Nota: Para outros clubes homônimos, veja Para outros clubes homônimos, veja Botafogo (desambiguação)
Botafogo de Futebol e Regatas é uma agremiação📈 poliesportiva brasileira, com sede no bairro homônimo ao clube, na cidade do Rio de Janeiro.
Nascido da fusão do Club de📈 Regatas Botafogo (fundado para o remo em 1894) com o Botafogo Football Club (formado para o futebol em 1904), é📈 um dos principais clubes do Brasil.
[7] Suas maiores glórias esportivas vêm principalmente do futebol, especialmente entre as décadas de 1950📈 e de 1960, considerada globoesporte com fluminense era de ouro.
Entre os clubes brasileiros em atividade, o Botafogo é o clube poliesportivo mais📈 antigo e o 7º a praticar ininterruptamente futebol.
[8] Em 2006, com a conquista do Campeonato Carioca de Futebol, tornou-se o📈 único clube brasileiro campeão em três séculos.
[9] O Club de Regatas Botafogo foi o primeiro clube carioca campeão brasileiro de📈 Remo.[10]
Conhecido pela estrela de cinco pontas em seu distintivo, que lhe dá a alcunha de clube da Estrela Solitária, o📈 Botafogo tem como suas cores oficiais o preto e o branco.
Desde 2007, manda seus jogos de futebol no Estádio Nilton📈 Santos, antes chamado de Engenhão.
Um dos clubes mais populares do Brasil,[11][12] tem como seus principais rivais o Flamengo, o Fluminense📈 e o Vasco da Gama.[13][14][15]
Foi indicado pela FIFA ao seleto grupo dos maiores clubes do século XX.
[16][17] Dentre seus principais📈 títulos no futebol estão: 21 Campeonatos Cariocas, quatro Torneios Rio-São Paulo, duas Taças dos Campeões Estaduais Rio-São Paulo, dois Campeonatos📈 Brasileiros e uma Copa CONMEBOL (precursora da atual Copa Sul-Americana).[18][19][20][21]
Além disso, o clube detém alguns dos principais recordes do futebol📈 brasileiro, como o de maior número de partidas de invencibilidade: 52 jogos entre os anos de 1977 e 1978;[22][23] o📈 recorde de partidas invictas em jogos do Campeonato Brasileiro: 42, também entre 1977 e 1978;[24][25] É um dos maiores recordistas📈 numa mesma edição de Campeonato Brasileiro: 24 jogos invictos em 1978 [26].
O maior número de participações de jogadores em partidas📈 totais da Seleção Brasileira (considerando jogos oficiais e não oficiais): 1103 participações;[carece de fontes] e o maior número de jogadores📈 cedidos à Seleção Brasileira para Copas do Mundo.
[27] O clube ainda é o responsável pela maior vitória já registrada no📈 futebol brasileiro: 24–0 sobre o Sport Club Mangueira no Campeonato Carioca de 1909.[28]História
Vista aérea do bairro de Botafogo.
Em 1891, contando📈 em globoesporte com fluminense gênese com a participação de membros egressos do Clube Guanabarense, criado em 1874, o Grupo de Regatas Botafogo📈 foi fundado pelo remador Luiz Caldas, conhecido como Almirante.
Após a prisão de Caldas, por consequências do episódio conhecido como Revolta📈 da Armada, e globoesporte com fluminense posterior morte, os sócios remanescentes do grupo se reuniram para regulamentar a criação do clube.
Com quarenta📈 sócios, em 1 de julho de 1894, era fundado o Club de Regatas Botafogo.[29]
A sede ficava em um casarão, atualmente📈 demolido, no sul da praia de Botafogo, encostado ao Morro do Pasmado, onde hoje termina a avenida Pasteur.
A embarcação botafoguense📈 Diva, surgida em 1899, tornou-se uma lenda nas águas da Baía de Guanabara ao vencer todas as 22 regatas que📈 disputou, sagrando o clube como campeão carioca daquele ano.
[7] O Club de Regatas Botafogo foi a primeira agremiação da cidade📈 campeã brasileira de alguma modalidade esportiva, em outubro de 1902, após a vitória do atleta Antônio Mendes de Oliveira Castro,📈 que anos mais tarde viria a se tornar presidente do clube.[30]
Paralelamente, no ano de 1904, surgia em um casarão situado📈 no Largo dos Leões, no bairro do Humaitá, um novo clube de futebol, o Electro Club.
A associação surgiu a partir📈 da ideia de Flávio Ramos e Emmanuel Sodré, que estudavam juntos no colégio Alfredo Gomes.
[7] A fundação oficial aconteceu em📈 12 de agosto e, pouco mais de um mês depois, o nome do clube foi mudado para Botafogo Football Club,📈 por influência de Dona Chiquitota, avó materna de Flávio.
[29] O primeiro amistoso ocorreu no dia 2 de outubro, contra o📈 Football and Athletic Club, na Tijuca.
Na ocasião, o Botafogo saiu derrotado por 3–0.
A primeira vitória viria no segundo jogo, em📈 maio de 1905, sobre o Petropolitano: 1–0, gol de Flávio Ramos.[7]
Após 38 anos de coexistência entre o Club de Regatas📈 e o Football Club, as agremiações se uniram oficialmente no dia 8 de dezembro de 1942.
[31][32] A união, contudo, foi📈 motivada por conta de uma tragédia: no dia 11 de junho de 1942, o clube de regatas e o de📈 futebol se enfrentavam em uma partida de basquete, válida pelo Campeonato Carioca.
O atleta Armando Albano, um dos principais jogadores do📈 Botafogo Football Club e da Seleção Brasileira, saiu atrasado do trabalho e chegou à quadra com o jogo já em📈 andamento, no final do primeiro tempo.
Durante o intervalo, Armando se abaixou para pegar uma bola e caiu desfalecido na quadra.
Prontamente📈 o jogador foi levado ao vestiário e a partida recomeçou.
Porém, após alguns minutos tentando trazê-lo de volta à vida, a📈 notícia de globoesporte com fluminense morte interrompeu o confronto quando o placar marcava 23–21 para o clube de futebol.
A decisão de parar📈 o jogo foi tomada pelo Botafogo de Regatas, que abdicou da disputa para que Albano tivesse como homenagem uma última📈 vitória.
Envolvidos em uma profunda atmosfera de comoção, os dirigentes das duas agremiações optaram pela união dos clubes, criando assim o📈 Botafogo de Futebol e Regatas.
[33][34]Sedes e estádios
Voluntários da Pátria
Em 1908, Campo da Rua Voluntários da Pátria foi o primeiro campo📈 de jogo do clube, construído com uma pequena tribuna de madeira para acomodar o público.
Em 1912, o proprietário do terreno📈 resolveu vendê-lo para a Prefeitura do Rio de Janeiro, que mais tarde abriu ali a Rua General Dionísio.
[carece de fontes]General📈 Severiano
Entrada da sede de General Severiano, em 2007.
Sede social
General Severiano é um palacete erguido em um terreno cedido pela prefeitura📈 em 1912 para ser a sede do Botafogo.
Construído como um amplo casarão em estilo eclético, pintado de cor salmão, foi📈 inaugurado com um baile de gala para a alta sociedade do Rio de Janeiro.
Novas obras da sede social na avenida📈 Venceslau Brás foram iniciadas em 1927 e o casarão foi inaugurado definitivamente no ano seguinte.
Piscinas da sede social.
Em 1976, presidido📈 por Charles Macedo Borer, o clube vendeu a sede para a Companhia Vale do Rio Doce.
Assim, o Botafogo mudou-se para📈 o Mourisco Mar e para Marechal Hermes, onde ficou de 1977 até 1992.
Em 1994, na gestão do presidente Carlos Augusto📈 Montenegro, o alvinegro retornou ao palacete.
Parte da área original, entretanto, se perdeu devido à construção de um shopping center, atualmente📈 chamado Rio Plaza, em parte do antigo terreno e no sub-solo do clube.
Além da parte esportiva, a sede concentra também📈 a diretoria do clube, bem como globoesporte com fluminense parte administrativa.[35]Estádio
O campo do antigo estádio do clube foi inaugurado na primeira partida📈 do Campeonato Carioca de 1913, em jogo contra o rival Flamengo, vencido pelo Botafogo por 1–0.
Em 1937, iniciou-se a implantação📈 de arquibancadas de concreto no estádio, obra concluída e inaugurada em 1938.
Na partida de reinauguração, vitória por 3–2, dessa vez📈 sobre o Fluminense.
Contudo, o estádio foi demolido quando o clube perdeu a posse do terreno na década de 1970 e📈 nunca mais foi reconstruído.
[36]CT João Saldanha
Campo do Centro de Treinamento.
Em 2004, ano do centenário do futebol do clube, foi inaugurado📈 o centro de treinamentos da equipe profissional.
O Centro de Treinamento João Saldanha concentra o alojamento do time principal, espaço para📈 treinos, vestiários, refeitório e salas de lazer, além de um campo de grama natural e outro de grama sintética.
O CT📈 ainda conta com a moderna sala de imprensa Armando Nogueira.[35]
Em 2010, em ranking feito pelo canal SporTV em parceria com📈 o curso de Especialização em Futebol da Universidade Federal de Viçosa, o CT João Saldanha ficou entre os dez melhores📈 centros de treinamento do país, sendo considerado o melhor do Rio de Janeiro.[37]
Complexo Sócio Esportivo Paulo Azeredo
O complexo esportivo de📈 General Severiano possui ampla estrutura de lazer, com três piscinas (duas recreativas e uma semiolímpica), um ginásio poliesportivo, duas quadras,📈 churrasqueira e sauna.
O espaço abriga os treinamentos das equipes de vôlei e basquete, além de escolinhas de vários esportes, como📈 natação, futsal e futebol society.[35]Mourisco Mar
Inaugurado em 1969, o Mourisco Mar fica situado na Praia de Botafogo e é a📈 sede de esportes aquáticos do clube.
O local, onde treinam as equipes de natação e polo aquático do Glorioso, dispõe de📈 uma piscina olímpica e arquibancada coberta para 1.
200 pessoas, além de salas especializadas para as alas médica e nutricional, palestras,📈 fisiologia e musculação.[35]Sacopã
Sede náutica do Botafogo na Lagoa Rodrigo de Freitas.
Situada na Lagoa Rodrigo de Freitas, a sede do Botafogo📈 de remo, conhecida pelo nome de Sacopã, concentra o departamento de regatas do clube.
O local é destinado para os treinamentos📈 dos atletas profissionais e para a escolinha de remo.
O espaço conta com uma garagem para cinquenta barcos, tanque em solo📈 com capacidade para oito remadores, sala de musculação e alongamento, alojamentos e uma pequena oficina.[35]Marechal Hermes
Em 1977, ao perder sua📈 sede de General Severiano, o Botafogo transferiu as atividades do futebol para o bairro de Marechal Hermes, na zona norte📈 do Rio de Janeiro.
A mudança aconteceu no dia do aniversário de 73 anos de fundação do Botafogo Football Club.
O estádio,📈 chamado Mané Garrincha, só foi utilizado oficialmente pela primeira vez em 22 de outubro de 1978, com vitória de 2–1📈 sobre a Portuguesa-RJ, pelo Campeonato Estadual.[38]
Nos anos 1990, o Botafogo voltou à globoesporte com fluminense sede tradicional na zona sul da cidade.
A📈 partir de então, a sede de Marechal Hermes passou a abrigar as categorias de base do clube.
Atualmente, o local encontra-se📈 abandonado, com um projeto pausado para a construção de um Centro de Treinamento para as categorias de base.[39]Caio Martins
Localizado na📈 cidade de Niterói, no complexo esportivo Caio Martins, o estádio recebeu muitos jogos do Botafogo da década de 1980 até📈 2004.
Inaugurado em 1941 pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, foi construído, originalmente, para ser utilizado pelo Canto do📈 Rio, mas está sob concessão ao Botafogo.
No início dos anos 2000, seu nome sofreu alteração pela Câmara de Vereadores da📈 cidade, passando a se chamar Mestre Ziza, em homenagem ao ex-jogador niteroiense Zizinho.
Entretanto, alteração não foi de agrado da maioria📈 do torcedores alvinegros, já que Zizinho fez globoesporte com fluminense carreira jogando pelo rival Flamengo.
O nome original ainda continua para o complexo📈 esportivo administrado pela SUDERJ e homenageia o escoteiro Caio Vianna Martins.[40]
Em 2003, o estádio foi reformado e globoesporte com fluminense capacidade aumentou📈 para 15 mil espectadores.
A partir de 2005, porém, as obras foram desfeitas e o Botafogo deixou de utilizar o estádio📈 para jogos e treinos de globoesporte com fluminense equipe profissional.
Atualmente, o local recebe partidas e treinos dos juniores e juvenis do clube.[35]
Estádio📈 Nilton Santos
Primeiro jogo do Botafogo como gestor do estádio, em 2007.
Construído pela prefeitura para os Jogos Pan-Americanos de 2007 no📈 bairro do Engenho de Dentro, é oficialmente denominado Estádio Nilton Santos, porém conhecido popularmente como Engenhão.
[41] Foi arrendado pelo Botafogo📈 em 2007 pelo prazo de vinte anos.
O estádio possui capacidade para cerca de 45 mil espectadores e é o local📈 onde a equipe manda suas partidas.
A arena conta ainda com uma pista de atletismo dentro dos padrões internacionais e um📈 campo de aquecimento no exterior do estádio, onde o time profissional também treina.[42]
O Botafogo participou do jogo de abertura, contra📈 o Fluminense, no dia 30 de junho de 2007, vencendo por 2–1.
No dia 19 de setembro do mesmo ano, o📈 clube fez seu primeiro jogo como gestor do local, contra o River Plate, em confronto válido pela Copa Sul-Americana, ganhando📈 a partida por 1–0.
[43][44]SímbolosEstrela Solitária
A Estrela Solitária.
A Estrela Solitária, presente no escudo, na bandeira e na flâmula do clube, era📈 o símbolo máximo do Club de Regatas Botafogo.
Originalmente, possuía um formato diferente: tinha em cada ponta uma tonalidade, dividindo-as em📈 preto e branco, dando efeito de sombra.
Contudo, foi substituída nos primeiros anos pelo famoso modelo da estrela de cinco pontas📈 branca em um fundo preto.
A Estrela Solitária representa a Estrela D'Alva e foi adotada porque os remadores do clube, que📈 cedo madrugavam na Enseada de Botafogo, frequentemente viam o planeta Vênus brilhando no céu.
Com a fusão dos dois clubes, a📈 estrela apontada para o Zênite também foi adotada como símbolo do futebol.
O Botafogo de Futebol e Regatas recebeu como um📈 dos apelidos "clube da Estrela Solitária".[45]
Escudo do Botafogo na sede do clube.
Escudo
O Club de Regatas Botafogo não possuía um escudo📈 oficial.
Havia, porém, um escudo usado popularmente que continha a Estrela Solitária, remos e o monograma do clube, com as iniciais📈 CRB.
No uniforme, o clube usava apenas um monograma com a estrela no topo.
Em 1919, a estrela se sobrepôs às iniciais,📈 que passaram para dentro dela.
Já o escudo do Botafogo Football Club foi desenhado a nanquim por um de seus fundadores,📈 Basílio Viana Júnior.
Era um escudo branco no estilo suíço, com o contorno em preto.
Ao centro, as iniciais do clube BFC,📈 entrelaçadas em preto.
Em 1942, com o surgimento do Botafogo de Futebol e Regatas, manteve-se o formato do escudo do Botafogo📈 Football Club, com a Estrela Solitária branca, do Club de Regatas Botafogo, no lugar das letras, em um fundo preto.
Além📈 disso, o escudo recebeu dois contornos: o de dentro branco e o de fora negro.[46]
Em 2008, a revista japonesa T📈 Sports Magazine elegeu os 100 escudos de futebol mais bonitos do mundo e o símbolo do Botafogo foi escolhido como📈 o primeiro colocado.
[47] No ano seguinte, foi novamente considerado o escudo mais bonito do mundo, dessa vez pelo site Esporte📈 Info, atual Esporte Final.
O time de jurados consistiu de jornalistas, uma designer gráfica e um historiador brasileiros.
[48][49] Em 2013, o📈 site norte-americano Bleacher Report também incluiu o escudo alvinegro entre os 20 mais bonitos do mundo.[50]Estrelas
As estrelas acima do escudo.
Entre📈 1981 e 2003, acima do escudo oficial do Botafogo havia quatro estrelas menores, que representavam o tetracampeonato carioca conquistado entre📈 os anos de 1932 e 1935.
Atualmente, porém, o clube não utiliza mais essas estrelas complementares, fazendo jus ao apelido de📈 Estrela Solitária.[7][51]Bandeira
Bandeira do Botafogo.
A bandeira do Botafogo de Futebol e Regatas surgiu após a fusão do Botafogo Football Club com📈 o Club de Regatas Botafogo.
O clube de futebol possuía uma bandeira com faixas horizontais pretas e brancas, com o escudo📈 do clube ao centro.
Foi bordada pela primeira vez pelas irmãs do ex-presidente Edwin Elkin Hime Júnior: Ruth, Hilda, May, Leah📈 e Miriam.
[52] Já a bandeira do clube de regatas era branca, com um quadrilátero preto no canto superior esquerdo e📈 a tradicional Estrela Solitária em branco.
Com a fusão, em 1942, permaneceram as faixas horizontais e o quadrilátero preto, com a📈 Estrela Solitária branca no canto superior esquerdo.
O formato oficial da bandeira é de 1,28 metro de largura e 90 centímetros📈 de altura.
As listras horizontais têm 10 centímetros de largura cada.
São cinco listras pretas e quatro brancas.
O retângulo preto, que contém📈 a Estrela Solitária, mede 56 x 40 cm.
Camisa 7Camisa 7 alvinegra.
A camisa 7 é considerada a mais importante da história📈 do Botafogo.
Diversos jogadores do clube se destacaram tanto pelo alvinegro quanto pela Seleção Brasileira vestindo o número místico nas costas.
A📈 história de sucesso começou com o atacante Paraguaio, em 1948.
O jogador foi um dos grandes responsáveis pelo título carioca daquele📈 ano, conquistado após uma vitória sobre o Expresso da Vitória vascaíno.[46]
Nos anos 1960, a camisa 7 vestiu Garrincha, um dos📈 maiores ídolos do clube e da Seleção Brasileira.
Com diversos títulos conquistados pelo alvinegro, além de duas Copas do Mundo com📈 a Seleção, o jogador consagrou de vez o número.
A partir de então, a camisa sempre foi reservada ao jogador considerado📈 de maior qualidade do time.
Na década de 1970, Jairzinho, Rogério e Zequinha mantiveram a mística do 7.
[53] A camisa ainda📈 voltaria a ter destaque em 1989: após 21 anos sem vencer o Campeonato Carioca, o atacante Maurício, vestindo o número📈 mágico, fez o gol do título por 1–0 sobre o rival Flamengo.[46]
Nos anos 1990, foi a vez de Túlio Maravilha📈 fazer sucesso com a camisa.
Em 1995, com o patrocínio da marca de refrigerante Seven Up, o atacante deixou de lado📈 o número 9 e passou a vestir a camisa 7, graças a uma ação de marketing.
[54] Como resultado, a conquista📈 do Campeonato Brasileiro daquele ano, com Túlio sendo o artilheiro da competição.
[55] Nos anos 2000, o jogador de maior relevância📈 a usar o número 7 foi o atacante Dodô.
Após vestir a camisa 10 nas passagens anteriores pelo clube, trocou de📈 número justamente em 2007.
Mesmo sem conquistar títulos naquele ano e após um polêmico caso de doping, a camisa do jogador📈 foi a mais vendida da temporada.[56][57]
Em 2021, o Botafogo nomeou o seu novo programa de sócio-torcedor como "Camisa 7", em📈 referência à história de ídolos do clube com o número.
[58] O nome foi escolhido por meio de uma votação online📈 entre torcedores da equipe.
[59]HinosHino popular
O hino mais difundindo na mídia e no conhecimento popular, apesar de não ser o oficial,📈 foi composto por Lamartine Babo em 1942.
Os versos iniciais "Botafogo, Botafogo campeão desde 1910" estão na cabeça dos torcedores, sendo📈 frequentemente cantado nos jogos do time.[60]
Há uma polêmica na letra.
Como foi composta na década de 1940, seu registro traz "Campeão📈 desde 1910".
Contudo, o primeiro título oficial do Botafogo foi o Campeonato Carioca de 1907, que, devido a divergências entre Botafogo📈 e Fluminense, só foi oficializado em 1996, com a divisão do título pelos dois clubes.
Por conta disso, é comum ouvir📈 torcedores cantando uma versão modificada: "Botafogo, Botafogo campeão desde 1907".
[61] Neste hino, encontra-se também dois dos principais lemas do clube.
São📈 eles: "Foste herói em cada jogo" e "Não podes perder, perder pra ninguém".
Hino oficial do futebol
O hino oficial do Botafogo📈 Football Club, com letra de Octacílio Gomes e música de Eduardo Souto, não é muito difundido entre a mídia e📈 os torcedores.
[60] Isto se deve ao fato de a canção de Lamartine Babo ter sido criada no ano da fusão📈 dos dois clubes e possui, também, um vocabulário menos complexo do que o oficial.
Além disso, os hinos oficiais dos outros📈 clubes cariocas também são ofuscados pelas canções de Lamartine, que compôs músicas para, além do Botafogo, America, Flamengo, Fluminense, Vasco,📈 Bangu, Olaria, São Cristóvão, Madureira, Bonsucesso e Canto do Rio.[62]
Hino oficial do remo
O hino do antigo Club de Regatas Botafogo📈 foi escrito por Alberto Ruiz, que foi presidente do clube em 1930.
[60]MascotesManequinho
Ver artigo principal: Manequinho
Estátua do Manequinho em frente à📈 sede do clube.
Atualmente, em frente à sede de General Severiano, há uma estátua apelidada de "Manequinho", que faz parte do📈 folclore alvinegro.
Tombada em 2002 como patrimônio cultural, representa, de maneira bem-humorada, um menino urinando.
É uma reprodução da estátua Manneken Pis,📈 da Praça de Bruxelas, na Bélgica.
Com um metro de altura, foi esculpida originalmente por Belmiro de Almeida, em 1908, e📈 esteve instalada na Praça Marechal Floriano, no Rio de Janeiro, até 1927.
Nessa ocasião, foi transferida, por ser considerada um desrespeito📈 aos bons costumes, para a Praia de Botafogo, próxima ao Mourisco Mar.
A imagem passou a ser associada ao Glorioso quando,📈 na comemoração do Campeonato Carioca de 1957, um torcedor vestiu a escultura com a camisa do Botafogo.
Os alvinegros, então, passaram📈 a considerá-la um símbolo do clube.
Em todas as conquistas de títulos, o Manequinho recebe carinhosamente um uniforme do time.
Em 1990,📈 vândalos roubaram e destruíram o monumento.
Uma réplica, de autoria de Amadeu Zani, foi instalada no local para substituí-lo.
No ano de📈 1994, a estátua foi transferida para a praça em frente à sede de General Severiano.
Em 2008, após novo ato de📈 vandalismo, o Manequinho teve a peça de seu pênis roubada.
A estátua novamente foi restaurada e, no início de novembro desse📈 mesmo ano, o Botafogo assumiu a posse e guarda oficial do monumento.[46]Pato Donald
Lorenzo Mollas, chargista argentino que trabalhou no Rio📈 de Janeiro nas décadas de 1940 e 50, vestiu o Pato Donald com a camisa do Botafogo nos anos 1940.
Logo,📈 a personagem de desenhos da Walt Disney foi adotada como mascote pela torcida.
Mollas escolheu o Pato Donald porque ele reclama📈 seus direitos, luta, briga e se defende, como eram os dirigentes alvinegros da época, e, ainda, sem perder a sua📈 elegância ao deslizar pelas águas, aludindo à prática do remo.
Apesar do carisma, o mascote nunca foi oficializado por causa dos📈 direitos autorais.
[63]Cachorro "Biriba"
Biriba, mascote lançado em 2008, em homenagem ao eterno amuleto da sorte do clube.
No final dos anos 1940,📈 o supersticioso presidente Carlito Rocha transformou o cachorro Biriba, que pertencia ao zagueiro Macaé, em mascote do clube.
Em partida contra📈 o Madureira, válida pelo Campeonato Carioca de 1948, o vira-lata invadiu o gramado no momento da comemoração de um gol📈 alvinegro.
A partir de então, Rocha passou a levar o animal em todas as partidas do clube, acreditando que trazia sorte.
[64]📈 Em certa ocasião, a diretoria do Vasco da Gama tentou barrar a entrada de Biriba em São Januário, mas Carlito📈 Rocha colocou o cachorro debaixo do braço e desafiou os rivais, permitindo a entrada do animal.
Com a presença de Biriba,📈 em 19 jogos, o Botafogo venceu 17 partidas e empatou duas, sagrando-se campeão estadual daquele ano.
[65] O simpático mascote botafoguense📈 morreu aos 12 anos, em 1958.[66]
Com a popularidade de Biriba, a figura do cachorro foi adotada como mascote não oficial📈 do clube.
A torcida Fúria Jovem, inclusive, tem o animal como símbolo e divide seus grupos por "canis".
[67] Em 2008, a📈 tradição do cachorro como mascote alvinegro foi revivida quando o cão Perivaldo (nomeado em homenagem ao ex-jogador do clube nos📈 anos 1970) entrou junto com o time em uma partida da Copa do Brasil.
Em suas costas negras, o beagle trazia📈 uma marca de nascença em formato de estrela na cor branca, remetendo ao símbolo máximo do clube, a Estrela Solitária.
[64]📈 mas os donos moravam em João Pessoa, o que dificultou do mascote ser adotado oficialmente pelo clube,[68], apesar das coincidências📈 com o glorioso e da sorte trazida pelo animal, quando ele aparecia na mídia.[69][70]Uniformes
Garrincha na vitória de 2-0 sobre o📈 Barcelona pela Copa Iberoamericana de 1964.
O clube usava meiões cinzas havia sete anos.
O Club de Regatas Botafogo dispunha, inicialmente, de📈 dois uniformes diferentes.
O primeiro, com camisetas e calções inteiramente negros, era utilizado para as competições em si.
O segundo, com camisa📈 alvinegra listrada na horizontal e calções negros, era utilizado somente nos treinamentos.
Posteriormente, o clube passou a utilizar como segundo uniforme📈 o traje inteiramente branco.
Já o Botafogo Football Club, em seus primeiros anos, usava camisas e calções brancos, com meias cor📈 de abóbora, antes de trocar para as meias pretas.
[71] Somente em 1906 a equipe adotaria a tradicional camisa listrada, encomendadas📈 junto à Benetfink & Company, de Londres.
[72] A inspiração para as cores veio da Juventus, tradicional equipe da Itália, onde📈 um dos fundadores do Botafogo, Itamar Tavares, havia estudado.[73]
Mesmo com a fusão entre os dois clubes e a formação do📈 Botafogo de Futebol e Regatas, cada esporte manteve seu uniforme: o remo continuou a vestir negro e o futebol usava📈 camisa listrada com calções e meias pretos.
Porém, em 1948, o Botafogo passou a utilizar calções e meias brancos, fato que📈 durou sete anos.
De 1954 a 1956, devido ao suicídio do presidente do Brasil Getúlio Vargas, o Botafogo usou novamente calção📈 e meias negros.
Em 1956, voltou a usar os dois equipamentos inferiores em branco novamente, por um curto período de tempo.
Em📈 1957, passou a usar também meiões na cor cinza.[74]Estatuto
A camisa do Botafogo deve possuir nove listras verticais de igual tamanho,📈 conforme o estatuto do clube.
[75][76] Normalmente, a listra central é da cor preta, porém, em algumas oportunidades, foram utilizadas na📈 cor branca.
[77] Detalhes nas mangas e na altura do ombro também são aceitos para facilitar a diversidade ano a ano.
De📈 acordo com o estatuto, o uniforme deve ser nas cores alvinegras.
Portanto, suas camisas reservas são predominantemente brancas ou pretas, tal📈 qual são as cores dos calções e das meias.
O uniforme de goleiro não precisa seguir o regulamento do clube.
[76]Principais títulos
Outras📈 conquistas internacionaisLegenda:Campeão invicto
Campeão (vencendo os dois turnos)
Campeão direto (vencendo os dois turnos)
Torneio independente do Campeonato CariocaFutebolEstatísticasParticipações
Participações em 2023
Campanhas de destaquePartidas📈 históricasElenco atual
Última atualização: 21 de agosto de 2023.
Futebolistas históricosMuro dos Ídolos
Em 2008, a barra brava Loucos pelo Botafogo pintou um📈 muro localizado em frente à calçada da sede de General Severiano com homenagens a diversos jogadores históricos considerados ídolos do📈 clube.
[169] O muro foi restaurado e repaginado em 2015,[170] e conta atualmente com homenagens aos seguintes jogadores:[171]
Jogadores que, no Mundo,📈 só jogaram pelo Botafogo de Futebol e Regatas
Jogadores que, no Brasil, só jogaram pelo Botafogo de Futebol e Regatas
Jogadores que,📈 no Estado do Rio de Janeiro, só jogaram pelo Botafogo de Futebol e Regatas
Jogadores campeões pela Seleção
Garrincha durante a Copa📈 do Mundo de 1962.
Ao todo, o Botafogo cedeu 48 jogadores para a Copa do Mundo: 47 para a Seleção Brasileira📈 e um para a Seleção Uruguaia – Loco Abreu, em 2010.
[27][172] Já na edição de 2014, o uruguaio Lodeiro participou📈 oficialmente como atleta do clube, mas não é contabilizado, pois já estava com globoesporte com fluminense transferência acertada para o Corinthians antes📈 mesmo do início do torneio.
[173] Dentre eles, oito foram campeões da Copa do Mundo como atletas do Botafogo, somando 12📈 títulos no total: Didi, Garrincha e Nilton Santos venceram o Mundial duas vezes, em 1958 e 1962; Amarildo e Zagallo📈 também foram campeões em 1962; enquanto Jairzinho, Paulo César Caju, Roberto Miranda e Rogério conquistaram o torneio em 1970.
[174] Em📈 1962, o Botafogo teve também o artilheiro da competição: Garrincha, com quatro gols, ao lado de Flórián Albert, Valentin Ivanov,📈 Dražan Jerković, Leonel Sánchez e Vavá.
[175] Jairzinho, por globoesporte com fluminense vez, nunca foi artilheiro do Mundial, mas é o único ao📈 lado do uruguaio Ghiggia, que marcou gols em todos os jogos de uma edição de Copa do Mundo, respectivamente em📈 1970 e 1950.
[176][177] Didi em 1958, Garrincha em 1962 e Jairzinho em 1970 foram eleitos os melhores jogadores das competições.
Além📈 deles, outros jogadores também foram campeões por suas seleções durante a passagem pelo alvinegro.
O Botafogo teve 8 atletas campeões, somando📈 9 títulos da Copa América: pela Seleção Brasileira, os campeões foram Palamone, em 1919 e 1922; Luís Menezes, em 1919;📈 Nilton Santos, Octávio Moraes e Osvaldo, em 1949; Josimar e Mauro Galvão, em 1989;[carece de fontes] e Gonçalves em 1997.
[178]📈 Em 2011, Loco Abreu foi campeão pela Seleção Uruguaia.
[179][180] O Botafogo também teve dois jogadores que conquistaram o título da📈 Copa das Confederações enquanto defendiam o clube: o zagueiro Gonçalves, em 1997,[178] e o goleiro Jefferson, em 2013.
[181] Por fim,📈 o zagueiro canadense Tony foi campeão da Copa Ouro da CONCACAF de 2000 pela Seleção do Canadá.
O Botafogo ainda possui📈 diversos jogadores campeões pela Seleção em torneios como o Superclássico das Américas e a Copa Rio Branco, além de outras📈 competições amistosas.
Jogadores estrangeiros
A lista só considera jogadores que foram relacionados em partidas do time A do profissional e que entraram📈 em campo, por terem seus nomes em súmulas.
Jogadores que fizeram testes, base, Botafogo B ou que apenas treinaram no time📈 A do profissional, não são considerados, porque muitos não tinham vínculo empregatício, principalmente no período pré-profissionalização do futebol brasileiro.
Jogadores brasileiros📈 sem atuação por uma seleção estrangeira, antes ou durante a globoesporte com fluminense passagem pelo Botafogo, não são listados como estrangeiros, independente📈 da ascendência ou dupla nacionalidade, porque nasceram no Brasil.
As regras foram aplicadas em todas as décadas.
Grandes treinadores
Nicolas Ladanyi foi duas📈 vezes campeão carioca com o Botafogo.
O Botafogo já contou com uma enorme quantidade de técnicos em seu comando.
O cargo foi📈 exercido primeiramente por Octávio Werneck, em 1906, como chefe da comissão técnica.
Até 1923, o clube não possuía um treinador que📈 comandasse a equipe sozinho, mas sim uma comissão encabeçada por indivíduos pré-determinados.
O primeiro técnico a dirigir o time individualmente foi📈 o uruguaio Juan Carlos Bertone.
Jornalista e torcedor, João Saldanha foi chamado para o cargo em 1957.
Na década de 1930, o📈 húngaro Nicolas Ladanyi foi o treinador botafoguense nas conquistas estaduais de 1930 e [[Campeonato Carioca de Futebol de 1932|1932].
O técnico📈 Armindo Nobs ganhou os Campeonatos Carioca de 1933 e 1934, ano em que deixou o cargo.
Quem assumiu seu lugar foi📈 Carlito Rocha, que já havia sido líder de comissão técnica em 1917, ao lado de Oldemar Murtinho, e treinado a📈 equipe em outras quatro ocasiões na década de 1920.
Em 1935, dirigiu o time na conquista do quarto título seguido de📈 campeão carioca, e também de 1936 a 1939.
Carlito, que já havia sido jogador, ainda se tornaria presidente do Botafogo na📈 década de 1940.[204]
Outro técnico que entrou para a história como um dos principais do Botafogo foi o jornalista João Saldanha,📈 que foi o treinador campeão do Campeonato Carioca de 1957.
[205] Na década de 1960, Marinho Rodrigues se destacou ao ser📈 campeão do Torneio Rio-São Paulo em 1962, além de garantir o bicampeonato carioca em 1961 e 1962.
No mesmo período, Zagallo📈 entrou para a história conquistando o Campeonato Brasileiro de 1968, o bicampeonato carioca de 1967 e 1968, e o tricampeonato📈 do Troféu Triangular de Caracas, em 1967, 1968 e 1970, além de ter vencido a Copa do Mundo de 1970,📈 enquanto ocupava o cargo de técnico do clube.
Os treinadores não eram exclusivos da seleção nesse período.
[121][125] Na década de 1970,📈 o cargo também foi ocupado por uma série de ex-jogadores, assim como Zagallo.
Paraguaio, técnico do Campeonato Brasileiro de 1971, quando📈 o Botafogo foi o terceiro colocado,[carece de fontes] e Sebastião Leônidas, treinador vice-campeão brasileiro de 1972[206] foram os nomes de📈 maior destaque, mas a lista também conta com ex-jogadores como Carvalho Leite, Geninho, Martim Silveira, Sylvio Pirillo, Paulistinha, Joel Martins,📈 Carlos Roberto, entre outros.
Paulo Autuori era o técnico do clube no Campeonato Brasileiro de 1995.
Em 1989, quando o Botafogo pôs📈 fim a uma sequência de 21 anos sem vencer o Campeonato Carioca, Valdir Espinosa era o treinador.
[207] Em outras conquistas📈 importantes nos anos 1990, aponta-se Paulo Autuori, o técnico campeão brasileiro de 1995, e Carlos Alberto Torres, campeão da Copa📈 CONMEBOL de 1993.
[133][137] Torres também treinou a equipe alvinegra em situações ruins em três oportunidades, quando o time precisava escapar📈 do rebaixamento no Campeonato Brasileiro, entre 1997 e 2002.
Nesta última, não conseguiu evitar o descenso do time nos jogos finais.
[147]📈 Na Série B de 2003, Levir Culpi foi o encarregado de comandar o Botafogo e levou a equipe de volta📈 à Série A.[148]
Nos anos 2000, Cuca se destacou como um dos técnicos mais importantes da história recente do Botafogo.
Chegou a📈 ser considerado ídolo por dirigentes e torcedores e teve uma série de produtos lançados com seu nome.
[208][209] Cuca assumiu o📈 cargo em maio de 2006 e ficou, inicialmente, até setembro de 2007, quando pediu demissão e foi substituído por Mário📈 Sérgio até ser readmitido nove dias depois.
[210] Durante a globoesporte com fluminense passagem pelo Botafogo, montou o time apelidado de Carrossel Alvinegro,📈 com um esquema tático ofensivo e de muita movimentação que liderou o Campeonato Brasileiro de 2007 por 11 rodadas.
[211][212] O📈 Botafogo de Cuca venceu a Taça Rio em 2007 e 2008, além da Copa Peregrino.
Contudo, ficou marcado por não ter📈 conquistado títulos relevantes e pelas derrotas traumáticas.[213]
Em 2010, Joel Santana, que havia sido campeão carioca em 1997 pelo Fogão, retornou📈 ao clube.
[214] Sua nova passagem ficou marcada por seu jeito folclórico e pela conquista do Campeonato Carioca de 2010.
[155] Para📈 2012, o clube acertou com Oswaldo de Oliveira, que estava há cinco temporadas no Kashima Antlers, do Japão.
[215] Em dois📈 anos no Botafogo, Oswaldo conquistou o Campeonato Carioca de 2013 e a vaga na Libertadores de 2014, competição que a📈 equipe não disputava havia 18 anos.[157][216]
Recordes individuaisa.
^ O brasileiro Dino da Costa não é listado como estrangeiro do clube, por📈 não ter atuado pela Itália, antes ou durante a globoesporte com fluminense passagem pelo Botafogo.
Patrocinadores e material esportivoTorcida
Torcida do Botafogo no Maracanã,📈 durante a final do Campeonato Carioca de 2006.
Historicamente, a torcida do Botafogo era formada por moradores dos bairros próximos ao📈 clube, como Botafogo, Copacabana e Urca.
[217] A popularização botafoguense teve início apenas na década de 1940, especialmente com a presença📈 do craque Heleno de Freitas.
A geração seguinte, nas décadas de 1950 e 1960, é inspirada pela chamada "época de ouro"📈 do clube, liderada por Garrincha.
De acordo com as pesquisas Datafolha, Lance!-Ibope e Pluri Stochos, o Botafogo possui a 12.
ª maior📈 torcida do Brasil, por vezes empatado com a 10.ª e a 13.ª maior.
[218][219][220] Segundo a Pluri Stochos, o Botafogo possui📈 a 8.
ª maior torcida das regiões Norte e Centro-Oeste, a 10.
ª maior torcida da região Sudeste e a 15.
ª maior📈 do Nordeste.
[221][222] A estimativa é que o clube tenha cerca de 3,4 milhões de torcedores em todo o Brasil.[219]
Torcidas organizadas
A📈 Loucos pelo Botafogo recepciona o time no Nilton Santos.
O primeiro movimento de torcedores organizados do clube foi a Torcida Organizada📈 do Botafogo (TOB), formada em 7 de julho de 1957.
[223] Atualmente, a TOB já não existe mais, porém, desde então,📈 muitas outras organizadas foram criadas ao longo dos anos.
Em 1969, surgiu a Torcida Jovem do Botafogo (TJB), a organizada do📈 clube mais antiga em atividade.
[224] Já a Fúria Jovem do Botafogo (FJB) foi criada em 2001, a partir de dissidentes📈 da TJB.
[225] No início do século, se tornou a maior torcida organizada do alvinegro, mas perdeu espaço por conta de📈 sucessivas punições e afastamentos devido a atos de violência de seus membros filiados, assim como a TJB.
[226][227][228] Com isso, ganhou📈 espaço o movimento Loucos pelo Botafogo, formado em 2006 com o intuito de ser a barra brava do clube.
A Loucos,📈 como é conhecida, não se considera uma torcida organizada, pois não possui uniforme e entoa cantos direcionados apenas ao Botafogo.[226]
Outra📈 organizada de destaque é a Torcida Botachopp, fundada em 2003, ano em que o Botafogo disputou a Série B do📈 Campeonato Brasileiro.
Criada informalmente numa mesa de bar por um grupo de amigos alvinegros, o movimento bem-humorado se considera uma "torcida📈 desorganizada" e prima pela amizade e respeito entre os botafoguenses.[229]
Além destas, há várias torcidas organizadas e movimentos espalhados pelo Brasil,📈 como por exemplo a Torcida Estrela Solitária (TES), a Torcida Alvinegra Fogoró e a Fogospel.
Há também as vertentes de outros📈 estados, como a FogoHorizonte e a Recifogo, dentre outras.[230][231]Clássicos
O primeiro grande rival histórico do Botafogo foi o Fluminense, cujo primeiro📈 confronto foi disputado em 1905.
As duas equipes, por estarem entre as mais antigas do futebol brasileiro, fazem o chamado Clássico📈 Vovô.
[14] Na década de 1900, travavam duelos entre jovens adolescentes, do alvinegro, contra homens de mais idade, do tricolor.
[232] A📈 rivalidade entre os dois clubes, localizados em bairros próximos, aumentou cada vez mais com o passar dos anos, já contando📈 com maior variação e equidade etária de seus futebolistas a partir da década de 1910.
As disputas entre os dois clubes📈 não acontecem somente nos gramados, mas também nos bastidores, entre os dirigentes.[233][234][235]
Outro clube considerado um dos maiores adversários do Botafogo📈 é o Flamengo, formando o Clássico da Rivalidade.
Originalmente de bairros vizinhos, as duas agremiações já competiam entre si no remo,📈 desde o final do século XIX, na Baía de Guanabara.
No futebol, o Flamengo só iniciou suas atividades em 1912, um📈 ano antes de fazer seu primeiro jogo contra o Botafogo.
Os dois clubes, que contaram, em momentos distintos, com dois dos📈 principais jogadores de futebol do Brasil, Garrincha, pelo alvinegro, e Zico, pelo rubro-negro, fizeram partidas históricas, entre elas finais de📈 campeonatos estaduais e uma final de Campeonato Brasileiro, em 1992.
[13] Assim como no duelo contra o Fluminense, a rivalidade entre📈 alvinegros e rubro-negros também se estende aos cartolas.[236][237][238]
Já Botafogo e o Vasco da Gama, outro clube originário do remo, ficaram📈 conhecidos como co-irmãos, fazendo o Clássico da Amizade.
[15] Em 1977, assim como a dupla Fla-Flu, formaram até um combinado para📈 enfrentar a Seleção Brasileira.
[239] O Vasco, que só começou a participar do futebol em 1916 em divisões inferiores, fez sua📈 primeira partida contra alvinegro em 1923.
Contra o time da cruz de malta, o Botafogo possui seu pior retrospecto diante de📈 um rival, com uma diferença de vitórias um pouco maior a cinquenta partidas.
Em finais de campeonato, porém, o retrospecto é📈 amplamente favorável ao alvinegro, com nove títulos do Botafogo contra apenas quatro do Vasco (sem considerar edições do Torneio Início📈 e do Torneio Extra).
[240][241][242][243][244]
No Rio de Janeiro, o Botafogo também tem outros adversários de relevância histórica, como o America, o📈 Bangu, o Americano, dentre outros.
Porém, por disputarem por muito tempo torneios em divisões inferiores ao alvinegro, não são considerados clássicos📈 e as partidas não possuem o mesmo fervor das disputadas contra Flamengo, Fluminense e Vasco.[245][246][247]
Fora do estado do Rio de📈 Janeiro, o clube contra quem o Botafogo fez mais partidas históricas foi o Santos.
Na década de 1960, a disputa entre📈 o Santos de Pelé e o Botafogo de Garrincha era tratada como o maior clássico do país.
[248] Em 1962, os📈 dois esquadrões mediram forças na final da Taça Brasil, que acabou vencida pelos santistas.
[249] Posteriormente, os dois times ainda fizeram📈 a final do Brasileirão de 1995, que dessa vez terminou com título para o time carioca.[250]
O time da Estrela Solitária📈 também possui certa rivalidade contra outros clubes paulistas em virtude dos constantes duelos no extinto Torneio Rio-São Paulo.
São eles, além📈 do Santos, o Palmeiras, o São Paulo e o Corinthians, contra quem o clube leva vantagem nos confrontos.
O Botafogo também📈 tem rivalidades moderadas contra os times de Minas Gerais, especialmente o Atlético Mineiro, que também veste uniforme alvinegro e sofreu📈 diversas eliminações em torneios nacionais e continentais pelos botafoguenses.
[251][252][253][254][255]Valor de mercado
De acordo com a empresa BDO RCS Auditores Independentes, a📈 marca do clube é a décima segunda de maior valor no Brasil em 2016, girando em torno de 235,5 milhões📈 de reais.
[256] Em 2012, o valor de mercado da marca "Botafogo" era de 112,6 milhões.
[257] Em média, o valor de📈 marca do clube cresce 14,3% ao ano desde 2009.
[258]Outros esportesBasquete
Esporte tradicional no clube, o basquete tem papel fundamental na história📈 do Glorioso: a modalidade serviu como pano de fundo de uma das mais emocionantes páginas de seu passado.
Foi num jogo📈 de basquete no Mourisco Mar entre o Botafogo Football Club e o Clube de Regatas Botafogo que a morte em📈 quadra do atleta Armando Albano provocou a comoção que culminaria na fusão entre as duas agremiações no Botafogo de Futebol📈 e Regatas, oficializada no dia 8 de dezembro de 1942.
Rapidamente o novo clube dominaria o basquete carioca com a conquista📈 do tricampeonato estadual masculino em 1943, 1944 e 1945.
Antes mesmo da união, o Botafogo Football Club já era uma das📈 potências do esporte e contava com diversos atletas na Seleção Brasileira, além de ter sido campeão estadual em 1939 e📈 1942 e pentacampeão do estadual organizado pela Associação Metropolitana de Basketball entre 1933 e 1937.
Depois, o Glorioso se tornou o📈 primeiro clube carioca a vencer uma competição nacional masculina: a Taça Brasil de 1967.
Assim como no masculino, a década de📈 60 também foi gloriosa para o basquete feminino do Fogão.
Liderada por Martha, a equipe alvinegra sagrou-se tetracampeã carioca em 1960,📈 1961, 1962 e 1963.[259]
Em 2017, Botafogo retomou a participação em competições nacionais de basquete e conquistou o título da Liga📈 Ouro.
Com o feito, o Botafogo ganhou o direito de participar do NBB, torneio de 1ª divisão nacional de basquete masculino.
Principais📈 TítulosFutebol feminino
Em 2013, o Botafogo montou um time de futebol feminino para participar pela primeira vez do Campeonato Carioca, quando📈 terminou na quarta colocação.
[260] No ano seguinte, foi campeão invicto do Estadual e estreou no Campeonato Brasileiro, sendo eliminado na📈 semifinal com uma derrota nos pênaltis.
[261][262] Em 2015, disputou a Copa do Brasil, mas acabou eliminado nas oitavas de final📈 após revés contra o Foz Cataratas.
[263] A modalidade manteve-se desativada no clube até 2019, quando o Botafogo retornou para participar📈 da Série A2 do Campeonato Brasileiro.[264].
Em 2021 o Clube conquistou o seu segundo título do Estadual.
Futebol 7
O Botafogo foi o📈 primeiro campeão da Liga Fut 7, uma das principais competições da modalidade, disputada em 2012.
[265] No mesmo ano, tornou-se o📈 primeiro campeão mundial de clubes de futebol soçaite ao derrotar o rival Flamengo na final do Mundialito de Clubes de📈 Futebol 7.
[266][267]Polo aquático
O Botafogo é uma das maiores potências nacionais do polo aquático.
Além de inúmeros títulos, o clube tem como📈 costume revelar grandes nomes do esporte.
[268]Principais TítulosRemo
Barco para treinamento de remo na sede náutica do clube.
Com sede em um dos📈 cartões postais mais bonitos do Rio de Janeiro, o remo alvinegro surgiu em 1891 com o nome Grupo de Regatas📈 Botafogo.
No entanto, logo depois, o clube precisou encerrar suas atividades, voltando três anos depois como Club de Regatas Botafogo.
É um📈 dos principais esportes do clube em toda história, ao lado do futebol.
Foi do Alvinegro a maior revelação do remo nacional:📈 Antônio Mendes de Oliveira, que acabou se tornando campeão brasileiro em 1902.
Em 1924, Antônio se tornou presidente do Botafogo.
Atualmente, o📈 remo alvinegro conta com grandes atletas, como Aílson Eráclito da Silva, Célio Dias Amorim, Armando Marx, Anderson Nocetti, Diego Nazário,📈 Bianca Miarka e Marciel Morais.
O remo alvinegro também é destaque no paraolímpico com Isaac Ribeiro, que sagrou-se tricampeão brasileiro e📈 participou da Copa do Mundo da Eslovênia e das Paralimpíadas de Londres.
[270]Principais TítulosVoleibol
Semifinal entre Botafogo e Fluminense pelo Campeonato Carioca📈 Feminino de 2008.
O Botafogo sempre foi referência nacional e internacionalmente no vôlei, com mais de 80 campeonatos estaduais, em diversas📈 categorias, quatro nacionais e três sul-americanos.
Desde 2009, o clube iniciou um profundo processo de reestruturação, investindo e uniformizando a formação📈 de novos jogadores.
São mais de 150 atletas das equipes masculina e feminina, nas categorias pré-mirim, mirim, infantil, infanto-juvenil, juvenil e📈 adulta.
O clube tem uma parceria com a Escola de Educação Física do Exército para utilizar suas instalações sempre que necessário.
Em📈 2013, o time adulto masculino voltou a disputar uma competição nacional após 29 anos, a Supercopa Banco do Brasil.
[278]Principais TítulosPresidentes
O📈 Botafogo tem uma extensa lista de presidentes em globoesporte com fluminense história.
Antes da fusão, foram 20 mandatos no Club de Regatas Botafogo,📈 de 1894 a 1942, e 24 no Botafogo Football Club, de 1904 até o mesmo período.
O primeiro mandatário do clube📈 de regatas foi José Maria Dias Braga, enquanto Flávio Ramos foi o primeiro presidente do clube de futebol.
[carece de fontes]📈 Ao longo dos anos, os cargos foram ocupados por alguns ex-atletas e figuras ilustres da sociedade carioca, como o escoteiro📈 e ex-jogador Mimi Sodré, no futebol, e o ex-remador Antônio Mendes de Oliveira e o poeta modernista Augusto Frederico Schmidt,📈 no remo.
Este último, ao lado de Eduardo Góis Trindade, foi o responsável pela união das duas agremiações e a formação📈 do Botafogo de Futebol e Regatas.
[34] Outro nome de destaque foi João Lyra Filho: presidente do Botafogo Football Club entre📈 1940 e 1941, Lyra Filho se formou na Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil, foi presidente do Conselho📈 Nacional de Desportos durante o Estado Novo e considerado a maior figura do Tribunal de Contas do Estado da Guanabara,📈 além de ter sido reitor da UERJ e aclamado como pai do direito desportivo no país.[279][280][281]
Após a fusão, um dos📈 presidentes mais populares foi Carlito Rocha, ex-jogador e ex-treinador da equipe de futebol.
Mandatário do clube de 1948 a 1951, Rocha📈 foi o responsável pelo surgimento do mascote Biriba, cachorro que adotou e se tornou amuleto do time na conquista do📈 Campeonato Carioca de 1948.
[64][204] Nos anos 1960, se destacaram o professor Ney Cidade Palmeiro, que posteriormente também seria reitor da📈 UERJ,[280] e Altemar Dutra de Castilho, mandatário do clube durante a conquista do Campeonato Brasileiro de 1968.
[282] Já Charles Macedo📈 Borer entrou para a história de forma negativa, como o presidente que vendeu a sede de General Severiano, em 1976.
[283]📈 Outro mandatário alvinegro marcante foi o bicheiro Emil Pinheiro, que presidiu o clube de 1991 a 1992.
No último ano, o📈 time foi vice-campeão brasileiro, mas Emil ganhou os holofotes ao afastar Renato Gaúcho do elenco antes do segundo jogo da📈 final contra o Flamengo, por conta de uma aposta cumprida pelo atacante com um jogador rival.[284]
Bebeto de Freitas foi o📈 mandatário alvinegro de 2003 a 2008.
Em 1993, ano do título da Copa CONMEBOL, Mauro Ney Palmeiro era o presidente do📈 Botafogo.
[285] Dois anos depois, em 1995, na temporada em que o clube conquistou o Campeonato Brasileiro, a figura máxima da📈 política do clube era o economista Carlos Augusto Montenegro, "dono" do Ibope, o mais importante instituto de pesquisas do Brasil.
[286][287]📈 Montenegro foi também o responsável por reaver a sede de General Severiano ao clube, em 1994.
[35] No início do século📈 XXI, Mauro Ney Palmeiro voltou ao cargo, mas seu segundo mandato terminou com o rebaixamento do Botafogo para a Série📈 B de 2003.[288]
Quem ficou com a missão de tirar o clube da segunda divisão, logo em seu primeiro ano de📈 gestão, foi Bebeto de Freitas, sobrinho de João Saldanha e primo por parte de pai de Heleno de Freitas, além📈 de ex-atleta de vôlei do alvinegro.
[282] Bebeto conseguiu tirar o Botafogo da lama, mas não foi capaz de retornar o📈 clube aos tempos de glória: durante seus dois mandatos, o único título foi o Campeonato Carioca de 2006.
[289] Seu maior📈 feito foi a aquisição do Estádio Olímpico Nilton Santos, à época chamado de Engenhão, arrendado junto à prefeitura por 20📈 anos.
[42] A partir de 2009, o dentista e professor universitário Mauricio Assumpção assumiu o posto até 2011[290] e, posteriormente, foi📈 reeleito para o mandato até 2014.
[291] Ao fim de globoesporte com fluminense gestão, porém, deixou o clube na pior situação financeira de📈 globoesporte com fluminense história e à beira do rebaixamento, que se concretizou ao fim da temporada.[292][293]
Em novembro de 2020, Durcesio Mello foi📈 eleito presidente do Botafogo para o quadriênio de 2021 a 2024, assumindo a presidência apenas no 1° de janeiro de📈 2021.[294]Homenagens
O Dia do Botafogo é comemorado no dia 16 de maio, sancionado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro.
[295]📈 A data foi escolhida em homenagem ao ex-jogador Nilton Santos, nascido em 16 de maio de 1925.
[296] Já o Dia📈 do Botafoguense é celebrado no dia 9 de agosto, em referência ao nascimento de Zagallo.[297]
O Botafogo também serviu de inspiração📈 para a fundação de outros clubes homônimos, como por exemplo o Botafogo da Paraíba, o Botafogo de Salvador, o Botafogo📈 de Brasília, o Botafogo de Cabo Verde e o Botafogo de Camarões, na África, entre outros.
O time já jogou em📈 mais de 100 cidades pelo mundo todo, em quatro continentes.
Publicações sobre o BotafogoNotasReferências