Durante os Jogos Olímpicos de Tokyo 2020, a skatista brasileira Rayssa Leal conquistou a medalha de prata na categoria street do esporte.
O primeiro lugar do pódio ficou com a japonesa Momiji Nishiya.
Além de serem as primeiras medalhistas olímpicas nessa modalidade, as duas meninas têm apenas 13 anos de idade.
Momentos históricos como esse mostram o quanto a prática de esportes é benéfica para crianças e jovens.
Segundo o British Journal of Sports Medicine, os pequenos e pequenas que praticam esportes na infância apresentam índices mais altos de desenvolvimento integral.
Os hábitos esportivos favorecem também o processo de aprendizagem das crianças, pois estimulam a concentração, a memória e o raciocínio.
7 benefícios do esporte na infância
Além dessas competências, os esportes para as crianças também proporcionam outros benefícios.Confira!
1 – Habilidades motoras e cognitivas
Na prática esportiva regular, as crianças praticam lançamentos, chutes, arremessos, corridas e diversos movimentos que ajudam no progresso de suas capacidades motoras.
Além disso, durante as partidas e treinos, os pequenos e pequenas precisam tomar decisões rápidas, fazer passes para o time e combinar movimentos juntos, o que estimula o raciocínio e a memória, desenvolvendo as habilidades cognitivas do cérebro.
2 – Desempenho escolar
A cada exercício as crianças treinamo que significa abaixo de 2.5 na aposta esportivaconcentração e foco para evoluir no esporte escolhido.
Dessa forma, ao desenvolverem essas competências, o desempenho escolar também se torna melhor.
Isso acontece, pois os pequenos e pequenas conseguem se concentrar mais para aprender coisas novas mantendo o foco nos processos de aprendizagem, além de reterem de maneira mais profunda o conteúdo ensinadoo que significa abaixo de 2.5 na aposta esportivasala de aula.
3 – Convívio social
Os esportes para as crianças geralmente são praticados de forma coletiva.
Por esse motivo, os pequenos interagem constantemente entre si para aprimorar a eficiência do time, buscando a evolução de toda a equipe.
Com isso, as crianças desenvolvem habilidades de convívio social, empatia e respeito com o outro e com as regras do esporte, pois precisam se conhecer, respeitar os limites uns dos outros e seguir os regulamentos pré-estabelecidos do jogo.
4 – Hábitos saudáveis
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é recomendado que crianças e jovens pratiquem ao menos uma hora de exercícios físicos para evitar doenças como a obesidade infantil.
Nesse sentido, a prática regular de esportes ajuda a desenvolver hábitos saudáveis nas crianças.
Isso ocorre porque os pequenos e pequenas aprendem que associar os exercícios com uma alimentação saudável, os ajuda diretamente a evoluir na modalidade escolhida.
Dessa forma, crianças que praticam esportes tem mais chances de manter hábitos saudáveis na vida adulta.
25 curiosidades sobre os Jogos Olímpicos Conheça a origem histórica dos jogos olímpicos e confira curiosidades únicas sobre o maior.
.
.
5 – Desenvolvimento socioemocional
Entre os benefícios dos esportes para as crianças está o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.
Seja ao perder uma partida, errar um movimento ou não conseguir atingir determinado objetivo, a criança que pratica esportes é constantemente estimulada a encarar sentimentos como a vergonha e frustração, lidando com eles.
Dessa forma, as experiências vivenciadas dentro do esporte também ajudam os pequenos e pequenas a desenvolver suas habilidades socioemocionais fora de campo.
6 – Saúde mental
Durante a prática de esportes alguns hormônios são liberados na corrente sanguínea.
Entre eles estão a serotonina, que é popularmente conhecida como o hormônio da felicidade, pois proporciona equilíbrio emocional, e a endorfina, que traz alívio para dores e reduz a ansiedade.
Juntos, esses hormônios auxiliam na saúde mental das crianças, evitando quadros como a ansiedade e depressão infantil.
Os esportes para crianças auxiliam ainda no tratamento da dislexia e déficit de atenção, regulando também a qualidade do sono.
7 benefícios da Yoga para crianças Entenda como essa prática milenar pode auxiliar no desenvolvimento infantil, e confira.
.
.
7 – Autoestima
São nos primeiros anos da infância que a criança inicia o processo de descoberta sobre si mesma, desvendando suas preferências, vontades e habilidades.
Dessa forma, além de serem benéficos para a saúde mental dos pequenos, os hormônios liberados durante os exercícios ajudam igualmente no desenvolvimento da autoestima infantil.
Isso acontece, pois ao progredirem no esporte escolhido, as crianças se tornam mais felizes, confiantes e resilientes.
Incentivando os esportes através da leitura
Uma forma das famílias apresentarem os benefícios dos esportes para as crianças é por meio de histórias lúdicas que falem do assunto de maneira divertida.
Que tal um livro personalizado com o nome e avatar da criança para dar o primeiro passo?
Na história personalizada Garotas Rebeldes no Esporte, os pequenos leitores embarcamo que significa abaixo de 2.5 na aposta esportivauma divertida aventura para conhecer mulheres inspiradoras que transformaram o mundo dos esportes com seu talento e ousadia.
Ao lado da equilibrista Madame Saqui, as crianças descobrem ainda que podem praticar o esporte que quiserem!
Para personalizar o livro com 10% de desconto, clique aqui!