A prática de esporte na terceira idade
Sabemos que a prática de esportes é uma das mais importantes recomendações dos profissionais 💸 de saúde devido aos seus benefícios físicos e psicológicos.
Sendo assim, durante a terceira idade, é indispensável uma prática regular de 💸 atividades físicas.
Os resultados de uma rotina esportiva durante a melhor idade abrangem desde o fortalecimento mental até o fortalecimento físico 💸 e dos vínculos sociais.
O cérebro se fortalece
Segundo uma pesquisa realizada na Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara (EUA), a prática 💸 de esportes na vida adulta é excelente também para o cérebro.
Eles servirão como impulsos e protetores dos declínios cognitivos que 💸 ocorrem com o decorrer dos anos.
Ou seja, o cérebro torna-se mais jovem, ativo, com boa memória, boa atenção e bom 💸 processamento de informações.
Além disso, o exercício físico na terceira idade auxilia na prevenção de transtornos mentais, tais como a ansiedade 💸 e a depressão.
O resultado de um cérebro mais sadio é a elevação da autoestima, uma vez que o idoso se 💸 sentirá mais disposto e alegre.
Aumento do bem-estar físico
Além dos benefícios à saúde mental, a prática de esportes na terceira idade 💸 também é responsável pelo aumento do bem-estar físico.
Isso acontece em função do fortalecimento do sistema imunológico e muscular, evitando quedas 💸 e facilitando a movimentação dos membros e juntas, reduzindo assim as dores e desconfortos musculares.
Melhora na vida social
Além dos benefícios 💸 mais conhecidos, incluir uma rotina de exercícios durante a terceira idade pode auxiliar positivamente na vida social.
A prática de um 💸 esporte irá auxiliar o idoso a
possibilidade de conhecer novas pessoas e ambientes que podem estimular o convívio social, tais como 💸 praças, academias ao ar livre, parques e ONGs de apoio, fortalecendo assim, seus vínculos sociais e promovendo site casas de apostas autoconfiança, auxiliando 💸 na qualidade de vida, na inclusão e na independência do idoso.
Entendi os benefícios, por onde começar?
De acordo com uma pesquisa 💸 realizada na Universidade Southern Methodist de Dallas (EUA), 21 minutos de atividade física diária é suficiente para a manutenção da 💸 saúde mental.Porém,
os benefícios já podem ser observados com a realização de 21 minutos de atividade física por apenas três vezes 💸 na semana.
Iniciar com atividades simples e fáceis, por exemplo, caminhadas e alongamentos, pode ser um bom começo.
É importante escolher um 💸 esporte capaz de proporcionar a sensação de prazerao praticá-lo.
Até dança, por exemplo, é atividade alegre e prazerosa, e pode ser 💸 entendida como uma modalidade esportiva e eficaz como atividade física.
Lembrando sempre de realizar suas atividades após a liberação médica e 💸 com acompanhamento e instruções de um profissional habilitado.
Mas e o isolamento social?
Se você está na terceira idade, exercite-se em casa.
Nesse 💸 período, use a internet a seu favor, busque vídeos e lives realizadas por profissionais da área que, além de lhe 💸 ensinarem movimentos práticos, também possibilitam a interação virtual com outras pessoas.
Se não estiver habituado com a tecnologia, o idoso pode 💸 procurar ajuda de alguma pessoa inserida no seu círculo de convívio.
Caso esteja em isolamento social com alguém que faça parte 💸 do grupo de risco, seja um focal de inclusão e de apoio.
Ajude-o e seja um companheiro de exercícios físicos.
Nas redes 💸 sociais da Universidade Livre do Esporte do Paraná é possível encontrar vídeos ministrados por educadores físicos especializados, contendo atividades que 💸 podem serrealizadas em casa.
É importante ter em mente que investir um tempo para movimentar-se é investir em qualidade de vida, 💸 entendendo que a atividade física é uma aliada e uma forte amiga de um envelhecimento.
Você sabia que durante a terceira 💸 idade, é indispensável uma prática regular de atividades físicas? Pois os resultados de uma rotina esportiva durante a melhor idade 💸 abrangem desde o
fortalecimento mental até o fortalecimento físico e dos vínculos sociais.
O cérebro torna-se mais ativo, com boa memória, boa 💸 atenção e bom processamento
de informações Auxilia na prevenção de transtornos mentais, tais como a ansiedade e a depressão.
Elevação da autoestima 💸 Ocorre um fortalecimento do sistema imunológico e muscular Trás a possibilidade de conhecer novas pessoas e ambientes Eleva a autoconfiança 💸 e a independência Por onde começar?
21 minutos três dias da semana é suficiente
Escolha um esporte capaz de proporcionar a sensação 💸 de prazer ao praticá-lo.
Até dança, por exemplo, é atividade alegre e prazerosa, e pode ser entendida como uma modalidade esportiva 💸 e eficaz como atividade física.
Isolamento social?
Exercite-se em casa.
Use a internet a seu favor, busque vídeos e lives realizadas por profissionais 💸 da área que, além de lhe ensinarem movimentos práticos, também possibilitam a interação virtual com outras pessoas.
Se não estiver habituado 💸 com a tecnologia, o idoso pode procurar ajuda de alguma pessoa inserida no seu círculo de convívio.
Caso esteja em isolamento 💸 social com alguém que faça parte do grupo de risco, seja um focal de inclusão e de apoio.
Ajude-o e seja 💸 um companheiro de exercícios físicos.
Nas redes sociais da Universidade Livre do Esporte do Paraná é possível encontrar vídeos ministrados por 💸 educadores físicos especializados, contendo atividades que podem ser realizadas em casa.