a potência de um novo Pânico, mas infelizmente algo aconteceu e, no terceiro filme, o maravilhoso pastiche que se7️⃣ construía desanda nas mãos da diretora Leigh Janiak, enquanto Um Clássico Filme de Terror traz em vulkan casino 25 euro uma única obra7️⃣ tudo o que os três filmes Rua do Medo se propuseram a fazer: homenagear a retroalimentação do giallo italiano e7️⃣ do slasher estadunidense, enquanto faz uma análise (auto)crítica e metalinguística do formato, nos moldes dos ensinamentos de Pânico.
Continua após a7️⃣ publicidade
Enquanto Janiak parece focar muito mais na atualização dos estereótipos do slasher, usando a crítica metalinguística para nos fazer refletir7️⃣ sobre a relação entre espectador e os estereótipos dos personagens, Um Clássico Filme de Terror brinca com isso e consegue7️⃣ ser um giallo/slasher ainda mais relevante para o público contemporâneo. Juntas, duas obras elevam bastante o nível da discussão e7️⃣ aumentam a responsabilidade dos diretores Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett, que assumem a franquia Pânico a partir do novo filme.
Com7️⃣ um pé cimentado em vulkan casino 25 euro Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio, Um Clássico Filme de Terror reverencia a raiz7️⃣ e chega a citar Sam Raimi, mas estende suas referências e insere os pastiches de filmes como A Bruxa, Maria7️⃣ e João: O Conto das Bruxas e Midsommar como 1666 não conseguiu fazer. O diretor Roberto De Feo vai além7️⃣ das referências mais clássicas e faz uma referência à icônica sequência de Damiano (Carlos Francisco) em vulkan casino 25 euro Bacurau.
Imprevisível
Continua após a7️⃣ publicidade
Essa constante reciclagem que existe no terror é uma importante ferramenta de análise de diversos aspectos da nossa cultura através7️⃣ dos tempos. Quando repetimos formatos, como a clássica história de um grupo de jovens que acabam presos na floresta, ao7️⃣ longo de décadas, podemos entender melhor como funciona o fluxo em vulkan casino 25 euro que a arte imita a vida e a7️⃣ vida imita a arte.
Podemos invocar (mais uma vez!) o manual de Pânico para pensar também como esse processo ajuda a7️⃣ acabar com o clichê: a sensação de déjà vu é constante em vulkan casino 25 euro Um Clássico Filme de Terror, mas raramente7️⃣ isso nos revela o que vem a seguir. Quando um filme se assume como um grande pastiche, os clichês que7️⃣ colecionamos ao longo de toda uma vida de histórias fictícias se aglomeram na nossa mente e começamos a brincar de7️⃣ “qual será o clichê escolhido”, fazendo com que o clichê perca a vulkan casino 25 euro essência e se torne um elemento de7️⃣ imprevisibilidade. Não raramente, porém, Um Clássico Filme de Terror consegue ser ainda melhor que isso, propondo novos clichês para os7️⃣ conjuntos de expectativas.
Quem já viu O Segredo da Cabana (2011) pode antecipar com certa facilidade o plot twist de que7️⃣ tudo é um filme dentro de um filme. Ainda assim, lá no início, a direção consegue manter muito bem a7️⃣ sensação de que há algo metafísico, sobrenatural, místico ou paranormal acontecendo por ali.
Continua após a publicidade
Logo no início, quando entendemos7️⃣ que é mais um filme de pessoas sendo massacradas no mato, a história toma rumos bastante originais ao inserir, por7️⃣ exemplo, a ideia da estrada que desaparece, obrigando as vítimas a se abrigarem na cabana estranha, o que nos demais7️⃣ filmes os jovens costumam fazer voluntariamente, testando o bom senso do espectador.
Um Clássico Filme de Terror é um tremendo filme7️⃣ de terror. Nesse ponto, a Bloodflix já não tem mais nada a provar, ainda que tenha muito a ser desenvolvido7️⃣ e, com isso, fica nas mãos dos espectadores a responsabilidade com a arte alheia e a curiosidade de conhecer e7️⃣ refletir. Numa releitura do pensamento de Wes Craven, já podemos ver como o terror é capaz de tornar a filosofia7️⃣ algo pop e divertido.
Continua após a publicidade
Um Clássico Filme de Terror está disponível no catálogo da Netflix.