Jogar Sudoku Difícil
Os Sudoku de nível difícil estão pensados para jogadores
experientes. Neste nível, o número de dígitos dados no 💱 início de cada jogo é reduzido
consideravelmente, pelo que encontrar a solução para as restantes células exige mais
concentração e 💱 capacidade lógica.
A partir deste momento, as anotações já não serão uma
opção, mas antes uma necessidade. Para progredir no jogo, 💱 será também imprescindível
utilizar técnicas mais avançadas para eliminar candidatos e encontrar a solução para
cada quadrícula.
Dicas para resolver um 💱 Sudoku difícil
As técnicas utilizadas para
resolver Sudokus difíceis têm como objetivo eliminar candidatos e ajudar a manter a
tabela limpa 💱 e clara. As três mais usadas neste nível são mais conhecidas pelo seu nome
em site de análise de futebol virtual grátis inglês, ainda que exista 💱 tradução para o português. São elas a X-Wing (Asa-X),
Swordfish (Espadarte) e XY-Wing (Asa-XY).
O jogador pode aplicar o método X-Wing 💱 quando
encontra o mesmo candidato em site de análise de futebol virtual grátis 4 células diferentes na tabela e estas formam um
quadrado ou retângulo quando 💱 unidas por linha e coluna. Ao ligar mentalmente, na
diagonal, as extremidades da forma geométrica, é possível determinar que apenas 💱 dois
pares de células possíveis podem resultar desta relação. Se uma solução for verdadeira,
a outra torna-se falsa. O objetivo 💱 será então testar os dois pares na tabela e eliminar
o candidato em site de análise de futebol virtual grátis análise de qualquer quadrícula que se 💱 torna impossível em site de análise de futebol virtual grátis
ambos os casos.
Para utilizar a técnica Swordfish têm de existir três linhas na tabela
contendo cada 💱 uma duas células com o mesmo candidato. Não é necessário que a posição
das quadrículas seja simétrica, mas cada uma 💱 deve estar ligada a outra por coluna.
Quando unidas, formam uma cadeia fechada que revela apenas duas soluções nesta relação.
💱 Tal como com a técnica X-Wing, o passo seguinte será testar cada uma e eliminar esse
candidato das casas que 💱 se tornam impossíveis quando ambas as potenciais soluções são
aplicadas.
A técnica XY-Wing é utilizada apenas quando existem três quadrículas com
💱 pares de candidatos que partilham pelo menos um dígito entre si (p.e. XY/YZ/XZ). Com
algum esforço mental, estas células formam 💱 um Y quando unidas, com uma a ter a função
de talo e as restantes de ramos. Cada ramo deve 💱 partilhar um dígito com o
talo.
Traçando uma linha imaginária sobre as linhas e colunas de cada quadrícula,
encontra-se um ponto 💱 de interseção entre pelo menos um ramo e o talo. Se o dígito
partilhado por ambos for candidato neste ponto, 💱 pode ser eliminado com segurança