Nem só de futebol vive o brasileiro.
Embora o pentacampeão da Copa do Mundo seja conhecido principalmente como o País do Futebol, o Brasil é um país onde todos os esportes são festejados e praticados com prazer.
Nosso país chegou até mesmo a participar de vários Jogos Olímpicos de Inverno - issoesportebet apostaum país sem gelo nem neve! E, embora menos conhecido do público geral, o Brasil também conta façanhas incríveisesportebet apostaesportes bastante obscuros.
Um exemplo é o xadrez.
O gaúcho Henrique Mecking (Mequinho) chegou a ser o terceiro mais alto rankeado do mundo, na década de '70.
Outro exemplo: a vela.
O Brasil já tem 19 medalhas de ouro na modalidade; a última foi conquistada pelas brasileiras Martine Grael e Kahena Kunze, nas regatas das Olimpíadas de 2021.
Além da prática do esporte, o brasileiro também gosta de apostar.
Sites como o Parimatch vem ganhando popularidade, e com a recente regularização das apostas no Brasil, a tendência é que cada vez mais brasileiros entrem no mundo do bolão e dos palpites.
Mas quais são os esportes mais praticados por brasileiros e brasileiras? Quais têm maior presença no nosso dia a dia? Vejamos.
1.Futebol
Não há segredo aqui.
Quase 16 milhões de brasileiros praticam o amado jogo da bola.
Para muita gente, o futebol é mais que um jogo: é uma paixão, um estilo de vida.
Não cansado de ter oferecido ao mundo o maior talento de todos os tempos, Pelé, o Brasil continua a tradição dos grandes atletas mesmoesportebet apostadécadas recentes, com nomes como Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho, Kaká e Neymar.
Não por nada, o Brasil continua sendo um dos países mais fortes no futebol, inclusive no futebol feminino, que infelizmente só recebe uma fração da atenção da modalidade masculina.
2.Vôlei
Outro esporte muito difundido no Brasil, o vôlei conta com cerca de 15 milhões de praticantes ativos no Brasil.
Sem grandes requerimentos técnicos para organizar uma partida, é um jogo popular das quadras escolares até a areia das praias.
No quadro competitivo, o Brasil tem inúmeros títulos, cinco medalhas olímpicas (três de ouro), e alguns dos nomes mais famosos do esporte, como a Gabriela Guimarães.
3.Tênis de mesa
Popularmente conhecido como ping-pong, o tênis de mesa já vem sendo praticado por mais de 12 milhões de brasileiros.
Em alta nos últimos anos, o tênis de mesa também conta com atletas fortíssimos no palco internacional.
O mesatenista Hugo Calderano,esportebet apostaparticular, está colocando o Brasil no mapa: neste ano, tornou-se o 3° melhor do mundo, e é o maior jogador do esporte na história das Américas.
4.Natação
Além de muitíssimo praticadoesportebet apostatodo o país, a natação também é um dos esportes que mais atenção vem despertando na última década.
Pesquisas feitasesportebet aposta2013 e 2021 revelam um crescimento enorme no interesse dos brasileiros pelo esporte.
Hojeesportebet apostadia, mais de 60 milhões de brasileiros acompanham o esporte.
O Brasil já tem 17 medalhas olímpicas na modalidade, conquistadas por nomes como César Cielo e Joanna Maranhão.
5.Futsal
Como não poderia deixar de ser, o futebol de salão, também conhecido como futsal, é outro esporte popularíssimo no Brasil.
Jogado com times de 5 jogadores, o esporte é similar ao futebol na maioria das regras, embora não tenha o conceito de impedimento.
Embora muita gente não saiba, existe a Copa Mundial de Futsal, que já teve 9 edições.
Também aqui o Brasil tem o maior número de títulos e é pentacampeão.
6.Capoeira
Artes marciais contam como esportes? Obviamente que sim, como indica o fato de artes marciais como o judô (também muitoesportebet apostavoga no Brasil) serem incluídas nos Jogos Olímpicos.
Sendo assim, não podemos deixar de incluir na lista a capoeira, que é de uma vez só arte, dança cultural, arte marcial e esporte.
Associada com a auto-defesa aprendida pelos escravos no Brasil, a capoeira virou uma forma de expressão da cultura afro-brasileira, e é inclusive parte do currículo de muitas escolas.
Estima-se que mais de 6 milhões de brasileiros praticam capoeira.
7.Skate
Você não sabia que o skate é esporte? Pois é, sim, e inclusive já foi incluído nas últimas Olimpíadas,esportebet apostaTóquio 2022.
Anteriormente uma prática "rebelde", associada com subculturas não-convencionais, o skate é um dos esportesesportebet apostamais rápido crescimento no Brasil - como indica o número cada vez maior de pistas que se veem por aí.
De acordo com um levantamento da Datafolha,esportebet aposta2017 o esporte já contava com mais de 8 milhões de praticantes.
E a tendência é este número crescer ainda mais!8.Surfe
Com nomes como Filipe Toledo, o Brasil se destaca na prática do surfe e tem mais títulos do que qualquer outro país na Liga Mundial de Surfe.
E também, não é de se surpreender.
Com mais de 7000 km de litoral, o Brasil tem uma das costas - e climas! - mais propícios do mundo para o esporte da prancha.
Com quase 4 milhões de praticantes, a tendência é o esporte se popularizar ainda mais no futuro.
9.Judô
Já falamos que o judô é esporte? Pois é, e o Brasil é o segundo país do mundo com a maior prática dele.
Nosso país só fica atrás do Japãoesportebet apostanúmero de praticantes, que afinal de contas é o país onde a arte marcial se originou.
Mais do que esporte, o judô oferece um estilo de vida com ensinamentos profundos, como aliás indica a tradução da palavra japonesa: "judô" significa "caminho suave".
No Brasil, o judô também tem uma conexão forte com a imigração japonesa, e é mais um elemento digno de nota na vasta tradição multicultural do nosso país.
10.Atletismo
Com 19 medalhas conquistadas nas Olimpíadas, eis aqui outro esporte que o Brasil não deixou passar despercebido.
O número de seus praticantes já vai para mais de 2 milhões, e a tendência é virar ainda mais popularesportebet apostabreve.
Por ser um esporte bem completo, com corrida, salto e lançamento, é também uma opção muito atrativa para quem quer se manteresportebet apostaforma.
Conclusão
Do futebol ao atletismo, os esportes praticados pelos brasileiros cobrem um vasto leque de modalidades e estilos.
Os que vimos acima são só alguns dos principais - o Brasil, afinal, não é só o país do futebol, mas também a nação do esporte!