Supernoca Máquinas caça-níqueis gratuitas, além do comércio que os portugueses recebiam da região, o que teria forçado o governador português a procurar uma maneira de manter o comércio na regiãosite de apostum estado de insegurança.
A política de corsários no início do século XVI foi duramente rejeitada pelos Portugueses devido à ausência de estradas pavimentadas entre a cidade de Lisboa e a Cidade de Belém.
Contudo, logo após 1592, sob liderança dos comerciantes portuguesessite de apostvárias frentes, Francisco I começou a instalar fortificações, que se tornaram locais de concentração de corsários na região da baía e na vila de São
Vicente, onde um dos principais portos era o Rio de Janeiro.
Os ataques de corsários a Lisboa ocorreram com uma rapidez médiasite de apostcomparação com os ataques da cidade de Lisboa, que foi devastada por epidemias apenassite de apost1495, perdendo apenas metade dos habitantes durante alguns anos.
Após a morte do "Primeiro Cabral",site de apost6 de outubro de 1597, foi realizada uma expedição pelo marquesa de Viseu e pela primeira vez um navio de guerra inglês foi atacado pelos corsários.
Esta segunda contra-atacou na baía de São Vicente, a bordo de um cargueiro francês chamado "Carpeonatos",site de apost1599, que estava
transportando para a França.
Os ataques foram mais bem sucedidos de que os primeiros ataques dos corsários na foz do Rio Douro, durante cerca de três anos.
Em 1500, os corsários franceses abandonaram a costa do Golfo da Guiné e partiram para o Rio de Janeiro.
Quando da segunda invasão francesa, a Terceira invasãosite de apost1507, os corsários voltaram para Lisboa na costa do sul do Brasil, o que fez com que o governo português se sentisse preocupado com a pirataria por parte dos corsários ingleses.
As frotas francesa e brasileira haviam navegado a partir da costa atlântica da América
do Sul, no arquipélago das Pequenas Antilhas, quando a cidade de Lisboa foi tomada, e desde então que as suas frotas navegaram.
Por causa da invasão francesa,site de apost1507 a metrópole portuguesa iniciou uma grande campanha para impedir ou bloquear a navegação da frota portuguesa no território brasileiro e os corsários franceses estavam ativos na costa do sul do Brasil.
Em 1579, os corsários franceses entraram no Brasil, inicialmente sob o comando do capitão-mor de São Paulo Filipe de Salem de la Praia, massite de apostseguida sob as ordens de Bartolomeu de Gusmão, o governador de Portugal de Piratininga, para
evitar interferir na navegação dessa frota pelo norte do continente europeu, por uma expedição comandada por Bartolomeu Bueno da Silva Gusmão, que só partiriasite de apost1596.
Em 1609, por decisão do presidente da República, Diogo Antônio de Sousa Navarro, que tinha sido nomeado administrador da capitania, a cidade de São Vicente foi desocupada e foi invadida pelos francesessite de apost1616.
Para punir os franceses e evitar que os portugueses, juntamente com suas frotas, desembarcassem, os franceses tiveram que permanecer no interior do continente sulamericano para lutar até a guerra de independência de Portugal.
Ao que se sabe, a esquadra francesa
participou do Cerco de Goa, na China,site de apost1615.
Em 1623, uma frota inglesa comandada por Bartolomeu de Gusmão atacou a costa do oeste dos Estados Unidos, ocupando uma fortalezasite de apostFort Bridges, mas as dificuldades econômicas do país impediram a operação.
Em 1630, após longas negociações entre os estados soberanos, o Tratado de Londres pôs fim a Guerra Luso-Indígena.
Por seu lado, o país era pobremente organizado, com pouco trabalho social e com poucos escravos, e sofria, além disso, com uma séria dívida com a Alemanha.
Os ingleses foram bem sucedidos contra o "Guerra Luso-Indígena", mas com sucesso limitado.
A frota inglesa acabou sendo forçada a fechar algumas das suas rotas de abastecimento na região do Caribe.
Em 1630 algumas das peças da frota inglesa de 1504 estavam muito danificadas no Golfo da Guiné.
A frota inglesa foi capaz de continuar suas atividades, e os ingleses, com a ajuda de navios britânicos, conseguiram forçar a rendição incondicional dos holandesessite de apost1546, e a expulsão do rei dos holandeses da Índiasite de apost1654 após a vitória final neerlandesa na Conferência de Haia.
Em 1647, sob o comando de Jorge III, João VI abdicou da coroa portuguesa e do trono espanhol,
e deu início à República na Espanha.
A economia desite de apostépoca era próspera, com exportações de tecidos e alimentos.
Em 1697, Luís XII de França foi nomeado, após a morte do monarca francêssite de apost1701, e as suas possessões na África e no Extremo Oriente entraramsite de apostcolapso.
A Espanha não só conseguiu recuperar rapidamente, com o auxílio financeiro dos britânicos e espanholas, mas também conseguiu reconstruir grande parte da herança europeia já antes dos portugueses e holandeses terem entrado no continente americano, graças à intervenção dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha.
Embora os ataquessite de apost1647 e 1648
tenham dado sinais de que os corsários continuavam a operar, os holandeses ainda continuaram a exercer suas atividadessite de apostgrande parte da foz do Rio do Raso, perto de Santo Antônio da Patrulha, bem comosite de apostSanto Antônio da Charneca, a sudeste do Brasil.
Para manter as suas rotassite de apostcompetição com os europeus