Nota: Se procura pelo objeto utilizado para dar acesso a locais, veja Se procura pelo objeto utilizado para dar acesso💴 a locais, veja catraca .
Se procura pelo drible de futebol, veja roleta (futebol)Foto de uma roleta
A roleta é um jogo💴 de azar muito comum em casinos.
O termo deriva do francês roulette, que significa "roda pequena".
O uso da roleta como elemento💴 de jogo de azar, em configurações distintas da atual, não está documentado na entrada da Idade Média.
É de suspeitar que💴 a roulette ie referência mais antiga seja a chamada "Roda da Fortuna", conhecida ao longo de toda a história.
A "magia" do💴 movimento das rodas teve de impactar a todas as gerações dos homens.
A aparente quietude do centro, o aumento da velocidade💴 conforme nos arredores da roleta, a possibilidade de que se detenha no ponto de azar, tudo isto influi no desempenho💴 de distintos jogos que têm a roda como base.
As rodas e, por extensão, as roletas, sempre tiveram uma conexão com💴 o mundo mágico e esotérico.
Assim, uma delas parte do tarô, mais precisamente dos que conhecem como arcanos maiores.
Segundo os indícios,💴 a criação de uma roleta e suas normas de jogo, muitos similares às que conhecemos hoje em dia, deve-se a💴 Blaise Pascal, que idealizou uma roleta com números, que tem um extremo equilíbrio na posição em que está colocado cada💴 número.
A eleição de números deu um alcance mais vinculado à magia (a soma dos primeiros números [1-36] é o número💴 mágico por excelência: 666).
A mesa da roleta é composta por duas secções, a própria roda e o layout de apostas,💴 mais conhecido como layout da roleta.
Existem dois estilos de mesas de roleta.
Um tem um layout de aposta único com a💴 roda da roleta em uma extremidade e o outro tem dois layouts com a roda no centro.
A roda gira horizontalmente.[1]
À💴 frente do desenho do layout, que é impresso em baeta verde, está um espaço contendo a figura 0 (estilo europeu)💴 ou as figuras 0 e 00 (estilo americano, embora tais rodas fossem usadas também na Europa durante os séculos XVIII💴 e XIX).
[2] A parte principal do projeto é composta por 36 espaços retangulares numerados consecutivamente, alternadamente coloridos em vermelho e💴 preto e dispostos em três colunas de 12 espaços cada, começando com 1 na parte superior e terminando com 36💴 na parte inferior.[3]
As fichas de Roleta são usadas para identificar o jogador e para fazer apostas.
Na roleta física, o jogador💴 compra um certo número de fichas, que ele então coloca na mesa da roleta nas caixas em que quer apostar.
Quando💴 você quiser fazer uma aposta "de 19 a 36", tudo o que você tem que fazer é colocar roulette ie ficha💴 naquela caixa.[4]
Probabilidades de roleta [ editar | editar código-fonte ]
Ao usar a roda de estilo americano com 0 e 00,💴 a vantagem ("vigorosa") para o banco aumenta para 2 partes extras em 38, ou cerca de 5,26% de todas as💴 apostas.
A única exceção é a aposta na linha de 5 números, em que a vantagem da casa é de cerca💴 de 7,89%.[5]
A roleta, conforme jogada em outros locais que não os Estados Unidos e o Caribe, é a mesma, exceto💴 que a roda e o layout contêm apenas um único zero (0).
Isso reduz a vantagem do banco para cerca de💴 2,7 por cento.
[6] Em alguns casinos, quando 0 aparece, todas as apostas de dinheiro par - vermelho, preto, ímpar, par,💴 alto, baixo - estão na prisão ("aprisionadas").
No próximo giro da roda, se 0 aparecer novamente, a casa coleta metade de💴 cada aposta presa; caso contrário, ele coleta todas as apostas perdidas e retorna as apostas originais para todos os vencedores.
Com💴 esta regra, a vantagem do banco em apostas de dinheiro igual é reduzida para cerca de 1,35 por cento.[7]
Estratégias e💴 táticas de apostas [ editar | editar código-fonte ]
Métodos de previsão [ editar | editar código-fonte ]
No início da década💴 de 1990, Gonzalo Garcia-Pelayo acreditava que as roletas dos casinos não eram perfeitamente aleatórias e que, ao registar os resultados💴 e analisá-los com um computador, ele poderia ganhar vantagem sobre a casa ao prever que certos números eram mais prováveis💴 de ocorrer.
próximo das probabilidades de 1 em 36 oferecidas pela casa sugeridas.
Ele fez isso no Casino de Madrid em Madrid,💴 Espanha, ganhando 600 000 euros em um único dia e um milhão de euros no total.
A ação legal contra ele💴 pelo casino não teve sucesso, sendo decidido que o casino deveria consertar roulette ie roda.[8]
Para se defender contra explorações como essas,💴 muitos casinos usam software de rastreamento, usam rodas com novos designs, giram as cabeças das rodas e giram aleatoriamente anéis💴 de bolso.[9]
No casino Hotel Ritz, em março de 2004, dois sérvios e um húngaro usaram um scanner a laser escondido💴 dentro de um telefone celular conectado a um computador para prever o setor da roda onde a bola provavelmente cairia.
Eles💴 arrecadaram £ 1,3 milhão em duas noites.
[10] Eles foram presos e mantidos sob fiança policial por nove meses, mas eventualmente💴 liberados e autorizados a manter seus ganhos, pois não interferiram no equipamento do casino.[11]
Zebra é uma gíria comum em esportes💴 para designar um resultado inesperado, como, por exemplo, a vitória de uma equipe fraca sobre outra considerada superior.
Quando uma equipe💴 favorita perde o jogo, diz-se que foi "zebra" ou que "deu zebra".
Essa gíria é usada em competições em geral, tanto💴 esportivas e até mesmo eleitorais, quando o partido que se espera que vencesse o evento (o "favorito"), perde ou empata💴 um jogo com um azarão ("underdog") que a maioria espera perder, desafiando a sabedoria convencional.
É frequentemente usado em referência a💴 vencer as probabilidades de apostas nos esportes ou vencer as pesquisas de opinião na política eleitoral.[1]
No Brasil, a expressão "zebra"💴 neste contexto foi criada pelo então técnico da Portuguesa-RJ, Gentil Cardoso, antes do jogo válido pelo Campeonato Carioca de Futebol💴 de 1964 contra o Vasco da Gama.
Gentil, em entrevista a um repórter de campo disse que o resultado do jogo💴 seria "zebra".
A origem do nome vem do jogo do bicho, que não tinha a zebra entre os vinte e cinco💴 animais a serem sorteados.
Ou seja, era impossível sortear a zebra.
No fim, a Portuguesa venceu o Vasco por 2–1.[2][3]
Zebras entre seleções💴 no futebol [ editar | editar código-fonte ]
Copa do Mundo [ editar | editar código-fonte ]
Copa do Mundo Feminina [💴 editar | editar código-fonte ]
Copa das Confederações [ editar | editar código-fonte ]
Eliminatórias da Copa [ editar | editar código-fonte💴 ]
Zebras do futebol brasileiro [ editar | editar código-fonte ]
Outras zebras no esporte [ editar | editar código-fonte ]
A zebra💴 não se restringe só ao futebol.
Ocorrem muitas surpresas também em outros esportes.
Zebras da Fórmula 1 [ editar | editar código-fonte💴 ]
Zebras da IndyCar [ editar | editar código-fonte ]
Zebra no golfe [ editar | editar código-fonte ]No U.S.
Open do ano💴 de 1913, Francis Ouimet, um golfista amador de apenas vinte anos de idade, derrota Ted Ray e Harry Vardon, contrariando💴 o favoritismo de ambos.
Zebra na luta olímpica [ editar | editar código-fonte ]
Nas Olimpíadas de Sydney, o russo Aleksandr Karelin,💴 considerado favorito à vitória, é derrotado pelo norte-americano Rulon Gardner.
Antes da luta, Karelin estava invicto havia 13 anos.
Ironicamente, ele havia💴 derrotado Gardner em 1997].
Zebra no basquete [ editar | editar código-fonte ]
Zebras do tênis [ editar | editar código-fonte ]
Zebra💴 no beisebol [ editar | editar código-fonte ]
Na Copa do Mundo de Beisebol de 2011, a seleção de Cuba, 15💴 vezes campeã, perde para a Holanda.[ 100 ]
Zebra no rugby [ editar | editar código-fonte ]