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Materiais sugeridos Bola de borracha de diferentes pesos e tamanhos.

Taco (bastão de madeira).

Garrafas de plástico (pet).

Equipamento de vídeo.

Imagens impressas.

Fita adesiva.

Giz.

Bambolês.

Caderno 🌛 de registro.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais.

De acordo com a site de aposta a partir de 1 real realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a 🌛 prática.

Conversa inicial Com os estudantes em roda de conversa, apresente os objetivos de aprendizagens previstos para esta aula, aproveite para 🌛 discutir e relembrar com eles a definição de capacidades físicas e a diferença entre jogos e esportes.

Com o intuito de 🌛 estimular a discussão/debate sobre o tema, realize um levantamento acerca do conhecimento prévio dos estudantes, para isso reproduza, por meio 🌛 de um equipamento de vídeo, algumas imagens (imagem 1, 2, 3, 4 e 5) previamente selecionadas e pergunte-lhes quais dos 🌛 esportes demonstrados eles conhecem/identificam.

Nos casos afirmativos, peça-lhes para que falem o que conhecem acerca da modalidade.

Caso não haja a possibilidade 🌛 da reprodução em equipamento de vídeo, apresente-as de maneira impressa ou pelo celular.

Questione os estudantes se acreditam que as modalidades 🌛 apresentadas têm site de aposta a partir de 1 real origem em nosso país.

Se não, qual país seria? Questione quais são as possíveis características em comum e 🌛 distintas existentes entre elas.

Peça-lhes para analisar desde vestimentas, recursos materiais, espaço físico utilizados.

Como sugestão, proponha as seguintes indagações: Em quais 🌛 das modalidades os jogadores usam um bastão (taco) para rebater a bola? Quem já praticou algum desses esportes? Sabem como 🌛 é feita a contagem dos pontos em cada um deles? O que as equipes precisam fazer para evitar que o 🌛 adversário marque pontos? Durante esse momento de questionamentos realizado junto aos estudantes, escreva no quadro as palavras/expressões/termos que mais se 🌛 repetem a partir das respostas apresentadas.

Depois, explore as palavras-chave consignadas no quadro.

É importante garantir que todos possam se expressar e 🌛 também ouvir os colegas.

Essas práticas são importantes para o desenvolvimento da oralidade e da escuta.

Imagens para reprodução e reflexão: Basebol: 🌛 Campo de softbol: Hóquei sobre a grama: Golf: Críquete:

Atividade Atividade 1 - Jogo de taco (bets) Distribua a turma em 🌛 grupos com quatro estudantes cada.

Dois deles atuarão como rebatedores e os outros dois como lançadores.

Entregue para cada um dos grupos 🌛 uma bola pequena, duas garrafas de plástico (pet), que servirão de alvo, e ainda dois tacos de madeira ou de 🌛 outro material resistente.

Marque no chão dois círculos com uma média de 50 cm de diâmetro em lados contrários da área 🌛 do jogo e posicione o alvo no centro de cada círculo.

Por questão de segurança, marque também uma linha a 2 🌛 metros de distância do centro de cada círculo para que os lançadores se posicionem.

Os estudantes (dupla) rebatedores precisam rebater a 🌛 bola o mais longe possível da garrafa, protegendo-a dos lançamentos da dupla de lançadores, cujo objetivo é evitar que os 🌛 rebatedores marquem pontos e "conquistem o taco" (o direito de rebater).

Sempre que a bola for rebatida para frente, a dupla 🌛 rebatedora deve trocar de lado, marcando assim um ponto a cada troca.

Torna-se vencedor do jogo a dupla que marcar 12 🌛 pontos.

Para os lançadores se tornarem rebatedores, eles precisam acertar a bola na garrafa pet, o que pode ser feito por 🌛 meio de um arremesso direto ou quando os rebatedores estiverem correndo.

Os lançadores também se tornam rebatedores se a bola for 🌛 rebatida para trás em duas ocasiões ou se ela for pega por eles antes de cair no chão.

É importante salientar 🌛 que essas regras e modos de prática podem ser reajustados de acordo com a região em que esse jogo é 🌛 praticado ou alterados a partir das características dos estudantes.

Proponha intervalos entre as práticas, solicitando aos estudantes que percebam os elementos 🌛 comuns dos esportes de campo e taco.

Além disso, devem se reunir coletivamente para propor estratégias coletivas da equipe e verificar 🌛 se precisam adaptar as práticas para que incluam todos.

Outro ponto é identificar as capacidades físicas e habilidades motoras requeridas pela 🌛 modalidade.

Permita aos estudantes explorar os jogos e faça adaptações e reflexões no sentido de evidenciar os objetivos de aprendizagem para 🌛 a aula.

Eles devem perceber, também, que, por ser um jogo, o taco permite a flexibilização e a adaptação das regras, 🌛 ao contrário dos esportes.

Momento da reflexao Em roda, converse com os estudantes sobre as atividades realizadas, de modo que expressem 🌛 o que sentiram durante a prática.

Questione-os sobre as impressões a partir das atividades, como foi realizar os diferentes tipos de 🌛 movimentos, as dificuldades vivenciadas.

Pergunte aos estudantes: Quais as características dos esportes de campo e taco? Quais as capacidades físicas mais 🌛 solicitadas nas modalidades estudadas? O que pode ser utilizado como recurso material adaptado na falta dos instrumentos oficiais para a 🌛 prática dessas modalidades? Como pode ser adaptada, a prática é um jogo ou um esporte? É importante incentivar os estudantes 🌛 a se expressarem, permitindo-lhes o livre apontamento do que experienciaram e não se preocupando com respostas certas e erradas.

Realize observações 🌛 a partir das falas dos estudantes.

Mencione possíveis situações em que houve conflitos e exclusões e aquelas em que os estudantes 🌛 apresentaram condutas positivas e inclusivas.

Observe se todos os estudantes participaram da reflexão.

Se necessário, utilize recursos adicionais, como textos escritos, imagens, 🌛 ou direcione a fala especificamente para estudantes com dificuldade de compreensão.

Sistematizacao do conhecimento Organize com os estudantes sobre o que 🌛 eles aprenderam nesta aula.

A partir das reflexões trazidas por eles na roda de conversa, reforce os elementos comuns dos esportes 🌛 de campo e taco.

Confirme as hipóteses das discussões com os estudantes sobre os movimentos envolvidos nas modalidades dos esportes de 🌛 campo e taco; quais as capacidades físicas mais utilizadas em cada momento de site de aposta a partir de 1 real prática; quais as adaptações poderiam ser 🌛 realizadas para a prática dessas modalidades em ambientes sem recursos materiais e condições físicas oficiais.

Após esse diálogo, explane junto aos 🌛 estudantes se já haviam praticado algum jogo que se aproxima de algum desses esportes de campo e taco.

Pontue sobre importantes 🌛 elementos das competências que puderam ser desenvolvidos na aula, como a resiliência, a cooperação, o diálogo, a criação de soluções 🌛 diante de desafios, a empatia, a ação pessoal em prol do coletivo, entre outros.

Registro e avaliacao Para avaliar a aprendizagem 🌛 dos estudantes, sugerimos que dite ou escreva no quadro as questões a seguir e peça-lhes para responder no seu caderno 🌛 como tarefa de casa: Quais são os movimentos que as equipes de defesa realizaram? Quais são os movimentos que as 🌛 equipes de ataque realizaram? Quais são as capacidades físicas requeridas nas situações de defesa? Quais são as capacidades físicas requeridas 🌛 nas situações de ataque? Quais jogos mais se assemelham às modalidades que praticaram? Justifique.

Combine com os estudantes que poderão responder 🌛 as questões em casa e deverão trazê-las respondidas no próximo encontro.

Lembre-se de verificar a necessidade de permitir que os estudantes 🌛 se expressem por meio de outras linguagens, além do texto escrito.

No próximo encontro, lembre-se de corrigir com eles as questões 🌛 apresentadas, verificando os acertos e erros e procurando conversar com sobre o modo que os levaram a tais conclusões.

Barreiras Barreiras 🌛 Utilizar regras rígidas para as práticas dos esportes de campo e taco.

Deixar de observar se os espaços possibilitam o acesso 🌛 de todos os estudantes.

Exigir que os estudantes exerçam funções específicas nas práticas.

Sugestões para eliminar ou reduzir as barreiras Observar com 🌛 cautela os materiais que serão utilizados, de modo que todos os estudantes possam participar da aula plenamente.

Possibilitar o registro da 🌛 atividade da forma como o estudante se considera mais à vontade.

Incentivar os estudantes a incluírem todos os colegas nas atividades.

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Equipes
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Arsenal Arsenal
13/2
13% 13%
Bayern Munique Munique
8/1 1
11% 11%
Inter inter Milão Milão
10/1 1
9%